Ir para conteúdo
Faça parte da equipe! (2024) ×

Como surgiu?


zYoloh
 Compartilhar

Posts Recomendados

Olá amigos!

Hoje irei montar aqui mais um daqueles tópicos que disse que iria fazer, da inspiração ou origem dos jogos.

O de hoje é o classico Tibia.

 

A História do Tibia começou no outono europeu de 1995 quando três estudantes, devido ao grande potencial da Internet que eles enxergaram. Os três tiveram a ideia de criar um RPG online. Contudo, eles desejavam que o jogo deles possuísse uma interface gráfica, diferentemente dos vários Multi-user dungeons baseados em texto da época. Guido Lübke começou como um jogador normal, e em 1999 se juntaria aos três como o quarto oficial executivo do jogo.

 

TTcskNq.png

A partir de 1996 começaram a surgir os primeiros planos concretos para o jogo. Foi escrita a programação básica para a rotina de manuseio de objetos, foi utilizado o editor MudEdit para o desenho dos níveis, itens, e avatares (personagens dos jogadores); e foi testado o protocolo TCP/IP para a comunicação entre os o servidor e o jogo. Em agosto do mesmo ano já havia um servidor rodando em Linux e um cliente do jogo rodando em Windows, e já era possível movimentar um personagem ao longo dos níveis. Grande parte dos gráficos usados nos cenários do jogo era similar ao do jogo Ultima VI.

 

O desenvolvimento do jogo no início se deu basicamente nas horas livres dos quatro criadores. A longo do outono europeu de 1996, Tibia foi ganhando novas funcionalidades: como nomes individuais aos personagens, a habilidade deles pegarem, moverem ou largarem itens, e a habilidade de conversarem uns com os outros.

 

No natal de 1996, foi implementada no jogo a habilidade de se usar itens, e a funcionalidade de gerenciamento de contas dos usuários. Também foi criada a primeira versão do site do Tibia. Para os criadores de Tibia, estava assim tudo pronto para o lançamento do jogo, o qual ocorreu em 7 de janeiro de 1997. O servidor do Tibia se localizava, nessa época, na Universidade de Ratisbona, e o nome da primeira versão foi Alpha 1.0.

 

TTcskNq.png

Versão 4.x

As atualizações foram recebidas com satisfação pelos jogadores. As pessoas passaram a ficar mais tempo online no jogo, e assim sempre havia alguém dentro do jogo todo o tempo. O servidor se tornou insuficiente para toda essa atividade, então os criadores compraram um servidor na Universidade de Passau (Alemanha), o qual começou a rodar o jogo em 2 de julho de 1998.

 

Com o rápido crescimento do jogo, o seu código fonte foi tornando-se ineficiente e instável, e era bem difícil adicionar novas funcionalidades sem acabar adicionando junto novos defeitos. Então os criadores decidiram reescrever completamente o código do servidor, o que levou quase um ano. Em 18 de junho de 1999, com o novo servidor, foi lançada a versão 5.0 Beta do jogo.

 

Versão 5.x

Diversas melhorias foram adicionadas ao jogo com o auxílio dos jogadores, entre elas: um mapa ainda maior (1024 por 1024 quadrados), o desenho de novas áreas, o desenho de novos itens, escrita de histórias sobre o mundo de Tibia. Também foi conferido a alguns jogadores de confiança cargo de gamemasters, para ajudarem a manter a ordem dentro do jogo.

 

O número médio de jogadores era cerca de 50 no verão europeu de 1999, e cresceu para cerca de 150 na mesma época do ano de 2000; o que fez de Tibia, na época, o maior RPG online na Alemanha.

 

Ao longo do ano de 2000 foram feitas diversas mudanças nas regras do jogo.[1] Também foi introduzida Rookgaard, uma ilha onde os novatos poderiam aprender o básico do jogo antes de irem ao continente principal do jogo. Frente a todas essas mudanças e da necessidade de Tibia possuir um visual próprio, em vez dos gráficos que lembravam outros jogos do gênero, o jogo foi atualizado para a versão 6.0 Beta em 3 de novembro de 2000.

 

Versão 6.0

Houve poucas inovações técnicas, porém a atualização trouxe mudanças drásticas no visual do jogo. Com a ajuda de diversos artistas voluntários, da própria comunidade de jogadores, foram desenhados novos gráficos para substituir todos os gráficos antigos que lembravam os de outros RPG's, fazendo com que Tibia tivesse o seu próprio estilo.

 

A página oficial de Tibia foi reestruturada, ganhando assim um novo visual e novas funcionalidades: as notícias das últimas informações a respeito do jogo, e o lançamento dos fóruns oficiais do jogo (onde qualquer um que possuísse um personagem em Tibia poderia postar.

 

Houve algumas mudanças no cliente do jogo: um mecanismo que impede que vários clientes sejam abertos no mesmo computador, a possibilidade de se usar na lista de jogadores ignorados os wildcards * (que significa uma seqüência qualquer de vários caracteres) e ? (que significa um único caractere qualquer), a senha (por razões de segurança) não podia mais ser salva nas preferências, e uma nova técnica de comunicação com o servidor para reduzir os screen-bugs (defeitos de tela).

 

Além disso, devido ao fato de que nessa época os quatro criadores estavam quase concluindo os seus estudos na Universidade de Passau, eles tiveram de procurar um novo lugar para o servidor do jogo. Eles fizeram uma parceria com a Gameloft, que em retorno da hospedagem teve o seu banner de anúncios posto no site oficial de Tibia.

 

Logo após alguns dias depois do lançamento dessas atualizações, foi lançada em 7 de novembro de 2000 a versão para Linux do cliente para o Tibia 6.0 Beta.

 

O número de jogadores foi crescendo, e mais uma vez foi quebrado o recorde de jogadores online. No dia 19 de novembro de 2000 foi atingida a marca de 300 jogadores dentro do jogo.

 

Nesse ponto, devido às últimas atualizações, Tibia já havia consolidado muitas das características de um jogo online de RPG e havia ganhado um estilo próprio, o que fez com que o jogo terminasse a sua fase beta de desenvolvimento.

 

TTcskNq.png

 

Não irei citar todas as atualizações (clientes 7.x) pois se não o tópico vai ficar uma bíblia.

 

O tópico ficou grande, eu sei, mas para quem gosta de saber da história dos games, vale muito a pena ler.

fonte: wikipédia e alguns blogs.

tumblr_static_tumblr_static_co3ex5ycb5wk44wcoswgc0skw_640.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Muito bom zYolo, Outras curiosidades:

*Record de pessoas online: 64028 em Nov 28 2007, 19:26:00 CET

*Top level hoje em dia é o Kharsek level 1089 (Elite Knight)

*Top de Rookgaard Leaver level 178

If You Hear The Sound Of My Bowstream You Are Already Dead

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este tópico está impedido de receber novos posts.
 Compartilhar

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Nós fazemos uso de cookies no seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies , caso contrário, vamos supor que você está bem para continuar.