Ir para conteúdo
Faça parte da equipe! (2024) ×

Projeto Comprova vai combater fake news nas eleições 2018


Lasadin
 Compartilhar

Posts Recomendados

Uma coalizão de 24 veículos de mídia, entre eles o Estado, vai combater a disseminação de rumores e notícias falsificadas durante a campanha eleitoral 2018. O chamado projeto Comprova foi lançado nesta quinta-feira, 28, no congresso da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), em São Paulo. Jornalistas de todos os veículos parceiros vão trabalhar de forma colaborativa na detecção e verificação de rumores, conteúdo enganoso e táticas de manipulação nas redes sociais. Não haverá checagem de declarações de candidatos. A Abraji vai coordenar a coalizão, mas sem ingerência sobre o conteúdo a ser publicado.

 

Leia mais em: https://politica.estadao.com.br/noticias/eleicoes,projeto-comprova-vai-combater-fake-news-nas-eleicoes-2018,70002373066

 

 

 

Eai, quais são as expectativas para esse tal "projeto Comprova"?

 

Acho que vai ter manipulação e censura, basta saber quem eles irão favorecer, sabemos como o Brasil funciona e a corrupção é evidente em todos os campos. Não concordo com este projeto, não vejo que benefícios podem trazer, afinal, muitas das vezes é bem simples buscar a veracidade das notícias.

 

o projeto comprova já tem um site (https://projetocomprova.com.br)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sem sombras de dúvidas, por mais que este projeto está sendo coordenado pela associação da categoria, mesmo assim o interesse na defesa de uma ideia por parte da mídia é, e será nítido.

Um exemplo, o Grupo Globo no geral é a maior mídia que distorce os fatos, manipula as informações, se quiser posso trazer vários vídeos e artigos que comprovam isto. Seja através da Tv Globo, Globosat (GNT, VIVA, MULTISHOW), Editora Globo e suas revistas, Rádios (CBN), entre vários outros interligados, tudo massa midiática para manobrar a sociedade com o interesse que lhes convém.

Assim como outro exemplo, nos EUA, a CNN esquerdista ataca Trump. Não vejo e acredito que não verei mais um jornal, uma mídia totalmente imparcial em transmitir os fatos ao povo.

E cuidem, esse ano de eleição veremos muito ataque em manchetes distorcendo a realidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso aí é mais uma medida paliativa. @vine13 Também não acredito na ideia de mídia imparcial. Se alguém está pagando, já não é imparcial. E quando digo pagando, quero dizer os anunciantes, fora os jornalistas de diferentes ideologias. Aliás, fica aqui o questionamento: tem como ser imparcial o tempo todo? Seja um juiz, um jornalista etc.

dcby17m-1951e581-58ed-433b-8630-2d2c95486648.png.489d1f1a1d47c7dcd6debd5f989815b0.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma iniciativa que combate fake news nas redes sociais e está fazendo sucesso é a Caneta Desesquerdizadora (fact-cheking), é uma ONG. Chega a ser engraçado ver o intelectuais maconheiros do MPB passando vergonha com dados falsos.

"Não tenha medo das grandes despesas; tenha medo das pequenas receitas." John Rockfeller.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É difícil confiar, realmente. Mas, se for analisar, a mídia perde muito quando é "desmascarada", sabe? G1, Folha de SP, EXAME, UOL e outros ficam "sujos" se vinculados a coisas com potencial falso. A maioria dessas bases tem como ganho assinaturas mensais e tudo mais. Não vão querer perder isso, por mais que haja sim uma "moldadinha" nas manchetes. Vejo isso direto com informações de cunho jurídico. Os caras dizem que A é B, quando A é B, C, D ou o alfabeto inteiro. É um desserviço às vezes.

O correto a ser feito, ao menos de nossa parte, é evitar buscar informações em uma só fonte. Comparar o que é visto e questionar com a ouvidoria dos veículos se houver alguma omissão que possa prejudicar muito o entendimento.

Fg5uofw.pngx8iyddZ.png

© 2011 - 2018

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Eis que agora o Estado e seus amigos vão decidir o que é noticia falsa ou não...

Isso certamente vai resultar em censura...

 

Caneta Desesquerdizadora (fact-cheking),

Obrigado pela informação.

kek!
 
 
 
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
Eles vão acabar com muitas fake news mais na minha opniião sempre vai ter, pois eu acho meio difícil acabar com todas, não sei se me entende:p

 

Simmm mano, impossível, sempre vai ter aquela tia q vai mandar A fake news pra alguem kkkk

tumblr_mqz5fqfsGm1sa4nmlo1_500.gif

VdzmY.png

MEMBRO
STEEL MEMBER
•BRONZE MEMBER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este tópico está impedido de receber novos posts.
 Compartilhar

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Nós fazemos uso de cookies no seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies , caso contrário, vamos supor que você está bem para continuar.