Ir para conteúdo
Faça parte da equipe! (2024) ×

Empreendedorismo deve gerar metade das vagas de trabalho no país este ano, diz pesquisa


Lasadin
 Compartilhar

Posts Recomendados

Noticia: https://g1.globo.com/economia/noticia/empreendedorismo-deve-gerar-metade-das-vagas-de-trabalho-no-pais-este-ano-diz-pesquisa.ghtml

 

A pergunta de hoje é: Como o Brasil vai conseguir se desenvolver se boa parte da população segundo a expectativa, estará trabalhando como "autonoma" ? O quão grande é o risco da economia entrar em outra crise com essa criação absurda de novas empresas? Será que o governo não deveria criar algumas medidas contra isto?

 

Segundo meu ponto de vista, isto pode se tornar um problema muito grande, se todos se tornarem empregadores, onde estarão os empregados ? E os clientes dessas empresas? Tudo bem que são empresas pra inúmeros setores diferentes e que o valor apresentado na reportagem de 2,5 milhões de empresas ( Creio eu que esteja errado pois este valor é absurdo), será um valor total. Mas mesmo assim, o que está acontecendo e o que virá pela frente?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Me parece que muita gente possui esse tipo de dúvida comum. Cresci numa família de vários contadores e aprendi algumas coisas...

 

Do olhar técnico, empresas pequenas (que pagam a menor taxa de impostos) são abertas a todo momento para infinitos fins. Desde sociedades (quem já é um "MEI", só pode abrir outra empresa em sociedade) até empresários com intuito de pagar taxas menores de impostos. Logo, o crescimento na criação da empresas é um reflexo do crescimento e expansão comercial, mesmo que em tempos de crises. Diminui-se o fluxo de dinheiro, e os gestores manejam suas empresas da melhor forma, a gastar o menor valor possível. De uma forma geral, isso ajuda no crescimento do PIB.

 

Sobre sua outras dúvidas, eu te relanço outra pergunta. O Governo não tem competência para gerir nem as próprias contas, você realmente pensa que o Estado deveria impor domínio na criação de micro e pequenas empresas?

 

Quanto ao número de empresas, não é um absurdo. Um dos motivos para tanta criação, foi o que expliquei, hoje o CNPJ tem muita utilidade, e serventia para diversas frentes, o que também acarreta na criação de várias empresas. Não quer dizer que todas essas empresas são ativas e com local comercial e venda de produtos.

 

Muitas empresas irão fechar... Mas até nossa economia se estabilizar (quem sabe né), e o país entrar nos eixos, é importante que surjam novos empreendedores.

Every man has to die

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

[quote name='Lasadin'] Será que o governo não deveria criar algumas [B]medidas contra isto[/B]? [/QUOTE] [SIZE=6]MAIS????? [IMG]https://i.imgur.com/2tU2Jk4g.png[/IMG] [/SIZE] [SIZE=2]FONTE: [URL]http://portugues.doingbusiness.org/data/exploretopics/paying-taxes[/URL][/SIZE] [SIZE=6][/SIZE] [SIZE=4]Em vermelho podemos observar a quantidade de horas que um brasileiro gasta em média anual para calcular/pagar impostos. É muita burocracia envolvendo cartório, contabilidade, prefeitura, alvará de bombeiros/vigilância sanitária somente para abrir uma empresa. Nem de brincadeira o governo pode cogitar dificultar mais que isso. Mas relaxe @Lasadin, nem todos têm a visão para serem empregadores. Povo brasileira pensa pequeno.[/SIZE] [SIZE=6][/SIZE]

"Não tenha medo das grandes despesas; tenha medo das pequenas receitas." John Rockfeller.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

[quote name='Dosbachy'][SIZE=6]MAIS????? [IMG]https://i.imgur.com/2tU2Jk4g.png[/IMG] [/SIZE] [SIZE=2]FONTE: [URL]http://portugues.doingbusiness.org/data/exploretopics/paying-taxes[/URL][/SIZE] [SIZE=4]Em vermelho podemos observar a quantidade de horas que um brasileiro gasta em média anual para calcular/pagar impostos. É muita burocracia envolvendo cartório, contabilidade, prefeitura, alvará de bombeiros/vigilância sanitária somente para abrir uma empresa. Nem de brincadeira o governo pode cogitar dificultar mais que isso. Mas relaxe @Lasadin, nem todos têm a visão para serem empregadores. Povo brasileira pensa pequeno.[/SIZE] [/QUOTE] Bacana os dados. Enfim, sendo um pouco criterioso, o imposto que já é retido na renda, não é o mesmo aplicado a empresas. O que faz o processo ser tão burocrático, é a má gerência dos recursos públicos... De certa forma, se o imposto de renda chega a 27% (senão me engano), é coerente que uma empresa pequena seja taxada em cima de alguns valores. Mas ainda há muita isenção. Em outras palavras, o problema nem é a nossa carga tributária, é a falta de retorno em serviços. Seria justo pagar o tanto de impostos que pagamos, se tivéssemos as melhores estradas, a melhor segurança pública, ensino, saúde, saneamento e etc. No meio empresarial, isso se refletiria em serviços de maior competência, desde a manutenção de vias públicas, a organização de tráfego urbano, por exemplo. Tipo, se ainda em tempos de crises, com uma alta inflação, taxa de juros altíssimas, o brasileiro consegue aplicar em investimentos próprios, o reflexo da nossa carga tributária só é negativo pois nossos políticos estão extorquindo nossa sociedade. Imagine que você pagasse todas essas taxas a prefeitura e governo do Estado, mas tivesse um retorno em serviço público a altura do imposto. DUVIDO que teria algum empresário infeliz... Aliás, duvido que existiria alguém insatisfeito no país.

Every man has to die

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bacana os dados.

 

Enfim, sendo um pouco criterioso, o imposto que já é retido na renda, não é o mesmo aplicado a empresas. O que faz o processo ser tão burocrático, é a má gerência dos recursos públicos... De certa forma, se o imposto de renda chega a 27% (senão me engano), é coerente que uma empresa pequena seja taxada em cima de alguns valores. Mas ainda há muita isenção.

 

Em outras palavras, o problema nem é a nossa carga tributária, é a falta de retorno em serviços. Seria justo pagar o tanto de impostos que pagamos, se tivéssemos as melhores estradas, a melhor segurança pública, ensino, saúde, saneamento e etc.

 

No meio empresarial, isso se refletiria em serviços de maior competência, desde a manutenção de vias públicas, a organização de tráfego urbano, por exemplo. Tipo, se ainda em tempos de crises, com uma alta inflação, taxa de juros altíssimas, o brasileiro consegue aplicar em investimentos próprios, o reflexo da nossa carga tributária só é negativo pois nossos políticos estão extorquindo nossa sociedade.

 

Imagine que você pagasse todas essas taxas a prefeitura e governo do Estado, mas tivesse um retorno em serviço público a altura do imposto. DUVIDO que teria algum empresário infeliz... Aliás, duvido que existiria alguém insatisfeito no país.

 

Vários países na Europa possuem taxas de imposto de renda quase que equivalentes ao do Brasil, e nesses casos vemos que o dinheiro é bem administrado.

 

E não vejo ninguém reclamando lá de estar pagando demais pro governo, por que tudo volta em forma de beneficio, seja educação, segurança, mobilidade, etc...

kraftweerk_body.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vários países na Europa possuem taxas de imposto de renda quase que equivalentes ao do Brasil, e nesses casos vemos que o dinheiro é bem administrado.

 

E não vejo ninguém reclamando lá de estar pagando demais pro governo, por que tudo volta em forma de beneficio, seja educação, segurança, mobilidade, etc...

 

Justamente. Fala-se muito em "estado mínimo", quando na verdade, basta que os recursos sejam reaplicados à própria população. Eu era meio cético quanto a isso, mas realmente penso que espaço territorial (Países grandes) são bem mais difíceis de serem gerenciados. A maioria das potências econômicas em equilíbrio, são países pequenos, com características insulares.

 

Em países com equilíbrio econômico, o indivíduo não busca ascender economicamente, visto que ele consegue obter uma vida digna possuindo um trabalho que pague o "mínimo". A tendência de crescimento capitalista (não confunda com necessidade de crescimento) não é o rico subjugar o pobre, não. É o capital (dinheiro) ser rotativo de forma igual, das formas que as pessoas possam viver dignamente objetivando coisas diferentes, mas possuindo o mínimo para se viver igual um cidadão. O argumento "fake", de uma necessidade de crescimento capitalista em cima de uma sociedade pobre é uma falácia, uma mentira inventada para debate político.

Every man has to die

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este tópico está impedido de receber novos posts.
 Compartilhar

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Nós fazemos uso de cookies no seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies , caso contrário, vamos supor que você está bem para continuar.