Ir para conteúdo
Faça parte da equipe! (2024) ×

Como fazer Dual Boot


Lf'
 Compartilhar

Posts Recomendados

Guia completo sobre Dual Boot

Este é um guia completo sobre dual boot para você que precisa ou quer mais de um sistema operacional em um HD

 

Dica de navegação:

Use o comando: Ctrl + F e digite o numero fornecido de cada parte do Índice.

9pCou.png

 

 

Índice

 

9pCou.png

1 - Algumas coisas importantes sobre Dual Boot

 

2 - Dual boot Windows XP com Linux Ubuntu

 

3 - Dual boot: instale o Windows 7 sem abrir mão do XP ou Vista

Primeiro passo: particione o disco rígido

Segundo passo: instalando o Windows 7

 

4 - Como fazer Dual Boot com Windows 7 e Ubuntu 9.10

Requerimentos

Configurações

Computador com Windows 7 instalado

Computador sem sistema operacional

Instalação do Ubuntu

Configurando o Ubuntu

 

5 - Como remover o dual boot

Pré-requisitos

Como usar o EasyBCD

Eliminando o sistema operacional

Como formatar uma única partição do disco rígido?

Partição sem o sistema operacional

Partição na qual o sistema operacional está instalado

 

6 - Dual Boot, Trial Boot, Tetra Boot, você que sabe!

Verificar Hardware/Drivers x sistemas operacionais

Hard Disk (HD)

Drivers e seriais

Importante

Definindo os sistemas

Instalando o Windows 98

Instalação do Win2K

Instalação via ambiente Windows

Instalação método boot

Grub, padrão de gerenciador de boot Linux para Ubuntu e Big Linux

 

7 - Videos sobre Dual Boot

 

8 - Créditos

 

 

 

1 - Algumas coisas importantes sobre Dual Boot:

9pCou.png

 

- Sistemas Microsoft são criados para seguir uma hierarquia. Assim estes sistemas reconhecem uns aos outros pela ordem em que são criados.

 

- Por somente se reconhecerem em ordem de criação os sistemas Microsoft devem seguir esta ordem para seu perfeito reconhecimento evitando conflitos e eliminação.

 

- Sistemas Linux, as distros Linux, não reconhecem diretamente os sistemas Microsoft, mas seus gestores de boot, em especial o Grub4Dos, podem dar partida em sistema Windows.

 

- A ordem correta para instalação de múltiplos sistemas em um só HDD, sem o uso de ferramentas de terceiros para gerenciar o múltiplo boot, é:

 

WINDOS XP>>WINDOWS Vista>> WINDOWS 7>> DISTRO LINUX

 

- Seguida a ordem acima não haverá necessidade de rescrever, alterar, modificar, reparar ou editar o gerenciador de boot.

 

- O fato de haver uma ordem a ser seguida não implica que um sistema mais antigo não possa ser instalado em um HDD onde já haja um sistema mais novo. Para isto será necessário, após a instalação do novo sistema o uso de uma ferramenta de terceiros para “reparar” o boot criando o dual entre os sistemas. Eu prefiro o EasyBCD da NeoSmart, também disponível no Baixaki.

 

Download EasyBCD 2.1.2 - NeoSmart Technologies

EasyBCD Download Registration Page — NeoSmart Technologies

EasyBCD 2.0 - NeoSmart PhotoSky Gallery

Supported Operating Systems - EasyBCD - NeoSmart Technologies Wiki

 

É importante lembrar que para usar o Easybcd você deve ter instalado no seu sistema o Microsoft. NET Framework 2.0.

Com esta ferramenta é possivel fazer dual boot do tipo:

 

- XP>>XP

( Onde o primeiro será o XP primário e o Segundo o XP secundário, ambos da mesma versão)

- SEVEN>>XP

- SEVEN>>VISTA

- VISTA>>XP

 

Onde o mais novo é instalado antes do mais antigo, o contrário da ordem dada pela hierarquia dos sistemas Microsoft.

Alguns sites com infomrações sobre Dual boot:

 

Dual boot XP ou Vista e o Windows 7 | Pplware

Como fazer dual boot com Windows XP e Windows Vista - Veja como fazer o dual boot com Windows XP e Windows Vista.

Dual boot: instale o Windows 7 sem abrir mo do XP ou Vista [vdeo]

 

 

 

2 - Dual boot Windows XP com Linux Ubuntu

Veja como instalar um sistema dual boot em seu computador em três passos ,sem a formatação do computador e facilitando assim a recuperação de dados em seu computador caso necessite um dia.

9pCou.png

 

 

Dentre tantas vantagens disponibilizadas pelas distribuições Linux aqui iremos trabalhar com o Ubuntu e a criação de um sistema Dual Boot sem a necessidade de formatação do computador para a criação de cada partição de sistemas. Podemos instalar dois sistemas dentro do computador sem a necessidade de apagar o primeiro para redimensionar o disco rígido. Pois bem, com o CD do Ubuntu inserido na maquina veremos a tela abaixo:

 

ubuntu01.jpg,

 

Nela iremos escolher a opção INSTALAR DENTRO DO WINDOWS, e veremos a tela a seguir:

 

gd_ubuntu02.jpg

 

Nessa tela iremos efetuar as configurações abaixo:

 

Driver de Instalação: É o diretório onde iremos instalar o sistema

Tamanho da Instalação: É o espaço no disco rígido que iremos destinar para a nova instalação

Ambiente de Trabalho: É onde iremos escolher o ambiente de Trabalho do sistema.

Idioma: Idioma do novo sistema

Nome de usuário: Nome de acesso ao sistema

Senha: Senha de acesso ao sistema

 

Após todas as configurações efetuadas iremos clicar no botão instalar que o restante do processo é feito de forma automática,onde ao reiniciar o micro iremos nos deparar com a tela abaixo:

 

gd_ubuntu03.jpg

 

Onde a vantagem de se trabalhar com dois sistemas operacionais o chamado Dual ou até Trial Boot,é a possibilidade de se trabalhar com vários sistemas no mesmo PC,obtendo um ganho de produtividade conforme a aplicação dos sistemas e uma redução na manutenção das maquinas com esses sistemas,ainda podendo se destacar a facilidade na recuperação de dados que as distribuições Linux oferecem.

 

 

 

3 - Dual boot: instale o Windows 7 sem abrir mão do XP ou Vista

Aprenda como adicionar o sistema operacional mais recente da Microsoft, sem deixar de lado os recursos disponíveis em suas versões anteriores.

9pCou.png

 

 

[video=youtube;BeqEtuKb7QQ]

 

Não há dúvidas quanto ao fato de que o Windows 7 é um verdadeiro sucesso mundial. Desde que o sistema operacional foi lançado, mais de 400 milhões de cópias do software já foram vendidas – número surpreendentes, e que só tende a aumentar até o lançamento do inevitável Windows 8.

 

Mesmo com toda essa qualidade, ainda há quem resista a migrar para o produto. Seja por querer manter a compatibilidade com programas antigos ou por desconhecimento dos recursos disponíveis no Windows 7, muitos usuários preferem manter na máquinas versões XP ou Vista do sistema operacional – algo perigoso, já que tais softwares dispõem de um suporte de segurança cada vez menos abrangente.

 

Neste artigo, ensinamos como instalar o Windows 7 em um computador que possui um sistema operacional anterior, sem que isso o elimine da máquina. Assim, será possível escolher qual a melhor plataforma a utilizar, mantendo a compatibilidade com softwares antigos e permitindo ao usuário testar a versão mais recente do produto antes de adotá-la com exclusividade.

 

 

Primeiro passo: particione o disco rígido

 

Para manter a integridade do sistema operacional já instalado, é preciso criar uma nova divisão do disco rígido, local onde o Windows 7 será instalado. Os métodos variam, principalmente devido às características próprias de cada software: enquanto o Vista conta com um sistema de particionamento integrado, o XP não dispõe desse recurso.

 

49246.jpg

 

Certifique-se de que a nova partição possui ao menos 20 GB de espaço disponível, evitando assim que o Windows 7 tenha problemas durante a instalação (o espaço mínimo requerido é de 16 GB, dependendo da versão utilizada). Assim que finalizar o processo, siga para a próxima etapa.

 

Segundo passo: instalando o Windows 7

 

Para iniciar a instalação do Windows 7, insira o disco com o sistema operacional no drive de leitura de DVDs e reinicie a máquina. É importante que o boot via CD/DVD esteja habilitado na BIOS (processo feito pela opção “Setup”, ao ligar o computador). Caso não tenha certeza se o recurso está ligado, não se preocupe: a maioria dos PCs vem com a opção ativada como padrão.

 

Após passar pela janela inicial e aceitar os termos do contrato apresentado pela Microsoft, surge a hora de escolher a forma como o sistema operacional será adicionado. Selecione a opção “Personalizada (avançada)” para decidir por si próprio em qual unidade de disco o produto ficará localizado.

 

922005.jpg

 

 

Para ter o Windows 7 em dual boot com o XP, basta selecionar a partição vazia do disco rígido e prosseguir normalmente com a instalação. O processo leva alguns minutos, e será preciso reiniciar a máquina algumas vezes antes de usar o sistema operacional.

 

Terminada a instalação, basta reiniciar normalmente a máquina para que surja uma nova tela de boot, em que é possível optar pelo software que deverá ser utilizado. Assim, é possível aproveitar os recursos exclusivos do Windows 7, ao mesmo tempo em que se mantém as configurações e compatibilidades do antigo produto da Microsoft.

 

 

 

4 - Como fazer Dual Boot com Windows 7 e Ubuntu 9.10

Instale 2 sistemas operacionais no mesmo computador e saiba como compartilhar as pastas pessoais.

9pCou.png

 

Windows e Ubuntu sempre dividiram opiniões e espaço no HD do usuário. Muitos ainda preferem o sistema da Microsoft por diferentes razões. Porém, várias novidades estão surgindo nas últimas versões de ambos e prometem esquentar ainda mais as discussões. Que tal testar Windows 7 e Ubuntu 9.10 no mesmo computador?

 

O dual boot é um sistema que permite instalar dois sistemas operacionais no mesmo PC. Assim, o usuário pode escolher qual usar ao iniciar o computador. Neste artigo, mostraremos como fazer dual boot utilizando o Windows 7 e o Ubuntu 9.10. Além disso, mostraremos como configurar as pastas pessoais para que elas fiquem disponíveis nos dois sistemas de forma integrada.

 

Requerimentos

 

Para realizarmos o dual boot com sucesso, é necessário um disco de instalação do Windows 7, um disco de instalação do Ubuntu 9.10 e, pelo menos, duas horas de tempo livre para realizar todo o processo. Esse tempo será gasto no backup, formatação, instalação e configuração dos SOs.

 

Antes de começar o processo de configuração do dual boot, faça um backup de todos os arquivos importantes. Isso é altamente recomendável para assegurar que os dados não sejam perdidos acidentalmente por causa de algum erro de configuração durante o processo. Para isso, utilize algum programa para esse fim, como o Cobian Backup.

 

Configurações

 

O HD será dividido em três partições distintas: uma para o Windows 7, uma para o Ubuntu e uma para os arquivos pessoais. Como o disco suportará dois sistemas operacionais, não é recomendado efetuar o dual boot em discos rígidos com menos de 80 GB.

 

 

Computador com Windows 7 instalado

 

Caso o computador já possua uma versão do Windows (Vista ou 7) instalada, é possível fazer a divisão das partições através do próprio sistema. Para isso, veja o artigo “Redimensionar partições do HD ” do site TecMundo. Verifique o espaço total do HD e faça a seguinte divisão:

 

Na primeira partição, daremos o nome de “Win7” e serão reservados 25 GB de espaço em disco para instalação do Windows 7. Este espaço deve ser suficiente para o sistema crescer ao instalar programas básicos;

 

A segunda partição não deve ser formatada, pois faremos isso somente ao instalar o Ubuntu. Porém, deixe pelo menos 12 GB reservados para ela;

 

A terceira partição será responsável por armazenar todos os arquivos de dados, tais como músicas, vídeos e outros documentos pessoais. Ela receberá o nome de "Dados" e ficará com o restante de espaço disponível em disco.

 

9541.jpg

 

Nota: O sistema sempre reserva uma partição com um espaço pequeno para arquivos de restauração que não deve ser alterada.

 

Se o computador é muito usado para programas de edição de vídeos, imagens ou para jogos muito pesados, aumente o tamanho total das partições Windows e Ubuntu de acordo com a necessidade.

 

Computador sem sistema operacional

 

Caso o computador seja novo e não possua um sistema operacional instalado, insira o CD/DVD de instalação do Windows 7 e ligue o computador. Faça o boot pelo CD e aguarde o sistema preparar a tela de instalação.

 

Aguarde o sistema carregar a tela de preferências (idioma, hora e teclado) e clique em "Avançar". Ao chegar ao tipo de instalação, escolha a opção "Personalizada (avançada)". Com isso, aparecerá uma janela com as partições do HD. Agora, selecione a partição com mais espaço e clique em "Avançar" para iniciar a instalação.

 

9542.jpg

 

Aguarde o término da instalação, que demora alguns minutos. O computador será reiniciado várias vezes nesse processo, portanto, não o desligue até aparecer uma tela solicitando para inserir um nome para o computador. Avance para as próximas janelas normalmente até finalizar as configurações.

 

Instalado o Windows 7, faça o redimensionamento das partições como indicado anteriormente. Depois de separar o HD em três partes, está na hora de instalarmos o Ubuntu.

 

Instalação do Ubuntu

 

Para aqueles que ainda não estão familiarizados com o Linux, existe uma forma de baixar a imagem ISO gratuitamente neste link. Logo após, basta gravar em um CD ou DVD para iniciarmos a instalação. Reinicie o computador com o CD/DVD do Ubuntu gravado e faça o boot por ele.

 

instalar_ubuntu_1.jpg

 

Na primeira tela, escolha a opção “Instalar Ubuntu” e selecione as opções de idioma, configurações de teclado etc. Ao chegar à janela de configuração das partições, selecione a opção “Manual”. A janela a seguir mostra as partições que configuramos anteriormente no Windows 7.

 

Selecione a partição com espaço livre que possui os 12 GB que reservamos e clique no botão “Nova Partição”. Na janela seguinte, modifique o valor da partição no primeiro campo para 10000. Em “Usar como”, selecione a opção “Sistema de arquivos com “journaling” ext4”. Marque a caixa “Formatar a partição” e digite “/” em “Ponto de Montagem”. Clique em OK para confirmar as opções.

 

9540.jpg

 

Ao voltar para a tela anterior, crie uma nova partição com os 2 GB que restaram na partição do Ubuntu. Faça o mesmo procedimento descrito anteriormente, porém, dessa vez, escolha a opção “Partição de Swap” no campo “Usar Como”. Clique em avançar e siga o resto dos passos até finalizar a instalação. Ao reiniciar o computador, o usuário já tem como escolher qual dos dois sistemas ele quer iniciar.

 

Pastas pessoais

 

Inicie normalmente o Windows e acesse a pasta com arquivos pessoais do usuário. Copie todas as pastas e cole na partição “Dados” que criamos anteriormente. Volte para a pasta de usuário (C:) e clique com o botão direito do mouse sobre uma das pastas.

 

9535.jpg

 

Escolha a opção “Propriedades” do menu de contexto. Na janela seguinte, selecione a aba “Local” e clique no botão “Mover”.

 

9536.jpg

 

Agora, vá até a partição “Dados” e selecione a pasta correspondente ao item escolhido. Clique em “Selecionar pasta” e dê OK para confirmar.

 

9537.jpg

 

Uma janela perguntará se você quer mover o conteúdo da pasta para o novo local, escolha “Sim”. Faça isso para todas as pastas pessoais. Dessa forma, esses arquivos ficarão disponíveis tanto para o Windows quanto para o Ubuntu.

 

9538.jpg

 

 

Configurando o Ubuntu

 

Reinicie o computador e escolha a inicialização pelo Ubuntu. Abra o menu “Locais” e abra as pastas pessoais. Agora, apague todas as pastas e acesse “Dados”. Arraste todas as pastas pessoais para a parte de baixo do painel à esquerda. Pronto, acesse novamente o menu “Locais” para ver as pastas no lugar.

 

9539.jpg

 

Com isso terminamos de configurar os dois SOs com as pastas compartilhadas entre os dois, ou seja, qualquer modificação na pasta de música através do Windows também será alterada no Ubuntu, e vice-versa.

 

 

 

5 - Como remover o dual boot

9pCou.png

 

Caso tenha decidido usar somente uma versão do Windows, é preciso remover o dual boot da máquina antes de formatar a unidade de disco na qual o sistema operacional indesejado está instalado.

 

Pré-requisitos

 

- EasyBCD

EasyBCD download - Baixaki

 

Como usar o EasyBCD

 

Após instalar o EasyBCD no computador, siga os passos abaixo para eliminar o dual boot ao iniciar a máquina:

 

1) Selecione a opção “Edit Boot Menu”;

 

2) Escolha qual o sistema operacional que deve ser removido e clique em “Delete”;

 

3) Na tela de confirmação, clique em “Sim” para prosseguir;

 

4) Finalizado o processo, clique em “Save Settings” e reinicie o computador para confirmar que o dual boot do computador foi eliminado.

 

Eliminando o sistema operacional

 

Após remover o dual boot do computador, há várias maneiras de remover o sistema operacional indesejado. Caso tenha optado pelo uso do Windows 7, basta formatar a partição do disco rígido onde a versão XP está instalada.

 

Caso a intenção seja realizar esse processo no Windows XP ou formatar completamente o computador, confira o Tópico “http://www.webcheats.com.br/forum/windows-tutoriais/1515431-guia-aprenda-formatar-seu-computador-win-7-win-xp.html#post5948992”. Além de ensinar a deixar o sistema operacional com as especificações de fábrica, o texto dá dicas úteis sobre como realizar o backup de arquivos e drivers, oferecendo várias dicas sobre como proceder após o fim da instalação.

 

Como formatar uma única partição do disco rígido?

 

Aprenda os passos necessários para apagar completamente os dados de uma única divisão do disco rígido, sem influenciar no funcionamento das demais.

 

45679.jpg

 

Além de permitir uma maior organização para os arquivos utilizados pelo usuário e aumentar a proteção contra ataques de vírus, particionar o disco rígido também traz como vantagem facilitar o processo de formatação da máquina.

 

Especialmente quando há uma divisão do disco rígido que tem como objetivo armazenar somente o sistema operacional, não é preciso reinstalar o Windows toda vez que uma formatação for necessária – basta selecionar somente as partições problemáticas para em poucos minutos o desempenho da máquina seja aprimorado.

 

Confira abaixo as etapas necessárias para formatar somente uma partição do disco rígido, sem que o processo influa nas demais.

 

Partição sem o sistema operacional

 

1) Abra o diretório “Computador”;

 

45680.jpg

 

2) Na janela que abre, serão exibidas todas as unidades de disco presentes no computador;

 

45681.jpg

 

3) Clique com o botão direito do mouse sobre aquela que deve ser formatada e, em seguida, selecione a opção “Formatar”;

 

45682.jpg

 

4) Na janela que abre, serão exibidos detalhes como o sistema de arquivos utilizado, o tamanho da unidade de alocação e o Rótulo do volume (Nome que o sistema operacional utiliza para identificá-lo). Caso deseje restaurar o dispositivo aos padrões de fábrica, clique em “Restaurar padrões do dispositivo”. Caso contrário, deixe os campos da maneira como estão;

 

45683.jpg

 

5) Ao selecionar a opção “Formatação rápida”, o sistema operacional não vai realizar a remoção completa dos arquivos, simplesmente irá permitir que o usuário os sobrescreva. Desmarcar a opção faz com que o processo total leve mais tempo, porém garante um resultado final mais satisfatório;

 

45684.jpg

 

6) Ao finalizar as configurações, clique em “Iniciar” para que o processo de formatação comece. O tempo total de espera dependerá basicamente do tamanho da partição selecionada – quanto maior, mais tempo será necessário para a formatação terminar.

 

45686.jpg

 

Partição na qual o sistema operacional está instalado

 

Caso a partição que deve ser formatada seja aquela na qual o sistema operacional está instalado, o processo ocorre de forma diferente. Note que os passos mostrados estão relacionados a uma máquina que utiliza o Windows 7.

 

1) Certifique-se de que o boot via CD/DVD está habilitado na BIOS. Caso nunca tenha mexido nisso, não se preocupe – a maioria dos computadores já vem com a opção ativada;

 

2) Coloque o disco de instalação do Windows no drive de leitura e reinicie a máquina;

 

3) Na página Instalar o Windows, selecione o idioma e outras preferência, e em seguida clique em “Avançar”;

 

4) Após ler e aceitar os termos do sistema, na página “Que tipo de instalação você deseja?”, clique em “Personalizada”;

 

5) Na página “Onde deseja instalar o Windows?”, clique em “Opções de unidade (avançadas)”. Em seguida, clique na partição que deve ser alterada, selecione a opção de formatação desejada e siga as instruções mostradas na tela;

 

6) Ao finalizar a formatação, clique em “Avançar” e prossiga normalmente com a instalação do sistema operacional.

 

 

 

6 - Dual Boot, Trial Boot, Tetra Boot, você que sabe!

Instalando sistemas diversos utilizando apenas um HD

9pCou.png

 

Sim, é possível instalar diversos sistemas operacionais em um único HD, inclusive diversas versões do Windows ou Linux. Você pode estar se perguntando, qual necessidade disso? Eu diria depende exatamente da sua necessidade, além é claro, da segurança, travando um sistema você tem outro a disposição. Por isso, o importante, antes de tudo é:

 

1. Verificar Hardware/Drivers x sistemas operacionais:

 

a. Windows 9x/NT/ME/2000: Se você necessita ou simplesmente deseja trabalhar com versões 9x ou 2000, não é necessário mais que um micro equipado com Pentuim II ou K6 II 500 com 256 MB de memória;

 

b. Windows XP/Server 2003: Para instalação das versões XP ou Server 2003 (sim, é possível instalar um sistema operacional Server em um computador Desktop), para sua comodidade, é recomendando um mínimo de 512 MB de RAM e um processador acima de 700 MHz, para rodar com um bom desempenho;

 

c. Vista/Server 2008: O indicado para um bom desempenho é 3 GHz ou mais de processador e 2 GB de RAM;

 

d. Linux: Para uma instalação compatível com os itens b e c, acima, as distribuições indicadas seriam: Ubuntu, com ambiente desktop Gnome ou Big Linux, que utiliza ambiente gráfico KDE, projeto do brasileiro Bruno Gomes Araújo, que vem com Desktop 3-D habilitado por padrão;

 

e. OpenSolaris: Sistema operacional da Sun, com licença considerada livre pela OSI (Open Source Initiative). Mesma empresa responsável pelos projetos OpenOffice, Java, NetBeans, My SQL e outros.

 

2. Hard Disk (HD):

Um IDE disco, com 80 GB seria o suficiente para instalar todos os sistemas operacionais.

 

3. Sistemas x Sistemas de Arquivos:

Você pode definir o formato de sistema de arquivos de seu HD a partir do utilitário fdisk da Microsoft, ou utilizando um software especifico para isso (BootIT Next Generation, Ranish Partition Manager ou Partition Magic, recomendáveis), pois trabalham também com sistemas de arquivos Linux.

 

a. FAT 32: Suportado por Windows 9x, Windows 2000, Windows XP;

 

b. NTFS: Suportado Windows 2000, Windows XP, Servers e Vista.

 

c. Ext3: Suportado por Linux, Open Solaris.

 

4. Drivers e seriais:

Tenha sempre em mãos, os drivers de sua placa mãe ou modem, extramente necessários para o funcionamento de seu computador. Certos dispositivos, por exemplo, não estão habilitados, nem possuem drivers atualizados para Windows Vista, como é o caso do modem USB ADSL D-Link 210. Explorando o CD de drivers é possível saber quais sistemas a placa suporta. Outra opção é buscar no site do fabricante. E lembre-se: Em caso de compra de um computador novo, exija sempre os drivers referentes aos seus dispositivos, inclusive o do sistema operacional embutido, você tem esse direito e evita possíveis problemas no futuro, como a perda do número serial, por exemplo.

 

5. Importante:

Observe que os sistemas citados são alguns dos mais conhecidos do mercado, não sendo necessariamente os únicos. As configurações citadas acima, são as ideais ou próximas disso, não citarei aqui as mínimas, pois, realmente não são nada recomendáveis.

 

Definindo os sistemas

 

Windows 9x: Digamos que você tenha alguns jogos antigos como, por exemplo: Time Commando, Wolfstein 3D, Duke Nuken, Blood, Swat 2 ou 3, e de vez em quando dá aquela vontade de voltar ao passado, nesse caso aconselho a instalação do Windows 98, afim de evitar incompatibilidade com as versões mais recentes da Microsoft.

Sendo assim, ligue o computador e insira o CD de instalação do produto. Como o Windows 98 possuiu suporte a CD-ROM, aparecerá na tela o seguinte.

 

Instalando o Windows 98

 

win98.jpg

 

Escolha a opção 1, depois no prompt de comando digite: INSTALAR. Daí em diante, é só seguir corretamente todos os passos para instalação do SO.

 

Windows 2000 (Win2K): Essa versão conta com uma série de recursos novos em relação ao Windows NT, por exemplo, reconhecimento automaticamente de dispositivos USB, além é claro do Active Directory, foi a partir do Win2k que o serviço de diretório começou a ser utilizado. Essa instalação é interessante devido à leveza do sistema, a instalação diferenciada e para conhecer um pouco família NT da Microsoft.

Antes de iniciar a instalação, defina o formato de seu HD com um software apropriado. Se o computador é do tipo pessoal/doméstico, não há problema em escolher o sistema de arquivos FAT32, no entanto, se a intenção é maior segurança de dados, a opção ideal é NTFS (aproveite o momento e faça mais duas partições: uma para o próximo sistema Windows e outra para Linux).

 

Feito o passo anterior, insira o CD de instalação do Windows 2000 e escolha a opção “Nova instalação (avançada)”.

 

Tela de instalação do Win2K

 

w2000p.jpg

 

Windows XP, Servers 2003/2008, Vista: A escolha agora vai depender muito da sua máquina e suas necessidades. De modo geral, o XP é a melhor opção, é mais leve que o Vista e configurá-lo é fácil em relação às versões Servers.

A instalação pode ser realizada tanto em ambiente Windows, quanto no momento do Boot (necessário que Bios Setup, esteja configurado para isso).

 

Instalação via ambiente Windows

 

wxp2.jpg

 

Instalação método boot

 

gd_wxpboot.jpg

 

Linux: Há diversas distribuições, para diversos fins, tanto Gnome quanto KDE. Como o assunto é boot de sistemas, indico pela facilidade de instalação - e por serem muito completos - os seguintes sistemas: Ubuntu (Gnome) ou o Big Linux um ótimo trabalho criado pelo brasileiro Bruno Gonçalves Araújo, em ambiente gráfico KDE.

 

Área de trabalho Ubuntu

 

gd_ubuntu.jpg

 

Área de trabalho Big Linux

gd_big.jpg

 

Após a instalação, o computador irá iniciar, por padrão, através do gerenciador de boot Grub, tendo como primeira opção a distribuição Linux escolhida e logo abaixo as versões Windows,. Observe a figura abaixo:

 

Grub, padrão de gerenciador de boot Linux para Ubuntu e Big Linux

 

gd_grub.jpg

 

Pronto, vários sistemas em um só HD!

 

 

7 - Videos sobre Dual Boot

9pCou.png

 

[video=youtube;Dzb3yCdXEz0]

 

[video=youtube;X4eXRNO0S30]http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=X4eXRNO0S30

 

[video=youtube;XNwKPoJ-Ll0]

 

[video=youtube;C03sDejw7g0]

 

 

 

8 - Créditos

9pCou.png

 

TecMundo e Oficina da Net

Por algumas irformações e partes dos tutoriais

 

#DeathTheKid e mkak

Pelo tópico, algumas imagens, procurar e reunir o conteúdo e um grande agradecimento ao mkak por contribuir com o tópico. ^^

 

Observação: Ainda estarei atualizando o tópico com um tipo de F.A.Q ^^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ótima guia sobre Dual Boot,

bom conteúdo dito e também boa formatação, guia vai servi de muita ajuda

mais pelo menos agora o tutorial não vai servi de ajuda a mim mais quem sabe lá na frente ^^

Parabéns.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vlw DTK.

 

Objetivo atingido em 100%.

 

É FIX MANO!!!!!!

 

------------------------------------------------

 

Parabéns!

 

Conteúdo perfeito, mesmo quem não gosta de ler tem como utilizar vendo apenas os vídeos. E quem tem interesse prático pode aqui guiar-se e criar seu próprio sistema de Dual, Triple ou mesmo Multi Boot.

 

E que venha o F.A.Q.

Assinatura-Goldens-novas-asas_zps7f1ca424.png

"Rerum cognoscere causas."

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que bom que gostaram ^^

Lembrando que, se você tem alguma sugestão para o próximo tutorial, ou sabe de algum tema interessante, ou até mesmo está precisando de um tutorial;

mande-me uma mensagem por perfil, então eu vou ver se da mim e pro mkak fazer mais um [MEGA-GUIA] ^^

 

Obrigado a todos e obrigado pelo fixamento do tópico, breve sairá o F.A.Q

 

@mkak

é nozes rs

%C3%A9+nozes+header.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Perfect.

Bem Organizado explicado direitinho realmente de parabéns death

Vai ajudar bastante a quem não sabia,sabia um pouco do dual boot agora com esse tópico fiquei sabendo bastante.

Obrigado por cria esse tópico gigante para ajudar os Membros Abraços.

tumblr_nlc63oghTD1saykaxo1_400.gif

Hello Ladies

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bom velho..

Deixou o tópico bem agradável, de uma forma que seja impossível não entender, 168040846586189.jpg

Muito completo/Organizado.

Maior artilheiro da La Liga - Maior artilheiro do Barcelona - Mais vezes artilheiro da Champions League ( 5 ) - 77 gols na Champions League - 4 bolas de ouro - 91 gols em um ano - Maior artilheiro do El Classico

 

Prazer, Lionel Messi.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já tive a experiência de possuir um Windows 7 e Windows Xp na mesma máquina, porém depois de algum tempo, começou a dar conflitos nos programas...

Programas que funcionava no xp, começava a parar de pegar no 7, sistema ficava mais lento, em fim, horrível.

 

Mas, boa sorte para quem queira passar pela experiência.

Meus brinquedos em WinAPI:

Calculador

MemoryScanner

Faça parte também da DarkProgramming Team!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Tòpico ficou perfeito, uma boa organização e o conteúdo ótimo, Com imagens, formatado e tudo mais

Dual boot não é tão simples como pensam, e com esse tutorial, vai tirar a dúvida de muitos membros, Parabéns pelo tópico, fixo merecido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns Death, tópico mais que perfeito mano.

Está esbanjando conteúdo e perfeição, parabéns mesmo.

Eu havia comentado outra vez sobre o mesmo, e você vem com um tópico desses, supimpa mesmo.

Obrigado por compartilhar e parabéns.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 9 meses depois...

Eita Lf

Esse tópico deve ser fixado permanentemente aqui cara!

Me ajudou pra caramba, pois eu quero jogar um jogo que não roda no seven e instalei o XP com dual.

Perfeito Tópico.

Membro - Bronze - Geek - Bronze - Tech - Mod - Coord - Co-Admin - Platinum

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Talvez seja chegada a hora de atualizar este tópico.

 

Com o Windows 8 e suas exigências, o lançamento já próximo do do Windows 8.1, a possibilidade de rodar um sistema proprietário Apple em um PC, incluir estas possibilidades de Dual, triple ou multi boot parece apropriado.

 

Também poderiam aproveitar pra aprofundar mais e melhor a questão dos múltiplos HDDs. Ter um HDD para cada sistema diferente e dar "arranque" num sistema a partir de um menu como o criado com o Dual Boot.

 

Seria interessante... Se quiser podemos conversar sobre isto. Entre em contato.

Assinatura-Goldens-novas-asas_zps7f1ca424.png

"Rerum cognoscere causas."

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este tópico está impedido de receber novos posts.
 Compartilhar

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Nós fazemos uso de cookies no seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies , caso contrário, vamos supor que você está bem para continuar.