Ir para conteúdo
Faça parte da equipe! (2024) ×

̶Aʟғa.
 Compartilhar

Posts Recomendados

Y-OLIGOPOLIO.png

 

Oligopólio é um sistema que faz parte da economia política que caracteriza um mercado onde existem poucos vendedores para muitos compradores.

 

Em um oligopólio, as alterações nas condições de atuação de uma empresa vai influenciar o desempenho de outras empresas no mercado. Isto provoca reações que são mais relevantes quando o número de empresas do oligopólio é reduzido.

 

Um oligopólio é caracterizado por:

  • um estado de hegemonia, em que existe a luta para alcançar a supremacia total;

  • inflexibilidade de preços: os preços em vigor são estabilizados, sendo evitada a competição;

  • predominância dos preços, sendo que todos os vendedores aceitam os preços estabelecidos;

  • ocorrência de ações em conjunto, frequentemente dando origem a trustes.

 

(Um truste é uma coligação econômica ou financeira, um agrupamento de empresas que tem como objetivo diminuir e eliminar a concorrência, dividindo o mercado. Quando se verifica a formação de trustes, a concorrência é transferida para a área da qualidade e apoio ao cliente, porque não existe concorrência no que diz respeito aos preços.)

No oligopólio, muitas vezes ocorre a criação de um cartel, onde as poucas empresas dominantes fazem um acordo para manter o preço do produto comercializado. Tanto o carte como o truste exercem poder de pressão sobre o mercado. Ao contrário do truste, no cartel as empresas envolvidas continuam independentes no âmbito legal.

 

O oposto de oligopólio é designado como oligopsônio, um mercado onde existem poucos compradores de um grande número de vendedores.

 

Oligopólio e monopólio

 

Tanto o monopólio como o oligopólio contribuem para uma concorrência imperfeita. A diferença entre monopólio e oligopólio é que no monopólio existe apenas um fornecedor ou vendedor, que domina o mercado, enquanto que no oligopólio existem poucos fornecedores do mesmo produto.

 

Quando um produto é considerado essencial para a economia de um país, muitas vezes esse país estabelece leis que impedem a criação de monopólios e oligopólios.

 

Oligopólio no Brasil

 

Talvez o maior exemplo de oligopólio no Brasil seja o mercado de telecomunicações, no qual poucas empresas controlam o mercado. No caso da telefonia móvel, a fusão das empresas TIM e Vivo consistiu no primeiro oligopólio nesta área do mercado.

 

Também são conhecidos oligopólios no caso da montagem de veículos, na produção de ônibus, por exemplo, o que pode contribuir para o aumento do preço do transporte público.

 

oligopolio2.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso só funciona em sociedades já decadentes de valores econômicos. Você ter o monopólio (quando é dominante sozinho) de uma estrutura que gera um produto físico, não necessariamente acarretaria o aumento dos preços nesse produto, visto que a necessidade para lucro deveria respeitar vários outros critérios e não apenas saciar o bolso de empresários.

 

Ex: eu sou produtor de café (o único no estado). A saca esse semestre foi perfeita, faz sentido eu encalhar meu produto para tentar vendê-lo a um preço usurpador? Os ricos são enormes, isso falando de forma bem simplória. Fora as leis que existem em outros países em defesa da manutenção da ordem, preços e afins de produtos, seja qualquer a fase.

 

É isso que nossa sociedade torpe não entende.

Every man has to die

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fora as leis que existem em outros países em defesa da manutenção da ordem, preços e afins de produtos, seja qualquer a fase.

 

Já ouvi falar e até li sobre essas leis.

 

O objetivo do post foi apenas mostrar o Oligopólio e pra que serve. Tendo em vista que muita gente não conhecia isso. O oligopólio ainda existe no mercado de telecomunicações aqui no Brasil por exemplo.

Muitos clientes pra pouca empresa. E um exemplo de monopólio aqui seria os correios.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas atrás...

Conteúdo bem interessante e pouco conhecido. Saber diferenciar esses detalhes e ter uma clareza sobre o assunto facilita na hora de entender o mercado como um todo. Concordo que o Oligopólio existe por parte das companhias de telecomunicação.

Belo post.

ᴍᴇᴍʙʀᴏ ᴍᴇᴍʙʀᴏ ᴀᴠᴀɴçᴀᴅᴏ

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este tópico está impedido de receber novos posts.
 Compartilhar

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Nós fazemos uso de cookies no seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies , caso contrário, vamos supor que você está bem para continuar.