Ir para conteúdo
Faça parte da equipe! (2024) ×

[Cosmos] - Super Novas & Hiper Novas -


Phefm'
 Compartilhar

Posts Recomendados

idi0bk.jpg

C O S M O S

Apresenta

 

jg1q44.png

S U P E R N O V A S - & - H I P E R N O V A S

Bem vindos ao sétimo capítulo da Saga, em agradecimentos ao membro hobbo23 pela sugestão do capítulo, hoje falaremos sobre as maiores explosões do universo. Em qualquer direção, milhares de estrelas estão morrendo... O fim de um ciclo e a origem de nós! Entendamos por que somos feitos de poeira estelar.

 

 

 

Capítulos anteriores:

1 - Nascimento do Sistema Solar

2 - O Espaço-Interestelar

3 - Galáxias

4 - O Início dos Tempos: Big-Bang!

5 - Missão Marte

6 - O Poder das Luas

 

ojq9mc.png

 

E S T R E L A S

 

 

starClassB.png

 

Supernova%2B4.jpg

 

Antes de começarmos a falar sobre Super Novas, precisamos primeiro entender o processo que desliga as estrelas. Uma Super Nova só pode acontecer em estrelas que possuem massas múltiplas vezes maiores que nosso Sol. É necessário haver bastante energia concentrada em seu núcleo. Estima-se que ocorra 3 Super Novas por milênio em uma galaxia.

 

 

O tempo de vida em estrelas que explodirão em Super Nova é totalmente diferente de nosso Sol que possui vida média de 10 bilhões de anos. Quanto que as maiores estrelas possuem apenas milhares de anos de vida, chegando no máximo 2 bilhões de anos. O curto período é devido a força da gravidade suprema que opera esmagando as camadas externas e estas pressionando a atividade interna no núcleo.

 

 

A estrela reage à pressão e tenta expelir mais energia para fora, o que ocasiona intensos ventos solares que vemos na superfície. Forte instabilidade deixa as estrelas com a coloração azulada ou avermelhada. No núcleo da estrela, começa uma épica batalha entre as forças de atração e repulsão, neste momento, são criados os elementos químicos da tabela periódica, quanto maior a pressão em cima do núcleo força os átomos se unirem mais, até formar elementos pesadíssimos como Diamante, Prata, Ouro... Até chegar no elemento Ferro, não se sabe o por que, mas quando a estrela cria o elemento ferro ela se aniquila. A fusão nuclear cessa e a maior explosão do universo é criada. A Estrela se revira do avesso em todas as direções expelindo aquele horror de energia concentrada regando assim o espaço com elementos químicos que futuramente chegarão em planetas.

 

tumblr_okti49TXMB1vczpxxo1_400.gif

 

tumblr_oi438nXlhn1ujqvcvo1_500.gif

 

lead_960.jpg?1452797426

 

75680.jpg

 

imagem-supernova-1987A-1.jpg

 

supern.jpg?w=604

 

orange-super-nova-larry-landolfi.jpg

 

 

7UC1tesmfcdqRHbmTpHIc3WRP9U.jpg

 

 

ojq9mc.png

O Fim do Ciclo Estelar

 

 

repeating-supernova-2.jpg?auto=format%2Ccompress&ch=Width%2CDPR&fit=crop&h=347&q=60&rect=28%2C70%2C728%2C410&w=616&s=7e298116c89b14e0c4eb002760386b69

 

Algumas estrelas, como o nosso Sol, irão se inflar e dissolver-se no espaço. Nossa estrela irá crescer até marte, engolindo a Terra. No fim deste processo, seu núcleo se tornará extremamente denso porém pequeno, um mísero ponto no meio de uma nuvem quente, lá está... A anã-branca. O Sol não tem massa para explodir em Super Nova, mas deixará um lindo diamante gigante brilhando em Júpiter e o restante dos planetas até que se apague por completo dentro de milhões de anos pós sua morte.

 

Já o fim das Super Novas terminam em Estrelas de Neutrons ou Pulsares, núcleos extremamente densos e instáveis... Os Pulsares emitem radiação gama fortíssima, se fossemos atingidos por esta radiação nosso planeta torraria instantaneamente.

 

Enquanto que as Hiper Novas terminam seus ciclos em Buracos Negros.

maxresdefault.jpg

(Estrela Pulsar)

 

 

 

ojq9mc.png

 

H I P E R N O V A S

 

uy-scuti-vs-sun.jpg

 

 

Monstruosas estrelas, milhões de vezes maiores que nosso Sol, explodem em Hiper-Novas, é tão violento que é possível ver a olho nu se tiver sorte em alguns lugares do planeta onde o céu é limpo e altitude elevada. Marca o início de um Buraco-Negro.

 

Quando a batalha contra a gravidade termina, as camadas externas desabam contra o núcleo da estrela, o núcleo não suporta tamanha pressão pelo tamanho e massa, desta forma, em milésimos de segundos o núcleo ao invés de explodir, implode para onde ninguém sabe onde.... Levando consigo tudo que estiver pelo caminho, nasce aí um buraco-negro, ele engasga com tanta matéria da estrela e explode a hiper-nova.

 

1000?cb=20121021174919

 

Supernova-740x357.jpg

(buraco negro se alimentando de estrela)

 

BlackHoleAnimation_01500.jpg

 

 

ojq9mc.png

 

Comentário Final

 

 

- É isso galerinha, fiz este tópico meio que as pressas, meu tempo está meio corrido. No capítulo 2 o espaço-interestelar eu falei um pouco sobre as super novas e as hiper novas, dando uma melhor ênfase neste a pedido do membro que sugeriu o capítulo. O próximo capítulo será um dueto com o membro Kairs (Bart) e se chamará

 

 

"Mundos Vazios?"

 

- A vida só existe na Terra? Desvendaremos os mistérios dos planetas semelhantes.

 

 

170223040045-nasa-newly-discovered-planets-church-dnt-00010106-full-169.jpg

 

Até a próxima, viajantes!

 

~~

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas atrás...

Muito bom phefm'. Muito bom tópico, explicado, coeso e coerente. Deixe-me divagar sobre esse campo.

 

Sobre especificamente esse assunto, lembro de Top Gear 3 Super Nintendo. KKK

A história ocorria entre vários planetas, e cada um possuía alguns detalhes únicos...Você ia viajando pela galáxia, e no final, mostrava o que parecia uma super-nova e seu carro guiando para o centro da explosão em uma via asfaltada. KKKK

Loucura demais, aquele jogo era insano.

 

Cara, eu bato na mesma tecla. Essa geração de agora, deixou de sonhar. Deixaram de imaginar o espaço, outros planetas, galáxias, outras possibilidades. Outras raças, outros seres, viagem espacial, busca por vida, etc.

 

Enquanto nos anos 80-90 tínhamos uma presença marcante na cultura de assuntos movidos pelo interesse no Cosmos, hoje falamos disso apenas cientificamente.

 

Com exceção de poucos conteúdos, a maioria massante nem se interessa mais pela dúvida. Tratamos de corrida espacial, guerra fria, para chegarmos a esse mormaço.

Every man has to die

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bom phefm'. Muito bom tópico, explicado, coeso e coerente. Deixe-me divagar sobre esse campo.

 

Sobre especificamente esse assunto, lembro de Top Gear 3 Super Nintendo. KKK

A história ocorria entre vários planetas, e cada um possuía alguns detalhes únicos...Você ia viajando pela galáxia, e no final, mostrava o que parecia uma super-nova e seu carro guiando para o centro da explosão em uma via asfaltada. KKKK

Loucura demais, aquele jogo era insano.

 

Cara, eu bato na mesma tecla. Essa geração de agora, deixou de sonhar. Deixaram de imaginar o espaço, outros planetas, galáxias, outras possibilidades. Outras raças, outros seres, viagem espacial, busca por vida, etc.

 

Enquanto nos anos 80-90 tínhamos uma presença marcante na cultura de assuntos movidos pelo interesse no Cosmos, hoje falamos disso apenas cientificamente.

 

Com exceção de poucos conteúdos, a maioria massante nem se interessa mais pela dúvida. Tratamos de corrida espacial, guerra fria, para chegarmos a esse mormaço.

 

 

kkkkk, tambem gostava bastante de ver coisas espaciais nos games mas eu nao jogava muito, sempre fui muito observador e pensativo, quando crianca eu sempre questionava o ceu, possibilidades e o por que das coisas... Astronomia cresceu comigo desde os 7 anos de idade rsrs.

 

Por exemplo, se voce gostava de jogar e ver esses mundos loucos, eu ja teria jogado achado o maximo e depois pesquisava sobre.

 

 

A geracao de agora voce se refere aqui no Brasil rsrs, o campo dessa area esta quebrado, ja no mundo a astronomia ainda eh muito bem conceituada com MUITOS jovens sonhadores, posso te garantir mano rsrs o problema mesmo eh so aqui.

 

 

Ah eu acho que as pessoas aqui no Brasil ate se interessam pelo assunto, mas ninguem quer entender constelacoes pontos cardeais ou explicacoes superficiais... Os caras querem saber como surgiu, por que funciona daquela forma, ate quando.... Possibilidades, as pessoas querem maaais curiosidade rsrs.

 

Eu quando sento para conversar com jovens ou ate mesmo pessoas de mais idade ficam sempre fascinados e inspirados, nao captam tudo na hora mas desperta mais a curiosidade e eu sinto a falta que esse conhecimento faz nas pessoas... Consigo perceber o desleixo do ensino, muitos nao sabem, os que sabem, sabe por que ouviu falar de uma coisinha ou outra mas nao entende o que eh ou sabem apenas o superficial que eh ensinado em escolas.

 

Aquele seriado Cosmos eh apenas a ponta do iceberg rsrs DeGrasse foca mais na historia humana do que explicar de fato como funciona os acontecimentos do universo. Ja o seriado How Universe Works vai mais afundo, intriga mais e nao coloca formas de pensamento, coloca pratica apenas.

 

Estou num grupo de astronomos amadores e vejo iniciativas, eh aos poucos mas um dia a galera daqui vai comecar a querer cobrar mais esse tipo de conteudo ou seremos as sucatas do futuro.

~~

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não me refiro ao Brasil apenas.

 

Financiamentos de pesquisas sobre o "espaço" só vem caindo. Praticamente em todas nações. Até a Coreia do Sul que há 50 anos investe pesado em educação, minou um pouco de seus esforços para sustentabilidade.

 

Algumas explicações sobre o Universo são tão fáceis de serem reproduzidas, que se tornou um conteúdo "barato". Sendo mediano pensar no universo como "nossa casa". Não há interesse político e não há interesse popular.

 

Veja bem, não estou dizendo que é um conteúdo "fácil", mas que se tornou arma de marketing para angariar fundos. O DeGrasse, passa muito mais tempo agindo politicamente, do que ajudando a ciência. Assim ocorre com diversos "cientistas" renomados, buscando apenas o reconhecimento próprio.

 

É irônico você estudar na faculdade uma disciplina sobre revisão por pares, e isso ser IMENSAMENTE BUROCRÁTICO. É um ABSURDO um professor doutor cobrar milhares de dólares para analisar uma TEORIA que pode ser a solução de vários problemas de uma área científica.

 

Enfim, não creio na saída da ciência em mãos de herois de óculos e jaleco branco. Deposito a pouca confiança que tenho, em iniciativas privadas, com interesse em algo maior.

Every man has to die

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não me refiro ao Brasil apenas.

 

Financiamentos de pesquisas sobre o "espaço" só vem caindo. Praticamente em todas nações. Até a Coreia do Sul que há 50 anos investe pesado em educação, minou um pouco de seus esforços para sustentabilidade.

 

Algumas explicações sobre o Universo são tão fáceis de serem reproduzidas, que se tornou um conteúdo "barato". Sendo mediano pensar no universo como "nossa casa". Não há interesse político e não há interesse popular.

 

Veja bem, não estou dizendo que é um conteúdo "fácil", mas que se tornou arma de marketing para angariar fundos. O DeGrasse, passa muito mais tempo agindo politicamente, do que ajudando a ciência. Assim ocorre com diversos "cientistas" renomados, buscando apenas o reconhecimento próprio.

 

É irônico você estudar na faculdade uma disciplina sobre revisão por pares, e isso ser IMENSAMENTE BUROCRÁTICO. É um ABSURDO um professor doutor cobrar milhares de dólares para analisar uma TEORIA que pode ser a solução de vários problemas de uma área científica.

 

Enfim, não creio na saída da ciência em mãos de herois de óculos e jaleco branco. Deposito a pouca confiança que tenho, em iniciativas privadas, com interesse em algo maior.

 

 

 

Nesta parte concordo contigo, mas cara na propria nasa ha sim varios jovens sendo formados.

 

Elon Musk tambem esta inspirando varios jovens...

 

Paises como russia, china, estados unidos continuam mantendo de forma equilibrada os gastos nesta area.... So o Brasil peca.

 

Sobre o populismo, aqui no Brasil eu vejo muitas pessoas interessadas mas elas nao tem onde recorrer.... O espaco sempre sera nossa miragem principal... toda tecnologia que conhecemos, as de ponta, vieram de testes primarios para o espaco.

 

quanto a essa area, relaxa Andre, ainda vamos ver muitas surpresas no caminho. Creio que o mundo nao va sucumbir apenas em interesses politicos eh preciso pensar positivo.

\

abrass

 

 

** perdoa meu portugues kkkk teclado americano nao tem acento....

~~

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Torço também por notícias que façam encantar. E não apenas interesse político, comercial e muito bem segregado.

O fato da Nasa ter jovens em treinamento, não me diz muito, sinceramente. Eu preferia ver uma frente de ação mais populista, em vez de ações diretas e objetivas demais.

 

A maioria da população não é acostumada a planejar o futuro. E economicamente somos cada vez mais imediatistas. Investir em algo que "pode" dar retorno daqui 30-50-70 ou 100 anos é muito tempo para a cabeça humana. O que é uma IRONIA sem precedentes, visto que a história da humanidade sempre se baseou em construir um futuro melhor para as próximas gerações. Nós não estaremos aqui, mas nossos netos poderão ter acesso a um universo diferente.

Every man has to die

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
Este tópico está impedido de receber novos posts.
 Compartilhar

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Nós fazemos uso de cookies no seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies , caso contrário, vamos supor que você está bem para continuar.