Ir para conteúdo
Faça parte da equipe! (2024) ×

discussão Ser de esquerda ou direita realmente te fez alguém melhor?


Glenn Danzig
 Compartilhar

Posts Recomendados

Na faculdade, na vida profissional, com os amigos e até mesmo no trabalho. A sua, digamos, ideologia, realmente te fez alguém melhor?

 

Andar só com gente de esquerda é um saco, e vice-versa. Tô pelo celular, mas quem quiser falar, go.

dcby17m-1951e581-58ed-433b-8630-2d2c95486648.png.489d1f1a1d47c7dcd6debd5f989815b0.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depende de N fatores.

Primeiro, sua ideia por Ideologia.

Ideologia está acima do campo política e perpassa inclusive questões éticas e morais, ainda tendo isso em mente vai depender de qual corrente de pensamento você vai seguir na divisão direita e esquerda. Eu prefiro concordar com o Príncipe Luiz Phillipe de que a divisão que perpetua na mente do brasileiro agora é nociva demais para o debate. Na cabeça do brasileiro a esquerda quer o comunismo e a direita a volta do regime militar. Isso é fraco em níveis estratosféricos para o debate.

 

A visão de direita e esquerda tem que estar muito mais centrada no campo do Capitalismo x Estatismo (de qualquer espécie) passando pelos núcleos da Propriedade Privada e Livre Iniciativa. Tendo isso em mente, a visão de Direita que adoto, que acredita na liberdade e propriedade, e dentro dessa última propriedade sobre sua vida, seu corpo e seus direitos fundamentais, acredita que o Estado não deve interferir na sua liberdade. Fixando isso em mente fica claro que "extrema-direita" não seria um saudosista da ditadura militar e sim um Libertário/Anarcocaptalista, haja vista ele defende a liberdade máxima sem a existência do Estado para interferir. Nesse cenário onde você é livre e tem responsabilidade sobre si e seus direitos, você passa a entender que não é papel da sua ideologia ou da política interferir em casamento entre pessoas de mesmo sexo, liberdade religiosa, liberdade de expressão.

 

Nesse aspecto, eu vejo que acreditar nessa liberdade e criticar a atuação do Estado nessas esferas (que estaria mais no campo da Direita se optarmos pela divisão correta do debate e não por essa tendência brasileira anormal) faz sim você uma pessoa melhor, ao passo que você entende que as pessoas são livres, e que você deve respeitar as liberdades dela assim como elas devem respeito as suas. Assim sendo, o Estado fica longe da sua casa, da sua vida e da sua família. Quando você defende o contrário, que o Estado se meta em tudo e regule tudo, você está deixando implícito que existem "famílias" ou "lares" que não estão seguindo seu padrão ideológico. Daí surge o ódio e a intolerância que podem sim te levar a ser uma pessoa "pior".

 

Pegando meu exemplo, antes de ingressar no ensino superior e me dedicar ao estudo da Ciência Política eu era o "bitolado da direita" que queria regime militar e gritava Bolsomito, ai é que está, eu achava que era direita enquanto eu queria que o Estado cuidasse da minha vida, proibindo minha família e outras crianças de verem por exemplo, casais gays na TV. Quando passei a entender de verdade o papel do Estado, seu surgimento e as consequência de seu agigantamento que eu me atentei que essa divisão que defendemos não existe, ela é bem mais intensa. Aprendi a respeitar as diferenças e debater no campo das ideias e não da paixão. Inclusive numa sala do meu curso, onde a maioria se enquadraria em uma ideologia mais "a esquerda", mais estatista e menos "capitalista" eu me dou bem com todos mesmo tendo ideais completamente opostas e sendo agente de debates fervorosos em sala.

"Eu queria ter cinco vidas,

Eu queria nascer em cinco cidades diferentes.

Comer cinco vezes a mesma quantidade de comida.

Ter cinco profissões. Mas nessas cinco vidas, eu amaria a mesma pessoa."

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No Brasil está muito fixado que esquerda caminha junto com progressismo e direita com conservadorismo. As ideologias são parecidas, mas são duas coisas um pouco diferentes, doutrinas econômicas e sociais. Por exemplo, se eu defendo minha propriedade privada, mas ao mesmo tempo defendo o feminismo, os LGBT, etc. eu posso ser economicamente da direita, porém socialmente progressista. Não necessariamente os dois tem que caminhar junto.

 

O que precisamos de verdade é quebrar esse "paradigma" tosco de que tem que pender para um lado.

 

Não é porque eu voto em um candidato da direita que eu apoio seu conservadorismo, talvez nesses próximos 4 anos estou dando prioridade à doutrina econômica dele.

 

Não é porque eu voto em um candidato da esquerda que eu apoio seus envolvimentos nas corrupções, talvez nesses próximos 4 anos estou dando prioridade à doutrina social dele, que defende o casamento gay, o aborto e o feminismo.

 

Enfim, não importa, tudo que você precisa é ter um check-list para se posicionar:

• Quais valores eu prezo?

• Quais valores o país mais precisa no momento?

• Quais valores eu abro mão e quais não?

 

Com isso, na hora de votar, baseado nas resposta é basicamente avaliar as propostas e verificar se condizem com o que você quer.

 

E digo mais, se não houver nenhum candidato com os valores você tem duas grandes opções:

• Se tornar um político

• Votar nulo como forma de protesto

 

De qualquer maneira, nada disso funciona se não houver respeito. Se não estiver disposto a ouvir, se cale. Se não estiver disposto a perder, não jogue.

Não é uma questão de impor a ideia, é debater e saber tirar conhecimento disso.

mowbTn0.png0jL5HAR.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@-DoubleZero- fechou o tópico. Se te fizer melhor para você mesmo, de acordo sua conduta, tudo bem. Eu por exemplo sou do que chamo de direita comunitária. Defendo valoras individuais, mas não deixo de pensar no coletivo. Progressista é meu ovo!

"Não tenha medo das grandes despesas; tenha medo das pequenas receitas." John Rockfeller.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este tópico está impedido de receber novos posts.
 Compartilhar

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Nós fazemos uso de cookies no seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies , caso contrário, vamos supor que você está bem para continuar.