Ir para conteúdo
Faça parte da equipe! (2024) ×

Retrospectiva - O Mundo de 2005 Para Cá


tuffwatcher
 Compartilhar

Posts Recomendados

Ver o Rimas dizendo que o fórum vem se arrastando para seu fim me deixou intrigado. Deveria?

 

Tudo tem um fim, por que é tão difícil para nós aceitarmos isso em relação ao fórum? A cada ano, o número de membros ativos diminuí, o conteúdo fica escasso, a pressão sobre os moderadores cresce e a receita cai. O que é muito comum hoje é o discurso negativo. Há anos em tópicos sobre o fórum nós vemos pessoas criticando, reclamando, fazendo parecer que o fórum é um grande fracasso. Mas como um fórum de 12 anos pode ser um fracasso?

 

Por isso eu quero mostrar esse ponto de vista. O mundo mudou drasticamente, o fórum continua aqui, mesmo que por um fio. Não podemos celebrar essa longevidade, ao menos?

 

A retrospectiva que aqui posto trata sobre: arte, esportes, tecnologia e política. Ou seja, os pilares de notícia da nossa sociedade. Convido outros membros a compartilharem outras curiosidades, relembrar uma época que o fórum era o mesmo de hoje, mas tudo ao seu redor era diferente. Também seria interessante compartilhar histórias e fatos, quem eram os moderadores da sua época? Quem eram seus amigos? O que você fazia quando não estava no fórum? Vamos pausar a decepção um pouco.

 

RETROSPECTIVA - O MUNDO DE 2005 PARA CÁ

NA ARTE

Séries iniciadas no mesmo ano ou depois da criação do fórum:

  • Grey's Anatomy - Desde 2005 na televisão, a série já acumula 14 temporadas e 317 episódios. Entre muito debate sobre a queda de qualidade e as mudanças de elenco, a criadora pretende continuar até que a protagonista, Ellen Pompeo, queira parar.
  • Supernatural - Em 2005, Supernatural apareceu na TV. Hoje, 13 temporadas e 287 episódios depois, a série cultiva um dos mais apaixonados grupos de fãs da televisão. Porém, a conversa sobre o fim do show se intensificou com os rumores de que a 14ª temporada seria a última.

Supernatural-Season-1-Episode-12-8-0f7b.jpg

  • The Office U.S - Uma das séries de comédia mais queridinhas do Estados Unidos, criou sua própria cultura pop com referências a beterrabas e o famoso "that's what she said". Foi de 2005 até 2013, com um final emotivo, lotando até mesmo um pequeno estádio de baseball para celebrar o seu fim. Foram 9 temporadas e 188 episódios, carrega orgulhosamente 8,8 estrelas no IMDb.
  • How I Met Your Mother - Talvez uma das séries mais influentes de sua geração, HIMYM rodou de 2005 a 2014. Por nove temporadas e 208 episódios Ted buscou o amor da sua vida. A série sofreu duras críticas a partir da sexta temporada, tornando-se repetitiva. Seu finale também foi extremamente polêmico e dividiu opiniões.
  • Prison Break - Enquanto o fórum existia, Prison Break começou, terminou e voltou. Com seu retorno, foram 5 temporadas e 90 episódios. Apesar de adorada, a série nunca fez sucesso entre os prêmios, ganhando um certo status de cult.
  • The Suite Life of Zack and Cody - O tempo é algo extremamente difícil de compreender. Lembrar de momentos no fórum fazem parecer que 12 anos não foi tanta coisa. Bom, essa série vai quebrar isso. Zack e Cody: Gêmeos em Ação teve três temporadas e 87 episódios entre 2005 e 2008. Hoje, é a recordação da infância de muitos novos adultos.
  • Everybody Hates Chris - Uma série extremamente popular no Brasil, até hoje você pode encontrá-la no SBT ou na TBS. Contando a história de Chris Rock, de 2005 a 2009 a série lidou com problemas importantes como racismo. O fim da produção foi em razão da própria história que contava, sendo inviável continuá-la.
  • Mad Men - Outra série que vários membros do fórum parecem gostar, só começou dois anos depois do fórum. A partir de 2007 a série iniciou sua jornada de 7 temporadas e 92 episódios. Chegou ao fim em 2015 e conseguiu manter sua identidade de começo a fim.
  • Dexter - O psicopata que trabalhou duro por 8 temporadas e 96 episódios, chegou ao fim em 2013, sete anos depois do seu piloto. A série sempre foi um sucesso no mundo todo, inclusive no fórum.
  • Breaking Bad - Quão estranho é que uma das melhores séries da história teve seu início depois do fórum e seu fim enquanto o site continua aqui? Entre 2008 e 2013 uma das séries mais respeitadas pela crítica contou uma história completamente diferente do que havia na televisão. Foram 2 Globos de Ouro, entre outros 144 prêmios e 225 indicações.
  • Outras menções: The Big Bang Theory (2007-), Game of Thrones (2011-), Sons of Anarchy (2008-2014), iCarly (2007-2012), Black Mirror (2011-). Veja todas as séries iniciadas durante a existência do fórum em http://www.imdb.com/search/title?sort=moviemeter&title_type=tv_series&year=2005,2017

Filmes de sucesso lançados entre a data de início do fórum e hoje:

  • Cinco filmes de Harry Potter foram lançados desde o fórum. Sem contar Fantastic Beasts and Where To Find Them.
  • Três Star Wars. Você se lembra da segunda trilogia? Não parece tão velha? Pois é, o último filme tem a idade da WebCheats.
  • A trilogia de Batman começou em 2005 com Batman Begins e já acabou, isso em 2012. Já faz tanto tempo que temos um novo Batman e Ben Affleck, e já se fala de um substituto para ele.
  • Sr. e Sra. Smith, o filme que iniciou o relacionamento de Brad Pitt e Angelina Jolie, um dos casais mais famosos de Hollywood. Nesse meio tempo já tiveram vários filhos adotados e já até se divorciaram.
  • Alguém aí se lembra de Nárnia? O primeiro filme saiu em 2005 e foi um enorme sucesso. A história já se concluiu também.
  • V de Vingança. Um dos clássicos mundiais mais influentes. O filme fez tanto sucesso que a Anonymous, rede de hackers, adotou a máscara usada pelo personagem. E adivinhe o ano de lançamento? 2005.

18535298_20131018001823493.jpg

  • Em 2005 estava nos planos da Marvel criar algo como o que é hoje o Universo Cinematográfico Marvel. Hoje já são 17 filmes, com mais 5 programados. Alguém lembra de um mundo sem filmes da Marvel?
  • Outras menções: A Fantástica Fábrica de Chocolate (2005), Orgulho & Preconceito (2005), O Virgem de 40 Anos (2005), 300 (2006), Carros (2006), O Diabo Veste Prada (2006), Juno (2007), Superbad (2007).

A música desde 2005:

  • Nesse meio tempo o Eminem já vendeu pelo menos 27.197.000 de CDs, que isso...
  • A música em 2005 não conseguiria nem imaginar o que ia acontecer com ela até 2018. O streaming dominou o mercado com Spotify e Apple Music, CD agora só serve para colecionar.
  • Nós tivemos 4 Rock in Rio no Rio de Janeiro, 3 em Madrid, 6 em Lisboa e até 1 em Las Vegas.

The Pussycat Dolls já se separaram e duvido que tenham coragem de ver esse vídeo.

  • Kanye West lançou nove álbuns,
  • Taylor Swift nem álbum tinha em 2005 e hoje é uma das maiores artistas do mundo.
  • One Direction se juntou, virou uma sensação mundial, lançou quatro álbuns, se separou e já lançaram alguns discos solo.
  • Em 2005 o rock era o estilo musical mais popular do Estados Unidos, hoje é o rap. No Brasil nós também vemos o crescimento do rap.
  • O primeiro álbum do Criolo só saiu em 2006, tanta coisa aconteceu e em 2017 ele lançou um álbum de samba.

Black Eyed Peas já se separaram.

  • Linkin Park lançou cinco álbuns de lá pra cá, foi do sucesso a tragédia com o suicídio do Chester. Quem, em 2005, imaginaria que isso aconteceria?
  • Oito anos depois do fórum ter sido criado, o Chorão se matava.
  • Meanwhile... Beyoncé ganhou 14 Grammys.

NO ESPORTE

Desde que o fórum foi criado:

  • Corinthians foi campeão brasileiro 4 vezes.
  • São Paulo foi 3 vezes.
  • Fluminense e Cruzeiro foram 2 vezes.
  • Flamengo e Palmeiras foram 1 vez.

  • New England Patriots foi campeão do Super Bowl 3 vezes.
  • Pittsburgh Steelers e New York Giants foram 2 vezes.
  • Indianapolis Colts, New Orleans Saints, Green Bay Packers, Baltimore Ravens e Denver Broncos foram 1 vez.

 

  • Manchester United foi campeão da Premier League 5 vezes.
  • Chelsea foi 3 vezes.
  • Manchester City foi 2 vezes.
  • Leicester City foi 1 vez.

 

  • Itália foi campeã da Copa do Mundo de 2006, na Alemanha.
  • Espanha foi campeã da Copa do Mundo em 2010, na África do Sul.
  • Alemanha foi campeã da Copa do Mundo de 2014, no Brasil.

04d2663bf94e0ac71e97bac9ed34639b?width=1024

  • Ronaldinho Gaúcho ganhou a Ballon D'or em 2005.
  • Fabio Cannavaro ganhou em 2006.
  • Kaká ganhou em 2007.
  • Cristiano Ronaldo ganhou 5 vezes ('08, '14, '15, '16, '17).
  • Lionel Messi ganhou 5 vezes ('09, '10, '11, '12, '15).

  • Miami Heat foi campeão das finais da NBA 4 vezes.
  • Los Angeles Lakers, Golden State Warriors e San Antonio Spurs foram 2 vezes.
  • Cleveland Cavaliers e Dallas Mavericks foram 1 vez.

NA TECNOLOGIA

  • Quando o fórum foi fundado, não havia iPhone. Hoje estamos na geração oito. A quantidade de iPhones vendidos já passa de 1,2 bilhão (número registrado em agosto de 2017). Vocês lembram as opções de aparelhos em 2005? Ou era o Nokia tijolo, ou um Motorola flip. Em julho de 2006 a Apple tinha uma receita de 4,37 bilhões de dólares... hoje o lucro é de 10 milhões de dólares por trimestre e receita de 78,4 bilhões de dólares.
  • O Windows da época era XP, seguido pelo Vista. Só 4 anos depois que o Windows 7 chegaria. Depois veio o 8, o 8.1 e finalmente o 10.
  • Um site que está sempre presente em nossas vidas e raramente percebemos é o YouTube. Foi fundado também em 2005, comprado pela Google em novembro de 2006.
  • Em 2005 você também podia acessar uma rede social chamada TheFacebook, hoje nós a conhecemos muito bem. Mas naquela época as redes sociais eram outras. Orkut e MSN estavam presentes no computador da maioria dos brasileiros. Em 2006 veio também o Twitter e pouco a pouco a internet foi tomando a forma que vemos atualmente.
  • A Netflix só virou uma empresa de streaming em 2007, junto com a Amazon. Antes disso, apesar da companhia existir, era uma locadora de filmes. Qual foi a última vez que alguém aqui locou um filme?
  • Em 2006 foi fundada uma empresa chamada Spotify AB, em 2008 oficialmente tínhamos o aplicativo Spotify, apenas em 2010 que o serviço tornou-se estável. Hoje o streaming é o meio mais popular de ouvir músicas. Depois de Spotify, a própria Apple lançou sua versão, após comprar a Beats por 3 bilhões de dólares, a empresa de Cupertino lançou o Apple Music. Além desses, temos Deezer, TIDAL, Soundcloud e Play Music.
  • O Android tem 9 anos, oito versões. Em 2014, a estimativa era de 1 bilhão de usuários.
  • Mas o assunto principal do fórum é jogos... então vamos falar de jogos. O PS3 só foi lançado um ano após o fórum, vivíamos na época de PS2, com o clássico som de inicio.

  • Os gráficos também subiram de nível. Hoje há atores fazendo as expressões que vemos nos personagens, a resolução pode ir até 4K em vários jogos e os detalhes são impressionantes. A evolução é tão absurda que nem é possível explicar em texto, só uma imagem pode fazer isso. De um lado Call of Duty 2, lançamento de 2005. Do outro, Call of Duty WW2, de 2017.

0FrJ4ST.png

  • Para isso acontecer, outras inovações foram feitas. Se você tem um i3, hoje, corre risco, um i5 faz o trabalho, o i7 é uma ótima escolha e o i9 é quase desnecessário. Mas há quem lembre de uma época em que iX não existiam, apenas em 2009 que as novidades surgiram. E hoje temos até mesmo notebooks gamers.

NA POLÍTICA

  • 2005 também foi o segundo ano da presidência de Lula, enquanto nos Estados Unidos era George W. Bush. Depois disso várias mudanças foram feitas. Aqui tivemos nossa primeira presidente mulher, lá tiveram seu primeiro presidente negro. E 12 anos atrás, quem poderia imaginar, que o ex-presidente dos Estados Unidos da América ia escolher rap entre suas músicas prediletas e o atual presidente é ativo no Twitter e até tira um sarro com o ditador norte-coreano por lá?
  • Em 2011, um dos picos de atividade do fórum, também acontecia em paralelo a Primavera Árabe, Muammar Kadafi foi morto e algumas ditaduras foram desfeitas. A liberdade...
  • Saddam Hussein morreu em 2006 e Osama Bin Laden em 2011.
  • Em 2016, Dilma sofre Impeachment. Temer assume, no que pode ser considerada uma das maiores tretas dessa área de E&D, porque ninguém queria dar o braço a torcer.
  • Hoje, o ciclo se completa e Lula volta a querer ser candidato.
  • O fórum nasceu em meio ao Mensalão e viveu o suficiente para ver a Lava Jato.

-

 

Isso foi tudo que lembrei. O exercício é de reflexão, vejam como o mundo mudou desde que o fórum foi fundado.

 

Vocês se lembram de como tudo era mais lento? Nós íamos ao cinema ou à locadora para ver um filme. Nós comprávamos CDs para ouvir nossas músicas, nós carregávamos um celular, um relógio e um iPod/MP3 porque tudo não cabia em um só. A política tinha seus absurdos, mas não era um escândalo novo todo dia. Nós não sabíamos quem era Neymar ou Bruna Marquezine, agora são quinze notícias por semana sobre eles voltarem ou se separarem. Nós jogávamos jogos com gráficos simples e segurança frágil. Nós só conhecíamos as séries que passavam na TV, a internet era horrível, os computadores eram brancos... faz muito tempo que o fórum tá aqui. O mundo é outro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

que escrito do caralho, irmão

chego a me emocionar lendo tudo isso

o tempo voa

o tempo é rei

me relembrou diversas coisas entre perdas e ganhos

saudade vai e vem

e nós continuamos aqui firmes e fortes (talvez alguns menos)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns pelo tópico, invejavelmente bem feito e construído.

 

Sim, o mundo é outro. E como mudou.

 

Bom, eu acho que o fórum deveria ter se adequado a mudança. Chegou a conhecer a rede "Blockbuster" que morreu por acreditar piamente que o negócio deles era permanente?

 

A Webcheats é o Blockbuster nesse setor. Faltou se adaptar a nova "cultura", tinha que ter mudado de cheats para algo relacionado a IRL, ter virado uma comunidade de jogos e interação entre membros.

 

Eu fico triste por um lado, pois essa face se mostrou diversas vezes aqui no fórum. FORAM INÚMERAS possibilidades de realizar uma mudança que trouxesse a estagnação temporária que era necessária.

 

Essa coisa de usar cheat já tá velha demais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A diminuição de membros no fórum se deu por vários fatores, um deles é que primeiro que a nova geração de jovens (principal público) prefere jogar no celular (afinal é a unica coisa que tem). Eles também nunca foram apresentados a fórums, pra eles isso é um terra desconhecida. Além disso, o público de antes foi crescendo e amadurecendo, quando você é menor usar cheat é o máximo mas depois que você cresce, você vê que só está mentindo pra si mesmo e que não tem graça pegar algo que não seja com esforço próprio. Isso eu falo por experiência própria, claro que nesse tempo ja me deu vontade de usar algo só por frustação, mas eu reconheço que isso só vai ser prejudicial, no geral é isso, o público mudou, eu mudei, a internet mudou, o mundo mudou e sempre vai ser assim, toda hora novas mudanças ocorrendo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • O fórum nasceu em meio ao Mensalão e viveu o suficiente para ver a Lava Jato.
     

Não sei porque, mas ri desta parte.

 

Bom post, cobriu bem certas áreas e sinceramente, não sabia nem da metade das coisas e agora me sinto um senhor de idade tendo só 18 anos. Obrigado

 

E eu assisti o clipe das The Pussycat Dolls inteiro. Don't Cha

 

"Lutem e lutem novamente, até cordeiros virarem leões!"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

xD é isso mesmo, nem parece, mas passou rápido... Eu achava que a infancia e adolescencia seriam uma eternidade... Bobagem.

 

Em meus 23 anos, vivendo por entre 2 milênios, muita coisa mudou e muita coisa irá mudar, eu fico perplexo com meus priminhos e sobrinhos por parte da muié (eles tem menos de 10 anos) de como eles dominam super bem essa nova tecnologia, coisa que nós se matávamos pra aprender.

 

Parabéns pelo tópico leo, já era esperado, #imperiold kk

~~

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora me sinto um senhor de idade tendo só 18 anos. Obrigado

 

E eu assisti o clipe das The Pussycat Dolls inteiro. Don't Cha

 

kkkkkk feliz em ajudar (eu também assisti Don't Cha).

 

Em meus 23 anos, vivendo por entre 2 milênios

 

Parabéns pelo tópico leo, já era esperado, #imperiold kk

 

Você, com só 23 anos, já consegue notar mais um gap,só com 23 anos. Hoje nós temos o dobro de experiências vindo em nossa direção, do que antigamente, é tudo instantâneo e o mundo nunca para. Eu já passei por mais coisas sem bater na casa dos 20 do que minha mãe em seus 40. E é sempre mudança, algo novo que nós precisamos acompanhar senão ficamos obsoletos. Por isso o Blizzard se sentir senhor com 18 anos é tão bizarro, mas ao mesmo tempo tão preciso. Eu imagino como vai ser, para nós, daqui 10 anos... uma coisa eu garanto, todos nós vamos precisar de acompanhamento psicológico, porque a exaustão que vamos ter vai ser assustadora. Hoje um garoto de 23 anos, você, consegue ser mais maduro do que alguém de 30, porque tudo o que aquela pessoa teve tempo pra passar, você passou sem tempo. Mas olha aqui eu de novo falando mais que a boca. kkkkkkk #imperiold

 

Obrigado a todos que viram, e ao moderador que colocou na Quick List.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas atrás...
Este tópico está impedido de receber novos posts.
 Compartilhar

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Nós fazemos uso de cookies no seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies , caso contrário, vamos supor que você está bem para continuar.