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bate papo Produção de Animes


Kuzzanagi
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Olá pessoas, venho desta vez trazer à vocês um artigo no qual muita gente já deve ter pego se perguntando algum dia, e que para nós amantes dessa arte que chamamos de anime é um conteúdo bastante interessante.

 

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Índice

1- Pré-Produção

2- Produção

3- Storyboard

4- Layout

5- Animação

6- Key Animation

7- Diretor de Animação

8- In-Between

9- Composição

10- Filmagem

11- Edição

12- Pós-Produção

12.1- Dublagem

12.2- Edições finais

13- Fontes e Créditos

14- Considerações finais

 

Nesse artigo iremos abordar o tema de como as animações japonesas (animes) são criadas até chegar ao formato ao qual estamos acostumados a ver sendo exibidas.

 

Para começar começar precisamos entender como funciona o processo de pré-produção, no caso é todo o processo de planejamento da série.

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Pré-Produção

 

Nessa parte temos que ter em mente que os animes costumam ser em grande maioria para promover um produto (X) como uma espécie de propaganda, como sabemos a maioria das séries animadas possuem uma versão Mangá, uma Novel, ou mesmo um Game, e posteriormente muito provavelmente terão DVDs, Blurays, Gashapons, Roupas, entre diversos outros produtos em geral. Vendo por esse lado entendemos porque uma série que gostamos acaba não sendo animada, ou descontinuada, o retorno financeiro é o principal motivo. Entendida essa parte vamos voltar com a pré-produção.

 

Neste início de processo serão procurados os meios de tornar isso possível, estúdios, patrocínios, dentre outras coisas. Como a maioria dos animes que vemos são adaptações de outras obras Mangá/Novel os publicadores terão gastos inclusive com as transmissões que não são muito baratas, entre as 5-7 no horário noturno custa cerca de 50 milhões de Ienes, aproximadamente 1.6 Milhões de Reais na cotação atual.

 

Após a equipe estar formada, são iniciados os planejamentos da série, como o anime será produzido em cada episódio no desenvolver da série, escolher os outros membros que farão parte da equipe, tais como designers per personagem, designer de mecha, dentre outros. Um dos principais membros é o diretor, é ele quem vai tomar a maioria das decisões, seu envolvimento em maior parte é frequentar reuniões e tomar as decisões para atingir o planejado para a série.

 

Então surgem os designer de personagem que precisam simplificar a arte/ilustração do mangá/novel para a animação, ou em caso de um anime original criar os personagens baseados em descrições recebidas.

 

Produção

 

O primeiro passo da produção é o roteiro, baseado na sinopse de cada episódio ele é criado por uma pessoa ou mais para a série inteira baseado no esboço do supervisor de roteiro geral, que são revisados pelo diretor e possivelmente pelo autor da obra original. Então entra em cena o diretor de episódios que supervisionado pelo diretor principal irá planejar como será exibido na tela e então partiremos para o storyboard.

 

Storyboard

 

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O storyboard é feito pelo diretor, mas é comum também ser usado vários storyboarders vendo que cada storyboard de um episódio demora aproximadamente 3 semanas para ficar pronto, após ficarem prontos são feitas reuniões de arte e produção com o diretor de episódios, o diretor da série e outros membros para decidirem como deverá parecer o episódio.

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Normalmente os storyboards contém a maioria dos blocos estruturais, como número de cortes, movimentos do personagem, movimentos da câmera, duração de cada ação, etc. Eles são rascunhos que mostrará como a série seguirá.

 

Layout

 

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O layout é o início da produção em arte, trata-se de posicionar as películas que estão sendo usadas no corte e a arte de fundo que será necessária, dando assim o diagrama definitivo de como o shot irá parecer. Os cortes são desenhados no mesmo tamanho que o papel e dos detalhes de posicionamento das peliculas, são inclusos também descrições precisas do movimento e também outras descrições. O animador chefe desenha os layouts e os shots são colocados onde as películas/personagens estarão posicionados e a forma que um corte será posto em quadro. A estrutura básica da arte de fundo é colocada junto e os elementos do storyboard também para ajudar a descrever o corte, as películas são sombreadas com cores quentes e o fundo com cores frias.

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Depois de o layout ser aprovado pelo diretor eles são duplicados e enviados ao departamento de background e aos key animações, o diretor de arte e seus assistentes trabalharão na pintura do fundo baseados nos rascunhos do layout. E assim nossa próxima para será na animação.

 

Animação

 

A animação japonesa (Anime) ainda é uma das poucas produções que são feitas de forma tradicional, porém isso não exclui o fato de que computadores são muito usados, mas os quadros ainda são desenhados a lápis, e nenhuma informação in-between é simulada por computador. Existem casos de alguns animadores que desenham a animação 2D diretamente no computador, mas isso é restrito a produções solo.

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Key Animation

 

Partindo para a key animation, seguindo os storyboards os key animators trabalham criando os desenhos das animações. Lhes é atribuído um certo número de diferentes cortes pela pessoa a cargo da key animation. Os key animators desenhos os quadros fundamentais que marcam uma posição ou expressão diferente de uma película/personagem.

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O número de quadros para um movimento vai depender de sua intensidade e a natureza do corte, com o limite de tempo (duração) e a verba disponível. Esses desenhos possuem também linhas que apontam onde deverá ocorrer o sombreamento, temos também hoje em dia a 2nd key animation, que é basicamente a inclusão de detalhes.

O key animator principal não inclui muitos detalhes, focando mais os movimentos, então o supervisor de animação recolhe os desenhos, limpa e repassa ao 2nd key animator que termina incluindo os detalhes, tornando assim o processo mais fácil e rápido.

 

Diretor de animação

 

Temos então o diretor de animação, este que examina todos os key frames sendo criados para um episódio e corrige o necessário para assim deixar o mais próximo possível do carácter design original da série, em alguns casos eles podem refazer um quadro inteiro, fazer ajustes de timing e movimentação, fazendo dele um dos principais cargos.

 

In-between

 

Chegamos á animação in-between, para que se complete a animação, são necessários mais desenhos entre os key frames e isso é o in-between, geralmente isso é feito por animadores menos experiente e também pode terceirizado (uma outra hora entro em detalhes sobre isso, neste tópico isso não vem ao caso), eles recebem instruções dos key animações sobre oque devem fazer é preenchem as lacunas com desenhos, com os desenhos da key animation e do in-between combinados já temos a animação que vai no anime.

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Na maioria das vezes, principalmente em séries TV, o Anime será animado em 2:s, isso significa que um desenho dura dois quadros, oque é equivalente á 12 desenhos por segundo, as vezes é feito em 1:s, 24 desenhos por segundo ou 3:s. Se cada segundo de um anime fosse produzido em 2:s, chegaria a um número em torno de 15.000 desenhos por episódio, mas na verdade como muitos anos possuem imagens estáticas, ou por que algumas cenas não possuem movimentos fluidos, um anime normal tem cerca de 3.000 desenhos/quadros, mas vale lembrar que ter 3.000 ou 15.000 não significa exatamente que o maior número de desenhos resultaria em um trabalho melhor.

 

Composição

 

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Após todo esse trabalho chegamos à fase de composição. Nesta etapa após serem devidamente aprovados, todos os desenhos são digitalizados, e uma vez feito isso é estão no computador eles são coloridos usando uma paleta de cores específica pela equipe de pintura, eles usam as linhas de sombreamento feitas pelos key animações. Essa parte de pintura costumava ser feita a mão, mas por meio da digitalização novos estilos visuais foram permitidos, como gradientes e texturas, poupando assim dinheiro e tempo.

 

Filmagem

 

Uma vez que todos os quadros estão prontos, eles são processados em animação usando um software especializado. "RETAS! PRO" é usado em cerca de 90% dos animes que estão atualmente sendo exibidos no Japão.

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O processo de composição da arte do background e a captura da animação digital é referido como "filmagem", os personagens em CG e máquinas geralmente também são adicionados à composição durante esta etapa de filmagem, os efeitos também são aplicados nas sequências durante a composição.

 

Edição

 

Chegamos ao ponto de edição, aqui com tudo já sintetizado digitalmente é feito o trabalho de reunir os cortes. Após a composição de todas sequências, elas tem que ser ajustadas para ter o tempo necessário de transmissão, para que o episódio não passe do tempo de duração. Completada essa etapa o episódio irá para a pós-produção.

 

Pós-Produção

 

• Dublagem

 

Aquilo que no Brasil chamamos de dublagem, no Japão é chamado de Afureco (After Recording) mesmo estando na etapa de dublagem não quer dizer que estamos no final, nesta mesma etapa são feitos também os trabalhos de dubbing, adicionando assim as músicas e efeitos sonoros junto ao vídeo e as falas gravadas.

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• Edições finais

 

Finalmente chegamos ao final, nas edições finais o anime é divido para dar espaço aos comerciais, mas podem também ser adicionados efeitos visuais.

 

Fontes e créditos

 

gekkougear.com

anime.com.br

Kuzzanagi

 

Considerações Finais

 

E assim terminamos todo o nosso processo de criação com nosso episódio novo em folha, espero que não tenha ficado um texto muito exaustivo, eu tentei simplificar o máximo que consegui e até mesmo deixei de falar algumas partes que na verdade são mais curiosidades mesmo, mas como o processo é meio grande. se simplificadas mais ainda ficaria meio complicado de entender.

 

Espero que tenham gostado, também peço desculpas caso tenha algum erro, e se caso se interessarem por esse tipo de conteúdo, quem sabe eu não traga mais alguns futuramente.

 

See Ya.

Não atendo pedidos por mp ou mensagens de perfil, não adianta pedir <3

 

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realmente é bastante trabalhoso, mas na minha humilde opinião, o fato de eles serem feitos dessa forma é que é "o charme" do anime.

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