Ir para conteúdo
Faça parte da equipe! (2024) ×

[Cosmos] Missão Marte - A próxima fronteira !


Phefm'
 Compartilhar

Posts Recomendados

idi0bk.jpg

C O S M O S

Apresenta

 

2llnebn.png

 

 

Sejam muito bem vindos a mais um capítulo de nossa Odisseia. Antes de iniciarmos a introdução, gostaria de agradecer à todos que acompanharam e elogiaram o trabalho. Vocês me dão força para trazer mais conteúdo a respeito, e é muito legal ver mais membros se interessando pelo assunto.

 

 

Após o entendimento do Universo, voltaremos para nossas origens, a jovem Terra e nossos próximos desafios. Ambiciosa missão após a ida à Lua, a próxima fronteira para Marte se torna cada vez mais real, cientistas e empreendedores de todo o mundo estão trabalhando fortemente para que um dia possamos pisar em solo marciano e não demorará tanto quanto pensamos. Vamos lá...

 

 

2hzlhlt.png

 

 

 

M A R T E

 

O planeta "vermelho". Marte é o quarto planeta a partir do Sol, o segundo menor do Sistema Solar. Batizado em homenagem ao deus romano da guerra, muitas vezes é descrito como o "Planeta Vermelho", porque o óxido de ferro predominante em sua superfície lhe dá uma aparência avermelhada.

 

Marte está sendo explorado por oito espaçonaves atualmente: seis em órbita — Mars Odyssey, Mars Express, Mars Reconnaissance Orbiter, Mars Atmosphere and Volatile Evolution Missile – MAVEN, Mars Orbiter Mission e ExoMars Trace Gas Orbitere duas na superfícieMars Exploration Rover Opportunity e Mars Science Laboratory Curiosity. Entre as espaçonaves desativadas que estão na superfície marciana estão a sonda Spirit e várias outras sondas e rovers, como a Phoenix, que completou sua missão em 2008. As observações feitas pela sonda Mars Reconnaissance Orbiter revelaram a possibilidade de que exista água corrente no planeta durante os meses mais quentes. Em 2013, o rover Curiosity da NASA descobriu que o solo de Marte contém entre 1,5% e 3% de água em sua massa (cerca de 33 litros de água por metro cúbico, embora não esteja acessível por estar ligada a outros compostos). Marte pode ser facilmente visto da Terra a olho nu, assim como a sua coloração avermelhada.

 

24mdw2d.gif

 

 

29gn0o6.jpg

 

A atmosfera de Marte é menos densa que a nossa, isso significa que nosso peso na superfície seria menor que na Terra.

 

 

5b6zdh.gif

 

Enquanto que a Terra possuí 365 dias de Translação, ou seja, tempo para dar uma volta completa ao redor do Sol. Marte por ficar mais longe, leva 687 dias terrestres para completar sua translação.

 

 

oaya8y.gif

 

A massa de Marte é apenas 1/10 da Terra, muito menos pesada.

 

 

2dsoi8p.gif

 

Seu diâmetro é um pouco maior que a metade do diâmetro terrestre. As informações em milhas nos convertem mais ou menos 12.000km da Terra por 7.000km de Marte.

 

 

2hzlhlt.png

 

 

 

M I S S Ã O - P R Ó X I M A F R O N T E I R A

 

2u5rvau.png

 

 

A Agência Espacial da Nasa está agora com um novo foco, após aposentar seus ônibus espaciais e dar espaço para empresas privadas investirem na corrida espacial como a SpaceX por exemplo que vem fazendo um excelente trabalho. A Nasa vem dedicando os últimos anos ao projeto "JourneytoMars", a aclamada missão Marte. A estimativa real da agência é de que em meados de 2035 até 2040 consigam enviar humanos para o planeta vermelho, os dados são reais e o trabalho vem sido levado muito a sério pela empresa.

 

As exigências são altas e requer muitos testes constantes, os escolhidos? Jovens adolescentes 14/17 anos que já encontram-se na Sede realizando diversos treinamentos e formação astronômica. Mas por que adolescentes? Ora, se pararmos para pensar, até lá, em 2035 já serão adultos capacitados para a missão. Não é algo para nossa geração.

 

2dgng60.jpg

 

96c5l4.jpg

 

Todos os dias, os jovens realizam missões simuladas e reais nas dependências. Mas o que é necessário para ir até Marte? Como chegar lá? E o que fazer lá?

 

 

ofmsl4.png

 

 

 

2hzlhlt.png

 

 

ESTÁGIO 01 - PREPARAÇÃO

 

 

mb21zt.jpg

Para que seja possível ir até Marte, o primeiro passo é aproximação. O planeta vermelho em certo período do ano se aproxima da Terra entre órbitas oscilantes. É aí que se torna a chance perfeita em relativo curto prazo para irmos. A viagem duraria cerca de 6 meses para apenas chegar e 1 ano para voltar. Isso por que após chegar em Marte, haveria o tempo de espera do realinhamento de aproximação que leva novamente os 6 meses.

 

240znmh.png

 

Sob essas condições de tempo, entra uma questão muito importante para nós meros mortais humanos, a psicologia. É preciso trabalhar a mente e discipliná-la ao ponto de não causar insanidade e loucura na tripulação. Há também a questão da gravidade, em sua ausência, o corpo começa a rejeitar nossos ossos. Tudo é adaptação.

 

5zo7bm.jpg

A Nasa vem testando as reações do corpo ao submeter pessoas por 2 meses inteiros deitados, e paga bem ein? 70.000 dólares. Essas pessoas que aceitaram o desafio não podem sair da cama para nada. Absolutamente para nada.

 

Este treinamento é para a missão marte, não apenas, há também o treino de Esteira deitado para observações no Espaço.

 

E o mais importante, o treino psicológico. Há um grupo de voluntários confinados em uma das estruturas espaciais, juntos, para explicar a alteração que causa.

 

E há cientistas produzindo um programa inteligente para auxiliar os futuros astronautas na missão. O programa é capaz de detectar o humor e auxiliar no que a pessoa precisa para melhorar. O programa será ligado em tempo real entre a Nave e o centro de controle na Terra para que todos possam se ajudar.

alji8l.jpg

 

Este é um protótipo de veículo oficial para Marte.

 

 

 

21mhw8k.png

 

Protótipo não confirmado da espaçonave.

 

 

nye8ev.jpg

Esboço do Lar Marciano para os astronautas, esta estrutura é necessária para aguardarem durante 6 meses o realinhamento. Sim, eles vão morar em Marte por 6 meses, correndo todos os riscos possíveis. É por isto que uma empresa privada criou um projeto de ida para marte com passagens de apenas ida. A Nasa também não consegue dar garantias de retorno, é uma missão para corajosos. A passagem humana pelo planeta vermelho irá confirmar dados coletados pelas sondas espaciais além de destravar mais um horizonte.

 

rhny28.png

 

C U R I O S I D A D E S

 

 

3025to1.gif

 

Marte possuí calotas polares norte e sul. Ou seja, água congelada.

 

 

 

ae62rr.jpg

 

No passado, acredita-se que Marte era semelhante a Terra, possuía oceanos. A explicação para o desaparecimento da água líquida é de que os compostos químicos do planeta sugaram a água gradativamente e também o escape para o espaço após perder sua atmosfera.

 

 

o93afb.jpg

 

Monte Olimpo, o segundo maior vulcão do Sistema Solar. Com 21,9KM de altitude. Comparado com o Monte Everest que possuí 8KM de altitude.

 

 

168evci.jpg

 

Há 4 bilhões de anos, Marte era um planeta com potencial para abrigar a vida, como a Terra. Dentro da chamada zona habitável do Sistema Solar, ele era quente o suficiente para ter água, como comprovam estruturas geológicas semelhantes a leitos de rios secos e minerais que só se formam na presença da substância em estado líquido. Mas em algum momento este cenário foi transformado num mundo frio e deserto. Um estudo publicado na última edição da revista “Science” defende que esta transformação foi provocada pela perda da atmosfera, varrida por radiação e ventos solares.

 

 

 

2rz9v9u.gif

 

Até nossa próxima Odisseia.

 

 

Dê sua sugestão para o próximo tema [Cosmos] - ??? em meu perfil.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

~~

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa, excelente postagem, magnífico. Muito explicativa e detalhada, além das imagens que foram um detalhe indispensável.

 

Para os próximos, Phefm', seria bacana evitar um pouco esse discurso "pró-marketing". Na verdade a NASA não abriu espaço, ela perdeu domínio, inclusive no senado americano, que cada vez mais acha a agência um gasto desnecessário. O norte-americano não entende porquê as pesquisas devam ser algo inseridos nos gastos públicos, e isso gerou uma onda a favor da "privatização" dos estudos dessa natureza.

 

Enfim, muito bom tópico, e um "palpite" meu. Eu acho que em Marte há vida...

Every man has to die

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Excelente. Acredito que o seguinte .gif seria excelente na parte em que o Monte Olimpo é mencionado: https://twitter.com/WorldAndScience/status/962929364051611648 .

 

----

 

Acredito que em no máximo 30 anos veremos um desenvolvimento de um laboratório estilo a ISS em Marte. Aí sim teremos respostas. Precisamos fazer perfurações profundas no solo e escavações para buscar algum sinal de vida. Antes disso, imagino que teremos relatórios bem previsíveis, pois como apontado pelo tópico, temos uma pesquisa muito avançada sobre Marte, com vários equipamentos in loco, que já nos trouxeram informações em abundância.

 

Indico a leitura: https://www.marketwatch.com/story/heres-how-we-could-warm-up-mars-and-make-it-more-habitable-2016-11-17

 

E alguns vídeos que complementam a ideia de tornar Marte habitável:

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa, excelente postagem, magnífico. Muito explicativa e detalhada, além das imagens que foram um detalhe indispensável.

 

Para os próximos, Phefm', seria bacana evitar um pouco esse discurso "pró-marketing". Na verdade a NASA não abriu espaço, ela perdeu domínio, inclusive no senado americano, que cada vez mais acha a agência um gasto desnecessário. O norte-americano não entende porquê as pesquisas devam ser algo inseridos nos gastos públicos, e isso gerou uma onda a favor da "privatização" dos estudos dessa natureza.

 

Enfim, muito bom tópico, e um "palpite" meu. Eu acho que em Marte há vida...

 

Excelente. Acredito que o seguinte .gif seria excelente na parte em que o Monte Olimpo é mencionado: https://twitter.com/WorldAndScience/status/962929364051611648 .

 

----

 

Acredito que em no máximo 30 anos veremos um desenvolvimento de um laboratório estilo a ISS em Marte. Aí sim teremos respostas. Precisamos fazer perfurações profundas no solo e escavações para buscar algum sinal de vida. Antes disso, imagino que teremos relatórios bem previsíveis, pois como apontado pelo tópico, temos uma pesquisa muito avançada sobre Marte, com vários equipamentos in loco, que já nos trouxeram informações em abundância.

 

Indico a leitura: https://www.marketwatch.com/story/heres-how-we-could-warm-up-mars-and-make-it-more-habitable-2016-11-17

 

E alguns vídeos que complementam a ideia de tornar Marte habitável:

 

 

 

Opa, yahazu, kush, sempre aquela honra. Agradeço as opiniões e acrescentações.

 

Verdade yahazu, a respeito da Nasa. Mas quem sabe mais pra frente em outro governo volte a dar o valor para este ramo.

 

Kush, agradeço mesmo as acrescentações, dahora, acabei fazendo esse tópico meio que as pressas, valeu pelo help.

~~

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Phefm', na verdade não é o governo. A cultura norte-americana de uns anos para cá tem evitado ao máximo investir em coisas que não dão um retorno imediato a população. Essa onda é gerada pelo próprio povo, que ultimamente têm-se instigado a novas frentes.

De certa forma, é meio irônico. Para mim, o grande problema, é que deixamos de vislumbrar o espaço (como era feito na década de 80-90) como algo que nos compete. O ser-humano deixou de sonhar com as galáxias, deixou de sonhar com os planetas vizinhos, para se preocupar exclusivamente de coisas pífias. E isso é total reflexo da sociedade de agora, imediatista, globalizada, mas sem objetivos.

Parte dos esforços atuais, surgem justamente de visionários, como Ellon Musk.

Um adendo, lembro de vários jogos da década de 90 (como Rock 'n Roll Racing) que abordavam essa temática do espaço. Cada planeta abrigava um vilão que você deveria derrotar em várias corridas.

Outro clássico é o Metroid. (Super Metroid) que para mim é um jogo perfeito, traz infinitas possibilidades no espaço.

Talvez falte isso atualmente, algo que movimente os jovens dessa geração a se interessarem pelo não descoberto. A sonhar com novas possibilidades, quem sabe, vida inteligente em outros planetas.

 

Bom, e sendo bem sincero, esse tópico traz um engajamento interior muito bom...

Every man has to die

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Phefm', na verdade não é o governo. A cultura norte-americana de uns anos para cá tem evitado ao máximo investir em coisas que não dão um retorno imediato a população. Essa onda é gerada pelo próprio povo, que ultimamente têm-se instigado a novas frentes.

De certa forma, é meio irônico. Para mim, o grande problema, é que deixamos de vislumbrar o espaço (como era feito na década de 80-90) como algo que nos compete. O ser-humano deixou de sonhar com as galáxias, deixou de sonhar com os planetas vizinhos, para se preocupar exclusivamente de coisas pífias. E isso é total reflexo da sociedade de agora, imediatista, globalizada, mas sem objetivos.

Parte dos esforços atuais, surgem justamente de visionários, como Ellon Musk.

Um adendo, lembro de vários jogos da década de 90 (como Rock 'n Roll Racing) que abordavam essa temática do espaço. Cada planeta abrigava um vilão que você deveria derrotar em várias corridas.

Outro clássico é o Metroid. (Super Metroid) que para mim é um jogo perfeito, traz infinitas possibilidades no espaço.

Talvez falte isso atualmente, algo que movimente os jovens dessa geração a se interessarem pelo não descoberto. A sonhar com novas possibilidades, quem sabe, vida inteligente em outros planetas.

 

Bom, e sendo bem sincero, esse tópico traz um engajamento interior muito bom...

 

Talvez...

 

Não trouxe retorno imediato nos últimos anos, mas tem sido o gatilho para a evolução da tecnologia. Muitas coisas que usamos no dia a dia vieram de experimentos no Espaço. É um absurdo a lista, o próprio microondas por exemplo, ou o pão francês que você come no café da manhã. Ou melhor, o Raio-X que foi repassado para a área de saúde. O problema eram os gastos absurdos que tinham com a exploração espacial, recentemente a SpaceX demonstrou, reascendeu a empolgação pelo Espaço. Este novo foguete Falcon Heavy nos mostrou que é possível prosseguir com baixos custos.

 

Sobre vida inteligente ainda é algo longe para nós rsrsrs, temos que ir devagar. Enquanto não vencermos a velocidade da Luz é algo meio utópico. Embora os cientistas estejam prontos para lançar o próximo telescópio espacial para substituir o hubble em 2019, com capacidade maior. Podemos esperar grandes descobertas nos próximos anos.

 

"Engajamento interior" rsrsrs, esse é o objetivo.

Abraços.

~~

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não quero tornar o tópico um espaço de debate aleatório. Contudo, só correções.

 

Pão francês que a gente come aqui no Brasil é criação nacional, não tem nada a ver com o pão que você se referiu, esse é um conceito falho. Aliás, o pão "brasileiro" era escuro, foi apenas uma tendência na época deixá-lo mais claro, como ocorria com os pães franceses.

 

Sobre a tecnologia. Concordo em muito contigo. O mesmo aconteceu na época das bombas atômicas. E por incrível que pareça, os trabalhos de Oppenheimer com os cientistas que fizeram as bombas, geraram avanços indescritíveis na organização de documentos científicos. Dessa forma surgiu diversas ferramentas para mensurar o avanço e impactos da ciência. Inclusive o fator de impacto.

.

Voltando ao tópico, só uma pergunta. Desculpe a minha ignorância. Qual seria a vantagem de se pisar em solo Marciano? (atualmente)

O que se poderia resgatar de mais informações que ainda não se tem?

Levando-se em conta parâmetros atuais.

Every man has to die

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não quero tornar o tópico um espaço de debate aleatório. Contudo, só correções.

 

Pão francês que a gente come aqui no Brasil é criação nacional, não tem nada a ver com o pão que você se referiu, esse é um conceito falho. Aliás, o pão "brasileiro" era escuro, foi apenas uma tendência na época deixá-lo mais claro, como ocorria com os pães franceses.

 

Sobre a tecnologia. Concordo em muito contigo. O mesmo aconteceu na época das bombas atômicas. E por incrível que pareça, os trabalhos de Oppenheimer com os cientistas que fizeram as bombas, geraram avanços indescritíveis na organização de documentos científicos. Dessa forma surgiu diversas ferramentas para mensurar o avanço e impactos da ciência. Inclusive o fator de impacto.

.

Voltando ao tópico, só uma pergunta. Desculpe a minha ignorância. Qual seria a vantagem de se pisar em solo Marciano? (atualmente)

O que se poderia resgatar de mais informações que ainda não se tem?

Levando-se em conta parâmetros atuais.

 

Opa pao francês ali eu não fui muito especifico kkkk, as barras que esquentam pra fazer ele. *

~~

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acredito eu que estarei vivo para ver toda essa colonização no planeta vermelho. A tecnologia irá evoluir muito ate lá. A ciência entre outros.

 

A Nasa vem testando as reações do corpo ao submeter pessoas por 2 meses inteiros deitados, e paga bem ein? 70.000 dólares. Essas pessoas que aceitaram o desafio não podem sair da cama para nada. Absolutamente para nada.

Inclusive, tem um relato de uma das cobaias que participou desse teste. Não lembro se foi devido a "operação Marte". Porém, ele passou por esse experimento onde teve que ficar deitado por meses. Contou toda a experiência. Quem se interessar, só dar uma googleada que acha.

 

Excelente tópico. Muito bem estruturado e como já dito, as imagens foram cruciais para a melhor interpretação e compreensão do texto.

 

Novamente, ótimo tópico.

Parabéns!

tumblr_p2uvuaDrwq1vhmslwo1_500.gif
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acredito eu que estarei vivo para ver toda essa colonização no planeta vermelho. A tecnologia irá evoluir muito ate lá. A ciência entre outros.

 

 

Inclusive, tem um relato de uma das cobaias que participou desse teste. Não lembro se foi devido a "operação Marte". Porém, ele passou por esse experimento onde teve que ficar deitado por meses. Contou toda a experiência. Quem se interessar, só dar uma googleada que acha.

 

Excelente tópico. Muito bem estruturado e como já dito, as imagens foram cruciais para a melhor interpretação e compreensão do texto.

 

Novamente, ótimo tópico.

Parabéns!

 

Sim sim estes testes são para a operação marte. Rsrs está no documentário oficial netflix com a Nasa. Se quiser dar uma olhada "geração marte"

~~

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este tópico está impedido de receber novos posts.
 Compartilhar

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Nós fazemos uso de cookies no seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies , caso contrário, vamos supor que você está bem para continuar.