Ir para conteúdo
Faça parte da equipe! (2024) ×

vantagens que tornam o Ubuntu uma ótima opção!


opandaG
 Compartilhar

Posts Recomendados

vantagens que tornam o Ubuntu uma ótima opção

Fala galerinha da Webcheats vim trazer essa publicação devido a duvida de algumas pessoas se vale realmente apena mudar de Windows para Linux Ubunto, Vamos lá!

Ubuntu.jpg?resize=461%2C346

 

Já ouviu falar do projeto Linux/GNU? E de um termo chamado Open Source¹, já? Caso não, venho te apresentar os principais conceitos sobre o assunto. Existem vários programas disponíveis para os usuário do Windows na internet. Mas você consegue “mexer” completamente neles? A resposta é não! É possível até alterar algumas configurações, talvez a cor do programa, mas tudo isso depende (e muito) da boa vontade do desenvolvedor.

 

Os programas baseados em Open Source (ou Open-Source) são aqueles programas em que o usuário pode alterar o que quiser, e que são distribuídos gratuitamente. Quase sempre são disponibilizados por empresas que não visam lucro em seus trabalhos. Normalmente, elas se financiam com ajuda de outras empresas e principalmente de doações dos próprios usuários, como é o caso do Ubuntu, sistema operacional do qual falarei neste post. Confira as 7 principais vantagens e os últimos avanços do Ubuntu:

1 – Baseado em Software Livre (Open Source)

open-source.gif?zoom=1.25&resize=360%2C251

 

Sem dúvida, um dos pontos mais fortes da plataforma Linux e do Ubuntu, um dos SOs com Kernel² Linux. Quando um Sistema é baseado em Software Livre, os usuários mais experientes (até os mais leigos, se o quiserem) podem personalizar o que quiserem no sistema, até criar um programa com base em outro que já existe e distribuí-lo. As possibilidades são infinitas. Porém, se alguém criar um programa com base em outro que seja Open Souce, o mesmo deverá ser distribuído gratuitamente.

ponteiro-do-mouse.jpg?resize=96%2C96

 

2 – Respostas mais Rápidas

O Ubuntu possui respostas mais rápidas aos comandos normais dos usuários, como simplesmente abrir um programa ou entrar em um site. Estes comandos possuem respostas ligeiramente (ou até nitidamente) mais rápidas que em SOs mais pesados, como o Windows, por exemplo. Caso o computador ou notebook que esteja rodando o Ubuntu tenha uma boa placa gráfica, as mudanças são nítidas.

3 – Perda da Capacidade de Processamento

stress.jpg?resize=192%2C161

 

Não entendeu nada? Eu explico. Já reparou que seu Windows – ou outro S.O. – fica nitidamente mais lento após alguns meses de uso? Pois é, isto é chamado de Perda da capacidade de processamento e ocorre por defeitos nos códigos do próprio SO ou por parte de Hardware. Muitos ficam com o último motivo, porém ele é o mais raro causador. Mas e aí, como sair dessa? Ubuntu! O Ubuntu foi muito bem estruturado pelos seus desenvolvedores e conta com um Kernel que controla muito bem a quantidade de dados que será usada para não causar esse erro futuramente.

4 – Vários Drivers já estão disponíveis para Ubuntu

NVIDIA-e-Ubuntu.jpg?resize=280%2C167

 

Esse sempre foi o maior problema dos usuários do Ubuntu, os Drivers. O que é completamente normal para os usuários do Windows, é uma dor de cabeça para os usuários do Linux, ou melhor, era. Isto mesmo, recentemente foi fundado um projeto Open Source chamado de X Org. O grupo fornece vários Drivers para o Linux e outras plataformas. Além da X Org, várias empresas de Software Proprietário³ vem investindo e lançando seus Drivers para projetos Open Source, como a NVidia e a AMD (Neste momento uso um Driver fornecido pela AMD para Ubuntu).

5 – Jogos? Não são mais um problema

steam1.jpg?resize=300%2C238

 

Este sempre foi um dos principais problemas da plataforma ou o principal deles. 99% dos jogos de hoje são baseados em Software Proprietário. Isto quer dizer que o mercado de games baseados em Open Source está deficiente? Antigamente sim, hoje já é diferente, mas ainda não está perfeito. Várias empresas estão investindo em jogos Open Source e até migrando os jogos baseados em Software Proprietário para SOs Open Source, como é o caso da Steam. A Steam já disponibilizou parte de sua loja virtual para o Ubuntu, sendo possível jogar Counter Strike 1.6, Counter Strike Source, DOTA 2, entre outros, na plataforma. Mais jogos estão sendo portados para a plataforma, e logo estarão disponíveis.

 

 

6 – Integração Total com a Desktop do Usuário

Mozilla-thunderbird.png?resize=366%2C90

Uma coisa que eu adoro é praticidade. Justamente isto que me levou a criar este tópico e este artigo, pois me encantei com isto no Ubuntu. O Ubuntu conta com vários aplicativos que levam notificações ao usuário direto para o ambiente de trabalho, como o Mozilla Thunderbird. O Thunderbird é um dos mais consagrados clientes de e-mail que se possui hoje no mercado. Com ele, é possível ler e responder e-mails diretamente de sua desktop. E ele ainda leva notificações ao usuário, é só deixá-lo minimizado e pronto, nada de trabalho árduo. Quer outro exemplo? O Notificador do Gmail, que também traz seus e-mails diretamente em sua desktop.

7 – Ubuntu One e Ubuntu One Music

ubuntu-one.png?resize=180%2C180

O Ubuntu finaliza esta lista com dois belos sistemas de armazenamento In-Cloud4 , são eles o Ubuntu One e o Ubuntu One Music. Com o Ubuntu One, o usuário pode manter seus arquivos sempre seguros e baixá-los mais tarde. O melhor é que você pode escolher as pastas das quais o sistema fará upload dos arquivos automaticamente, poupando precioso tempo do usuário. Já o Ubuntu One Music, o próprio nome já diz. Você pode comprar discos pelo sistema e ouví-los em qualquer um dos seus dispositivos, incluindo seu smartphone ou tablet. E os dois possuem versões para Android, Iphone, Windows e Mac OS.

 

Confira abaixo alguns dos termos mais usados para se referir a SOs Open Source:

 

Open Source (Software Livre)¹: São Softwares distribuídos gratuitamente, e que permitem ao usuário ter acesso e alterar totalmente seu código-fonte a seu gosto e até distribuí-los, gratuitamente. Quer um exemplo de um navegador que provavelmente já usou e que é totalmente Software Livre? O Mozilla Firefox.

 

Kernel²: O kernel é a “alma” de um Sistema Operacional, ele faz a interação entre Hardware e Software e gerencia tudo que o sistema faz desde que o computador é ligado, para se ter uma idéia, o Kernel inicia antes mesmo do próprio Sistema Operacional.

 

Software Proprietário³: São o contrário de Software Livre, ou seja, as empresas tem altas despesas para os fazer e repassam isto aos usuários, que têm de pagar para obter estes programas e softwares.

 

In-Cloud4 (“Em nuvem”): Acontece quando o usuário armazena seus arquivos num servidor externo e não no seu HD, assim os mesmos não estão no seu computador, daí o nome “nuvem”. Recurso muito usado atualmente para evitar a perda de arquivos importantes e para acessá-los remotamente, alguns dos principais servidores “in-cloud” de hoje são o Dropbox, o Google Drive e o Skydrive.

um pensador...

zmnNkjR.png

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas atrás...
  • 4 semanas atrás...
Este tópico está impedido de receber novos posts.
 Compartilhar

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Nós fazemos uso de cookies no seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies , caso contrário, vamos supor que você está bem para continuar.