Ir para conteúdo
Faça parte da equipe! (2024) ×

discussão Por que é tão fácil as pessoas acreditarem em teorias da conspiração?


Morison
 Compartilhar

Posts Recomendados

Exemplo: É muito mais fácil uma pessoa acreditar que a Terra é plana e que à Nasa está manipulando as imagens aéreas do que estudar a física e a matemática para saber a verdade.

 

Mas por que é tão fácil acreditar em teorias da conspiração?

 

"Para o bom paranoico, meia informação basta."

-Autor desconhecido.

| Membro | Bronze Member | [E]stagiário | Moderador Point Blank | ̶B̶a̶n̶i̶d̶o̶ |

| Membro | Bronze Member | Silver Member | Gold Member | [E]stagiário | Moderador Point Blank | Moderador Global | Coordenador | Eu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No exemplo acho que só acreditam nisso se for de uma ignorância a níveis espaciais.

Talvez seja fácil acreditar em algum tipo de teoria quando o embasamento para tal faz sentido, já a Terra plana, não faz o menor sentido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Há diversas conspirações... Simbolos, contato com ovnis pelo governo etc.

 

É o mais fácil de se acreditar por que a linguagem do absurdo parece ser bem recebida por nós. Desde pequenos, nós já somos induzidos em alguma religião antes mesmo de possuirmos consciência de si e do mundo. E isso foi assim desde muito tempo atrás, a bíblia contém absurdos surpreendentes, o homem que abriu o mar, o outro que foi o único escolhido em uma enchente global... Ou indo ainda mais atrás no tempo, antes de cristo, a glorioza epoca dos deuses.

 

Deus da chuva nos punira hoje.

Deus do sol... do mar, deuses do olímpo.

Deus Ala, Deus Shiva, Deus Buda...

 

A ideia de feitos divinos... cativa a mente humana diante da loucura que é tudo.

 

A ideia de que a sociedade seja enganada... ou manipulada por algo...

 

É mais facil voce por exemplo contar uma história folclórica ou lenda, mula sem cabeça a loira do banheiro... De fato ficavamos com medo e acreditavamos quando criança.

 

O mesmo ocorre com adultos uma conotação bem elaborada é mais fácil de acreditar do que abrir os olhos na realidade dura e cruel. A verdade das coisas nos trás medo.

~~

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu realmente não sei... mas infelizmente muitas pessoas realmente perdem tempo com essas teorias.

 

Porém pelo outro lado da moeda, as pessoas não acreditariam em algo sem um bom motivo(ou não kk)...então acho que cabe a nossa noção de realidade saber se algo é verdadeiramente uma conspiração ou não...só que infelizmente as pessoas tem uma noção de realidade meio "error_404"

kek!
 
 
 
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Simplesmente o fato que Algo le trará vantagem sobre a vida ou algo assim por si dizer as pessoas tentam nao olha o lado ruim de nada e Sim apenas o bom , acredito que o fato das teorias serem tão facil entra na cabeça das pessoas é pelo fato que poucas pessoas buscam Conhecimento

 

As pessoas preferem acreditar em tudo que vê ao invés de trilhar o árduo caminho em busca do conhecimento.

"Nada é verdade, tudo é permitido".

 

Entendi a referencia

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Minha opinião é contrária. Há teorias da conspiração que se provaram verdade. O caso dos EUA é a mais famosa delas. Rolava um papo na década passada de que os EUA vigiavam a "todos", e anos depois foi provado. Outro caso relevante, foi o do Golfo Tonkin. Novamente pelos EUA. Dentre várias outras, como a Mockingbird e Mk Ultra. Então, teorias da conspiração, ao meu ver, só são relevantes quando há realmente algo, uma faísca que faça florescer a ideia de algo sob controle de outro. Na verdade, a inviabilidade de se imaginar no meio de uma teoria, é que faz as pessoas desacreditarem. Eu ainda acho que existam muitas teorias por aí que são verdades... @Phefm' se me permite o comentário. Você já se parou para imaginar que os casos "absurdos" da bíblia, talvez não sejam como corre em seus pensamentos? A divisão do mar. Já passou pela sua cabeça que talvez não tenha sido uma divisão como um muro de águas? Já tentou procurar explicações lógicas para relatos aparentemente fantasiosos? Eu falo isso, porque existe entre o céu e a terra, coisas que nossa vã filosofia nem imagina. Se ainda hoje não sabemos exatamente os processos da construção das Pirâmides do Egito, dos Jardins Suspensos, da Estátua de Rodes e se no Coliseu realmente havia lutas de barco, será que somos capazes de mapear nossa história com tanto vigor?

Every man has to die

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

[quote name='yahazu']Minha opinião é contrária. Há teorias da conspiração que se provaram verdade. O caso dos EUA é a mais famosa delas. Rolava um papo na década passada de que os EUA vigiavam a "todos", e anos depois foi provado. Outro caso relevante, foi o do Golfo Tonkin. Novamente pelos EUA. Dentre várias outras, como a Mockingbird e Mk Ultra. Então, teorias da conspiração, ao meu ver, só são relevantes quando há realmente algo, uma faísca que faça florescer a ideia de algo sob controle de outro. Na verdade, a inviabilidade de se imaginar no meio de uma teoria, é que faz as pessoas desacreditarem. Eu ainda acho que existam muitas teorias por aí que são verdades... @Phefm' se me permite o comentário. Você já se parou para imaginar que os casos "absurdos" da bíblia, talvez não sejam como corre em seus pensamentos? A divisão do mar. Já passou pela sua cabeça que talvez não tenha sido uma divisão como um muro de águas? Já tentou procurar explicações lógicas para relatos aparentemente fantasiosos? Eu falo isso, porque existe entre o céu e a terra, coisas que nossa vã filosofia nem imagina. Se ainda hoje não sabemos exatamente os processos da construção das Pirâmides do Egito, dos Jardins Suspensos, da Estátua de Rodes e se no Coliseu realmente havia lutas de barco, será que somos capazes de mapear nossa história com tanto vigor?[/QUOTE] A linguagem do absurdo, metáforas... O passar de histórias de boca-a-boca. Nos sobram poucos vestígios do que foi verdade num passado distante. Mas a imaginação flui para o além... Mapear nossa própria história é realmente difícil pela divisão de culturas e pelos poucos vestígios, o processo de criação das pirâmides envolveram milhões de pessoas e a longo prazo. O restante eu desconheço rsrs.

~~

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As pessoas acreditam em teorias da conspiração pq já sabem que maioria das coisas do nosso dia a dia são mentiras. Não que isso justifique acreditar em teorias malucas, mas acaba sendo uma opção pra quem não se conforma com a desinformação.

O mundo é movido por dinheiro e mentir é lucrativo!

‏‏‎ ‏‏‎‏‏‎ ‏‏‎‏‏‎ ‏‏‎‏‏‎ ‏‏‎‏‏‎ ‏‏‎‏‏‎ ‏‏‎‏‏‎

ddm45pu-9d57952b-f20c-4869-bacc-5fa6dd59
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A linguagem do absurdo, metáforas... O passar de histórias de boca-a-boca. Nos sobram poucos vestígios do que foi verdade num passado distante. Mas a imaginação flui para o além...

 

Desviando um pouco o tópico, mas é exatamente isso... Num mesmo relato, é possível se ter diferentes tipos de adjetivos usados e empolgações de forma distintas também. Isso sem comentar as dificuldades de traduções de línguas antigas.

 

Eu realmente gostaria de abrir tópicos com muita coisa sobre a Igreja, religião e etc. Mas sei lá, hoje em dia parece que é "nazismo" você defender os pontos teológicos da crença e fé.

 

edit: e o tempo tá curto também. kk

Every man has to die

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Somos escravo do sistemas e sim ele existe. Sempre tem que a ver a mão de obra para que os ricos não sujem suas mãos e sempre tem que a haver morte para não sofrermos com superlotação em nossa terra. isso tudo é debatido entre sociedades para haver um equilibro na terra.

Servir e proteger.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Geralmente é por preguiça de pesquisar. Como o @yahazu disse "só são relevantes quando há realmente algo, uma faísca que faça florescer a ideia de algo sob controle de outro." Nd contra quem acredita, mas geralmente essas teorias são sem fundamentos. Uma ou outra é relevante, oq é bem raro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este tópico está impedido de receber novos posts.
 Compartilhar

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Nós fazemos uso de cookies no seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies , caso contrário, vamos supor que você está bem para continuar.