Ir para conteúdo
Faça parte da equipe! (2024) ×

[Cosmos] O Poder das Luas ☽ ● ☾


Phefm'
 Compartilhar

Posts Recomendados

idi0bk.jpg

C O S M O S

Apresenta

 

 

jj0kkw.png

O Poder das Luas

 

 

Sejam bem vindos, nossa viagem alucinante pelo cosmos se torna cada vez mais empolgante a medida que descobrimos novos horizontes. Neste capítulo seguindo o roteiro original de "[Cosmos] Uma Nova Odisseia", conheceremos mais a respeito de nosso satélite natural e de outras Luas pelo universo. Descubra agora, o Poder das Luas. Boa Leitura ;D

 

 

ojq9mc.png

 

 

moon_PNG46.png

 

 

Lua - Moon - Luna

Derivado do grego antigo Selene, é o único satélite natural de nosso Planeta. O quinto maior do Sistema Solar, teve sua origem logo após a formação da Terra, em um choque entre mundos, Terra e Theia estavam em mesma rota de colisão nos tempos caóticos do nascimento de nosso sistema. Em uma épica explosão, os destroços circundaram a Terra em forma de anéis e aglutinaram-se com a reação da gravidade e rotação da terra dando origem ao corpo celeste. Há 4,5 bilhões de anos, alguns milhões após a Terra se formar.

 

dn25702-1_800.jpg

birth-of-the-moon.jpg

 

 

main-qimg-24fc44213a9a169ba4f198cc155f4502.webp

 

images?q=tbn:ANd9GcQOxsyPjefSfKzqoti4xe6KO5cjeza1Hcw2YKdMjgoqVpEI1KYhYg

 

O que sobrou, são os rastros registrados em sua superfície. A marca de uma época assombrosa, marcas de mares vulcânicos escuros entre montanhas cristalinas e crateras de impacto.

 

A Lua nos fascina a cada fase, não é atoa que possuímos certa atração, ele nos causa influências na Terra desde seu nascimento, veremos agora...

 

Imag%C3%A9ns+de+mar%C3%A9s.gif

Você já deve ter ouvido falar sobre efeito das marés, A Lua puxa o mar da terra para ela, devido a rotação da terra estar sempre empurrando a lua para longe ao tempo que ela está atraindo. Quando a Lua está posicionada em um lado do planeta este lado passa a ter maré alta e o outro, maré baixa. Podemos observar essa reação ao irmos para a Praia. Embora as marés de hoje sejam relativamente pequenas, o mesmo não acontecia após a formação da Lua, quase que colada com a Terra, a atração gravitacional era muito maior e em consequência desencadeava gigantescos tsunamis com ondas colossais e terremotos entre as placas tectônicas.

Moon.OceanTides.jpg

* Por que Acreditamos que a Lua nos influencia ?

Segundo especialistas, há varias razões que podem explicar a crença de que a Lua decide muitas situações na vida da Terra. "Algumas teorias dizem que, se a Lua é capaz de influenciar a água, como as marés, pode nos influenciar também, já que somos feitos com 70% de água", diz o Naelton Araújo, astrônomo da Fundação Planetário do Rio de Janeiro...

ojq9mc.png

AS FASES DA LUA

content-overlay-eclipse.png

Veremos a seguir algumas características de nosso satélite natural:

 

 

fases-da-lua-11.jpg?w=538

 

 

 

Eclipses

 

Um eclipse acontece sempre que um corpo entra na sombra de outro. Assim, quando a Lua entra na sombra da Terra, acontece um eclipse lunar. Quando a Terra é atingida pela sombra da Lua, acontece um eclipse solar.

 

lunareclipse_seasons.png

Quando um corpo extenso (não pontual) é iluminado por outro corpo extenso definem-se duas regiões de sombra:

 

  • umbra: região da sombra que não recebe luz de nenhum ponto da fonte.
  • penumbra: região da sombra que recebe luz de alguns pontos da fonte.

umbra.gif

eclipse.jpg

 

eclipsesolar.gif

 

 

 

eclipse99_mir.jpg

 

 

 

Apogeu e Perigeu

orbita.jpg

O famoso efeito de Super Lua que vemos é causado no Perigeu, quando a Lua está mais próxima da Terra.

 

 

 

ojq9mc.png

 

AS LUAS DO SISTEMA SOLAR

Nosso satélite não é o único presente no sistema, os planetas sobreviventes da grande época caótica carregaram também outros corpos celestes. As luas são tão normais quanto as incontáveis estrelas que vemos e estão ligadas a formação dos planetas.

 

 

São tantas que os cientistas preferiram apenas nomear as maiores encontradas, Júpiter por exemplo possuí mais de 60 luas, porém apenas 4 são principais.

 

 

Mercúrio e Vênus são os únicos planetas sem Luas.

 

FlawedJampackedGavial-size_restricted.gif

MARTE

 

Possui duas Luas, Fobos e Deimos.

 

mars-phobos2.jpg

 

Esta é a Lua Fobos. É o maior e mais próximo satélite natural de Marte. Com um raio médio de 11,1 km, Fobos é 7,4 vezes mais massivo que que a outra lua marciana Deimos. O satélite que orbita mais próximo do planeta-mãe: menos de seis mil quilômetros acima da superfície marciana. Acredita-se que é um asteroide que foi capturado pela força de gravidade do planeta.

 

oomarsmoons.jpg

 

Deimos (em grego: terror), é o menor e mais afastado dos dois satélites naturais de Marte. É, também, a menor lua reconhecida do Sistema Solar.

 

 

 

07-jupiter-icon.png

Júpiter

Possui pelo menos 67 satélites, dos quais se destacam os quatro descobertos por Galileu Galilei em 1610: Ganimedes, o maior do Sistema Solar, Calisto, Io e Europa; os três primeiros são mais massivos que a Lua, sendo que Ganimedes possui um diâmetro maior que o do planeta Mercúrio.

 

a312cca1980fc3275eb6f1d85a82ae0d.jpg

 

 

 

Europa

 

Europa-moon.jpg

 

stream_img.jpg

 

1026756698.jpg

Europa tem a superfície mais lisa do que qualquer objeto sólido conhecido no Sistema Solar. A juventude aparente e a suavidade da superfície levaram à hipótese de que existe um oceano aquático abaixo dela, o qual poderia concebivelmente abrigar vida extraterrestre.O modelo predominante sugere que o calor da flexão das marés faz com que o oceano permaneça líquido e conduza o movimento do gelo similar à tectônica de placas, absorvendo produtos químicos da superfície, oceano abaixo. O sal do mar de um oceano subterrâneo pode revestir algumas características geológicas em Europa. Isso pode ser importante para determinar se a Europa pode ser habitável. Além disso, o Telescópio Espacial Hubble detectou plumas de vapor de água semelhantes àquelas observadas na lua Encélado de Saturno, que se pensa serem causadas por criogêiseres em erupção.

 

 

LO

 

PIA01667-Io%27s_Pele_Hemisphere_After_Pillan_Changes.jpg

 

111873_original.jpg

 

 

solar_system_jupiter_io_medium.jpg

 

Com mais de 400 vulcões ativos, o Io é o objeto mais geologicamente ativo no Sistema Solar.Esta atividade geológica extrema é o resultado do aquecimento de maré devido ao atrito gerado no interior de Io, pois é puxado entre Júpiter e os outros satélites galileus - Europa , Ganimedes e Callisto . Vários vulcões produzem plumas de enxofre e dióxido de enxofre que escalam até 500 km acima da superfície. A superfície de Io também é pontilhada com mais de 100 montanhas que foram elevadas por compressão extensa na base da crosta de silicato de Io. Alguns desses picos são mais altos do que o Monte Everest . Ao contrário da maioria dos satélites no sistema solar externo, que são principalmente compostos de gelo de água, Io é composto principalmente de rocha de silicato que envolve um ferro fundido ou núcleo de sulfeto de ferro. A maior parte da superfície de Io é composta por extensas planícies revestidas com geada de enxofre e dióxido de enxofre.

 

 

 

CALLISTO

 

C2BfY5RXUAQ6Mg8.jpg

 

aHR0cDovL3d3dy5zcGFjZS5jb20vaW1hZ2VzL2kvMDAwLzAxOS8xMTEvb3JpZ2luYWwvY2FsbGlzdG8uanBn

 

A investigação da nave espacial Galileo revelou que Callisto pode ter um pequeno núcleo de silicato e, possivelmente, um oceano subterrâneo de água líquida aem profundidades superiores 100 km .

 

A superfície do Callisto é a mais antiga e mais pesada do Sistema Solar. Sua superfície está completamente coberta por crateras de impacto.

Ganimedes

ganimedes-lua-de-jupiter.jpg

Éo principal satélite natural de Júpiter, o maior do Sistema Solar, sendo maior que o planeta Mercúrio em termos de tamanho (mas não de massa). Este gigantesco satélite orbita Júpiter a 1,07 milhão de quilometros.

 

2wf8qye.png

SATURNO

 

 

Saturno possuí 62 Luas, sendo 8 conhecidas porém apenas apresentaremos a mais importante, chamada de Titã. Mimas, Encélado, Tétis, Dione, Reia, Hiperion, Japeto e Febe.

 

Titã

1449738113_825099_1449738284_noticia_normal.jpg

 

images?q=tbn:ANd9GcRcouXKZkWaAxzw3E0h8gUxGG99hvUjqpmz-exJbjRdqmc9CX8hig

 

 

Há outras incontáveis luas, poderia estender mais o tópico porém deixarei registrado aqui para vocês:

 

luas-do-sistema-solar.jpg

 

 

Cada satélite possuí suas características deslumbrantes e talvez forma de vida ou possibilidade de água. Talvez algum dia conseguiremos pisar nas Luas de nosso Sistema.

Até a próxima!

~~

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pq o nome das outras luas é tudo nome formoso e a nossa lua simplesmente é chamada de "lua"? :c

 

Brincadeiras à parte, ótimo tópico, cara. Esses assuntos astronômicos que você coloca nunca decepciona. Eu, como um amante da astronomia e do cosmos, é muito legal ver esse tipo de conteúdo por aqui.

 

Ainda espero que possamos também, colonizar alguma lua. Talvez Europa quem sabe haha.

 

Parabéns pelo tópico!

tumblr_p2uvuaDrwq1vhmslwo1_500.gif
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pq o nome das outras luas é tudo nome formoso e a nossa lua simplesmente é chamada de "lua"? :c

 

Brincadeiras à parte, ótimo tópico, cara. Esses assuntos astronômicos que você coloca nunca decepciona. Eu, como um amante da astronomia e do cosmos, é muito legal ver esse tipo de conteúdo por aqui.

 

Ainda espero que possamos também, colonizar alguma lua. Talvez Europa quem sabe haha.

 

Parabéns pelo tópico!

 

Na verdade são chamados de satélites, a Lua é em si um nome bonito também, é que nos acostumamos a chamar os outros corpos celestes também de luas... se tornou algo padrão na linguagem.

 

Agradeço o apreço, rsrs, isso me motiva a continuar. Também acredito que Europa futuramente possa ser visitada, ela é uma aposta alta depois de Marte.

 

Estou preparando o próximo tópico, sobre Super Novas, não posso revelar muito, mas tentarei caprichar no quesito explicativo e dinâmico pra que todos consigam entender mais ou menos os absurdos do Universo. O que é curioso nos fascina, comigo, desde criança rsrs e se tornou algo sério, algo que pretendo crescer.

 

Alguns spoilers...

 

 

tumblr_okti49TXMB1vczpxxo1_400.gif

 

tumblr_oi438nXlhn1ujqvcvo1_500.gif

Não posso revelar muito, rsrs mas acima, são obras de supernovas ilustrativa e hiper-acelerada. Até o próximo ^-^ abraços.

~~

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu fico fascinado.

 

Imagens, então, que tratam do universo, de forma misteriosa, infinita...

Não tenho nem palavras. Imagine pisar em todos esses "lugares"?

Para mim, o grande sabor da série Cosmos, foi a viagem artística da série atrelada a conhecimento rápido.

 

Cara, é magnífico... Me bate um saudosismo imenso, por lembrar as viagens que fiz em jogos que tratavam do espaço, "conhecer" outros planetas e etc.

 

Parabéns Phefm.

 

Se aceita uma dica, não atrele esse conteúdo só a WC. Ofereça a outros meios, talvez até escolas e etc, como forma de ensino. Te digo que tens futuro.

Every man has to die

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu fico fascinado.

 

Imagens, então, que tratam do universo, de forma misteriosa, infinita...

Não tenho nem palavras. Imagine pisar em todos esses "lugares"?

Para mim, o grande sabor da série Cosmos, foi a viagem artística da série atrelada a conhecimento rápido.

 

Cara, é magnífico... Me bate um saudosismo imenso, por lembrar as viagens que fiz em jogos que tratavam do espaço, "conhecer" outros planetas e etc.

 

Parabéns Phefm.

 

Se aceita uma dica, não atrele esse conteúdo só a WC. Ofereça a outros meios, talvez até escolas e etc, como forma de ensino. Te digo que tens futuro.

 

Sobre esse plano já estou com algumas coisas em mente rssrs.

 

Entender o universo é entender a nós mesmos, somos todos um universo microscópico particular, o universo em si é macro, mas, as primeiras particulas de matéria a surgirem são micro. Alguns cientistas noiados da cabeça creem no big crunch, que um dia o universo pare e regresse ao ponto inicial quando na verdade já se descobriu que um dia... na verdade vai levar uma eternidade, tudo se dissipará e escurecerá. Galaxias e estrelas vao se distanciar tanto... Quanto que o hidrogênio do universo se esgotará e o processo de criação de Estrelas finalmente irá parar.

 

A mesma forma como nascemos crescemos e morremos... Vejo o universo como a Divindade, tentamos desvenda-lá, eu creio que seja o próprio universo, e seríamos apenas células que compõe. Não influencia em nada, mas imagine o dia em que o ser humano consiga controlar a própria mente, teremos aí o início da imortalidade. Aí eu penso, talvez Deus também possa controlar de certa forma as "regras" que ditam a física. Mas nós jamais fomos controlados ou consolados por uma divindade... Assim como matéria escura e energia escura se parecem com veias ou teias, a mesma composição do nosso sistema corporal se aplica nas galaxias e na gravidade... Entende? Kkk é bem doido isso mas é algo bem legal de deduzir.

 

 

Muito bom cara. Uma boa sugestão também é falar sobre um quasar.

 

De quasares eu expliquei em um dos capítulos da Saga, é só conferir, se não me engano está no "Galáxias", ve lá, meu perfil e tópicos iniciados.

 

Abraços

~~

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre esse plano já estou com algumas coisas em mente rssrs.

 

Entender o universo é entender a nós mesmos, somos todos um universo microscópico particular, o universo em si é macro, mas, as primeiras particulas de matéria a surgirem são micro. Alguns cientistas noiados da cabeça creem no big crunch, que um dia o universo pare e regresse ao ponto inicial quando na verdade já se descobriu que um dia... na verdade vai levar uma eternidade, tudo se dissipará e escurecerá. Galaxias e estrelas vao se distanciar tanto... Quanto que o hidrogênio do universo se esgotará e o processo de criação de Estrelas finalmente irá parar.

 

A mesma forma como nascemos crescemos e morremos... Vejo o universo como a Divindade, tentamos desvenda-lá, eu creio que seja o próprio universo, e seríamos apenas células que compõe. Não influencia em nada, mas imagine o dia em que o ser humano consiga controlar a própria mente, teremos aí o início da imortalidade. Aí eu penso, talvez Deus também possa controlar de certa forma as "regras" que ditam a física. Mas nós jamais fomos controlados ou consolados por uma divindade... Assim como matéria escura e energia escura se parecem com veias ou teias, a mesma composição do nosso sistema corporal se aplica nas galaxias e na gravidade... Entende? Kkk é bem doido isso mas é algo bem legal de deduzir.

 

 

 

 

De quasares eu expliquei em um dos capítulos da Saga, é só conferir, se não me engano está no "Galáxias", ve lá, meu perfil e tópicos iniciados.

 

Abraços

 

Vlw então, cara. Vou dar uma lida. Mals pela ignorância, acho que eu nem procurei direito aqui, mas vou olhar com mais calma. Quasares são mt interessantes de serem explicados e eu acho mt legal tbm kkkk.

 

Abraços.

tumblr_p2uvuaDrwq1vhmslwo1_500.gif
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Phefm', eu acho que é muito "cedo" para fazer afirmações de um espectro tão duvidoso.

Imaginar o fim do universo, com conhecimento tão recluso a um único ambiente (que é a Terra), não é o jeito mais sábio de se avaliar. Essas teorias, como a do Big Rip, nos dizem mais sobre nós, do que alguma dissertativa sobre o futuro.

 

Particularmente, eu apoio muito a ideia do universo ser realmente Infinito. Gerando diversos conflitos que nosso conhecimento finito não permite desvendar. É o caso das leis da física não se aplicarem a um ambiente infinito.

Every man has to die

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Phefm', eu acho que é muito "cedo" para fazer afirmações de um espectro tão duvidoso.

Imaginar o fim do universo, com conhecimento tão recluso a um único ambiente (que é a Terra), não é o jeito mais sábio de se avaliar. Essas teorias, como a do Big Rip, nos dizem mais sobre nós, do que alguma dissertativa sobre o futuro.

 

Particularmente, eu apoio muito a ideia do universo ser realmente Infinito. Gerando diversos conflitos que nosso conhecimento finito não permite desvendar. É o caso das leis da física não se aplicarem a um ambiente infinito.

 

Mas é de fato, bem grande, mas tem um limite porem ele se multiplica a cada milésimo de segundo. O mapa no microondas é apenas o universo observável. O tempo que luz levou ate nos... tem luz que ainda nem sequer chegou p gnt. Mas é incrível pensar que o universo em si seja um organismo.

~~

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

podemos fazer um feat e falar sobre astrobiologia

 

Aguardarei ansiosamente por esse tópico.

 

Já dei uma lida sobre astrobiologia e seria um conteúdo muito interessante para o fórum. Talvez tenha uma rapaziada que não conhece.

 

Quero ver esse crossover de vocês kkkkkk

tumblr_p2uvuaDrwq1vhmslwo1_500.gif
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas é de fato, bem grande, mas tem um limite porem ele se multiplica a cada milésimo de segundo. O mapa no microondas é apenas o universo observável. O tempo que luz levou ate nos... tem luz que ainda nem sequer chegou p gnt. Mas é incrível pensar que o universo em si seja um organismo.

 

Aí que tá, a exatidão é uma coisa que assusta.

 

Você só tem afirmação, porque tecnicamente o universo está se expandindo mais rápido que a luz. É meio óbvio imaginar que além do universo observável há muito a se decifrar. Eu não creio que as nossas leis sejam aplicáveis a algo inteiro como o universo. Isso sem entrar em detalhes...

Every man has to die

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este tópico está impedido de receber novos posts.
 Compartilhar

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Nós fazemos uso de cookies no seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies , caso contrário, vamos supor que você está bem para continuar.