Ir para conteúdo
Faça parte da equipe! (2024) ×

matematica


DeusDemonio
 Compartilhar

Posts Recomendados

  • Velha Guarda

wuW2O3a.pngwCmG2Zo.png

V28LX.png

tenho uma prova amanha valendo 8 pontos e como matei aula hoje não to sabendo a matéria então preciso de ajuda urgente :3

 

não sei o nome da matéria mas vou deixar algumas fotos aqui mostrando a matéria

 

legenda: circulado em vermelho = oq tenho que aprender

 

eu ja sei fazer normal so que quando tem por exemplo nessa imagem abaixo X sobre 4 ou 3x sobre 2 eu não sei fazer a professora tinha falado um treco de mmc uns treco assim não entendi direito

 

9uVeFUU.png

 

tM2bMK0.png

UVe8MJd.pngkjHJVbM.png
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

jetYkY7BvFO3Z.png

 

Já edito explicando e com a outra resolução

 

@edit

 

No passo 1, podemos ver que quando o número não está "sobre" nada, ali é 1 (um); destacado em laranja.

 

No passo 2, aplicamos a propriedade de "o produto de meio é igual ao produto dos extremos", que consiste em multiplicar em cruz, está indicado na setinha, vejamos passo a passo:

 

3x*1 = 3x

 

2*(13 - x) ---> aqui aplicamos a propriedade distributiva. Primeiro 2*13 = 26 e depois 2*(-x) = -2x

 

Logo, obteremos o que é mostrado no passo 3.

 

Meu objetivo numa equação de primeira grau como esta é encontrar a raiz da incógnita [valor de x], então vamos passar todos que tem X para um lado e os que não tem X manter no segundo membro. Temos o -2x passando passando para o primeiro membro. Quando passamos alguma parcela para outro membro, invertemos a operação. [sE ESTÁ SOMANDO, PASSA SUBTRAINDO. SE ESTÁ SUBTRAINDO, PASSA SOMANDO. SE ESTÁ MULTIPLICANDO, PASSA DIVIDINDO. SE ESTÁ DIVIDINDO, PASSA MULTIPLICANDO]. No caso - 2x virou + 2x; que somado a 3x. dá 5x, conforme indicado.

 

Novamente procurando indicar o valor de X, vamos deixá-lo ainda mais isolado de qualquer outro valor, vamos passar o 5 dividindo o 26, e teremos o resultado final.

 

 

@edit 2

 

jbfT0oLJDdzbLf.png

 

Aqui usamos o mmc. Vou tentar explicar, mas às vezes é bom você ver em algum vídeo no Youtube como funciona na prática, na teoria é meio chato de entender certas coisas da matemática.

 

Começamos aplicando a propriedade distributiva, que você já conhece pelo que pude ver no exercício resolvido ali.

 

Aí vem o problema... Vamos passar aquele + 2x pro segundo membro, ficando - 2 x. Subtraindo o "x quartos"

 

Em subtração e adição, os "números de baixo" [vamos dar nomes? esse número de baixo chama-se denominador, enquanto o de cima chama-se numerador] devem ser iguais, se não são, você deve fazer com que fiquem.

 

Para isso usamos o mmc. Você pode ver a teoria em algum vídeo no Youtube. Mas vou tentar explicar mesmo assim, de maneira simplória:

 

Quando o denominador de uma das parcelas foi 1, que é o caso de -2x [conforme indiquei na imagem], o mínimo múltiplo comum sempre será o outro [ no caso, 4].

Aí fica fácil, né? Então acompanhe comigo:

 

Você vai pegar o mmc [aqui é 4] e fazer o seguinte processo:

 

Pega o 4 e divide pelo 4 de x/4. 4:4 = 1, certo? Agora multiplique por X. X*1 = X, que quer dizer 1x "um xis", "uma vez o X".

 

Faça a mesma coisa na outra parcela. Divida 4 por 1, será o próprio quatro [todo número dividido por um é igual a ele mesmo]. Agora multiplique com o de cima, que é - 2X. Lembre-se do " - ". 4*(-2x) = -8x

 

Aí fica como na primeira parte da segunda linha da imagem que postei. x - 8x = -7x.

Aplique "produto dos extremos = produto dos meios" e tenha 4 * 18, que é 72.

 

Aí você passa o 7 dividindo. [você poderia passar o -7, mas quero explicar passo a passo pra você conhecer mais recursos na hora de trabalhar]

 

Vai ficar -x = 72/7

 

Mas, pera... o exercício quer que você calcule o X, não é?

 

Então você vai pegar essa equação inteira e MULTIPLICAR POR -1 (MENOS UM).

 

Qualquer alteração igual que você faça nos dois lados da equação, não altera o caráter dele. Basta pensar numa balança de dois pratos. Se você tira 2 kg de um lado e tira 2kg de outro, vai manter a mesma coisa, não?

 

Ok, multiplicar por menos um apenas troca o sinal. Agora temos que x = -72/7

 

 

 

blz?

 

Tente fazer os outros, se não conseguir avise aqui ou fale no Skype

 

 

Espero que tenha conseguido ser claro. Procure entender o motivo de você ficar passando de um lado pra outro, pq muda de sinal, etc. É melhor que fazer apenas "movimentos" mecanizados. E, acredite, isso vai te dar uma base legal pra o que vem por aí em matemática.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Velha Guarda

o resultado nunca ta dando certo :/

 

eu fiz a 26 A dessa folha > http://i.imgur.com/tM2bMK0.png e fiz a 26 C (nao aparece na foto) e nao da o resultado certo

 

o resultado da 26 A e -1 sobre 4 mas quando fiz a minha deu -3 sobre 12 que dividindo da -4

 

C) Y/2 + Y/3 = 3Y/4 - 6 // Resultado: -72

 

mas quando eu fiz deu -12/1

 

nao sei onde to errando :/

 

essas contas com fracao e um saco quando e sem fracao eu sei fazer direitinho ate fechei uma prova com 30 questoes sobre isso mas sem fracoes

UVe8MJd.pngkjHJVbM.png
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o resultado nunca ta dando certo :/

 

eu fiz a 26 A dessa folha > http://i.imgur.com/tM2bMK0.png e fiz a 26 C (nao aparece na foto) e nao da o resultado certo

 

o resultado da 26 A e -1 sobre 4 mas quando fiz a minha deu -3 sobre 12 que dividindo da -4

 

C) Y/2 + Y/3 = 3Y/4 - 6 // Resultado: -72

 

mas quando eu fiz deu -12/1

 

nao sei onde to errando :/

 

essas contas com fracao e um saco quando e sem fracao eu sei fazer direitinho ate fechei uma prova com 30 questoes sobre isso mas sem fracoes

 

Olá!

 

Vamos lá demoruto!

 

C) Y/2 + Y/3 = 3Y/4 - 6 // Resultado: -72

 

Oque é MMC? Maior Multiplo Comum.

Quando temos 4 e 2 como denominadores (números abaixo da linha de cada fração), só levamos em conta o 4.

Sendo assim, multiplicaremos 4 por 3, dando 12.

 

Agora teremos que dividir todos os denominadores (números abaixo da linha de cada fração) por 12 e assim, multiplicando os numeradores (números acima da linha de cada fração).

12 dividido por 2 é 6, logo, multiplicamos por Y, dando 6y.

12 dividido por 3 é 4, logo, multiplicamos por Y, dando 4y.

12 dividido por 4 é 3, logo, multiplicamos por 3y, dando 9y.

12 dividido por 1 (denominador de 6) é 12, logo, multiplicamos por -6 e achamos -72.

 

Resolveremos a equação assim:

6y+ 4y = 9y - 72

10y = 9y - 72

10y - 9y = -72

y = -72

 

O seu resultado estava errado.

Sabendo que: cada equação possui dois membros, um antes e outro depois da igualdade.

Quando mudamos um numero de membro, teremos que mudar o seu sinal.

Sendo ele positivo, modificamos para negativo.

Exemplo:

2x = 2

2x - 2 = 0

 

E vice-versa.

Ro1uiHj.pngTVboxpa.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dá uma olhada Demo:

 

 

Tem uma hora, é uma verdadeira AULA, só assista se tiver saco. Ele explica, resolve alguns exercícios e tals.

 

SE NÃO TIVER SACO, vai até o minuto 29 e dá uma assistida, ele resolve uma continha básica que envolve denominadores diferentes. Não tem invariável, mas é pra você aprender o FUNDAMENTO disso. Bem simples.

 

Espero que com a vídeo aula seja melhor para você visualizar.

 

 

@[E]'------'

 

MMC - mínimo múltiplo comum

MDC - máximo divisor comum

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este tópico está impedido de receber novos posts.
 Compartilhar

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Nós fazemos uso de cookies no seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies , caso contrário, vamos supor que você está bem para continuar.