Ir para conteúdo
Faça parte da equipe! (2024) ×

[GUIA] Como ser um bom suporte


Lek123
 Compartilhar

Posts Recomendados

1. Introdução

 

Suportes, quem nunca jogou com aquele suporte que não compra as sentinelas, rouba seu minions e ainda não aceita que está errado?

Ou melhor, ao invés de comprar os itens essenciais para a sobrevivência da lane, ele compra itens ofensivos para matar...é, ninguém merece mesmo!

Pois bem, como esse guia pretendo fazer um apunhado das funções principais de um suporte na lane, e na Team Fight e um resumo dos principais personagens e suas características. Se você joga de suporte ou quer começar, aconselho a ler este guia!

 

 

1.1. Considerações Iniciais

 

Embora os suportes sejam muito subestimados, eu os considero a role mais importante do jogo, com suas sentinelas bem colocadas, pode-se ter um controle de mapa e do time adversário que dará uma grande vantajem ao seu time. Uma cura na hora certa, um CC no ADC adversário e sua aura de algum item como o aegis para salvar seus aliados mais squish na Team Fight pode com certeza garantir a vitória para o seu lado!

O seu support deve ou melhorar o que o AD carry já tem de bom ou diminuir suas falhas.

 

 

2. Na lane - Inicio de jogo

Inicio de jogo, você e seu ADC na lane, enfrentando o inimigo, nesse período de jogo, você deve ajudar o máximo seu aliado a vencer a lane e deixar o ADC inimigo sair negativo ou muito fraco para os estágios subsequentes como as TFs.

Sempre mantenha a lane com visão, geralmente, nos matos do rio para evitar ganks do jungler com a sentinela verde sight-ward.gif e sempre que possível, remova a visão do inimigo com elixir do oráculo (usa-se mais para late game) ou a indispensável sentinela rosa vision-ward.gif que custa um pouco mais caro do que a verde, pois ela permite quebrar as sentinelas inimigas.

 

Cuidado, pois você não deve matar os minions, eles são exclusivamente para o seu ADC, por causa disso, você pode ficar com uma deficiência de gold mas entenda que os suportes não se preocupam em fechar itens mas sim sentinelas, nesse inicio de jogo, um item que pode te ajudar a fazer mais gold/s é a pedra filosofal philosophers-stone.gif que além de aumentar sua regen. de mana e vida, te dá 5 de gold a cada 10 segundos.

 

 

2.1. Na lane - Começando a ficar bom

 

Passando vários minutos do jogo, você deve preocupar-se em terminar o principal item do suporte: a pedra da visão sightstone.gif e consequentemente depois o rubi da visão ruby-sightstone.gif os quais dão 4/5 cargas de sentinela e 2/3 sentinelas ativas, cada sentinela colocada consome uma carga do item, sem cargas não da para por sentinelas e "resetam" todas as vezes que você volta base, o que é ótimo e indispensável

em seguida, preocupe-se com sua bota para te dar mais velocidade de movimento boots-of-speed.gif.

 

Uma dica: O suporte também deve ser capaz de evitar a todo custo, não deixar o inimigo farmar, perdendo os minions e consequentemente experiência e gold (Por favor, Não entendam isto como 1 motivo pra se suicidar.)

 

Então dependendo do seu personagem, você pode fazer isso de diversas maneiras como por exemplo, a leona utiliza seu disable, o taric com seu combo E>W, a sona dando o seu Q> fortinho,a lulu com o seu Q> e dando slow

Mas cuidado, nunca leve os pokes (auto ataques ou magias lançadas em você com o intuito de retirar sua vida o máximo enquanto farma) do inimigo, e nunca tente se arriscar para não morrer e dar uma kill de graça, ou seja, faça isso quando estiver seguro e sem riscos!

 

Bem, um bom suporte, faz um bom ADC... Lembre-se que você na maioria das vezes deve ajudar seu aliado a começar/iniciar a "investida" se o momento for propicio para matar o inimigo, por exemplo, você pode dar um slow, silenciar,atordoar, prender... geralmente, todos os suportes tem algumas habilidades desse tipo, junto com curas, e auras! Por isso sempre esteja em sintonia com seu ADC, perceba quando ele avança, ou recua, e quando você ver o inimigo dando mole, é a chance para iniciar um combate e elimina-los

 

 

2.2. Saindo da lane

 

Nesse estágio, você deve ter feito tudo o que eu disse, e garantido um 10/0 para o seu ADC certo?! Então, depois que derruba-se a torre da sua lane, geralmente, todo mundo começa a se espalhar pelo mapa, nesse momento, você deve começar a não só colocar sentinelas no bot, mas na jungle, no mid, e no top, e SE possível, uma ali ou a cula na jungle inimiga!

 

Mantenha o Dragão sempre com uma sentinela rosa ( a detectora) pois é de extrema importância o gold que o Dragão dá para TODO o seu time!

 

Procure andar junto com seu ADC para protege-lo caso ele seja pego fora de posição por alguém nessas idas e vindas pelo mapa

 

Você também pode começar a fazer alguns itens de aura para ajudar seus amigos como Shurelyashurelyas-reverie.gif ou solaris locket-of-the-iron-solari.gif que além de te darem redução de coodown , armadura ou vida, ajuda com escudo entre outras auras o seu time e CONTINUE comprando sentinelas, SEMPRE

 

 

3. A Team Fight

 

Esse momento é o de maior tensão, você pode determinar se um jogo está perdido ou ganho pela TF, pressão, pressão...

lembre-se sempre disso, quando você for support, você pode morrer, o seu time não. Fique ao lado do ADC, e preste muita atenção no resto dos seus amigos, tente ajudo-los com suas magias, fique de olhos arregalados, é muita coisa acontecendo na tela, e você deve estar atento nos seus aliados e inimigos... é difícil mas você pega a prática, aquele ultimate certo no iniciador da TF, aquele silenciar ou prender no ADC inimigo, é a chave para o sucesso... Nunca se esqueça de ativar seus itens de aura e usar sua magia de invocador com exaustão.

 

O suporte é o fechador de lacunas do seu time, mas não apenas isso, ele também é o que vai mostrar a ferida do time inimigo (e é isso que faz dele um bom líder), um support bom, sabe a hora de ir pra cima e a hora de recuar, sabe controlar o time adversário para que não consiga focar o ADC aliado.

É função dele conhecer o inimigo, para poder dar o suporte necessário para a proteção do seu time, como também é importante conhecer o seu time aliado, para ajudar ele no que o time precisar.

 

 

4. Desabafo

 

Eu acho que as duas roles mais dificeis do jogo são suporte e jungler.

 

Em primeiro lugar, eles são sempre incompreendidos. Sempre a culpa é de um dos dois, para começar uma coisa que eu devo falar, mas não vou me aprofundar, você NUNCA vai perder a lane por causa do jungler ou por culpa das ****ing sentinelas que o suporte do BOT deve SAIR DA LANE, DEIXAR A PORRA DO ADC ALIADO E BOTAR UM MERDA DE UMA SENTINELA LA EM TOP.A não ser que o jungler venha e se mate para o seu adversário sem você nem estar perto, mas agora porque ele não gankou ou porque você foi muito gankado,ou das sentinelas de um suporte que ainda está na lane, não, isso não é culpa deles e sim sua. Lembre-se sempre a sua lane, é a sua responsabilidade, assuma-a como um homem (ou mulher, enfim).

 

 

5. A escolha do personagem

 

Para iniciantes,é difícil saber qual suporte combina com qual ADC, é necessário conhecer bem o time inimigo e aliado, nesse quesito, só o tempo e a experiência lhe farão amadurecer

Com ajuda de artigos da internet, achei algumas características de suportes mais usados do jogo

 

soraka.png

Soraka:Soraka possui o melhor sustento do jogo, sem comparações possíveis de se fazer. ela possui um bonus de armadura realmente forte em sua cura(+125 é muito!) além de uma aura de resistencia magica pra aliados proximos, cura de mana ou silencio+dano em seu E, diminuição de resistencia magica com dano em seu Q, e ultimate global de cura. Um dos melhores suportes para se aprender a jogar, ja que é a menos dependente de items de todos os suportes de league of legends.

 

sona.png

Sona:Ela simplesmente oferece tudo que um suporte poderia sonhar. Auras realmente fortes, Dano alto, Cura, bonus de velocidade~lentidão, e atordoamento em area. Sona está na 'god tier' de suporte desde que foi lançada, e mesmo após os milhares de nerfs,ainda continua nesta tier

 

taric.png

Taric:Taric providencia bonus de armadura pra todos aliados, bonus de Poder de ataque e poder de habilidade, Cura, e atordoamento. Além de que seus danos bases são bem altos, ele é capaz de tirar o carregador inimigo da lane por si mesmo,se jogado da forma certa. Ele tem um pouco de tudo na medida certa. Ele é viadão também

 

janna.png

Janna:Janna é um dos suportes mais completos atuais, possui bonus de movimento para o time todo, um bonus de velocidade, além de lentidão no inimigo, arremesso, capaz de empurrar os inimigos e curar, além de um escudo de alvo unico realmente forte, que aumenta o dano fisico deles. Um flash + ult no meio do time inimigo pode facilmente vencer uma teamfight que parecia perdida.

 

lulu.png

Lulu: O suporte de lulu é realmente forte, possui um dano bem elevado para um suporte, efeito de lentidão, bonus de velocidade, revelar seu inimigo, escudo para seu aliado(ou si mesmo),uma ultimate que 'aumenta(Entenda-se aumenta como CURA) hp além de empurrar os inimigos para longe, e transforma seus inimigos em esquilos(tornando-os impossibilitados de atacar). Ah sim, Esqueci de falar, os custos de mana dela são baixos

 

nami.png

Nami: Nami é 1 suporte realmente forte, mas complicada de usar. Ela possui um efeito de arremesso de seus inimigos no Q, mas a range é realmente baixa,acaba fazendo você errar ela caso o inimigo possua qualquer skill de fuga(ou forçar 1 flash), possui uma cura~dano imbutido na mesma skill, além de lentidão, e uma ultimate com a area ridiculamente alta, que não apenas empurra os adversarios,como causa uma lentidão realmente forte em seguida.

 

thresh.png

Thresh: Ele é simplesmente o terror de qualquer carregador, é capaz de prender, pode teleportar até você, possui a maior lentidão do jogo, e é capaz de salvar o carregador que está em 1 lugar 'impossível' de ser salvo, ou trazer seu jungler para a lane usando sua lanterna. Além disto, o dano de seus ataques basicos são realmente altos,e ele ganha resistencia e dano de graça devido a sua passiva.

 

alistar.png

Alistar: Possui bastante disables, heal, um dano base aceitável, e uma ultimate tank, o bastante para ser assustador contra qualquer setup. Cuidado com o combo dele, pode salvar a vida do seu inimigo, hahaha

 

blitzcrank.png

Blitzcrank:blitzcrank por si só é assustador, em praticamente qualquer lane que for, ele causa estrago. o fato de quebrar a formação inimiga com seu Q, disables e danos altos, e uma passiva 'tank' tornam ele um otimo pick, não apenas para suporte,como para lanes em geral.

 

leona.png

Leona:Leona é simplesmente um quebrada. possui o maior disable do jogo pré 6,além de seu dano ser alto, em conjunto de ter uma skill que aumenta sua defesa. Ah,esqueci de comentar sua passiva,que aumenta imensamente o dano que seu parceiro de lane irá causar, e ultimate com atordoamento~lentidão em area.

 

zyra.png

Zyra:Ela possui um dano alto base, é capaz de prender o inimigo, e possui mini sentinelas no seu W, além de arremessar os inimigos na sua ultimate. Seu controle de lane é bem forte, e sua presença em lutas tambem

 

nunu.png

Nunu:Nunu, Ou como deveria ser chamado, o guardião real do tempo, é capaz de causar lentidão eterna no herói adversário, ao mesmo tempo em que aumenta a velocidade de movimento e ataque do aliado. O dano base de sua bola de neve(E) é bem alto, além de oferecer uma lentidão realmente alta, e reuso baixo. Sua ultimate tem o maior dano base do jogo,e uma das maiores progressões de dano tambem, além de causar lentidão aos inimigos proximos, se usado de dentro do mato, aumenta em muito as chances do inimigo receber ela completa.

 

 

Lux: Lux suporte é realmente interessante, seu Q possui um dano base bom,além de prender o inimigo, sua passiva adiciona uma boa quantia de dano extra, possui um escudo de hp em area, e seu E~R Revelam o mapa para seu time. Sem contar que suas ranges são BEM elevadas permitindo jogar na defesa e ser agressivo,ao mesmo tempo.

 

morgana.png

Morgana: Morgana possui um dano base bem aceitável, efeito de prender o inimigo, reduzir sua defesa magica enquanto causa dano, além de possuir o melhor escudo do jogo(com excessão da kayle). E de brinde,seu ultimate atordoa o time adversário, com reuso baixo, e dano alto.

 

nidalee.png

Nidalee: Os pontos fortes de nida suporte, são o fato dela providenciar visão para seu time, com as suas armadilhas, além de uma cura que da bonus de velocidade de ataque. O lado fraco, é que ela acaba precisando de alguma expécie de regeneração de mana, para não ficar sem cedo.

 

zilean.png

Zilean:Possui um dano realmente chato na lane, bonus de movimento~lentidão que se torna eterno conforme seu level aumenta, seu ultimate ressucita um aliado proximo,que se usado da forma certa vai salvar ele, além da que eu considero,a melhor passiva do jogo, aumenta em 8% toda a exp ganha pelos seus aliados.

6. Considerações finais

 

Ser support, como já falei, é preencher lacunas, ou seja a sua função é a de todos do time. Se o seu solo top não dá mia, tente cuidar a lane dele para dar o mia por ele, é dificil? Com certeza é, mas isso é importante pois por mais louco que pareça, também é o seu trabalho.

 

Por isso que AD Carry é a role mais fácil do jogo, se tiver um bom suporte, ele só precisa se preocupar em farmar e movimentação, porque o suporte vai dar o mia por ele, o suporte vai controlar e tentar dar zooning no time adversário, o suporte vai cuidar os possiveis ganks que ele tomar. Tudo fica mais fácil para o AD Carry, o mais triste é saber que no final o seu esforço não será tão valorizado, mas você, pelo menos, sairá com o senso de dever cumprido, pois você venceu na role mais difícil do League of Legends.

 

Crédito para:

Sabão

http://www.mobafire.com

http://forums.br.leagueoflegends.com

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Queria saber,Malphite support é bom?

Porque eu jogo faz tempo com Malphite,de vez em quando até na jungle...

 

 

cara teve uma entrevista onde o loop suporte ada keyD me respondeu uma pergunta, que era "yorick suporte é bom e viável?"

Ele me respondeu o seguinte, todo personagem é viavel, dependo da estrategia do seu time e oque ela quer aplicar no jogo, então o malp suporte pode vir a ser bom sim!

 

@TOPIC

cara quanto ao seu tutorial ele ta totalmente desatualizado, já não existe nem mais oraculo, e sim a role mais dificil do jogo são suporte e depois jungler, pois o jungler que rita o ritmo da partida do seu time, e um time so vai pra frente se tiver um bom suporte!

30192.gif

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este tópico está impedido de receber novos posts.
 Compartilhar

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Nós fazemos uso de cookies no seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies , caso contrário, vamos supor que você está bem para continuar.