Ir para conteúdo
Faça parte da equipe! (2024) ×

[Cosmos] Uma nova Odisseia - Galaxias


Phefm'
 Compartilhar

Posts Recomendados

Atenção: Este tópico é melhor visualizado na Skin Dark.

 

big-bang.png

 

b07vr_s-200x150.gif

C O S M O S

Uma nova Odisseia

 

 

 

Olá passageiro, após nossa segunda viagem pela vizinhança cósmica sombria e misteriosa, o espaço interestelar, vimos que os arredores estão cheios de maravilhas e forças destrutivas, mas tudo isto apenas compõe um enorme palco de acontecimentos ainda mais surpreendentes, envolventes em um gigantesco redemoinho, com centenas de bilhões de estrelas, bilhões de planetas, nebulosas, explosões estelares, buracos negros, asteroides etc. Olhando por cima, e entrando agora no espaço-galático.

 

 

 

qyhbx3.png

- G A L A X I A S -

space-spiral-galaxy-messier-101.png

No Universo observável (limite da luz em 93 bilhões de anos-luz ponta a ponta), estima-se que existam pelo menos 2 trilhões de galáxias. Este número não nos assusta quando não possuímos uma visão de realidade adequada:

 

 

extreme+deep+field.jpg

 

 

Cada ponto deste, ao invés de estrelas, são galáxias, cidades com bilhões de bilhões de estrelas, onde os números não contam para nada, onde nossa insignificância começa. Há mais estrelas nos céus que todos os grãos de areia de nosso planeta, experimente, pegue um punhado de areia, cada milímetro de partícula de areia, olhe para a orla e imagine todos os grãos de areia, ah e inclua aí os desertos. Isso acaba destravando o teor de nossos limites mentais como seres únicos e exclusivos... São cerca de 10 sextilhões de estrelas como a nossa por aí, que podem abrigar um sistema de planetas, onde alguns deles podem haver vida.

 

 

fdvv50.jpg

 

Nesta imagem acima, podemos ver a recriação em 3D da radiação de fundo , o mapa de nosso universo observável. Onde cada ponto de luz é uma galáxia.

 

• Em Cosmologia, a radiação cósmica de fundo em micro-ondas é uma forma de radiação eletromagnética, cuja existência foi prevista teoricamente por George Gamov, Ralph Alpher e Robert Herman em 1948, e que foi descoberta experimentalmente em 1965 por Arno Penzias e Robert Woodrow Wilson. Ela se caracteriza por apresentar um espectro térmico de corpo negro com intensidade máxima na faixa de micro-ondas. Basicamente, a radiação cósmica de fundo em micro-ondas é o fóssil da luz, resultante de uma época em que o Universo era quente e denso, apenas 380 mil anos após o Big Bang.

 

 

 

dn18486-1_500.jpg

Galaxia de Andromeda

É a galaxia em espiral mais próxima da nossa, a Via Láctea. Há pelo menos 2,54 milhões de anos luz de distância da Terra. É a maior galáxia de nosso Grupo Local, para facilitar, imagine que galaxia é a cidade e o grupo local é o Estado.

 

local+group.jpg

 

 

A imagem acima foi editada para enquadrar algumas galaxias de nosso Grupo Local, em escala real, podemos ver abaixo:

 

 

683px-Local_Group.svg.png

 

1 Milion ly: Régua que indica 1 milhão de anos-luz distância.

Milky way: Via Láctea, nossa galáxia.

Anos-luz: unidade que corresponde à distância percorrida pela luz, no vácuo, durante um ano, à velocidade de 300 mil km/s. (300 mil quilômetros por segundo).

 

 

sombrero.jpg

Galaxia do Sombreiro

É realmente uma Galaxia muito bonita, isto nos mostra o tamanho da potência de nossos telescópios, em especial o Hubble. Em espiral, com seu núcleo brilhante, emanando luz de milhões de estrelas reunidas. Rodeado por um disco achatado de material escuro, que fica a 28 milhões de anos luz de distância.

 

 

galaxia-do-olho-negro-m64.jpg

Galaxia do Olho Negro

A Galáxia do Olho Negro ou Galáxia da Bela Adormecida, é também conhecida pela designação M64 e também por NGC 4826. Trata-se de uma galáxia espiral situada a cerca de 17 milhões de anos-luz de distância.

 

m87.jpg

Galáxia Messier 87

Diferente das espirais, é uma galáxia elíptica localizada a aproximadamente 60 milhões de anos-luz de distância na direção da constelação de Virgem localizada no centro do massivo Grupo Galáctico Virgo. Possui pouco mais de 125 mil anos-luz de diâmetro, sendo assim uma das maiores galáxias elípticas conhecidas.

 

 

a-maior-galaxia-conhecida-ic1101-e-60-vezes-maior-que-a-via-lactea-1426879915257_956x500-1-1-1.jpg

Galaxia IC1101

Pasmem os(as) senhores(as), este monstro existe, é de fato de causar certo desconforto. Esta é a maior galáxia já descoberta (desde 2011), em forma elíptica, localizada no centro do aglomerado de galáxias Abell. Está a 1 bilhão de anos-luz de distância, na constelação de Serpens. Esta galáxia tem um diâmetro de aproximadamente 6 milhões de anos-luz. Acredita-se que contenha até 100 trilhões de estrelas, em comparação com nossa galáxia estimada em 200 bilhões de estrelas, ou a Andrômeda estimada em 400 bilhões. Pense em quantas formas de vida pode haver lá, quantas possibilidades de mundos parecidos, quantos sistemas solares ? Quantos acontecimentos cósmicos ? Isto é quebra de barreira da ignorância humana.

 

 

5c12a597eab66f74d73ac7ec7c059e18.gif

 

Agora que conhecemos algumas das galaxias, entre bilhões, é hora de aprendermos de como são feitas as galaxias, suas formas, e seus destinos !

 

 

biggal2.png

 

galaxysample_block.jpg

 

galaxy-shapes-sp.sp.png

Tipos de Galaxias

São três tipos encontrados por todo universo, espiral, elíptica ou irregular. Sendo o primeiro tipo formado por braços espirais, regidos por nebulosas com estrelas de curto a médio período de vida. (5 a 10 bilhões de anos-vida), o segundo tipo elípticas são em maioria restos de choques entre galaxias que veremos adiante, e o terceiro tipo, as irregulares são aglomerados gigantescos de gases desordenados e de constante turbulência, formam estrelas a todo instante.

 

325_quasara2.jpg?w=950

Formação de Galaxia

Voltemos aos efeitos surpreendentes do universo, a formação de galaxias é algo violento e nos revela o por quê assumem suas formas. A maioria das galaxias espirais possuem pelo menos um buraco-negro supermassivo em seu centro que mantém o controle de toda galaxia, isso mesmo, a galaxia inteira se envolve neste buraco negro hiper poderoso e está presa a ele ou eles.

 

Buraco Negro Super-massivo: É formado por um aglomerado de buracos negros que se fundem e aumentam seu tamanho e força.

 

 

 

29lcort.png

 

v8kk75.jpg

 

YbJbtHRtTiqF7gXYMrOd

 

t15_3c175_vla_rot.jpg

 

ir3i3b.png

 

 

Q u a s a r e s

Quasar, ou quasares, são os estágios iniciais na formação de galáxias espirais, como a nossa que é hoje relativamente calma. Seu poder é maior que qualquer hiper-nova existente e criam enormes jatos com milhões de anos-luzes de distância. São os maiores emissores de energia eletromagnética, podem brilhar 100x mais que uma galáxia inteira. Ocorrem quando os recém buracos negros supermassivos em seu centro engolem tanta matéria e se engasgam, liberando está incrível quantidade de energia convertida de matéria. Você já deve ter ouvido falar neles, né? Seja em perfumes ou qualquer outra coisa.

 

2a51agg.jpg

 

OvWayte.gif

 

heic0206b.jpg

 

Colis%C3%A3o-De-Gal%C3%A1xias-O-Que-%C3%A9.jpg

 

colis%C3%A3o-entre-gal%C3%A1xias.jpeg

Colisões Galáticas

 

Elas existem, e são comuns. Porém é algo que possamos ficar relaxados, por enquanto, nossa Via Láctea está destinada a se encontrar com a galaxia de Andrômeda, daqui uns bilhões de anos. Ambas encontram-se em rota de colisão, em uma épica dança de fusão, a união dessas galáxias fará nascer uma nova hiper-galáxia Elíptica, deixando o posto de espiral para trás. É assim que as galáxias elípticas são formadas, de colisões anteriores. Quantas galaxias IC1101 já deve ter se esbarrado?!

 

 

 

imagem36.jpg

 

Close-up_of_the_large_galaxy_cluster_Abell_2218_large.jpg

Expansão do Universo

As incansáveis análises em medidas, durante anos e anos, descobriram que as galáxias estão se afastando cada vez mais umas das outras e neste caminho algumas se esbarrando em outras... Em velocidades absurdas. Algo parece mover elas, chamada de Energia-escura, não pode ser detectada por nossa tecnologia ainda mas já é deduzida. Está unida ao que chamam de matéria escura, outra força ainda indetectável porém bem aceita a teoria no ramo científico, é uma força que mantém todas as galaxias, como uma teia e através da energia escura acelera as galaxias na maior explosão já conhecida. O Big-Bang!

 

Dark-Matter-Web.jpg

 

 

 

 

Até o próximo capítulo !

 

 

 

2cpzt05.png

~~

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não é de hoje que percebo sua notória admiração pelo universo, mas agora você me surpreendeu. haha

 

O ser humano é muito insignificante mesmo, isto é inegável. Ainda mais quando tenta desqualificar o pensamento do próximo.

"Não tenha medo das grandes despesas; tenha medo das pequenas receitas." John Rockfeller.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, você acredita que algum dia seremos capazes de "Dobrar" o espaço, não sei nem se é correto dizer dessa forma. Tudo isso é tão perto e tão distante ao mesmo tempo ~holyshit

 

Sobre Matéria escura acho que ouvi em algum lugar que ela era composta por partículas subatômicas que só interagiam pela extrema gravidade (esqueci do nome correto). Pena que dá trabalho pra fazer, quero mais hahaha

UoPoqwm.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, com certeza você deve ser o mais culto do fórum

 

Rsrsrs, que isso! Nem pensar, há pessoas extraordinárias aqui, um exemplo é o Shinob~* , ele sim, detém um conhecimento invejável. Aprendi muitas coisas com ele no ramo da teologia rsrsrs (Estudo da Religião), nota, ele é agnóstico hoje, e era evangelho protestante. Este era um lugar de muitas pessoas inteligentíssimas, hoje domado por trolls e zoeiros rsrs, Yahazu é um cara bem vivido também, Haseo, Boomer, Blue.Fenix, Renata, AgT, Cz', Mayara, Hagaro, tem outros designers que possuem um vasto conhecimento em suas áreas... Cada pessoa tem uma especialidade rsrs.

 

Não é de hoje que percebo sua notória admiração pelo universo, mas agora você me surpreendeu. haha

 

O ser humano é muito insignificante mesmo, isto é inegável. Ainda mais quando tenta desqualificar o pensamento do próximo.

 

Estudo Astronomia já faz pelo menos 1 década (10 anos), desde pequeno fui fascinado porém barrado no país por ser pobre em educação, o que me forçou a procurar explicações em documentários internacionais sempre que lançavam eu procurei assistir, documentários, filmes, palestras, entrevistas. O ser humano acha que por ser dono de consciência própria é capaz de domar tudo, enganados estamos, somos todos meras poeiras estelares, bactérias do verdadeiro palco da realidade. Ainda sim, importantes, uma evolução do próprio universo que ganhou o poder de consentir e pensar, isto é extraordinário. E mais surpreendente ainda quando não devemos ser os únicos do universo a ter tal poder.

 

Cara, você acredita que algum dia seremos capazes de "Dobrar" o espaço, não sei nem se é correto dizer dessa forma. Tudo isso é tão perto e tão distante ao mesmo tempo ~holyshit

 

Sobre Matéria escura acho que ouvi em algum lugar que ela era composta por partículas subatômicas que só interagiam pela extrema gravidade (esqueci do nome correto). Pena que dá trabalho pra fazer, quero mais hahaha

 

 

Infelizmente eu não acredito, logo explico, na teoria comprovada de Einstein, que diz que o espaço/tempo é um só e se distorce (provado há pouco tempo), recentemente os cientistas sentiram uma colisão de estrelas de neutrons e outra colisão de dois buracos negros se fundindo, isto é incrível... Prova que o espaço/tempo é maleável. É um tecido flexível.

 

Porém, requer imenso poder para obter uma dobra no espaço. Eles só acontecem com feitos extraordinários como estes dois recém descobertos. As passagens que se formam entre o espaço/tempo são minúsculas e ficam ativas apenas por uma fração de tempo. O ser humano teria que descobrir uma forma de forçar a passagem a permanecer e esticá-la o suficiente para que consiga entrar sem ser esmagado.

 

Agora vem outro problema, velocidade da luz, nós não somos capazes de atingir essa velocidade como seres materiais, isto por que se viajássemos nesta velocidade, seríamos espaguetificados, reduzidos ao comprimento de um fio de cabelo, por ser muito rápido e pela pressão ser suprema. Se você assistir videos de pessoas que nunca viajaram numa aeronave de caça embarcarem pela primeira vez, elas sentem uma enorme pressão e chegam até a desmaiar, isto apenas ultrapassando a velocidade do som. O treinamento desses pilotos é insano, eles são obrigados a aguentar as chamadas forças G, 3/4 vezes a gravidade deles em cima deles mesmos. É como você pesar 80kilos e do nada multiplicar isso por 3/4. Aguentaria? Os rostos deles até distorcem. O mesmo para astronautas, são pessoas extraordinárias e de uma saúde impecável. Aguentam até 8G

 

A matéria escura é uma forma superior a gravidade convencional, porém apenas teoria, que por sinal cada vez melhor aceita. Nossa tecnologia não consegue detectá-la, ainda... O grande colisor de partículas subatomicas precisa confirmar isto, é preciso ser mais rápido que a luz para enxergar essas particulas na hora do choque.

 

Sim dá um trabalhão mesmo rsrsrs, mas é gratificante, eu reforço o aprendizado e vocês também. O próximo capítulo talvez seja o mais desgastante, explicarei de uma vez sobre a polêmica explosão que muitos duvidam, o próprio Big-Bang. Isso sim, vai dar um trampo da p* auhsauhshas

 

Agradeço os comentários!

Continuem postando, abraços.

~~

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Top... O universo tem altos trem desconhecido... E que são muito bonitos e parece mágico...

Desde 2005 nas quebrada (@XimpactoX )

Família: @Ana Catarine - irmã, @mateusvzj - irmão

QUEM AINDA NÃO LEU AS REGRAS DÁ UM CHEGO AQUI Ó: http://www.webcheats.com.br/link-forums/regras.370/

MEMBRO - MEMBRO AVANÇADO - ESTAGIÁRIO - ENTRETENIMENTO

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem legal o tópico, mt bonito.

São cerca de 10 sextilhões de estrelas como a nossa por aí, que podem abrigar um sistema de planetas, onde alguns deles podem haver vida.

 

Com tantos sistemas é bem provável que realmente exista vida inteligente em alguma esquina galática por aí, mas em meio a isso eu comecei a pensar. O que as pessoas pensariam se descobrissem que o nosso planeta em meio á incontáveis seja o único com vida?

E se em meio a tantos planetas existissem milhares de vidas inteligentes, até mais inteligentes que a nossa?

Depressão de estarmos sozinhos ou depressão de não ser tão especial como pensamos?

‏‏‎ ‏‏‎‏‏‎ ‏‏‎‏‏‎ ‏‏‎‏‏‎ ‏‏‎‏‏‎ ‏‏‎‏‏‎ ‏‏‎‏‏‎

ddm45pu-9d57952b-f20c-4869-bacc-5fa6dd59
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem legal o tópico, mt bonito.

 

 

Com tantos sistemas é bem provável que realmente exista vida inteligente em alguma esquina galática por aí, mas em meio a isso eu comecei a pensar. O que as pessoas pensariam se descobrissem que o nosso planeta em meio á incontáveis seja o único com vida?

E se em meio a tantos planetas existissem milhares de vidas inteligentes, até mais inteligentes que a nossa?

Depressão de estarmos sozinhos ou depressão de não ser tão especial como pensamos?

 

 

Carl Sagan uma vez disse isso rsrs.

 

Seria realmente pavoroso, e em especial um grande motivo para cuidar do nosso próprio planeta. Mas creio que a alternativa correta seria que realmente devem haver milhões de formas de vida por aí e possivelmente até mais inteligentes que nós, só que, o universo é muito grande rapaz, são distâncias fora do nosso complexo de consciência. É este o empecilho, o que impede que outras vidas se encontrem... Mas é até possível que já tenham visitado uns aos outros em possibilidades de haver vidas em 2 planetas no mesmo sistema por exemplo.

 

O que eu não acredito é que alguma espécie viva tenha conseguido alcançar a velocidade da luz ou algo ultra rápido para sair das fronteiras sistemáticas ou galáticas, isso por que nenhum objeto MATERIAL no universo é capaz de alcançar a velocidade da luz, que não é material, é LUZ.

 

Negócio é não entrar em depressão mas levar essas questões como pontos positivos, vermos mais além, como de fato são as coisas, trabalhar em cima da verdade com positividade.

 

Se haver milhões de vidas, um dia, nós seremos capazes de descobrir. Falta tempo, estamos engatinhando na astronomia ainda.

Se não houver, e estarmos literalmente sozinhos, é um motivo para colonizar outro mundo ou cuidar do nosso próprio que está se apodrecendo para nós.

~~

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas atrás...

Em meio a essa imensidão, em meio a tantas galáxias, tantas estrelas, dar crédito a teoria de vida fora da que nós normalmente conhecemos para mim é no mínimo aceitável.

 

Já dizia Carl Sagan "[...] Se não existe vida fora da Terra, então o universo é um grande desperdício de espaço."

Excelente tópico.

_____ . . . . . . . . . ____

"O mundo está cheio de coisas óbvias que ninguém jamais observa"

-Sherlock Holmes (Elementary)

____ . . . . . . . . . ____

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não consigo me expressar, mas de uma forma boa. Estou completamente surpreso e cabismado com sua inteligência, com certeza é invejável. Você vai e já está indo longe e que permaneça assim! Não te conheço, mas meu amigo, parabéns! Gostei demais, me tirou até algumas dúvidas que eu tinha e nunca consegui decifrar ou perder na escola. Obrigado! ♥

Lindo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este tópico está impedido de receber novos posts.
 Compartilhar

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Nós fazemos uso de cookies no seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies , caso contrário, vamos supor que você está bem para continuar.