Ir para conteúdo
Faça parte da equipe! (2024) ×

Termos e funções no CS GO


Denver'
 Compartilhar

Posts Recomendados

header.jpg?t=1476985553

 

Em diversos campeonatos de eSports ou mesmo durante uma partida, muitos jogadores podem ficar boiando com alguns termos de uso comuns em Counter-Strile: Global Offensive, ou mesmo o jogador tenha interesse em conhecer mais sobre o jogo! Pensando nisso, nós decidimos disponibilizar este glossário, com diversos termos de uso usados no jogo e em outros artigos.

 

divisores.gif

AIM: Normalmente quando se fala em AIM, a pessoa está falando em pontaria. Um bom "aimer" por exemplo é um cara que tem uma boa pontaria, ou seja, atira bem.

 

Bunny Jump ou Bunnar: É quando o jogador dá alguns pulos seguidos, controlando juntamente com o mouse, o que acaba lhe dando uma rapidez um pouco maior e uma movimentação diferenciada. No CS 1.6 este tipo de ato era bem mais popular, pois no CS:GO a própria engine do jogo lhe impede de fazer isso muitas vezes, enquanto no 1.6 você poderia fazer por tempo ilimitado.

 

Bombsite (B1 e B2): Bombsite é o lugar onde você deve cumprir o objetivo do lado Terrorista, que é de plantar a sua bomba (a c4). Já B1 e B2 são denominações que dão aos dois bombsites que existem no mapa.

 

Backup ou "back": Quando falamos disso estamos nos referindo a apoio, ou seja, quando um amigo pede para você dar um "back" ele está pedindo sua ajuda naquele local.

 

Boludo: Pessoas que fazem coisas estúpidas

 

Coach: É a mesma coisa que treinador, ele ajuda o time nos treinos e nos jogos como um treinador de futebol.

 

Cover: Cover é cobertura, ou seja, quando um amigo pede cover é porque ele quer que você proteja ele. Um exemplo de situação que um jogador pede muito cover é quando ele vai desarmar a bomba, nesta hora ele fica totalmente vulnerável, por isso, precisa da sua proteção.

 

Clutch: É quando o jogador encontra-se em uma situação de desvantagem, por exemplo, um 2 vs 1.

 

Clutch Master: Jogador que costuma se dar muito bem em situações de desvantagem e acaba vencendo-as (um bom exemplo o fnx da SK Gaming).

 

Eco: É quando um time decide junto que não irá comprar nada (ou o mínimo de coisas possíveis, como apenas uma pistola) afim de juntar dinheiro para jogar o próximo round 100% equipado. (Eco - ECOnomizar)

 

Forçar: Quando todos no time não tem dinheiro suficiente para estar bem equipados, mas mesmo assim decidem comprar o que der e arriscar.

 

Full Controll: É quando você tem total controle da situação. Um exemplo de situação que este termo é bastante usado é quando um jogador está escondido em algum lugar e passa um inimigo por ele, ao invés de matá-lo, ele tem o sangue frio de esperar todos os outros passarem para que ele possa matar todos de costa, com isso, ele teve total controle da situação.

 

GH: Good Half, ou seja, boa metade. Os jogadores normalmente falam isso ao trocar de lado na partida

 

GL: Good Luck, ou seja, boa sorte.

 

GG: Good Game, ou seja, bom jogo.

 

HF: Have Fun, ou seja, divirta-se!

 

HE: Granadas explosivas que causam dano ao inimigo.

 

HP: Health Point, ou seja, pontos de vida. É o quanto seu personagem está com vida.

 

Mel: É quando o jogador dá um tiro na cabeça do inimigo e ele não morre, porém, você sabe que ele está com pouca vida.

 

Mix: Um 5 vs 5, nos moldes de um jogo competitivo, porém, que não envolve times.

 

Miado: É quando um jogador tomou dano e está com a vida baixa.

 

Overtime: Quando duas equipes empatam (15 a 15) elas jogam uma espécie prorrogação, para definir o vencedor da partida.

 

Pixel a Pixel: Quando alguém fala para você ir abrindo "pixel a pixel" é para você entrar devagar nos lugares, olhando todos os lugares possíveis que seu inimigo possa estar, sem se precipitar.

 

Pré-fire: Quando um jogador já começa a atirar antes mesmo de ver seu inimigo. Isso pode acontecer por ele já ter uma informação ou ideia de onde o inimigo está por exemplo.

 

Quickshot ou quick: É quando você atira no inimigo com uma sniper, usando a mira da luneta de forma extremamente rápida. Neste caso o botão da mira é apertado e numa sequência bem rápida o do tiro é apertado logo em seguida.

 

Rushar: Rushar nada mais é do que invadir!

 

recoil: É a mesma coisa que recuo, ou seja, o coice que a arma dá quando você atira com ela.

 

Strafe: É o ato de chegar na ponta de uma parede (sem se mostrar para o outro lado) e rapidamente ir e voltar, com a intenção de apenas pegar informação ou fazer o sniper inimigo errar um tiro.

 

Smokar: Quando você usa a Smoke (granada de fumaça) para tampar a visão de alguma região do mapa.

 

Single: É quando você mata seu inimigo apenas com um tiro (normalmente é um headshot)

 

Spawn: Lugar onde você nasce no jogo.

 

Split: Normalmente este termo é usado para táticas em que o time se divide por dois pontos para se encontrar num terceiro. Um exemplo é famoso (3-2) na Dust_2, que divide os jogadores indo fundo e varanda para se encontrarem na bombsite A.

 

Teamkill ou TK: É quando você causa dano ao seu amigo, podendo matar ou não.

 

Teamplay: Jogar em equipe.

 

Tekado: É quando um jogador já sofreu dano, ou seja, ele não está com a vida na sua totalidade.

 

Varado: É quando um jogador mata outro através de algum lugar (parede, caixa e etc).

 

Walk: É quando você anda pressionando shift (tecla padrão) para não fazer nenhum barulho.

 

Xiu: Quando alguém diz pra você ir no "xiu" é a mesma coisa do "Walk", para você ir sem fazer barulho.

divisores.gif

Funções: Entry fragger, IGL, Lurker, Support, PlayerMaker

 

ENTRY FRAGGER: É uma função atribuida a um jogador, normalmente em time. Este jogador é o cara que está sempre em primeiro quando seu time vai invadir algum bombsite ou dominar alguma região. Normalmente ele acaba virando alvo inimigo e morrendo, para que seu time entre logo atrás e matando seus inimigos (já que não estão sendo alvejados como ele).

 

IN-GAME LEADER ou IGL: É a pessoa que dá as estratégias para o seu time, faz os planos, diz quando deve ir, voltar, o que devem fazer e etc, o famoso capitão! Para ser um um IGL você não precisa ser necessariamente um jogador, muitos coachs (treinadores) tem esta função.

 

Lurker: É uma função atribuida a um jogador, normalmente usada por times. Este jogador normalmente joga um pouco mais separado do time. Ele pode tanto tentar pegar seus inimigos desprevinidos (pois seu time está fazendo barulho em outro bombsite), quanto fazer barulho onde está para que atraia atenção dos inimigos de forma que seu time possa trabalhar mais tranquilo em outra parte do mapa e até tentar segurar o time inimigo em uma certa parte do mapa, para que eles não possam ajudar outra parte atacada.

 

Support: É uma função atribuida a um jogador, normalmente em time. Este player normalmente ajuda seu time com flashbangs (grana que cega), smokes (granada de fumaça) e molotov (granada incendiária). Ele se prepara para tacar estas bombas e taca enquanto seu time está preparado para dominar alguma região. Pois para você mesmo tacar a bomba e depois ir dominar algum local é bem mais demorado, por isso é importante de ter um destes no time.

 

PlayerMaker: Um coringa, que pode ocupar qualquer posição dependendo da situação. Geralmente, ele tambem é o lider do time, que elabora estrategias.

Nada de especial é atribuido a esse jogador. Ele é simplesmente alguém que completa o time, e por isso, geralmente é o lider.

Créditos:

Xlg

Peperoni plaiboi

-DeadPool

Bczz

 

 

 

 

 

tenor.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este tópico está impedido de receber novos posts.
 Compartilhar

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Nós fazemos uso de cookies no seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies , caso contrário, vamos supor que você está bem para continuar.