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build MMR, PdL e você: informações úteis


Jm'
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  • Velha Guarda

Com o começo de uma nova temporada, é hora de voltar a falar em melhor-de-10, ranqueadas, subidas e descidas. Nessa jornada surgem duas palavras muito discutidas, mas ainda pouco compreendidas: os Pontos de Liga (PdL) e o MMR (Matchmaking Rate). Para evitar o desespero, e alguns cálculos malucos por aí, a gente queria explicar um pouco melhor essa história toda.

 

MMR

O MMR é o que se costumava chamar de Elo no passado. É um número usado para medir a habilidade pessoal de cada invocador, de modo a encaixá-lo mais adequadamente nos tiers. Cada jogador tem um MMR diferente para cada fila, incluindo:

 

�Filas normais

�ARAM

�Dominion

�Filas ranqueadas em time

�Filas ranqueadas solo

 

Seu MMR nas filas normais não tem influência nenhuma em suas partidas ranqueadas. Você pode, sim, ser um viciado em ARAM e, mesmo sem ser ranqueado em Summoner�s Rift, por exemplo, acabar encarando jogadores Diamante no ARAM. Isso quer dizer que você tem MMR muito bom ali.

 

PDL

 

Os PDL são os pontos que você ganha (ou perde) quando disputa partidas ranqueadas. O objetivo é tornar o progresso mais mensurável e simples de entender. Se na 2ª Temporada você dizia "ganhei 50 pontos de Elo hoje!", agora você tem uma visão muito mais clara ("fui para Ouro III").

 

Os ganhos e perdas de PDL's são um reflexo direto do seu MMR. Vou citar alguns exemplos:

 

- O MMR médio do seu time é maior que o do inimigo, e vocês ganham: Parabéns! Você ganhou uma quantia normal de MMR.

- O MMR médio do seu time é maior que o do inimigo, e vocês perdem: Que pena, você perde mais MMR que o normal.

- O MMR médio do seu time é menor que o do inimigo, e vocês ganham: Animal! Vocês ganham mais MMR que o normal e, consequentemente, mais Pontos de Liga.

- O MMR médio do seu time é menor que o do inimigo e vocês perdem: Não é surpresa� vocês perdem menos MMR que o normal.

 

O presente e o passado

 

Também é necessário entender dois fatores importantes no sistema de liga: a nossa colocação atual e o nosso histórico.

 

Exemplo 1

 

Um jogador de divisão Platina III (colocação atual) pode ser visto pelo sistema como alguém que não está se dando bem ultimamente (histórico) naquela divisão - mas ainda está nela, mesmo que ganhando poucos PDL, tendo assim uma pontuação próxima ao Ouro V.

 

Exemplo 2

 

Já um jogador no Prata II (colocação) pode estar numa maré de vitórias (histórico), ganhando quase todas as partidas - provavelmente ele estará também ganhando mais PDL que o jogador do primeiro exemplo.

 

A matemática dos rankings

 

Alguns sites da comunidade fazem cálculos de algo que poderia ser o seu MMR, mas essa matemática é baseada no sistema desses sites, e não condiz com a realidade do jogo. Também vale lembrar que o MMR usado por nós em 2015 não é o mesmo da temporada passada, pois modificamos a forma de calcular.

 

Com as ligas, o funcionamento é mais ou menos assim:

 

- Seu MMR é MAIOR do que o MMR médio da sua divisão: VITÓRIA e você GANHA mais PDL's (25 na média)

 

- Seu MMR é MENOR do que o MMR médio da sua divisão: VITÓRIA e você GANHA menos PDL's (15 ou menos)

 

- Seu MMR é MAIOR do que o MMR médio da sua divisão: DERROTA e você PERDE menos PDL's (15 ou menos)

 

- Seu MMR é MENOR do que o MMR médio da sua divisão: DERROTA e você PERDE mais PDL's (25 na média)

 

O sistema de recompensas na liga recompensa você com PdL baseados no seu MMR e em vários outros fatores, como sua posição atual na liga em comparação com seu MMR, e seu histórico recente. Então é possível perder mais PdL do que se ganha mesmo com um saldo de vitórias positivo, pois o balanço final depende também de como você tem se saído nos últimos jogos.

 

Inatividade

 

Invocadores das ligas Bronze, Prata e Ouro não caem por inatividade. Dessas ligas só é possível cair por derrotas.

 

Platina e Diamante caem depois de 28 dias sem jogar ranqueadas.

 

Mestre e Desafiante caem depois de 10 dias sem jogar ranqueadas.

 

Depois de cair por inatividade, o invocador começa a perder Pontos de Liga uma vez por semana. Jogadores de Desafiante e Mestre perdem 250, de Diamante perdem 50, e de Platina perdem 35 pontos por semana.

 

Espero que com uma nova temporada pela frente você possa se tornar um expert em ranqueadas e consiga provar suas habilidades nos campos da justiça.

 

Fonte: Riot Games // Gunshy - Analista de Suporte ao Jogador - Conteúdo de Jogo

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Quando vi esse tópico da Riot, dei uma lida por cima, mas estava com pressa e acabei esquecendo de voltar a ele.

A ideia do MMR é boa. Mas no fundo não dá certo, por que teu próprio time influência no teu MMR. É horrível. Manter o MMR não depende só de você faz tempo.

Obrigado por trazer o conteúdo, Jm'.

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