Ir para conteúdo
Faça parte da equipe! (2024) ×

O conteúdo que ensinam nas escolas


toddy'
 Compartilhar

Posts Recomendados

Concordam com todas as matérias que são ensinadas na escola?

 

Acham que algo poderia ser tirado ou adicionado?

 

A escola precisa de uma reformulação para se adequar a sociedade do brasileiro(Diminuir o nível de matemática, física e química; ensinar mais historia,sociologia e filosofia e adotar livros com leituras mais fáceis como paradidáticos)?

054MS.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1. Concordo mais ou menos..

 

2. Acho que não deveria ter Sociologia e Filosofia (Odeio essas matérias, pois os professores são chatos)

 

3. O povo já é burro com esse nível de ensino, imagina se diminuir?

Tem que é promover coisas diferentes na escola, não deixar as pessoas sentadas o tempo todo na escola. Só faltava os adolescentes lendo ainda:

Três porquinhos, Rapunzel, etc...

5dcEjyi.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Penso que as escolas não sabem direito sua função. Vem com toda aquela besteira de querer tornar o aluno uma boa pessoa envolvida com a sociedade... bullshit.

A escola tem que ensinar, mas como perde tanto o foco não sabe fazer isso de maneira certa.

Meu professor de geografia um dia comentou que as escolas ensinam coisas tão desnecessárias porque simplesmente caem no vestibular e o vestibular é o culpado porque cobra coisas desnecessárias.

Se eu for fazer medicina eu não preciso me aprofundar no assunto da matemática. Que eu aprenda equações, mas geometria? Acho que não...

Você também percebe como muda a cobrança dos colégios. No Fundamental são várias matérias inúteis que deixam o aluno irritado e nada ensinam e em nada são úteis.

Minha ex-professora de matemática assumiu que vários conteúdos ela nunca usou na vida, tirando a parte do emprego dela, óbvio.

Quando chegamos no Ensino Médio a coisa muda, o foco é outro, você realmente aprende o que precisa.

 

Então não, eu não concordo com todos os conteúdos ensinados nas escolas, mas isso é relativo.

Talvez se não ensinassem esses conteúdos, sobraria pras universidades que iam ter que aumentar o tempo do curso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que deveria ter mais sociologia e filosofia, e principalmente, ensinar sobre política nas escolas. Mas também eu acho que as outras matérias são importantes sim, tipo, como a pessoa vai saber que quer se tornar um químico sem nunca ter estudado química? e cozinhar umas metanfetamina e tal

sTriGFp.png

"Não existem pessoas irrecuperáveis, existem métodos inadequados."

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, eu acredito que o tipo de ensino sim é importante, porém se você vai conseguir algo, depende da sua facilidade e de teu esforço.

As matérias ensinadas hoje em dia estão boas, não seria legal ficar mexendo muito não.

Blame it on Jesus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei para que existe História, digamos, pra que vamos usar isso no futuro? O que nosso trabalho vai ter haver com história?

Eu só não gosto de matemática, mas todas matérias são boas. Inclusive quimica <3

Virei estagiário só com 10k de posts, virei browser zone, depois games zone, fui convidado pra global, mas recusei e quitei da staff, sai do fórum pois não me alegrava mais e agora de vez em quando volto aqui para dar um oi.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que deveria ser adicionado teoria da Música.

Mas se mal temos professores de física, química, que dirá músicos dando aula. Sei lá, né.

 

Pra que serve História, Business? É importantíssimo conhecer o que ocorreu no passado para compreender o presente.

 

 

No Ensino Médio o aluno poderia escolher seu foco. Biológicas, por exemplo.

 

Não deixando de estudar as outras, mas ter uma maior dedicação à essa área.

 

 

dps edito ou posto de novo respondendo melhor isso

jLVPR1GOcSliY.png

Abraços, pro Leão também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que deveria ser adicionado teoria da Música.

Mas se mal temos professores de física, química, que dirá músicos dando aula. Sei lá, né.

 

Pra que serve História, Business? É importantíssimo conhecer o que ocorreu no passado para compreender o presente.

 

 

No Ensino Médio o aluno poderia escolher seu foco. Biológicas, por exemplo.

 

Não deixando de estudar as outras, mas ter uma maior dedicação à essa área.

 

 

dps edito ou posto de novo respondendo melhor isso

 

 

Penso a mesma coisa sobre o fato de no Ensino Médio o aluno focar em determinadas matérias, creio que assim facilitaria o aprendizado na faculdade e sua formação profissional, mas claro, não deixando de estudar outras matérias, como foi dito.

Golf GTI 2.0, Stg 3 by Armada, IS38 + Downpipe + CAI + Escape 3" + Velas + Bobinas + Intercooler.

Old School <3

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei para que existe História, digamos, pra que vamos usar isso no futuro? O que nosso trabalho vai ter haver com história?

Eu só não gosto de matemática, mas todas matérias são boas. Inclusive quimica <3

 

"História é o estudo dos acontecimentos e do espaço."

 

Só sei isso... Anyway, história é importante man.

Porque à partir dos erros dos nossos antepassados, nos podemos tirar proveito disso.

 

Foi o que eu entendi na aula de história... A única coisa.

Blame it on Jesus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não estou criticando história eu gosto, mas só acho que é a matéria mais inútil em trabalhos, digamos que você vai trabalhar fazendo um campo de futebol, quem liga pra história nisso? Tudo que tu precisa saber é sobre matemática.

Virei estagiário só com 10k de posts, virei browser zone, depois games zone, fui convidado pra global, mas recusei e quitei da staff, sai do fórum pois não me alegrava mais e agora de vez em quando volto aqui para dar um oi.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em ciências humanas, para resolver uma questão de vestibular normalmente você não precisa ter só conteúdo, tem que saber principalmente de interpretação de texto. Lembro de um teste de história que tive no ensino médio, a professora fez o teste com consulta, podia usar livro e caderno e a maioria foi mal na prova, o que pesou não foi o conteúdo a sim a interpretação. Eram textos longos e confusos, com poemas e cartas da época, mesmo quando você entendia o que tava escrito, ainda era difícil ligar aquilo que você entendeu com alguma matéria. Ciências da Natureza, fórmula é o de menos, o que é mais cobrado é a lógica. Claro, tem fórmula, mas isso é metade do exercício, tenta só decorar as fórmulas de momento sem entender a teoria nem a lógica e depois fazer exercício, você não consegue.

 

O que quero dizer é que embora tenha uma porrada de matérias de coisa que você nunca vai fazer na vida, acredito que o mais importante não seja nem o conteúdo e sim te ajudar a desenvolver a sua interpretação de texto, raciocínio e lógica.

 

Acho que o problema não tá na matéria e sim nos professores e nos alunos. Poliedro até pesa a consciência quando você falta aula de tanta matéria que você perde, nunca tive essa sensação com escola, o professor se sente pressionado a seguir o ritmo dos alunos e acaba se atrasando no conteúdo. Falta empenho nos alunos, a maioria trata escola só como obrigação e só se toca que tudo aquilo é importante pra ir pra frente quando é tarde, uma maioria nunca deve se tocar.

 

Quanto a isso de tirar matéria, na verdade, todas as escolas já fazem isso, muito raro achar alguma escola que realmente consiga concluir toda a matéria do ensino médio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não se deve tirar nenhuma matéria.

 

Não pense só em você, uma classe não é feita de um aluno. Matemática pode ser uma droga, mas se tiver pelo menos um aluno que decida fazer uma faculdade de engenharia ou computação, aquelas aulas de matemática serão fundamentais. Biologia, História, Português e etc seguem o mesmo padrão. Fora que, algumas disciplinas fazem as pessoas pensarem sobre algo, questionarem algumas coisas.

 

Quem determina a profundidade da matéria é o aluno e não o professor, pois a decisão do que fazer no futuro é somente do aluno. Não acho certo focar em matemática, física, química e o resto que fique de uma maneira superficial.

amostra designa a pequena porção de um produto usada para demonstrar a qualidade do todo. Ex: Amostra grátis de perfume.

 

PAREM DE USAR ERRADO A PORR* DA PALAVRA AMOSTRA, ISSO DA CÂNCER NO OLHO. Usem mostra.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que n devia ter escola.

 

Brinks, acho o seguinte :

 

 

Há muitas matérias essenciais mas há também muitas desnecessárias.

Acrescentar musica ? Eu estudava numa escola que tinha "musicas" como matéria, mas ai eu te pergunto, o que alguém que cursará direito está aprendendo tendo aula de musicas ?

 

Eu pretendo cursar direito, o Bart medicina, como estudar aprofundadamente o português influenciará a mim ou ao Bart para que cresçamos ?

 

Acho que o ensino fundamental deveria ser como é, acrescentado física, química, sociologia e filosofia mais cedo, e então termos um ensino médio separado, como um preparatório para a faculdade, mas com conteúdos relacionados ao curso X do que o individuo pretende seguir.

gif-sou-foda.gif

Pra ti enlouquecer, pra ti enlouquecer♪

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que n devia ter escola.

 

Brinks, acho o seguinte :

 

 

Há muitas matérias essenciais mas há também muitas desnecessárias.

Acrescentar musica ? Eu estudava numa escola que tinha "musicas" como matéria, mas ai eu te pergunto, o que alguém que cursará direito está aprendendo tendo aula de musicas ?

 

Eu pretendo cursar direito, o Bart medicina, como estudar aprofundadamente o português influenciará a mim ou ao Bart para que cresçamos ?

 

Acho que o ensino fundamental deveria ser como é, acrescentado física, química, sociologia e filosofia mais cedo, e então termos um ensino médio separado, como um preparatório para a faculdade, mas com conteúdos relacionados ao curso X do que o individuo pretende seguir.

 

Cara, você está atrelado a um pensamento pequeno e olhando só para o trabalho.

Sei que é fundamental pensar no futuro, entender melhor as matérias relacionadas à área que você quer ter como carreira, mas isso não é tudo.

 

Conhecimento não é nada demais.

O que é escola? Hoje em dia muitos colégios são preparatórios pra Vestibulares.

Isso cai em vestibular? Não? Então nem vou estudar!

Mas eu gostaria muito de ter aula de música. Tenho amigos que conhecem bastante [um até está fazendo graduação na área] e gostaria de ter tido a mesma chance que eles tiveram para conhecer essa arte. Claro que eles não aprenderam na escola, foi por gosto deles e influenciados por amigos e parentes. Mas nem isso eu tive, e fico chateado quando os vejo debatendo sobre certas coisas sobre isso e nem sei do que se trata, haha.

 

Conhecer como funciona o corpo humano, ENTENDER.

Entender os motivos de uma guerra, dos costumes de um povo.

Entender o motivo de uma fruta ser azeda, etc etc.

 

Tudo isso é fundamental para podermos exercer completamente a cidadania. Conhecer o que está a nosso redor. Não podemos viver no Século XXI, com tanta tecnologia, e nos limitarmos a decorebas para vestibulares, para ter um emprego bom lá frente.

 

O aprendizado tem que ser pra VIDA. Eu terei mais facilidade de identificar uma doença e os cuidados caso tenha aula de Biologia falando sobre isso.

 

Eu sei, esse ano - e talvez ano que vem - vou ter que ver só o que pedem no ENEM e outras provas. Faz parte da vida isso...

 

A Escola tem que ser um lugar para conhecermos as coisas, trocar experiências. Mas, em sua maioria, está sendo reduzido a uma coisa que só serve pra encher nosso saco, ficarmos decorando fórmula, datas, números...

 

É justo tanto conhecimento passado a nós ser decidido em algumas 5 horas de algum vestibular por aí? Todos esses anos se resumem a isso?

 

Eu acredito que não!

jLVPR1GOcSliY.png

Abraços, pro Leão também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A escola ensina o conteúdo para as pessoas, mas não ensina elas a pensarem.

Escola é o primeiro passo pra você ser uma cria do sistema...

Só quem já refletiu ou tem um conhecimento sobre filosofia e sociologia entende o que eu to falando.

Make Money Bitc*!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alguns acham que as escolas são difícil, mais acho que o conteúdo que é ensinado na escola é só o básico.

Um cara hoje para ser diferenciado da sociedade tem que ter cursos e passar no Enem.

D a r k s w a m p/ D a r k s w a m p / D a r k s w a m p

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lembrando que se você tem como método ingressar no ensino superior em universidade pública, o ENEM cobra todas as matérias. Acho que depois que você conclui o ensino médio seu pensamento muda(pelo menos foi/é válido pra mim), no ensino fundamental eu achava desnecessário a quantidade de matérias que eu tinha, e hoje agradeço aos meus professores, conhecimento é bom...

IDES COMANDAR, APRENDEI A OBEDECER.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu falo sem medo de errar!

Em minha opinião deveria ser ensinado apenas o essencial. O básico do básico, sabe?

Eu não estou brincando!

Existe muita, mas muita coisa sem utilizade que é ensinada e eu não sei bem pra que....!

 

Sério, a começar por matematica. Deveria ser ensinado somente as quatro operações, pitágoras e baskara.

 

Gente, tudo, tudo tudinho advém das quatro operações básicas!!! E se você não aprende isso, tu tá ferrado!

Agora me diga, para que eu quero aprender polinômios? Para que eu preciso aprender trigonometria? Quem disse que eu preciso de logaritmos? Eu vou ser alguma engenheira por acaso?

 

Parece papo de gente ignorante e que não gosta de estudar. Mas não é!

 

Por que ao invés de perdermos tempo com coisas irrelevantes não usamos para aprender uma coisa que preste!!!???

 

Sociologia e filosofia ninguém curte. Ninguém dá valor. As pessoas não sabem a consciência quem tem votar, As pessoas não sabem o que é ética. As pessoas não tem educação.

 

Talvez seja por isso que tenhamos tanta pessoas ignorantes no mundo! Cadê as cabeças pensantes, heim?Você acha que os grandes fisicos, matematicos, quimicos, eram o que? Eram filosofos!!

 

Sério. A verdade é que as pessoas costumam super valorizar as materias exatas, e esquecem que a filosofia era uma materia unica por exemplo. Só que depois que houve a separação, ela passou a ser desvalorizada. Enfim

 

As escolas deveriam ensinar os alunos a ler. Incetivar a leitura. O que tem de analfabetos funcionais por aí.... A alfabetização é a BASE de tudo! Quando uma criança é bem alfabetizada, as vantagens e diferenças repercutem para a vida toda!

 

Poderíamos aprender novas culturas. Dar valor as artes. A musica... A poesia... Descobrir a vocação e/ou aptidão dos alunos e explorar isso. Por que eu tenho de aprender quem colonizou a Espanha se eu nem sei quem DESCOBRIU o Brasil? Por que eu tenho de aprender inglês se eu nem sei falar português direito?

Eu sei que o inglês é uma lingua importante e oficial, mas antes de aprendermos ela, deveríamos aprender o português. E aprender direito. Não é ensino "meia boca" não

 

Isso reflete muito nos vestibulares. Por exemplo, eles são feitos baseados no que é ensinado nas escolas. Se você é muito conteudista, você acaba sendo superficial. Pois você não tem tempo para ensinar tudo.

Porém, quando você prioriza a qualidade ao invés da quantidade, você aprende. Aprende. E de uma maneira bastante especifica se quer saber.

 

Aí as escolas socam os alunos de assunto e quando vem vestibular, é aquela porrada de assunto também. Aí você acha que esse vestibular será para selecionar os melhores alunos? Tu acha mesmo!!??

 

A escola além de tudo é um limiar para o conteudo do vestubular, e parece que elas não se tocam disso!!!

 

Quem vai fazer vestibular para medicina que grave o nome de todos os ossos do corpo humano. Que grave as bacteriazinhas que tem, sei lá. Eu não. Quem vai cursar geografia que decore a renda per capita da Tchetchênia. Eu não. Quem vai ser engenheiro ou arquiteto que aprenda toda a trigonometria. Eu não. Quem quer ser quimico que decore toda a tabela periodica. Eu não

 

Eu quero aprender primeiramente as coisas importantes para a minha vida. As coisas que eu vou precisar. Depois, quando eu descobrir a minha vocação, eu aprendo e estudo mais sobre ela.

 

É por isso que é tudo, tudo decoreba. E se você for expremer tudo que você aprendeu até agora, tu não lembra de mais da metade. Por que você gravou! Você decorou. Você não aprendeu. Não, não

 

-------------

P.S

Sem contar que tudo que é forçado, não presta. Por exemplo, eu prefiro estudar sozinha um assunto que eu goste ou tenha dificuldade. A estudar uma coisa forçadamente.

Quando você faz por amor, tudo é melhor.

Beleza atrai beleza.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu sou a favor de copiar a educação de algum país desenvolvido.

Por exemplo, com o ensino médio já tendo aulas Técnicas de natureza e não em escolas específicas, e onde realmente é valorizado o histórico do aluno para emprego e até ingresso em faculdade, eu acredito que um aluno que já dedicou-se em todas as séries esteja de saco cheio de mais para estudar tudo aquilo de novo para fazer uma prova. Sou a favor de que quem tenha tido um histórico escolar com cerca de 60%, 70%...de notas azuis tenha garantida uma vaga em uma universidade pública. Eu fiquei realmente puto com isso quando cheguei no terceiro ano, porque eu tinha me dedicado a escola dos 4 até os 17 anos de idade , já estava saturado não aguentava mais estudar aquilo, e aí tinha que estudar um monte de coisa em um ano...sendo que quem não se dedicava nem um pouco estava de cabeça vazia, sem stress...prontinha para estudar um ano loucamente e tirar uma nota ótima no vestibular.

Esse sistema de hoje desvaloriza quem realmente se esforçou e valoriza quem decorou um monte de apostilas e depois de um mês do vestibular vai esquecer de tudo.

Cara para ver como é sério...eu já estava achando que eu tinha virado um jumento, que não gostava mais de estudar...eu não aguentava mais ler um texto sem ser sobre algo relaxante. Percebi agora que entrei na faculdade que ainda gosto muito de estudar, mas que 13 anos vendo as mesmas coisas eu estava ficando louco..

Fora que...******* eu preciso trabalhar, ok tudo bem, me cadastro em agências que passam o cadastro para empresa...OOOOOOOOOOK tudo ótimo, aí quando me ligam era para um **** emprego,com plano de carreira...NA DELL MLK, ******* TU JÁ PENSOU EM TRABALHAR NA DELL? EU NÃO kkkk',mas fiz a entrevista, e o mini vestibular deles...******* tudo certo para a mulher então dizer que eu só não seria aprovado para o emprego porque tinha 17 anos e não 18. @_@ Depois dessa ninguém mais me ligou...estudei 13 anos a toa, é isso?

Então eu mudaria principalmente isso, seria uma medida imediata.

Mas uma mudança um pouco mais gradativa seria essa de implantar disciplinas técnicas que vão além do Português/Matemática/Geografia/História/Filosofia/Sociologia/Inglês/Espanhol/Física/Química (vi bastante gente pedindo mais filosofia, bom eu não sei como vocês pedem mais aulas de filosofia eu passei da quinta série até a oitava,passando por escolas particulares no fundamental, com a velha pergunta na lousa "O que é filosofar?"...******* VAI TOMAR NO ** FILOSOFIA NÃO É ISSO. O meu professor do ensino médio [em escola estadual] fugia bem disso, com perguntas sobre a origem do universo, sobre cotas raciais, sobre preconceito...enfim...mas a turma não tinha muito interesse).

Eu colocaria disciplinas de música, teatro, computação,gastronomia, mecânica, engenharia, lutas,natação,corrida,futebol,basquete,esportes em geral... enfim, a escolha do aluno , por exemplo no período da manhã. E aí no período da tarde os alunos poderiam participar de clubes, para se aprofundarem mais ainda nas disciplinas que escolheram ou para conhecerem coisas novas pelas quais se interessam...e tal.

zeDXOHb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu sou a favor de copiar a educação de algum país desenvolvido.

Por exemplo, com o ensino médio já tendo aulas Técnicas de natureza e não em escolas específicas, e onde realmente é valorizado o histórico do aluno para emprego e até ingresso em faculdade, eu acredito que um aluno que já dedicou-se em todas as séries esteja de saco cheio de mais para estudar tudo aquilo de novo para fazer uma prova. Sou a favor de que quem tenha tido um histórico escolar com cerca de 60%, 70%...de notas azuis tenha garantida uma vaga em uma universidade pública. Eu fiquei realmente puto com isso quando cheguei no terceiro ano, porque eu tinha me dedicado a escola dos 4 até os 17 anos de idade , já estava saturado não aguentava mais estudar aquilo, e aí tinha que estudar um monte de coisa em um ano...sendo que quem não se dedicava nem um pouco estava de cabeça vazia, sem stress...prontinha para estudar um ano loucamente e tirar uma nota ótima no vestibular.

Esse sistema de hoje desvaloriza quem realmente se esforçou e valoriza quem decorou um monte de apostilas e depois de um mês do vestibular vai esquecer de tudo.

Cara para ver como é sério...eu já estava achando que eu tinha virado um jumento, que não gostava mais de estudar...eu não aguentava mais ler um texto sem ser sobre algo relaxante. Percebi agora que entrei na faculdade que ainda gosto muito de estudar, mas que 13 anos vendo as mesmas coisas eu estava ficando louco..

Fora que...******* eu preciso trabalhar, ok tudo bem, me cadastro em agências que passam o cadastro para empresa...OOOOOOOOOOK tudo ótimo, aí quando me ligam era para um **** emprego,com plano de carreira...NA DELL MLK, ******* TU JÁ PENSOU EM TRABALHAR NA DELL? EU NÃO kkkk',mas fiz a entrevista, e o mini vestibular deles...******* tudo certo para a mulher então dizer que eu só não seria aprovado para o emprego porque tinha 17 anos e não 18. @_@ Depois dessa ninguém mais me ligou...estudei 13 anos a toa, é isso?

Então eu mudaria principalmente isso, seria uma medida imediata.

Mas uma mudança um pouco mais gradativa seria essa de implantar disciplinas técnicas que vão além do Português/Matemática/Geografia/História/Filosofia/Sociologia/Inglês/Espanhol/Física/Química (vi bastante gente pedindo mais filosofia, bom eu não sei como vocês pedem mais aulas de filosofia eu passei da quinta série até a oitava,passando por escolas particulares no fundamental, com a velha pergunta na lousa "O que é filosofar?"...******* VAI TOMAR NO ** FILOSOFIA NÃO É ISSO. O meu professor do ensino médio [em escola estadual] fugia bem disso, com perguntas sobre a origem do universo, sobre cotas raciais, sobre preconceito...enfim...mas a turma não tinha muito interesse).

Eu colocaria disciplinas de música, teatro, computação,gastronomia, mecânica, engenharia, lutas,natação,corrida,futebol,basquete,esportes em geral... enfim, a escolha do aluno , por exemplo no período da manhã. E aí no período da tarde os alunos poderiam participar de clubes, para se aprofundarem mais ainda nas disciplinas que escolheram ou para conhecerem coisas novas pelas quais se interessam...e tal.

No Brasil? Inviável. O nível de exigência nas escolas podem variar muito, tem escola que qualquer um tira 70%, outras que só os melhores tiram isso. Fazem isso em alguns países da união europeia e acho que nos EUA também, é montado provas para serem aplicadas nas escolas do país, com isso acaba que se uma escola tem padrão de exigência baixo, apesar dos alunos terem notas boas na escola, vão ter notas ruins nessa prova e é justamente por isso que se pode aproveitar as notas da escola pra passar em faculdade. Bem no fundo isso dá no mesmo que vestibular, a diferença é que você faz vários ENEMs no decorrer nos anos em vez de um único no fim do ensino médio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah cara mas estamos falando de inovar né...

Prova não prova nada é o que qualquer um já escutou na vida.

Se houvesse realmente uma padronização de ensino para qualquer um e a diferença entre escola pública e particular (que já não é muita pelo menos nas que estudei cuja mensalidade vai no máximo até R$ 400,00, e as diferenças eram na questão de número de alunos, e na escola estadual eu tinha professores com mente mais "avançada" que sabiam trabalhar com o aluno sem ficar passando prova mensal e bimestral para ficar decorando fórmulas e textos :sim: ) seria talvez na educação de quem frequenta,em números menores, talvez os professores da particular fossem um pouco mais atenciosos com cada um...esse tipo de coisa. Aí seria possível pegar a nota do cara e falar "Você precisa fazer vestibular, ou não". Pelo menos na minha cabeça isso parece possível, se na sua não diga o porquê XD.

zeDXOHb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este tópico está impedido de receber novos posts.
 Compartilhar

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Nós fazemos uso de cookies no seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies , caso contrário, vamos supor que você está bem para continuar.