Ir para conteúdo
Faça parte da equipe! (2024) ×

O que você precisa saber antes de baixar e instalar uma ROM!


tuffwatcher
 Compartilhar

Posts Recomendados

Antes de se baixar uma ROM é bom saber o jeito certo e também o que é, vou tentar resumidamente explicar isso neste tópico.

 

1- ROM

1.1 - Os tipos de ROMs

2- ROOT

3- Kernel

4- A Instalação dos Novos Componentes

 

HRb1gdC.png

 

ROM

 

Veja a ROM como o sistema operacional de seu computador. Entre os SOs temos o Windows, o Mac, o Linux... assim é no mundo Mobile. Há o iOS, o Android e o Windows Phone. Os SOs de computador possuem versões, sejam elas oficiais ou feitas por desenvolvedores independentes, como o Windows 7 e 8, ou o Ubuntu. No Android temos muito disso.

 

As ROMs Android têm um pé no Linux e a empresa responsável por elas é a Google. Da Google saem as versões limpas, ou seja, aquelas que não possuem relações com quaisquer outros desenvolvedores. De lá são testadas nos aparelhos Nexus e enviadas para as outras empresas.

 

HRb1gdC.png

 

OS TIPOS DE ROM

 

Um dos pontos positivos do Android é seu código aberto. Como acontece no Linux, é possível que desenvolvedores independentes façam ROMs próprias e disponibilizem para o público. Por isso teremos algumas variações de várias versões.

 

ROMs STOCK

 

As ROMs Stock são as de fábrica. A Samsung tem a sua, a LG a sua, etc. Você nunca encontrará um Sony Xperia com uma ROM de um HTC, pois elas não são transitáveis. As empresas atualizam conforme a popularidade do celular e a idade. Quanto mais novo o celular, mais atualizações receberá, pois o mercado ainda é recente.

 

samsung_galaxy_note_edge_display.jpg

 

Os pontos positivos de uma ROM Stock são:

 

- Garantia. Diferente da ROM AOSP, você não irá perder a garantia, pois está permitido dentro do contrato com a fabricante o uso desses tipos de ROMs, tanto que a própria faz as atualizações.

- Serviços únicos. Um bom exemplo é a LG. A ROM Stock da LG possui algo chamado Knock Code, uma sequência de toques que funciona como senha, você não encontrará isso em outras ROMs.

ROMs AOSP

 

As ROMs AOSP (Android Open Source Project) são as derivadas do código aberto e saem da mão de desenvolvedores que não projetaram o modelo do smartphone em que o sistema se encontrará. Há um grande leque de opções, o que já é de se esperar quando o código é liberado para todo o público. Entre os destaques pode se citar a CyanogenMod. A empresa já foi um de vários desenvolvedores independentes, mas a habilidade em fazer ROMs estáveis e bonitas a catapultou. Agora tem um celular: OnePlus One e recebe investimentos milionários.

 

cyanogenmod12romnexus5.jpg

 

Os pontos positivos de uma ROM AOSP são:

 

- Grande suporte por parte dos usuários. Grande parte dos que possuem tais sistemas entendem bem sobre eles, assim você pode entrar em um fórum, como a WebCheats, e discutir com vários usuários experientes.

- Liberdade. Você tem total acesso ao seu celular e nada te impede. Diferente das ROMs Stock que costumam inserir apps de forma que o usuário não consiga desinstalá-lo, a ROM irá conter apenas o necessário e te permite alterações profundas no sistema.

- Visuais bonitos, diferentes e várias opções. Se você quer um novo visual no seu aparelho, precisará instalar um Launcher e mesmo assim as mudanças são básicas. Na ROM AOSP as mudanças são extremas e algumas vezes o celular tem uma interface completamente diferente.

- Várias versões. Um problema sério das ROMs Stock é que alguns celulares perdem logo o suporte oficial, ou seja, se o Android tem uma versão nova, mais rápida e melhor, você pode não recebê-la. Com a ROM AOSP o suporte é muito mais abrangente e duradouro.

HRb1gdC.png

 

ROOT

 

O ROOT é como se fosse uma chave. Todo celular com Android de fábrica tem um cadeado, este cadeado não permite que você desinstale apps nativos, faça alterações profundas, etc.. Com o ROOT você terá o acesso de Super User (Super Usuário) e assim, completo controle sobre o seu smartphone.

 

O ROOT é necessário para que você faça procedimentos que alterem partes do sistema operacional, como mudar o visual de barra de navegação ou notificações, animação de inicio, ou a ROM.

 

Os processos de ROOT estão cada vez mais fáceis, chegando até mesmo a apenas pedir apenas um aplicativo que fará todas as mudanças.

 

HRb1gdC.png

 

KERNEL

 

O Kernel é, basicamente, o cérebro do seu Android. Ao pensar no Android como um corpo humano, os aplicativos seriam membros como braços, pele e pernas, a ROM seria as veias e o coração e quanto mais fundamental for a função, mais importante será em um corpo humano, portanto o Kernel é o cérebro.

 

Vale lembrar que o Kernel muitas vezes depende da versão da sua ROM e não funcionará com algumas.

 

Um cuidado é necessário com o Kernel, a qualidade não depende de sua versão. As vezes o mais recente Kernel disponível para sua ROM não funciona bem com ela, a bateria esquenta muito, mas um mais antigo é excelente. Sempre leia o feedback.

 

HRb1gdC.png

 

INSTALAÇÃO

 

Entre tudo citado no tópico, você pode cometer os seguintes erros:

 

- Pular um passo da instalação de algo que mexa com o sistema operacional.

- Instalar uma ROM ou um Kernel que é incompatível com o resto do sistema.

 

Nestes casos o seu celular não ligará e ficará brickado (sem acesso). Há níveis de brick, de soft brick (leve, pode ser corrigido pela instalação de uma ROM stock) até hard brick (alto nível de problemas, erros em partições e a recuperação é complicada).

 

O passo a passo para a instalação de uma ROM AOSP normalmente será:

 

1. Fazer o acesso root.

2. Instalar um recovery - O Recovery será como um instalador de arquivos, o acesso é feito com o celular desligado e é preciso que você tenha uma versão específica para instalar ROMs AOSP.

3. Colocar os .zip da ROM e do Google Apps - Conhecido como Gapps, é um pacote de aplicativos fundamentais, como a Play Store e o Youtube. A versão que deve ser instalada depende da versão da ROM, felizmente costuma-se já se colocar o Gapps que deve ser baixado, junto da ROM.

4. Iniciar em modo recovery.

5. Fazer wipes - Os wipes vão limpar tudo que pode dar incompatibilidade com a nova ROM. Como aplicativos e informações do sistema. Alguns aparelhos não possuem cartão SD e o wipe do Internal Storage não pode ser feito, assim será especificado em tutoriais.

6. Instalar a ROM - Apenas selecionar o .zip.

7. Instalar os Gapps.

Normalmente o primeiro inicio demora, porém se o seu aparelho ficar preso no boot (animação de inicio) algo deu errado e você precisará procurar a maneira de retornar ao modo de fábrica, perdendo root.

 

Já nas ROMs Stock é mais simples:

 

1. Você receberá uma mensagem da fabricante e via OTA (Over The Air) receberá a ROM.

 

ou

 

1. Baixe o arquivo da ROM no computador.

2. Conecte o smartphone.

3. Pelo programa da fabricante do computador instale a ROM.

O Kernel só pode ser instalado via .zip como as ROMs AOSP e tal operação é tão rara que poucos usuários o conhecem.

 

HRb1gdC.png

 

Para facilitar a busca, as versões de Android são:

[TABLE=class: outer_border, width: 500, align: center]

[TR]

[TD=align: center]Android 1.5[/TD]

[TD=align: center]Cupcake[/TD]

[/TR]

[TR]

[TD=align: center]Android 1.6[/TD]

[TD=align: center]Donut[/TD]

[/TR]

[TR]

[TD=align: center]Android 2.0[/TD]

[TD=align: center]Eclair[/TD]

[/TR]

[TR]

[TD=align: center]Android 2.2[/TD]

[TD=align: center]Froyo[/TD]

[/TR]

[TR]

[TD=align: center]Android 2.3[/TD]

[TD=align: center]Gingerbread[/TD]

[/TR]

[TR]

[TD=align: center]Android 3.0[/TD]

[TD=align: center]Honeycomb[/TD]

[/TR]

[TR]

[TD=align: center]Android 4.0[/TD]

[TD=align: center]Ice Cream Sandwich[/TD]

[/TR]

[TR]

[TD=align: center]Android 4.1[/TD]

[TD=align: center]Jelly Bean[/TD]

[/TR]

[TR]

[TD=align: center]Android 4.4[/TD]

[TD=align: center]KitKat[/TD]

[/TR]

[TR]

[TD=align: center]Android 5.0 - Versão atual[/TD]

[TD=align: center]Lollipop[/TD]

[/TR]

[/TABLE]

 

Os nomes seguem uma sequência alfabética e são escolhidos com base nos nomes de doces na língua inglesa.

 

Para saber qual é a versão do seu Android vá: Configurações > Sobre o Telefone > Versão do Android.

Os nomes das opções podem mudar, mas o caminho é o mesmo. Depois toque várias vezes seguidas na Versão do Android e aparecerá uma animação.

 

Créditos a mim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este tópico está impedido de receber novos posts.
 Compartilhar

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Nós fazemos uso de cookies no seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies , caso contrário, vamos supor que você está bem para continuar.