Ir para conteúdo
Faça parte da equipe! (2024) ×

Dual boot com mesmo HD


SonikPlay
 Compartilhar

Posts Recomendados

Olá, sou leigo neste assunto e gostaria de ser simples e direto.

Queria saber se é possível eu ter e meu computador 2 SO (Windows 10 e Ubuntu - versão do site) compartilhando o mesmo HD (uso o windows 10 e não gostaria de perder o que já baixei no PC - neste caso, gostaria de ter acesso pelo Ubuntu a tudo que contém no Windows 10)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Velha Guarda

Oi,

 

Quando tiver no Windows faz uma partição so pro Ubuntu, que assim que instalado ele, se bem me lembro ele ao inicioar da a opção do dual boot

 

Se tiver duvidas, de uma olhada nesse video aqui

 

Esse artigo aqui tbm é muito bom

[spoiler=Artigo Dual Boot]

Ordem da instalação: Windows + Ubuntu ou Ubuntu + Windows?

Você pode instalar o Windows ou o Ubuntu na ordem que preferir, mas isso irá implicar diretamente na dificuldade desse tutorial.

 

Basicamente, a ideia é instalar primeiro o Windows e em seguida o Ubuntu, assim o sistema de boot do Ubuntu (grub) irá detectar uma instalação do Windows e criará um menu de opções na hora que você ligar o computador. Nele você terá opções para inicializar o Windows ou o Ubuntu.

 

Screenshot_150.png

Opções de inicialização de dual-boot do Ubuntu

 

Ali você utiliza as setas do teclado para decidir qual o sistema operacional deseja inicializar, ou aguarda a inicialização do sistema padrão por alguns segundos.

 

Se você fizer ao contrário (Ubuntu, depois Windows) o Windows não irá detectar que seu computador já tem uma instalação do Ubuntu e não criará um menu de opções para que você possa escolher qual o sistema operacional deseja inicializar. Nesse caso você ficará preso apenas ao Windows.

 

Mais adiante nesse tutorial, vou detalhar como realizar a instalação em ambas as ordens, Windows depois Ubuntu e Ubuntu depois Windows, mas conforme descrito anteriormente, a sequência Ubuntu depois Windows implicará em um grau de dificuldade um pouco mais elevado.

 

ISO do Ubuntu e do Windows

Para realizar a instalação de ambos os sistemas operacionais, será necessário ter em mãos uma ISO do Ubuntu e do Windows. Claro, assumindo que você não tenha nenhum dos dois sistemas instalado em seu computador.

 

Se você já tiver uma instalação do Ubuntu ou do Windows, será necessário apenas uma ISO do sistema que você não tem instalado.

 

Hoje (19/05/2015), você ainda pode baixar uma versão prévia do Windows 10 gratuitamente para seguir este tutorial no link abaixo:

 

Para o Ubuntu, você sempre terá a opção de baixar a ISO do sistema gratuitamente no Link abaixo:

 

Baixe o sistema que você ainda não tem (ou ambos) e vamos dar sequência ao tutorial.

 

Pendrive bootável ou DVD de instalação?

Você poderá realizar a instalação utilizando o método que preferir, pendrive bootável ou DVD de instalação. Ao meu ver, a instalação via pendrive bootável é mais simples, pois, você não vai precisar queimar os dados de instalação em um DVD que provavelmente será utilizado por alguns meses apenas caso os sistemas venham a ser atualizados ou tenham suas versões modificadas.

 

Para este tutorial vamos utilizar pendrives bootáveis, tanto para instalação do Ubuntu como do Windows.

 

Não precisamos entrar em detalhes sobre isso dentro deste artigo, pois, já criamos ambos os tutoriais anteriormente. Portanto, para criar um pendrive bootável do Ubuntu ou do Windows, siga os tutoriais abaixo:

 

Crie o pendrive bootável e continue lendo.

 

Particionamento do HD

Você só poderá realizar a instalação de dois sistemas operacionais em seu computador se tiver dois HDs (discos rígidos), ou se o seu HD atual tiver duas partições (um HD dividido virtualmente).

 

Felizmente, você poderá dividir seu HD após a instalação de qualquer um dos sistemas operacionais. Veja como fazer isso abaixo se você estiver usando o Windows.

 

1 – Pressione simultaneamente as teclas “Windows” + “R” e digite “diskmgmt.msc” (sem aspas) na caixa de comandos Executar;

 

Screenshot_152.png

diskmgmt.msc

 

2 – Ao abrir o gerenciador de discos do Windows, clique com o botão direito do mouse sobre a partição do seu Windows (normalmente C:) e selecione a opção “Diminuir Volume”;

 

Screenshot_210.png

Diminuir volume…

 

3 – Ao clicar na opção acima, você verá uma caixa onde deverá indicar a quantidade de megabytes deseja diminuir. Para esse caso vou diminuir meu volume em mais ou menos 20GB;

 

Screenshot_36.png

Selecionando o tamanho a ser dividido em MB

 

4 – Após a finalização, você deverá ter um espaço livre (não alocado) no seu HD, este é o espaço onde vamos instalar o Ubuntu;

 

Screenshot_45.png

Espaço não alocado (livre)

 

Agora seu PC está pronto para receber qualquer outro sistema operacional que será instalado em dual-boot com o Windows 10, para nosso tutorial, o Ubuntu.

 

Boot pelo pendrive

Agora que você já fez tudo o que é necessário para realizar uma nova instalação do Ubuntu, desligue seu computador e conecte o pendrive bootável (que você criou anteriormente).

 

O próximo passo será modificar a ordem de boot para que sua placa-mãe faça a inicialização pelo pendrive bootável do Ubuntu.

 

Infelizmente não posso te ajudar nessa etapa, já que cada marca de placa-mãe adiciona um método diferente de acesso às configurações do SETUP. Recomendo que você pesquise na Internet para encontrar como este processo é feito na sua placa-mãe.

 

Ao inicializar o seu computador pelo pendrive, prossiga para o próximo passo.

 

Instalando o Ubuntu

Quando a instalação do Ubuntu for inicializada, a primeira coisa que faço é passar o sistema para o meu idioma, no caso Português do Brasil.

 

Screenshot_153.png

Português do Brasil

 

Em seguida, clico direto em “Instalar Ubuntu”;

 

Screenshot_211.png

Instalar Ubuntu

 

Clico em “Continuar” sem modificar nada;

 

Screenshot_37.png

Continuar

 

No tipo de instalação, seleciono o método “Opção avançada”;

 

Screenshot_46.png

Opção avançada

 

Seleciono a partição livre que irá receber o Ubuntu; clico no sinal de mais “+” para adicionar uma nova partição;

 

Screenshot_54.png

Selecione o espaço livre (a partição que irá receber o Ubuntu)

 

Crio uma nova partição “swap”. Esse tipo de partição é como um arquivo de troca, onde partes do sistema ocuparam esse espaço quando a memória do computador acabar, ou quando o seu computador hibernar (de modo bastante resumido). Normalmente, o pessoal fala que você deve adicionar uma partição swap contendo o dobro do tamanho da memória do computador, ou pelo menos o mesmo tamanho. Por exemplo, se o computador tem 3GB de memória, você criaria uma partição swap de 6GB, ou no mínimo 3GB.

 

Isso não é uma regra, por exemplo, se você tiver um computador com 16GB de memória e sabe que nunca chega a utilizar nem um terço disso, não precisa de uma partição swap tão grande.

 

Tudo vai depender do que você precisa.

 

Particularmente, sempre crio uma partição swap no mesmo tamanho da memória RAM do computador. Nunca tive problemas com isso.

 

Screenshot_64.png

Partição SWAP

 

Novamente, selecione o espaço que sobrou e clique no sinal de “+”;

 

Screenshot_74.png

Novamente, selecione o espaço que sobrou

 

Não vou entrar em muitos detalhes sobre particionamento, já que isso poderia gerar um único artigo inteiro até que eu pudesse explicar todos os detalhes. Mas no geral, você pode criar uma única partição para a raiz do Ubuntu, ou seja “/”.

 

Faça conforme mostro na imagem abaixo e dê continuidade à leitura.

 

Screenshot_83.png

Crie uma partição com o restante do HD

 

Verifique se a partição que você escolheu por último (para a raiz) está selecionada e dê continuidade à instalação;

 

Screenshot_93.png

Verifique se a partição correta está selecionada

 

Confirme para escrever as mudanças no seu HD;

 

Screenshot_103.png

Confirme as mudanças

 

Agora teremos uma série de configurações pessoais, como fuso horário, teclado e usuário e senha. Veja nas imagens a seguir:

 

Screenshot_1111.png

Fuso horário

 

Screenshot_1211.png

Seu teclado

 

Screenshot_1311.png

Usuário e senha

 

Depois de continuar, aguarde até que a instalação termine. Após a reinicialização do computador, você deverá cair no menu para escolha do sistema operacional que irá iniciar; escolha o Ubuntu e pronto:

 

Screenshot_1410.png

Iniciar Ubuntu

 

Agora você fez um dual-boot entre Windows e Ubuntu.

 

Screenshot_154.png

Ubuntu iniciado

 

Para iniciar o Windows, reinicie o computador e escolha a opção referente no menu inicial.

 

Screenshot_162.png

Iniciando o Windows

 

E ele será iniciado normalmente;

 

Screenshot_172.png

Windows 10 iniciado

 

Não é nem um pouco complicado, você não acha?

 

E se eu instalar o Ubuntu e depois o Windows?

Se você, por algum motivo qualquer, instalar primeiro o Ubuntu e depois o Windows, terá que recuperar o GRUB (gerenciador de boot do Ubuntu). Para fazer isso, siga os passos abaixo.

 

1 – Crie um pendrive bootável do Ubuntu;

 

2 – Modifique o boot da placa-mãe para acessar pelo pendrive bootável;

 

3 – Ao iniciar clique em “Try Ubuntu”;

 

Screenshot_155.png

Try ubuntu

 

4 – Acesse o terminal pressionando simultaneamente as teclas “CTRL” + “ALT” + “T” e digite o seguinte:

 

 

 

 

 

1

sudo fdisk -l

Isso deverá listar todas as partições e HDs do seu computador. Você deverá encontrar a partição que está o Ubuntu (normalmente chamada de Linux).

 

Screenshot_156.png

Partição do Linux (Ubuntu) em /dev/sda6

 

5 – Agora vamos montar essa partição, então digite:

 

 

 

 

 

1

sudo mount /dev/sda6 /mnt

Screenshot_212.png

Montando /dev/sda6

 

Não se esqueça de substituir “/dev/sda6” para sua partição do Linux (Ubuntu).

 

6 – Por fim digite:

 

 

 

 

 

1

sudo grub-install --root-directory=/mnt/ /dev/sda

Screenshot_38.png

Instalando o GRUB

 

Nessa parte você também deverá substituir /dev/sda6 e /dev/sda para sua partição e HD onde está o Ubuntu.

 

Vídeo tutorial

Se você ainda tem dúvidas, abaixo segue um vídeo tutorial contendo as mesmas informações do artigo acima.

 

 

Link do vídeo:

 

Bem simples, não é?

 

Concluindo

Um dos melhores métodos para aprender a trabalhar com Linux é utilizando o Linux, portanto, não tenha medo de danificar o sistema caso queira fazer alguma aventura por seus arquivos, lembre-se que você sempre poderá contar com este tutorial para reinstalar o Ubuntu e começar tudo de novo.

 

Fonte:

https://www.todoespacoonline.com/w/2015/05/instalar-ubuntu-e-windows-em-dual-boot-guia-definitivo/

 

 

qRXaV1L.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A questão é a seguinte, criando essa partição, no Ububtu eu terei acesso a tudo que tem no Windows?

 

Não. Você sempre terá acesso ao Windows e ao Ubuntu, cada um com seus respectivos programas e arquivos salvos por você. Será como ter dois computadores diferentes, em um.

 

Desta forma você possuirá acesso aos dois. Uma parte do seu HD será alocada para o Ubuntu, outra será alocada para o Windows. Ou seja, será dividido. Seu computador não iniciará normalmente, ele levará a uma tela de seleção de boot. Você escolherá qual sistema quer iniciar e acessar, se quiser trocar de sistema, precisará reiniciar o computador. Sempre que usar um sistema você não irá perceber a existência do outro, tirando o fato do HD ter menos espaço. Mas os dois sempre estarão lá, prontos para serem usados. Preste sempre atenção na tela de boot, pois se você não selecionar nenhum sistema em alguns segundos, o computador iniciará o primeiro boot da lista (que normalmente é o Ubuntu).

 

Já usei Ubuntu e vários outros Linux com o mesmo propósito que você. Arquivos para Photoshop, músicas do iTunes, jogos, todos ficavam no Windows e eu os usava por lá. Para acesso à internet e para escrever, além de treinar programação, usava o Linux. Nunca tive problemas em perder arquivos e também nunca ouvi falar de alguém que teve. Só siga o tutorial precisamente, principalmente na hora de escolher o tipo de boot (dual) e definir o quanto do seu HD será alocado ao Ubuntu (como o Ubuntu não possui muitos jogos ou programas de peso, pode ser pouco, eu usava 50GB do meu HD de 1TB). E lembre-se: tudo o que você criar em um sistema, ficará restrito a ele.

 

Este é o exemplo de alguém que não conseguia fazer o boot do Windows e, por isso, precisava usar o Ubuntu para acessar os arquivos (não é fácil): https://www.vivaolinux.com.br/topico/Iniciantes-no-Linux/Quero-acessar-meus-arquivos-do-Windows

 

Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pelas respostas. Consegui instalar o Ubuntu e utilizar-lo normalmente. ^^

 

Uma dúvida que me surgiu (consegui instalar normalmente) seria para desinstalar o Ubuntu. Se tem algum vídeo "geral" que funcione 100% e não seja "caô"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já foi parcialmente resolvido, uma coisa que eu recomendaria era você ter feito um Usb Bootable, isto é, instalado o OS num usb pra ficar mais fácil, além de ser bem estiloso chegar nos lugares e abrir seu OS através de um USB

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este tópico está impedido de receber novos posts.
 Compartilhar

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Nós fazemos uso de cookies no seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies , caso contrário, vamos supor que você está bem para continuar.