Ir para conteúdo
Faça parte da equipe! (2024) ×

[VISUALG]Entendo a logica de programação


Cr4cko
 Compartilhar

Posts Recomendados

  • Velha Guarda

Bom, estou criando este tópico com o objetivo de simplificar a famosa LOGICA DE PROGRAMAÇÃO, para realmente os iniciantes. Nada melhor do que introduzir o programador iniciante com a ferramenta mais basica e considerada a mais escrota: Visualg. Saiba que na faculdade, quando você pensa que vai já ter aula de C++ ou C# nas primeiras semanas, pode tirar o cavalinho da chuva, Visualg vai ser seu primeiro material. Enfim, sem enrolaçao:

 

Vamos iniciar o codigo com um simple sistema de operaçao (soma)

 

É necessário se cadastrar para acessar o conteúdo.

 

Bom, resumindo, eu declarei 6 variáveis: a dos números (n1,n2,n3,n4,n5) e deixei claro que sao apenas números inteiros. E a variável soma, onde vai ser montado a função de somar os números, que também só vai funcionar com números inteiros.

Abaixo, onde tem "escreva" e o que vai aparecer no console, fazendo uma pergunta "Digite os 5 números:". Isso chamamos de Strings, na programação.

O quando você escrever os 5 números, alguma coisa terá que ser feita, para guardar os 5 números na memoria, enfim o "leia" faz isso.

Abaixo, a função da soma sendo montada. O sinal <- e chamado de recebe, ou seja, variável soma recebe n1 + n2 + n3 + n4 + n5.

Depois, para finalizar, ele ira escrever no console, o resultado da soma, por isso apos as strings, tem a variável soma.

 

algoritmo "soma5" e fimalgoritmo são necessários, pois e oq determina o inicio e o fim do programa no visualg. No "soma5" você coloca oq quiser, eu coloquei soma5 para ficar mais organizado.

 

Vou deixar aqui mais um exercicio para fixar mais um pouco na mente de voces, e um codigo que requer um pouco mais de pensamento, mas nada anormal.

 

1) Desenvolva um programa que calcula o perímetro e área de uma circunferência. Lembrando que raio liga um ponto da circunferência ao centro da mesma. Dados:

calcular perimetro: 2πr

calcular area: πr²

π: 3.14

r: raio

 

É necessário se cadastrar para acessar o conteúdo.

 

As variáveis são reais, devido aos números com virgula e tudo mais. (3,14 = real)

Na parte (raio ^ 2) o sinal ^ significa potencia, ou seja, raio² = raio elevado a 2.

Saiba mais - Operadores: * (multiplicação), / (divisão), div (quociente da divisão), mod (modulo, ou seja, resto da divisão), - (subtração), + (soma)

 

[DOWN]http://www.guanabara.info/logica/Ferramentas/visualgv25.exe[/DOWN]

SCAN

 

Qualquer duvida, sobre operadores, ou o código ou ate mesmo do visualg, poste aqui e eu estarei respondendo!

Abraços

Quer aprender a programar Python?

https://youtube.com/@ProgramadorPython

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este tópico está impedido de receber novos posts.
 Compartilhar

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Nós fazemos uso de cookies no seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies , caso contrário, vamos supor que você está bem para continuar.