[TUTORIAL]Como Melhorar a qualidade da sua conexão

Discussão em 'Cabeamento, Roteadores entre outros' iniciado por eduardojpa, 26 Set, 2018.

  1. eduardojpa

    Membro

    9 Dez, 2009
    9
    8
    40
    Boa tarde galera, hoje estou aqui para dar umas dicas de como melhorar a qualidade da sua conexão evitando oscilações e perdas de pacote (o que causa o lag nos jogos).

    1° parte (Verifique a velocidade da sua conexão)
    Através do Microsoft Store (que já vem instalado no windows) instale o programa chamado Speedtest By Ookla, este é o melhor jeito de testar a qualidade da sua conexão, se for testar através de seu navegador pode haver oscilação por causa de extensões ou bloqueadores de pop-up.

    Clique aqui e Registre-se para visualizar esse link

    Como podem ver meu ping está em 40 ou seja está bom (minha internet atual é de 5 Mega oi-velox). Qualquer valor acima de 60 ja começa a ter efeitos negativos, acima de 100 é prejudicial, principalmente pra quem joga.
    Atenção: Se seu ping for baixo no teste mas em jogos eles passam de 200+ pode ser o servidor do jogo ou então sua internet pode estar oscilando, e eu vou explicar como melhorar a oscilação mais abaixo).

    2° parte (Verifique a quantidade de sinal WIFI que há em sua área)
    Através do Microsoft Store (que já vem instalado no windows) instale o programa chamado Wifi Analyzer, ele verifica a quantidade se sinais que há em sua área, e isso vai ser importante para fazer algumas modificações no seu modem.

    Clique aqui e Registre-se para visualizar esse link

    Como podem ver na imagem, há muitas pessoas conectadas a internet. Eu moro em apartamento então há essa interferência de outros sinais na minha rede.

    3° parte (Mão na massa)
    Agora que verificamos que a rede está saturada e se a velocidade da conexão é boa ou não, vamos aos ajustes.
    -Abra o iniciar e digite CMD e abra o Prompt de comando. nele digite IPCONFIG e de enter, após isso ira exibir um relatório. Procure por GATEWAY PADRÂO, e anote o numero que há ao lado e digite em seu navegador.
    -Com a pagina do seu provedor aberta entre nele, normalmente o login é
    admin e senha admin. Caso não for vai ter que contactar seu provedor de internet.

    -Na pagina inicial do provedor selecione Interface Setup e depois Wireless. (como na imagem abaixo)

    Clique aqui e Registre-se para visualizar esse link


    agora que você está na pagina do seu provedor e na parte Wireless, vamos separar em 3 partes (A, B e C)

    A - Channel: Com base na parte 2 do tutorial, verifique qual canal está livre, ou menos congestionado. Por padrão a maioria dos modems vão até o canal 13, se o seu possui menos é porque o seu modem é antigo.

    Clique aqui e Registre-se para visualizar esse link

    Como mostrado na imagem do wifi analyzer o canal 13 era o melhor para mim, então selecione o canal mais indicado para você. (por padrão o modem vem no automático e nem sempre ele faz as melhores escolhas).


    B - Wireless Mode: existem basicamente 4 opções B, G, N e AC
    802.11b: capaz de operar em velocidades de até 11 Mbps.
    802.11g: capaz de operar em velocidades de até 54 Mbps.
    802.11n: capaz de operar em velocidades de até 100 Mbps.
    802.11ac: capaz de operar em velocidades de até 1.300 Mbps na freqüência de 5GHz e 450 Mbps em 2.4GHz.

    *selecione SOMENTE 802.11n para ele operar no máximo (por padrão os modens vem B+G+N), então pode ser que ele procure pela conexão mais lenta B, ou G). Quem possui internet por fibra de 50 mega + ele irá ignorar a conexão lenta e irá operar no máximo. Selecionando apenas N não corre o risco de ele ficar trocando a velocidade.

    C - Channel Bandwidth: existem 3 opções 20Mhz, 40 Mhz e Auto (ele seleciona o que ele determina ser o melhor). Por padrão os modems vem no auto, mas como o modem é "burro" digamos assim, nós iremos escolher o melhor pra nós.
    *Quando você seleciona o modo automático de 20/40 MHz, o roteador decide se usa os 20 ou os 40 MHz com base na interferência que o roteador sofre vindo de outros roteadores ou dispositivos no local ou redondezas.

    20Mhz: A largura de banda de 20 MHz permite uma transmissão constante de dados e tem menor interferencia com outros dispositivos (indicado para residencias e apartamentos)

    40Mhz: A largura de banda de 40 MHz permite uma maior transmissão de dados comparado com os 20 MHz, só que alguns dispositivos podem não conseguir conectar ao roteador de rede wi-fi e até pode ficar com uma rede wireless invisível, caso opte pelos 40Mhz. (indicado para empresas,shoppings, etc)

    Opnião propria:
    -
    Se você mora em apartamento e possui muitos vizinhos escolha a opção 20 MHZ pra evitar oscilações na internet por causa da interferencia de outros WIFI.
    -Se você mora em local afastado e em sua área possuem 1 ou 2 wifi escolha a opção 40 MHZ para receber uma maior transmissão de dados.




    *TODAS AS OPÇÕES SÃO REVERSÍVEIS, CASO DÊ ALGUM PROBLEMA VOLTE PARA A CONFIGURAÇÃO ANTERIOR
    *NÃO MEXA EM NADA ALEM DAS OPÇÕES DITAS NO TUTORIAL (a não ser que você saiba o que está fazendo).


    Abraço a todos e espero que resolva o problema.
     
    jailson99 e GrinderX19 curtiram isso.
  2. GrinderX19

    Membro

    15 Ago, 2018
    32
    11
    10
    ótimo tutorial, valeu!!
     
    eduardojpa curtiu isso.

Compartilhe esta Página

  • Sobre nós

    A WebCheats é o maior e melhor fórum de cheats do Brasil. Temos mais de 13 anos de existência graças a todos nossos usuários que nos ajudaram nesta longa história.
  • O chopp da tarde !

    Gostou do conteudo do fórum? por que não nos ajudar? faça uma doação para o forum, toda a doação é revertida para o forum com sorteios e novos recursos

    Doe-nos