Ir para conteúdo
Faça parte da equipe! (2024) ×

[Tutorial]Como criar servidor de MapleStory v83[Tutorial]


XenoStory
 Compartilhar

Posts Recomendados

[Índice]

1) Programas necessários (lista para downloads)

2) Instalando os programas

3) Alterando os arquivos do Java

4) Executando arquivos SQL

5) Editando & Rodando servidor

6) Trabalhando com client

 

================================================================

1) Programas necessários

 

  • Todos arquivos em um único | [Clique aqui]
  • Arquivos WZ | [Clique aqui]
  • JCE Policy Files | [Clique aqui]
  • Java para computadores 64 Bits (não incluso no "Todos arquivos..." | [Clique aqui]
  • Todos os comandos da source ZenthosDEV v83. Como muitos players pediram, eu tomei um tempo e fiz. | [Clique aqui]

 

Como as regras pedem, aqui está o scan do arquivo (Todos os comandos...). Façam bom uso e compartilhem.

LINKS RE-UPADOS.

 

================================================================

 

2) Instalações

 

Java SE Development Kit (JDK):

 

Ele é de simples instalação, apenas siga as instruções do próprio instalador e aceite os termos e clique em 'Avançar'.

 

ATENÇÃO: TENHA CERTEZA QUE VOCÊ BAIXOU O JAVA CORRETO CONFORME O SEU COMPUTADOR! ELE PODE NÃO FUNCIONAR CASO NÃO SEJA O CORRETO! VEJA ABAIXO COMO VER:

 

32Bits ou 64Bits? Vá sobre 'Meu computador' e carregue o botão direito e vá em 'Propriedades'. Ele detalhará e mostrará quantos Bits são.

MySQL Query Browser:

 

Ele também é de fácil instação, apenas abra o instalador, aceite os termos e clique em 'Avançar'.

WampServer:

 

Também é de fácil instalação, abra o instalador e clique em 'Avançar'. Ele pedirá um e-mail, você não é obrigado a informar, mas caso queira, não trará problemas futuros. Após terminar a instalação, ligue-o e deixei-o online, clicando um vez sobre o ícone e selecionando a opção, "Deixar Online" e eventualmente "Começar todos os serviços".

 

ATUALIZADO, PORQUE ALGUNS MEMBROS ESTAVAM COM PROBLEMAS!

 

================================================================

 

3) Java

 

Extraia os arquivos JCE para sua área de trabalho (eles foram baixados anteriormente). Agora selecione-os e copie-os. Vá na pasta do Java (C:\Arquivo de Programas\Java) e cole os arquivos copiados anteriormente, nas pastas:

 

É necessário se cadastrar para acessar o conteúdo.

 

================================================================

 

4) Executando arquivos SQL

 

Extraia a pasta ZenthosDev (source) para sua área de trabalho. Agora, extraia a pasta WZ Files (baixada anteriormente) para a pasta ZenthosDev.

 

Abra o MySQL (C:\Arquivo de Programas\MySQL) e veja se as informações são as mesmas:

 

Server Host: localhost

Port: 3306

username: root

password: (em branco)

Default Schema: (em branco)

 

Caso esteja, clique para entrar, caso não, deixe-as assim. Agora com o programa aberto vá em 'Arquivo' e escolha 'Open Script' e escolha o arquivo ZenthosDev.sql (se encontra na pasta de seu source, na sub-pasta SQL). Clique em executar (no topo do programa).

================================================================

 

5) Editando & Rodando servidor

 

Extraia os arquivos WZ Files para a pasta de seu source (ZenthosDev).

 

Vá na pasta de seu source (ZenthosDev) e abra o arquivo 'server.properties'. Aperte Ctrl + F e procure por:

 

É necessário se cadastrar para acessar o conteúdo.

 

Troque o '127.0.0.1' para o IP do seu Hamachi ou para o seu IP. Se você não sabe seu IP, clique aqui.

 

OBS: Para que você possa utilizar o IP da máquina como host, é preciso liberar as portas de seu rotiador!

 

ATENÇÃO: PARA QUE SEUS AMIGOS POSSAM SE CONECTAR, VOCÊ DEVE EDITAR O CLIENT COM O SEU IP!

6) Editando o client

 

Baixe o 'Hex Editor' aqui e instale-o. Vá aonde seu 'Localhost v83' se encontra e clique com o botão direito e escolha a opção 'Hex edit with Hex WorkShop'. Aperte CTRL + F e selecione 'Text String' e digite '127.0.0.1', coloque o seu IP/Hamachi IP nos três IP's que forem encontrados. Agora salve o programa com formato '.exe' e coloque em um site para seus amigos baixarem.

 

Imagem para ajudar aqui

 

================================================================

 

F.A.Q EXTRA

 

localhost: Basicamente é o client do seu jogo. Será dessa maneira que os seus amigos irão se conectar ao jogo, Se você edita-lo corretamente é claro. O ícone do arquivo é como o de todos os MapleStory's, incluindo o original. É uma espécie de "cogumelozinho" laranja. Se o ícone não esteja aparecendo, eu aposto que o erro é causado pois, eles não foi editado corretamente (faltou salva-lo em formato .exe).

 

Exemplo: O nome do meu servidor é XenoStory, devo salvar o localhost como: XenoStory.exe

 

Source: Basicamente é todos os scripts de seu servidor! Ele é nada mais que todos os npc's, skills, monsters que existem em seu servidor. A maioria deles são codificados em Java (existem alguns em outras linguages, como C). Uma dica pessoal minha: primeiramente crie um servidor para testes, aprendendo a linguagem Java voltada para MapleStory. Após ter feito alguns scripts e intendido a funcionabilidade da sua source, torne isso público.

 

Se você quer ter uma noção básica, acesse o meu canal Assista o vídeo de número 6, ele já lhe dá uma noção básica de como utilizar essa linguagem de programação; em breve, irei postar mais vídeos-aulas para que possamos ter sucesso com nossos servidores brasileiro.

 

MySQL: É o programa utilizado como banco de dados do seu servidor. Um banco de dados é todas as informações de contas, guilds etc, criados em seu servidor. Todo usuário que é cadastrado, tem o seu novo registrado no seu banco de dados, o seu banco de dados é composto por tabelas e sub-tabelas. Algumas tabelas são, accounts, guilds, characters etc, algumas sub-tabelas são, id, name, password, gm etc. O banco de dados foi criado na linguagem SQL. Para que você possa fazer uso do MySQL (o programa para manusear o seu banco de dados), você precisa ter ligado o seu Wamp Server (o programa que irá iniciar os serviços de Apache e MySQL, um é utilizado para fazer uso do banco de dados e o outro para uso de páginas em PHP, no qual você poderá utilizar futuramente para fazer o seu site de servidor), por tanto, se quando você tentar abrir o seu MySQL Query Browser e retornar um erro (10061) tenha certeza que você iniciou todos os serviços do programa e que ele está funcionando normalmente/está online. Caso o ícone do mesmo esteja em laranja ou vermelha, há algum erro, tente reiniciar seu computador ou fechar programas como Skype, Team Viewer, pois usam a mesma porta que o Apache. (ou efetue o passo abaixo no F.A.Q de perguntas e respostas.

 

Caso algum você esteja com alguns dos erros abaixo, leia atenciosamente e fixe o seu erro, para que você possa seguir em frente ao tutorial.

 

1) Meu WampServer não está funcionando. Eu mando ele iniciar todos os serviços mas ele retorna um erro.

R: Clique no ícone do seu WampServer, vá em Apache; httpd.config; e aperte CTRL + F e procure pela palavra "Listen"; eventualmente, você irá encontrar "Listen port 80", troque o texto para "Listen 8080", salve e feche; abra novamente o programa.

 

2) O meu MySQL Query Browser retorna um (10061) quando eu tento entrar nele

R: Não se esqueça de ligar o WampServer, pois é ele quem irá ligar o MySQL em seu sistema, por tanto, sem o WampServer funcionando e ligado, você não conseguirá se conectar ao seu banco de dados e rodar seu servidor. NÃO SE ESQUEÇA DE INICIAR TODOS OS SERVIÇOS E DEIXÁ-LO ONLINE!

 

 

================================================================

 

Obrigado a todos por lerem o tutorial, espero que consigam ter futuro com seus servidores. Caso tenha gostado, por favor, compartilhe!

Agradeço a XiuzSu por disponibilizar link do Java 64 Bits.

 

Bem, eu sei que é realmente muito mais fácil assimilar o conteúdo em vídeos, mas eu realmente não posso mais fazer vídeos. Eu comecei a mexer com alguns projetos pessoais (não, não são de MapleStory) e não posso me dedicar à tal ponto, por tanto, o único tipo de suporte que posso dar é por meio deste tópicos, pelos vídeos já disponíveis no canal e também, pelo skype, apesar de eu não entrar muito. Continuarei ativo aqui no tópico, sanando as duvidas da maneira possível.

 

Me desculpem e bons estudos!

 

Skype: XenoStory

Canal: Xeno Suporte (-:

 

 

 

Última atualização: 16/05/2013

Motivo: Alteração do conteúdo atual.

 

 

 

 

 

 

 

Trabalhamos em empregos que não gostamos para comprar um monte de coisas que não precisamos, para impressionar pessoas que não gostamos."

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nunca achei que este dia chegaria.

Aleluia alguem fez um tutorial bom e organizado, muito obrigado.[/color][/font][/b]

 

Obrigado. Estarei atualizando-o em breve.[/size]

Trabalhamos em empregos que não gostamos para comprar um monte de coisas que não precisamos, para impressionar pessoas que não gostamos."

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

finalmente vo poder mudar meu maple da v75 pra 83

eu nunca podia testar pq nao dava pra baixar a v75 kkk

bom tutorial.

 

Sem problemas e obrigado.

Trabalhamos em empregos que não gostamos para comprar um monte de coisas que não precisamos, para impressionar pessoas que não gostamos."

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

(porfavor não reparem no meu nome, só criei a conta para fazer o que está nesse tópico e tirar minhas duvidas do mesmo (=. )

Olha, primeiramente muito bom o tutorial, agora uma dúvida:

Meu computador é de 32 bits, então baixei o java que está para as pessoas do meu caso ^^

o problema é que quando eu abro pra instalar mesmo, veem 4 tipos de java: Development Tools, Demos and Samples, Source Code e Java DB, queria saber qual desses eu tenho que instalar, ou se tenho que instalar todos os 4,

Obrigado,

toytoytt

 

javap.jpg

(eu mudei as cores da foto ao meu gosto :risada: mas não repare nisso xD)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

(porfavor não reparem no meu nome, só criei a conta para fazer o que está nesse tópico e tirar minhas duvidas do mesmo (=. )

Olha, primeiramente muito bom o tutorial, agora uma dúvida:

Meu computador é de 32 bits, então baixei o java que está para as pessoas do meu caso ^^

o problema é que quando eu abro pra instalar mesmo, veem 4 tipos de java: Development Tools, Demos and Samples, Source Code e Java DB, queria saber qual desses eu tenho que instalar, ou se tenho que instalar todos os 4,

Obrigado,

toytoytt

 

javap.jpg

(eu mudei as cores da foto ao meu gosto :risada: mas não repare nisso xD)

 

Primeiramente, obrigado pelo elogio. Bem, você não deveria mudar nada nessa parte, apenas deveria clicar em "Avançar" como eu disse no próprio tópico.

 

 

 

Trabalhamos em empregos que não gostamos para comprar um monte de coisas que não precisamos, para impressionar pessoas que não gostamos."

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

[*]MySQL Query Browser [Query Browser]

Oi amigo, aqui nesse download, quando eu abro no link ele abre uma pagina, na qual eu não vejo o download, alguém poderia me passar o link Direto do download? ou só tem esse link?, se possivel alguem tire um print pra mim (se não for pedir de mais),

Obrigado,

toytoytt

downloadjb.jpg

(novamente mudei a cor da imagem, mas acho que ainda está nítida):D

---------------------------------------------------------------------------------------------------------

É necessário se cadastrar para acessar o conteúdo.

(Eu devo estar sendo muito chato com todas as perguntas que estou fazendo =D) Amigo, apenas uma pergunta, se por acaso quando eu for passar os arquivos JCE para essas pastas, e eu não achar elas, ou seja, se elas não existirem, você poderia me dizer por que motivo essas paginas não existiriam?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Excepcional Tutorial ! Parabéns Xeno.

 

Só falta ensinar a copilação. :D

 

Mas mesmo assim excelente tutorial.! *-*

 

Para rodar o servidor, ainda não é obrigatório compilar os arquivos, mas é claro, para ter um futuro com o servidor é preciso a complilação. Pode ser encontrado aqui o tutorial

 

Obrigado pelos elogios!

 

Trabalhamos em empregos que não gostamos para comprar um monte de coisas que não precisamos, para impressionar pessoas que não gostamos."

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi... é que eu não estou conseguindo colocar o wamp server online, e não estou conseguindo colocar aquela opção de iniciar todos os serviços alguém pode me ajudar ? ;/

 

Qual problema você está tendo quando tenta coloca-lo online? Tire uma PrintScreen, então eu analizarei e procurarei a solução.

Trabalhamos em empregos que não gostamos para comprar um monte de coisas que não precisamos, para impressionar pessoas que não gostamos."

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Novamente Agradeço, o tópico está bem organizado

Bom... Após vários erros no meu computador (Graças a deus concertei todos) o MySQL foi inventar de dar problema, ele dizia que não podia entrar e tal, então um amigo meu disse para eu reinstalá-lo, imediatamente fiz isso, porém quando fui olhar a pasta de onde era para o MySQL estar não tinha nenhum programa! tinha as era assim (O tutorial é pelo C:\ o meu computador é pelo D:\):

D:\Arquivos de programas\MySQL (Não tem nenhum programa, só tem uma pasta, quando a abro fica assim)

D:\Arquivos de programas\MySQL\MySQL Tools for 5.0 (Mesma coisa no parentese acima)

D:\Arquivos de programas\MySQL\MySQL Tools for 5.0\locale (por fim essa pasta tem outras pastas, que dentro delas tem mais uma ou duas pastas, em fim! eu estou com esse problema alguém poderia me ajudar?

Grato

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

como faço para criar contas?

 

Já foi respondido por mim pelo Messenger mas estarei postando aqui caso alguém esteja com o mesmo problema

 

1) Abra o MySQL Query Browser (C:\Meu Computador\Arquivos de Programas\MySQL\MySQL Query Browser)

2) Selecione a Schema do seu server (ZenthosDev)

3) Abra a tabela 'Accounts'

4) Irá aparecer a informação que deve ser alterada na parte inferior do programa.

5) Rode os arquivos .bat de seu servidor e entre normalmente no servidor com a conta criada por você anteriormente.

 

ou

1) Vá na pasta da sua source (ZenthosDev)

2) Abra o arquivo serv.prop (propriedades do servidor: rates, canais etc)

3) Carregue os botões Ctrl + F e procure pela string:

É necessário se cadastrar para acessar o conteúdo.

4) Troque o campo 'AutoRegister=false' para 'AutoRegister=true'

 

Mal feito, feito.

Trabalhamos em empregos que não gostamos para comprar um monte de coisas que não precisamos, para impressionar pessoas que não gostamos."

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

boa cara , mais um pergunta , presisa baixa o setup ?

 

Você diz da v.83? Caso sim: não é exatamente obrigatória ter a v83 baixada para criar o servidor, mas caso você queira se conectar ao jogo, sim, é preciso.

 

Trabalhamos em empregos que não gostamos para comprar um monte de coisas que não precisamos, para impressionar pessoas que não gostamos."

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Novamente Agradeço, o tópico está bem organizado

Bom... Após vários erros no meu computador (Graças a deus concertei todos) o MySQL foi inventar de dar problema, ele dizia que não podia entrar e tal, então um amigo meu disse para eu reinstalá-lo, imediatamente fiz isso, porém quando fui olhar a pasta de onde era para o MySQL estar não tinha nenhum programa! tinha as era assim (O tutorial é pelo C:\ o meu computador é pelo D:\):

D:\Arquivos de programas\MySQL (Não tem nenhum programa, só tem uma pasta, quando a abro fica assim)

D:\Arquivos de programas\MySQL\MySQL Tools for 5.0 (Mesma coisa no parentese acima)

D:\Arquivos de programas\MySQL\MySQL Tools for 5.0\locale (por fim essa pasta tem outras pastas, que dentro delas tem mais uma ou duas pastas, em fim! eu estou com esse problema alguém poderia me ajudar? [/size][/left]

Grato

 

E quanto a minha pergunta?? (vou explicar de novo resumidamente: quando eu baixo o MySQL não aparece nenhum programa só aparece pasta.)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E quanto a minha pergunta?? (vou explicar de novo resumidamente: quando eu baixo o MySQL não aparece nenhum programa só aparece pasta.)

 

O arquivo executável (MySQL Query Browser deve estar dentro dessa pasta, caso não esteja, tem algo de errado - re-instale o aplicativo.

[/size]

Trabalhamos em empregos que não gostamos para comprar um monte de coisas que não precisamos, para impressionar pessoas que não gostamos."

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

como eu faco pra criar uma conta de adm ou dar cargo de gm pra alguem se fosse e dono do seu maple entao essa e a pergunta como eu dou cargo de gm e como eu crio uma conta administrador para mim o dono do maple

 

1) Vá no MySQL Query Browser

2) Abra a Schema de seu servidor

3) Abra a tabela accounts

4) Procure pela sub-tabela 'GM'

5) Troque o número que estiver para 3.

6) Salve e pronto.

 

Observação: O usuário deverá re-logar para ocorrer a mudança. O número pode variar de source para source, sendo que pode ser cinco o número para tornar-se Administrador.

 

0 = Normal Player

 

1 = V.I.P Player

 

2 = Game Master

3 = Administrador

Trabalhamos em empregos que não gostamos para comprar um monte de coisas que não precisamos, para impressionar pessoas que não gostamos."

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Xeno, na hora que vou ligar o server da este problema aki[/color][/font]

chanelw.png

loginsc.png

worlds.png

 

O que devo fazer?

 

Não consegue se conectar com a database. Arrume o arquivo que configurou o banco de dados.

 

[/size]

Trabalhamos em empregos que não gostamos para comprar um monte de coisas que não precisamos, para impressionar pessoas que não gostamos."

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este tópico está impedido de receber novos posts.
 Compartilhar

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Nós fazemos uso de cookies no seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies , caso contrário, vamos supor que você está bem para continuar.