Ir para conteúdo
Faça parte da equipe! (2024) ×

dúvidas Oque e Plataforma.Net


JackJonesProgm
 Compartilhar

Posts Recomendados

  • Velha Guarda

Oi amigo, seja bem vindo!!!

 

Artigo:

O .NET Framework (pronuncia-se: dotNet) é uma iniciativa da empresa Microsoft, que visa uma plataforma única para desenvolvimento e execução de sistemas e aplicações. Todo e qualquer código gerado para .NET pode ser executado em qualquer dispositivo que possua um framework de tal plataforma.

 

Com ideia semelhante à plataforma Java, o programador deixa de escrever código para um sistema ou dispositivo específico, e passa a escrever para a plataforma .NET. Aplicações escritas para ele funcionam em um ambiente de software controlado, em oposição a um ambiente de hardware, através de uma máquina virtual de aplicação.

 

O .NET Framework consiste basicamente em dois componentes principais, ou seja, ela é executada sobre uma Common Language Runtime - CLR (Ambiente de Execução Independente de Linguagem) interagindo com um Framework Class Library - FCL (Conjunto de Bibliotecas Unificadas). Ele permite executar diversas linguagens permitindo grande interoperabilidade entre elas.

 

O CLR fornece gerenciamento de memória, controle de exceção, interoperabilidade, manipulação de processamento paralelo e concorrente, reflexão, segurança, serviços de compilação para a arquitetura específica, entre outros.

 

A FCL oferece APIs para UI de console, acesso a dados, conectividade com banco de dados, redes, web, criptografia, acesso aos serviços do sistema operacional, estruturas de dados e algoritmos diversos, facilidades para a linguagem e muito mais.

 

Originalmente só funcionava no Windows, agora também funciona no Linux e no MacOS através do .NET Core. Originalmente era proprietário, mas seus fontes foram liberados. O .NET Core já nasceu como um projeto 100% aberto, contando com contribuições da comunidade através da .NET Foundation.

 

Fonte:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Microsoft_.NET

qRXaV1L.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este tópico está impedido de receber novos posts.
 Compartilhar

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Nós fazemos uso de cookies no seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies , caso contrário, vamos supor que você está bem para continuar.