Ir para conteúdo
Faça parte da equipe! (2024) ×

COMO CONECTAR O SENSOR ULTRASSÔNICO HC-SR04 AO ARDUINO


opandaG
 Compartilhar

Posts Recomendados

O Sensor Ultrassônico HC-SR04 é um componente muito comum em projetos com Arduino, e permite que você faça leituras de distâncias entre 2 cm e 4 metros, com precisão de 3 mm. Pode ser utilizado simplesmente para medir a distância entre o sensor e um objeto, como para acionar portas do microcontrolador, desviar um robô de obstáculos, acionar alarmes, etc.

 

IMG_0741.png

 

O funcionamento do HC-SR04 (datasheet) se baseia no envio de sinais ultrassônicos pelo sensor, que aguarda o retorno (echo) do sinal, e com base no tempo entre envio e retorno, calcula a distância entre o sensor e o objeto detectado.

 

HC_SR04_Trigger_Echo.jpg

 

Primeiramente é enviado um pulso de 10µs, indicando o início da transmissão de dados. Depois disso, são enviado 8 pulsos de 40 KHz e o sensor então aguarda o retorno (em nível alto/high), para determinar a distância entre o sensor e o objeto, utilizando a equação Distância = (Tempo echo em nível alto * velocidade do som) /2

 

Diagrama-tempo-hc-sr04.png

 

Para ligação do sensor ao microcontrolador, são utilizados 4 pinos: Vcc, Trigger, ECHO e GND.

CONECTANDO O SENSOR HC-SR04 AO ARDUINO

A ligação do sensor ao Arduino no nosso programa vai utilizar, além dos pinos de alimentação, os pinos digitais 4 para o Trigger, e 5 para o Echo. A alimentação será feita pelo pino 5V do Arduino:

 

Arduino_HC_SR04_bb.png

É necessário se cadastrar para acessar o conteúdo.

No programa todo o cálculo é feito por meio da biblioteca Ultrasonic. O sensor é inicializado nos pinos trigger e echo, e depois efetuamos a leitura dos dados do sensor, atribuindo às variáveis cmMsec e inMsec os valores das distâncias em centímetros e polegadas, respectivamente. Os dados são mostrados no serial monitor:

 

Serial_Monitor_HC_SR04.png

um pensador...

zmnNkjR.png

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este tópico está impedido de receber novos posts.
 Compartilhar

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Nós fazemos uso de cookies no seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies , caso contrário, vamos supor que você está bem para continuar.