Ir para conteúdo
Faça parte da equipe! (2024) ×

4 objetos astronômicos que sua frágil mente humana mal conseguirá compreender


Arkanun1000
 Compartilhar

Posts Recomendados

  • Velha Guarda

4 objetos astronômicos que sua frágil mente humana mal conseguirá compreender

 

 

galaxia-1024x798.jpg

 

O universo é igual as condições da cozinha do restaurante onde você está almoçando ou o passado sexual de uma namorada: pro seu próprio bem estar mental, é melhor você não ficar pensando muito nisso. O que você acaba descobrindo pode alterar fundamentalmente o seu usufruto da experiência.

 

A imensidão cósmica ao nosso redor, as escalas de tempo inconcebíveis, as forças literalmente astronômicas que coordenam as mecânicas celestes… Quero dizer, eu já sabia que era insignificante, só que tem algumas estruturas astronômicas que ALOPRAM COMPLETAMENTE e esfregam na nossa cara o quão minúsculos nós realmente somos. Como por exemplo…

 

Messier 87, a galáxia que vomita plasma

 

messier-87.jpg

 

A inacreditáveis 53 milhões de anos luz do nosso planeta encontra-se a galáxia Messier 87, assim nomeada porque um sujeito chamado Charles Messier foi o primeiro a apontar pra sua direção e falar “olha, uma galáxia ali”. Imagino que naquela época era um pouco mais fácil porque pra todo lado que você olhava tinha um monte de coisa ainda não descoberta.

 

Aliás, esses caras tinham pouquíssima criatividade. Eu jamais teria desperdiçado a oportunidade única de dar nome a coisas que seriam estudadas por séculos mais tarde pelos humanos mais inteligentes entre nós, que seriam obrigados a usar estes nomes em papéis científicos de extrema importância.

 

A academia astronômica deu sorte, isso sim. Se eu tivesse nascido 3 ou 4 séculos atrás você estaria hoje rodeado de Constelação Estrovenga Milenar, Estrela Quem Deu A Bundinha Dê Uma Risadinha e a Nebulosa Seu Cu Em Chamas Meu Pau Ao Resgate.

 

Mas enfim, essa porra encontra-se a 53 milhões de anos luz daqui. A propósito, pare pra pensar nisso por um instante — 53 MILHÕES DE ANOS LUZ. Luz emanada pela M87 demora 53 M I L H Õ E S de anos pra chegar aos nossos olhos. Um objeto localizado a 53 anos luz já seria uma distância completamente impraticável pra qualquer tipo de exploração dentro da escala de vida humana; é difícil compreender totalmente o que essa distância significa porque nada no contexto humano é tão longe assim.

 

Pra mim, as duas horas que demoro pra dirigir pra cidade da minha namorada é longe pra caraio. Como é que eu conseguiria contemplar o que 53 anos luz de distância representa…?

 

Agora imagina algo literalmente um milhão de vezes mais distante1. É lá que fica Messier 87. Se “a puta que te pariu” fosse literalmente uma posição geográfica (como o insulto clássico que o convida pra ir lá insinua), seria perto da M87.

 

É longe pra cacete.

 

A M87 é uma galáxia elíptica supergigante que fica ali na esquina da constelação de Virgem, fazendo um rolezinho com várias outras galáxias:

 

virgem.jpg

Como é que isso aí fazia os povos antigos pensarem em “virgem” eu jamais entenderei.

 

Apesar de estar tão absurdamente longe do nosso planeta, M87 é um dos sinais de rádio mais intensos do universo observável. Mais impressionante que isso é o fato de que há um jato de plasma imensamente rápido (“jato relativístico” é o termo correto, justamente porque sua aproximação da velocidade da luz o torna sujeito às leis da relatividade).

 

Mais impressionante que isso é o fato de que esse jato de plasma (não o plasma do sangue, plasma do quarto estado da matéria) se estende por cinco MIL anos luz.

 

jato.jpg

 

A parada é tão longa e tão rápida que as primeiras medições computaram erroneamente uma velocidade 5 ou 6 vezes maior que a da luz — o que é obviamente impossível, e fez os astrônomos bolarem outros métodos pra medi-la. Não apenas isso, mas cientistas também detectaram que suas emissões energéticas provocam ondas sonoras — 56 oitavas abaixo do Dó, o que significa que M87 só precisa aprender mais 3 notas pra poder sair refutando pelo YouTube afora.

 

As torres espaciais de Pilares da Criação

 

Eagle_nebula_pillars-1024x1010.jpg

Os espaços vazios aí é porque não se trata de uma fotografia só, e sim uma composição de várias exposições do Hubble.

 

Comparados à Messier 87, a Nebulosa da Águia tá até bem pertinho — “apenas” 6 mil anos luz daqui. Pra dar uma noção de escala (que a gente não consegue compreender mesmo, já que somos micróbios basicamente), isso é próximo do comprimento daquele jato relativístico vomitado pela M87.

 

Ou seja, se M87 fosse um folião do carnaval que se encontra na outra calçada, o vômito com sabor de Corote não chegaria até você, mas alguns respingos talvez pegassem no seu chinelo.

 

Os Pilares da Criação (que na verdade é o nome da fotografia, tirada em 1995 pelo telescópio Hubble, e não dos objetos em si) são estrutura gasosas localizadas na Nebulosa da Águia. Aqui estão os pilares comparados ao resto da estrutura:

 

1024px-Eagle_Nebula_4xHubble_WikiSky-1024x922.jpg

 

O maior pilar, o da esquerda na foto, tem aproximadamente quatro anos luz de comprimento. É difícil compreender uma estrutura contínua com tamanho de vários anos luz, mas aí está.

 

Mais interessante que isso é o seguinte: embora ainda seja possível ver os pilares através de telescópios, acredita-se que eles foram destruídos mais ou menos 5 mil anos atrás. Astrônomos detectaram uma densa nuvem nas proximidades dos pilares, e determinou-se que trata-se da onda de choque causada por uma supernova. A posição e velocidade da onda deixa aparente que os pilares foram atingidos por ela há milênios atrás, e quase certamente destruídos, mas por causa da distância da nebulosa e da velocidade finita da luz, ainda vai demorar mil anos pra que possamos ver isso.

 

UY Scuti, a maior estrela conhecida

 

UY-Scuti.jpg

 

UY Scuti fica localizada na constelação Scutum, ou “Escudo” em bom português.

 

Novamente eu tenho que paralisar o texto pra fazer uma piadinha sobre o tipo de maconha estragada que os antigos sábios fumavam pra imaginar que as linhas imaginárias conectando as estrelas em constelações produziam objetos e criaturas míticas.

 

Se isso aqui é um escudo, só mesmo um bonequinho de palito poderia usa-lo de forma eficiente pra se defender de alguma coisa.

 

scutum.jpg

 

NA REALIDADE, o nome não é nem tanto porque isso aí lembra um escudo, e sim porque o seu descobridor, o astrônomo polonês Johannes Hevelius, queria mandar um salve pro rei John III Sobieski — que havia no ano anterior ganhado a Batalha de Viena. O cara queria pagar um pau pro monarca, e não tinha com dizer que esse losângulo parecia com o rei sem ir pra guilhotina, então ele falou “ahhh… é o ESCUDO dele então, pronto!”, o que não me faz qualquer sentido porque esses ângulos de Scutum remetem muito mais a uma espada do que a um escudo.

 

Ou, pelo menos, remete MUITO mais a uma espada do que a outra constelação2 que ganhou esse nome, a Espada de Órion:

 

ONDE-QUE-ISSO-%C3%89-UMA-ESPADA-PORRA.png

 

A área que eu circulei de vermelho seria a “espada” de Orion, e nem com muita boa vontade eu consigo ver a arma branca aí. Talvez o favoritismo do nome seja porque Órion foi descoberta muitos séculos antes (a constelação já era conhecida nos tempos pre-históricos, aliás), mas como eu falei antes: maconha estragada é também uma boa teoria.

 

Aliás, os povos antigos deviam estar compartilhando essa maconha, porque os chineses coincidentemente também associavam aquele losângulo com arma bélica — no caso, o “Capacete Celeste”.

 

Então. Em Scutum fica UY Scuti, que é atualmente a maior estrela conhecida — e provavelmente permanecerá assim, porque existem limites pra massa e volume que um objeto celestial consegue atingir ainda mantendo sua continuidade. É possível que um objeto MAIOR que UY Scuti não conseguiria se “organizar” como uma estrela.

 

Pra que você entenda o tamanho de UY Scuti, aqui está o Sol e a Terra próximos um do outro, em escala:

 

sol-e-terra.jpg

 

Agora, esta é a comparação de UY Scuti e o nosso sol, novamente em escala:

 

scuti.jpg

 

UY Scuti tem quase MIL VEZES o diâmetro do sol. Pra você ter uma noção, o diâmetro do sol é apenas 109 vezes maior que o da Terra. Ou seja, UY Scuti é dez vezes maior que o Sol, do que o nosso Sol é maior que a Terra.

 

A propósito, essa estrela gigante fica a quase dez mil anos luz de distância de nós, o que é excelente, porque se a estrela se localizasse no nosso sistema solar, a fotosfera dela chegaria em Júpiter.

 

UY Scuti é TÃO grande que um objeto viajando em sua superfície na velocidade da Luz demoraria oito horas pra percorrer o seu equador. O mesmo objeto demoraria apenas 14 segundos pra percorrer a mesma trajetória ao redor do Sol.

 

 

A Aglomerado da Escova de Dente

 

toothbrush-cluster.jpg

 

Embora a criatividade dos antigos em dar nome aos objetos astronômicos pareça às vezes movida a base de psicotrópicos, devo admitir que há mais poesia em nomear os astros com títulos que remetem a figuras míticas e coisa do tipo. O Aglomerado da Escova de Dentes me faz pensar que, se os antigos sábios fossem como nossos astrônomos atuais, no céu noturno veríamos a Nebulosa do Graveto ou a Constelação de Uma Pedrinha Que Eu Chutei Ontem.

 

Essa “estrutura” verde que compõe o cabo da escova tem o comprimento de 6.5 MILHÕES de anos luz, e é composto primariamente de emissões de rádio. A parte roxa seriam sinais de raio X. E o nome chique do aglomerado é “1RXS J0603.3+4214”, cujo significado eu não chego nem perto de compreender. Vai “Escova de Dente” mesmo.

 

Sabe-se relativamente pouco sobre o aglomerado, o que me impede de fazer mais piadinhas a seu respeito, além do fato de que a Escova de Dente quase certamente não existe mais da forma que a detectamos da Terra.

 

Eu gostaria de finalizar esse texto dizendo algo como “uau eu subitamente não me importo mais tanto com minhas preocupações terrestres” exceto que isso não vai pagar minha multas de excesso de velocidade, então continuo intimamente preocupado com a minha vidinha humana insignificante sim.

 

Boa tentativa, Universo, mas se eu não pagar essa porra eu vou preso e isso é imensamente mais urgente do que uma estrela gigante ou sei lá mais o que diabos você inventou.

 

 

Fonte:

http://hbdia.com/top-x/4-objetos-astronomicos-que-sua-fragil-mente-humana-mal-conseguira-compreender/

qRXaV1L.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sensacional.

 

Conteúdos sobre astronomia smp me interessaram.

 

Ótimo tópico, professor hahaha.

 

Sdds tbm dos tópicos do Phelfm' sobre esse assunto.

 

Rsrsrs, estou estudando trazer mais novidades... Me falta tempo, a vida está bem apertada. Sendo que levo em média de 4 a 5 horas pra produzir um mega tópico fora os 7 dias de catálogo pra armação do tópico. O próximo conteúdo é a respeito de Marte e algumas outras coisinhas legais pra vocês. Já tenho reunido algumas dezenas de informações pra repasse... Calma lá, vão curtir.

 

Sobre o tópico, legal ver outros membros tomarem iniciativas parecidas. Apesar que eu daria uma infra por conteúdo existente, brincadeirinha huashuas. Gostei da linguagem utilizada no português claro.

~~

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este tópico está impedido de receber novos posts.
 Compartilhar

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Nós fazemos uso de cookies no seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies , caso contrário, vamos supor que você está bem para continuar.