Ir para conteúdo
Faça parte da equipe! (2024) ×

Hábito de leitura por parte da sociedade


free*step*team
 Compartilhar

Posts Recomendados

Pessoal, gostaria de compartilhar com vocês um texto que achei bastante interessante, e ler a opinião de cada um sobre o tema tratado no texto.

 

 

A REGREÇÃO DA REDASSÃO

 

 

Semana passada, recebi um telefonema de uma senhora que me deixou surpreso. Pedia encarecidamente que ensinasse seu filho a escrever.

- Mas minha senhora – desculpei-me –, eu não sou professor.

- Eu sei. Por isso mesmo. Os professores não têm conseguido muito.

- A culpa não é deles. A falha é do ensino.

- Pode ser, mas gostaria que o senhor ensinasse o menino. O senhor escreve muito bem.

- Obrigado – agradeci – , mas não acredite muito nisso. Não coloco vírgulas e nunca sei onde botar os acentos. A senhora precisa ver o trabalho que dou ao revisor.

- Não faz mal – insistiu –, o senhor vem e traz um revisor.

- Não dá, minha senhora – tornei a me desculpar –, eu não tenho o menor jeito com crianças.

- E quem falou em crianças? Meu filho tem 17 anos.

Comentei o fato com um professor, meu amigo, que me respondeu: “Você não deve se assustar, o estudante brasileiro não sabe escrever.” No dia seguinte, ouvi de outro educador: “O estudante brasileiro não sabe escrever”. Depois li no jornal as declarações de um diretor da faculdade: “O estudante brasileiro escreve muito mal”. Impressionado, saí à procura de outros educadores. Todos me disseram: acredite, o estudante brasileiro não sabe escrever. Passei a observar e notei que já não se escreve mais como antigamente. Ninguém mais faz diário, ninguém escreve em portas de banheiros, em muros, em paredes.

Não tenho visto nem aquelas inscrições, geralmente acompanhadas de um coração, feitas em casa de árvore. Bem, é verdade que não tenho visto nem árvore.

- Quer dizer – disse a um amigo enquanto íamos pela rua – que o estudante brasileiro não sabe escrever? Isto é ótimo para mim. Pelo menos diminui a concorrência e me garante emprego por mais dez anos.

- Engano seu – disse ele. A continuar assim, dentro de cinco anos você terá que mudar de profissão.

- Por quê? – espantei-me. – Quanto menos gente sabendo escrever, mais chance eu tenho de sobreviver.

- E você sabe por que essa geração não sabe escrever?

- Sei lá – dei com os ombros –, vai ver que é porque não pega direito no lápis.

- Não senhor. Não sabe escrever porque está perdendo o hábito da leitura. E quando o perder completamente, você vai escrever para quem?

Taí um dado novo que eu não havia considerado. Imediatamente pensei quais as utilidades que teria um jornal no futuro: embrulhar carne? Então vou trabalhar num açougue. Serviria para fazer barquinhos, para fazer fogueira nas arquibancadas do Maracanã, para forrar sapado furado ou para quebrar um galho em banheiro de estrada? Imaginei-me com uns textos na mão, correndo pelas ruas para oferecer às pessoas, assim como oferece hoje bilhete de loteria:

- Por favor, amigo, leia – disse, puxando um cidadão pelo paletó.

- Não, obrigado. Não estou interessado. Nos últimos cinco anos a única coisa que leio é bula de remédio.

- E a senhoria não quer ler? – perguntei, acompanhando os passos de uma universitária. – A senhorita vai gostar. É um texto muito curioso.

- O senhor só tem escrito? Então não quero. Por que o senhor não grava o texto? Fica mais fácil ouvi-lo no meu gravador.

- E o senhor, não está interessado nuns textos?

- É sobre o quê? Ensina como ganhar dinheiro?

- E o senhor, vai? Leva três e paga um.

- Deixa eu ver o tamanho – pediu ele.

Assustou-se com o tamanho do texto:

- O quê? Tudo isso? O senhor está pensando que sou vagabundo? Que tenho tempo para ler tudo isso? Não dá para resumir tudo em cinco linhas?

 

 

Carlos Eduardo Novaes

IDES COMANDAR, APRENDEI A OBEDECER.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É bem verdade que o brasileiro está perdendo o hábito da leitura.

Mas no meu colégio é incrível a quantidade de leitores e não os que se sentem obrigados, aqueles que leem por prazer.

Você pode achar várias páginas no Facebook sobre livros, com milhares de curtidas...

O problema é o mais pobre não ter o acesso a leitura, ele não conhece os livros, não se interessa por jornal e nem revista.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dizem que você só aprende a andar de bicicleta depois que aprende a equilibrar-se; que voê só aprende a correr depois de aprender a andar; o judoca só aprende a aplicar um ippon depois de muito praticar.

 

Com a escrita é a mesma coisa (escrever minimante), você só aprende a escrever depois de aprender a ler e apenas com a prática corrente da leitura você aprende a escrever corretamente ( ou com fluência).

 

Foi um professor de português quem me disse, já há muito tempo, que a melhor maneira de aprender é pela imitação, pelo exemplo, pela familiaridade com a escrita correta de outros. Nesse ponto ler torna-se fundamental já que apenas lendo temos contato com aquilo que imitaremos, com o que se deve ter familiaridade e que servirá de exemplo para a formação tanto de vocabulário quanto da forma da nossa escrita.

 

Dizem que se você ensinar uma criança a gostar de ler, isso mesmo "ensinar a gostar de ler", ela manterá esse hábito pelo resto de sua vida. Eu não acredito nisso. Vivemos num mundo de resumos patéticos e incompletos, de mensagens curtas e não raro dúbias, de textos sintéticos que não carregam todas as idéias. Ainda que você crie o hábito em alguém o resto do mundo se encarregará de eliminá-lo e assim, talvez, acabemos dessa forma:

 

Assustou-se com o tamanho do texto:

- O quê? Tudo isso? O senhor está pensando que sou vagabundo? Que tenho tempo para ler tudo isso? Não dá para resumir tudo em cinco linhas?

Assinatura-Goldens-novas-asas_zps7f1ca424.png

"Rerum cognoscere causas."

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gostei da visão de vocês sobre o assunto.

 

Meu medo é qual será o futuro da sociedade, temo que a diferença entre as classes sociais aumentem drasticamente, uma vez que perdendo o hábito da leitura irá privar muitas pessoas de conhecimento, aumentando a quantidade de leigos na sociedade, uma população que é desprovida de conhecimento é facilmente manipulada, e quem manipula? Aqueles que possuem poder, principalmente os governantes. Na verdade o poder deveria está concentrado na maioria, e por conta de alienação a sociedade não sabe "exigir" seu direito. Sinceramente, espero que nossa sociedade não tome esse rumo.

IDES COMANDAR, APRENDEI A OBEDECER.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Brasileiro não lê. É o que mais ouço quando converso sobre livros rs

Mas se for reparar o mercado editorial brasileiro está em constante crescimento. (altos faturamentos, investimentos, lançamentos e etc) O que me leva a crer que a parcela da população brasileira que tem o hábito de leitura, é a população mais rica.

 

Sem contar que, o hábito de leitura não é enraizado na nossa cultura. Não é incentivado na escola, e muito menos em casa. Sem contar também que vivemos na era da tecnologia. Cada vez mais os livros vão sendo substituídos seja pelo computador, um video game.. e etc

 

Leitura é questão de hábito! Portanto, é preciso haver o incentivo e a prática. Somente quando lermos bem, passaremos a escrever corretamente

Beleza atrai beleza.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu leio muito, aqui na web cheats por exemplo. Estou lendo e escrevendo agora, não sou fã de livros, leio mais no pc mesmo..

 

Já tentou ler algum livro por completo? Do Assassin's Creed por exemplo? Algum tempo atrás eu também era assim, meu "desgosto" só diminuiu depois de "engolir" uns 2 livros kkk. Ainda tenho um pouco de dificuldade com o vocabulário de vários livros, mais se eu não me esforçar isso não vai mudar.

IDES COMANDAR, APRENDEI A OBEDECER.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já tentou ler algum livro por completo? Do Assassin's Creed por exemplo? Algum tempo atrás eu também era assim, meu "desgosto" só diminuiu depois de "engolir" uns 2 livros kkk. Ainda tenho um pouco de dificuldade com o vocabulário de vários livros, mais se eu não me esforçar isso não vai mudar.

 

Poucos tipos de livros me agradam, gosto muito de mitologia, qualquer livro relacionado a isso eu leio.

5dcEjyi.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As pessoas confundem livros com leitura.

Uma leitura não precisa ser necessariamente de livros.

 

Eu costumo ler bastante coisa; Letras de músicas, notícias, história, leio sobre as coisas no wikipédia.

Blame it on Jesus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este tópico está impedido de receber novos posts.
 Compartilhar

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Nós fazemos uso de cookies no seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies , caso contrário, vamos supor que você está bem para continuar.