Ir para conteúdo
Faça parte da equipe! (2024) ×

dúvidas Soluções para dúvidas frequentes sobre Delphi [Atualizado 25/01/2018]


HoruS*
 Compartilhar

Posts Recomendados

Eae Galerah resolvi fazer o topico com intenção de ajudar a diminuir as duvidas e perguntas frequentes

 

O Que é Delphi ?

 

O Delphi, é Uma linguagem de Programação, assim como java, C++, Portugol, etc

 

Para Que Serve o Delphi ?

 

Serve para criação de Programas, um exemplo que eu notei, não tenho certeza mas eu vi que parece ser, é nossa ferramenta de STAFF, aparentemente pra mim foi criada por Delphi, não é uma linguagem tão difícil de programar, assim como nenhuma é difícil.

 

Onde se aplica ?

 

Se aplica na criação de softwares mesmo, assim como o exemplo acima, ele é muito útil, e um dos mais preferidos e completos para criação de software antes do Java.

 

éssa linguagem é tipo DOS?

 

e tipo serve pra criar programas do nada? do zero?

 

é isso?

 

Sim o delphi

e onde tu vai cria exemplo

um programa de gerenciamento de banco ou ate de

uma locadora

e onde vc fai contruir ele do zero

 

tipo

 

login

senha do usuario

 

ou seja sao progamas

desenvolvidos para facilitar

a vida do ser humano

em determinas empresas

 

O Delphi é bom ?

 

Concerteza o delphi da para fazer o que tu quizer

ate uma simples calculadora

abraço

 

A linguagem Dele e aquelas linguagens malucas de Programaçao? É dificil ?

 

Depende de voce ,se gostar deslancha mas se não se identificar não adianta tentar porque tem que ler bastante praticar etc

EX: codigo para testar teclas VK_BACK = Backspace

 

É necessário se cadastrar para acessar o conteúdo.

 

Como posso criar um botão q finaliza o programa ??

 

primeiro tu tem que ir em ferramentas

dai la tem buton

e dai tu personaliza ele

pra close

dai nem prescisa do comando dentro dele

ele ja vai sair

direto hehehe

 

Como selecionar um item de um StringGrid via codigo. Tipo: fiz um calendário, agora queria que depois de formar o calendário ele selecionasse o dia de hj como faz???

 

É necessário se cadastrar para acessar o conteúdo.

 

Desse modo vc terá o ano o mês e o dia atuais

 

lemrando q as variáveis Ano, Mes e Dia tem q ser obrigatoriamente Word

 

um abraço !

 

Como selecionar uma celula de uma string grid via codigo?

 

pra selecionar uma celula de uma string grid vc precisa saber qualç linha vc quer e qual coluna....

sabendo isso é só implementar o seguinte código:

 

 

É necessário se cadastrar para acessar o conteúdo.

 

Queria um Tutorial encinando a usar o Firebird ! Será que alguem ajuda ?

 

Recomendario o IBexpert, é fácil e intuitivo, muito parecido com o designer do Paradox.

 

Como eud eixo os bobotes com os cantos arredondados???

Quero deixa tipo o do Windows XP.

e Alguem tem alguma skin do windows seven?

 

Bom brother quanto a Skins posso lhe recomendar alguns componentes.

VCLSkin.

AlphaControls

DevExpress

 

Ambas suítes são excelentes, mas a DevExpress é muito completa. Uso muito também o Jedi brother recomendo conferir rssrsr.

 

Ae gente como eu crio um programa que faça download... tipo um gerenciador igual ao do baixaki, do cross fire etc

 

Simples bats usar o componente HTTP ou optar pela palheta Indy

 

poderia me explicar com fazer com o dbexpress??

 

Não tem segredo irmão, simplesmente irá precisar de um SQLConnection, um Simpledataset e um Datasource, só ligar estes componentes e configurar o SQLConnection, o bom do Dbexpress é que se precisar mudar de SGBD ou seja o banco de dados, só muda o SQLConnection não precisa mudar nada no programa sem falar que é uma das melhores tecnologias, bom uso e não me arrependo.

 

 

 

O que é um FORM ?

 

R: É o local aonde voce irá inserir os componentes.

 

O que sao componentes ?

 

R: São tudo que estao nas Abas do delphi ( button, image, panel, e tudo mais, como entre outros que vc pode baixar de terceiros na internet).

 

O que sao Abas/Palhetas?

R:São as 'divisorias' dos componentes ( aditional, system, ADO...)

 

O que é Object Inspector e Tree View ?

 

R: Object inspector é aonde tem as informaçoes sobre determinado componente que vc inseriu, como altura, largura, cor, e tals. Tree View é aonde vc ira localizar tal componente (quando por exemplo o form ta cheio e de dificil localizaçao de algo. )

 

Como Salvo um Projeto ?

 

R: simplesmente va em archive e em salve all e escolha o local aonde será salvo o Pas e o DPR.

 

O que sao arquivos .Pas e .DPR?

 

R: sao arquivos que podem ser abertos pelo delphi, fazem parte da source do programa.

 

O que é source ?

 

R: É o codigo do programa, que pode ser lido pelo delphi e alterado pelo mesmo, que quando copilado, fará com que o programa receba as modificaçoes feitas.

 

O que é copilar ?

 

R: É fazer a SOURCE virar um EXE para poder ser executado em computadores que nao tenham o delphi (essa foi a explicaçao mais simples que pensei =P ).

 

Como copilar?

 

R: Após salvar seu programa, apenas clique em project e va em Copile Project1 ( ou estara escrito : Copile e nome do seu projeto) e será criado um Executavel na pasta que vc salvou, ou simplesmente aperte F9, que o programa será executado e copilado.

 

Como declaro algo na 'uses' ?

 

 

R: É muito simples, no inicio do codigo do programa estará escrito Uses , e em baixo tera todas as uses do programa, vc soh deve inserir a use que vc quer em meio as outras.

 

Exemplos:

 

inserindo ShellApi na uses:

 

uses

Windows, Messages, SysUtils, Variants, Classes, Graphics, Controls, Forms;

 

Ficaria Assim :

 

uses

Windows, Messages, SysUtils, Variants, Classes, Graphics, Controls, Forms, ShellApi;

 

Algumas "gírias" simples relacionadas a programaçao

 

Leacher ou Leaacher ou Leeacher:

 

Geralmente isso eh falado a alguem que copia um codigo e cola pra ganhar creditos, como se ele tivesse feito.

 

Ripper ou Riper :

 

Cara que pega a source ou codigo de alguem e faz seu programa usando aquela source/codigo e nao poe creditos, ou seja, ele apenas altera uma coisa ou outra e quer ter meritos por ter 'feito' o programa.

 

Lammer :

 

Isso ja eh mais relacionado a Hack/Crack, lammer nao passa de um Hacker/Cracker Noob, que tenta passar um virus a alguem tentando enganar de forma tonta que ninguem baxa, ou seja, Lammer é mesma coisa que "Hacker NOOB".

 

Algo que falo a todos (programadores e iniciantes)

 

Se voce copiou algo , seja ele uma source, um codigo, um tutorial, e for postar ou colocar em seu programa, coloque os devidos creditos do criador, pois nao custa nada, e colocar creditos é um jeito de manter o respeito entre os programadores e diminuir o numero de rippers. Ha muitos caras que começam a programar e apenas pegam uma source, muda os creditos e acham que sao programadores, voces tem que ver que exemplos como esses nao podem ser seguidos, pois se fosse assim, haveria diversos programas iguais apenas de criadores diferentes.

 

OBS²:

 

Muitos querem mostrar que "sabem" programar, e por isso, deixam de postar suas duvidas, quero esclarecer a todos, que o forum eh para aprender e ensinar, perguntar nao o faz "saber" menos que outro e sim mostra que vc quer aprender.

 

 

Créditos : DragonBoss & Eu

5hTkq8b.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Topico Muito Bom.

Eu Sempre Sigo Tudo Oq Vc Disse Ai Pra manter Respeito,

Pq Eu To Iniciando Em Delphi e Pegar Source i Nao Colocar Creditor Pra Min Esse Cara So Quer Falar So Eu Programador ¬¬...

Tipico Muito Bom Mesmo Esclarecendo Muitas Duvidas.

Abraçs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo motivo do outro tópico estar desatualizado, eu e o Coke decidimos fixar.

Junto ao rique decidimos que o conteúdo é realmente útil.

Fixado.

Membro - Bronze - Geek - Bronze - Tech - Mod - Coord - Co-Admin - Platinum

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano atrás...

Belo tutorial, boas definições, e obrigado por esclarecer dúvidas dos membros quanto ao Delphi ;)

Caso um membro esteja com dúvidas, mande-me um MP, respondo por lá, ou poste sua dúvida na área e espero poder ajudar, e espero que me ajudem quando precisar ;)

~Abraços

A Jedi uses the Force for knowledge and defense, never for attack.

-Yoda, Master.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este tópico está impedido de receber novos posts.
 Compartilhar

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Nós fazemos uso de cookies no seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies , caso contrário, vamos supor que você está bem para continuar.