Ir para conteúdo
Faça parte da equipe! (2024) ×

notícia Pesquisa comprova: no Brasil o sertanejo lidera, mas o futuro é do funk


Glenn Danzig
 Compartilhar

Posts Recomendados

Foi divulgada hoje, dia 24, uma pesquisa sobre as preferências musicais dos brasileiros.

 

O sertanejo aparece como o gênero musical de maior popularidade, mas o impressionante domínio do funk entre os adolescentes significa que, em poucos anos, o funk pode assumir a liderança nacional.

 

A pesquisa foi realizada pela consultoria JLeiva Cultura & Esporte, com participação do Datafolha, e ouviu 10.630 pessoas com idade a partir de 12 anos, entre os dias 14 de junho e 27 de julho de 2017. As pessoas foram abordadas pessoalmente em pontos de fluxo. O questionário, com 55 perguntas, traçou um panorama dos hábitos culturais dos moradores de 12 capitais brasileiras: Belém, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São Luís e São Paulo.

 

A pesquisa pediu aos entrevistados para citar os três gêneros musicais que mais gostavam, por ordem de preferência. O resultado mostrou que o sertanejo, citado por 37%, é o estilo de maior popularidade, à frente de MPB (27%), gospel (21%), rock (21%), pagode e pop (ambos com 17%), que completam os cinco mais citados.

 

Apesar de não aparecer sequer entre os cinco gêneros mais citados no resultado geral, o funk é o preferido da juventude. Na faixa etária de 12 a 15 anos, o gênero é apontado como favorito por incríveis 55% dos entrevistados.

 

Entre os entrevistados com idades de 16 a 24 anos, o funk é citado por 28%, sendo ultrapassado pelo sertanejo (39%). Essa faixa etária é também a que mais se relaciona com o pop (28%) e rock (26%). A partir dos 25 anos, três estilos sobressaem: sertanejo, MPB e gospel. E se o funk é o gênero preferido dos mais jovens, o samba tem a preferência dos mais velhos: só aparece entre os mais citados na faixa a partir de 60 anos de idade.

 

Outras conclusões da pesquisa:

 

– Das 12 cidades pesquisadas, o sertanejo lidera em metade: Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Manaus, Porto Alegre e São Paulo. Nas três capitais nordestinas (Fortaleza, Recife e São Luís), é o forró que predomina. O gospel aparece como estilo mais apreciado em duas capitais: Belém e Salvador. Na capital baiana, o gospel empata na preferência com o MPB, o gênero líder em popularidade no Rio de Janeiro.

 

– MPB e Rock são os gêneros musicais mais ouvidos por quem possui ensino superior. Já os que estudaram até o ensino fundamental preferem Sertanejo e Gospel.

 

– Quando se analisa a renda, a MPB lidera entre as classes A e B. Esse gênero cai para a terceira posição entre a classe C e o sexto lugar nas classes D e E. Entre essas três últimas classes socioeconômicas, os dois estilos mais votados são sertanejo e gospel.

 

Todos os resultados da pesquisa estão disponíveis no site:

 

http://www.culturanascapitais.com.br

 

Fonte

 

Queria ver uma pesquisa dessas a nível mundial. O que acharam?

dcby17m-1951e581-58ed-433b-8630-2d2c95486648.png.489d1f1a1d47c7dcd6debd5f989815b0.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu sou eclético, aprecio todos os gêneros. É claro que tem músicas que não são agradáveis, tem alguns rocks que são horríveis, como também uns funks escrotos e assim segue, mas é bom ouvir um pouco de tudo, se apegar a um só ritmo não é bom, fechar sua mente para uma só ideia não é bom!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Felizmente.

 

Eu escuto todos os gêneros musicais, no passado as exceções eram sertanejo, pagode e samba, que sempre me matam de tédio ao ouvir. Atualmente eu escuto sertanejo sem muitos problemas, embora continue não gostando, como a própria pesquisa aponta e é verdade, aqui em Brasília só dá isso, seja em bar, boate e etc, sempre é predominante. Isso acaba te colocando numa situação onde ou você se conforma com o som ou não tem pra onde sair.

 

Se eu fosse um dos entrevistados, diria que em ordem é: pop, mpb e rock. Aliás, a nível mundial, posso estar errado mas indo pelo ''achismo'', diria que o pop ficaria a frente junto com o rock e rap, devido a popularidade e influência dos artistas desses gêneros.

Bang!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Funk vai dominar o mundo,espero que um funk com um pouco mais de letra e tudo tem sua época

Mbp e rap já dominaram assim como o sertanejo agora verdade que estamos passando pela pior fase de músicas e artistas bons no Brasil,ainda bem que existe o youtube

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito conclusiva e interessante a pesquisa.

 

Dá até pra presumir que em torno de uns 10 anos o gênero de maior preferência será o Funk, levando em consideração que a geração que está por vir prefere este gênero.

C9dkKE.png
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cada música tem seu momento. Em casa sozinho tomando cerveja e olhando pro teto? Um rock, um jazz. Festa? Funk, sertanejo, axé, eletrônica.

 

Nunca que eu iria em um show de rock, reggae, mpb. Pra mim show tem que ser música pra dançar, fazer coreografia, beber.

"Não tenha medo das grandes despesas; tenha medo das pequenas receitas." John Rockfeller.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este tópico está impedido de receber novos posts.
 Compartilhar

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Nós fazemos uso de cookies no seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies , caso contrário, vamos supor que você está bem para continuar.