Ir para conteúdo
Faça parte da equipe! (2024) ×

Gerundismo: evite esse vício de linguagem!!!


Kyoro
 Compartilhar

Posts Recomendados

Sim, Membros e Staff, "vou estar reportando seu tópico" e "vou estar fechando seu tópico" é inadequado.

 

dTOWw.png

 

Ao conversarmos com atendentes de lojas ou do setor de ouvidoria de qualquer empresa pública ou privada, para fazermos alguma solicitação ou reclamação, percebemos que uma chuva de gerundismo acontece. “Senhor, vou estar transferindo sua ligação...”; “Senhor, vamos estar verificando ...”.

 

O gerundismo seria a proliferação de uso (inadequado) do gerúndio, e por isso o sufixo ismo de gerundismo é o mesmo que ocorre nos vocábulos consumismo, derrotismo, oportunismo, que veicula a ideia pejorativa de tendência viciosa, mania, mau uso...

 

Trata-se de um fenômeno recente no Brasil de implicações semânticas e pragmáticas, usadas, na maioria dos casos, quando o falante não quer repassar a ideia de ações simultâneas e quando a duração não é prioridade.

 

É correto usar o gerúndio quando se quer expressar uma ideia ou ação que ocorre no momento de outra no futuro. Logo, podemos dizer: “Amanhã, quando você estiver fazendo a apresentação, eu estarei realizando os meus exames.”

 

Para que haja total clareza de empregabilidade desta loção verbal, de uma vez por todas, apresento mais dois exemplos abaixo:

 

Errado: ''Um minuto, que eu vou estar verificando seu cadastro."

Nesta construção emprega-se erradamente o gerúndio "vou estar verificando" para uma ação que indica um processo que se finaliza imediatamente ao momento da fala.

 

Correto : ''Um minuto, vou verificar seu cadastro."

 

Se quisermos atendentes mais objetivas ao passar informações, profissionais mais assertivos ao realizarem exposições de ideias, e corporações mais eficazes, em termos de comunicação corporativa, precisamos estar mais atentos ao que pode ser inserido na língua portuguesa, gerando riqueza linguística, potencializando assim, a capacidade de comunicar.

 

Créditos: Reinaldo Passadori é CEO e fundador do Instituto Passadori – Educação Corporativa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não é que esteja errado, muitos usam para dar ênfase. Mas enfim foi uma boa aula em geral, sempre serve essas dicas.

 

Não... está errado! Quer dar ênfase? Berra, mas não faça gerundismo.

 

Eu acho que já falei disso aqui e é o que mais me irrita em alguns na staff respondendo a O/R.

 

Gostei do tópico, finalmente alguém! Valeu Kyoro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vício de linguagem....

 

  • A fala errado;
  • B ao ouvir A acredita ter ouvido algo certo e reproduz por voz e escrita o erro;
  • C ouviu A e agora ouvi B e se convence de que aquilo está correto;
  • O resto do alfabeto se desanalfabetiza por repetir, como crianças e macacos, o erro que A cometeu e que contaminou B fazendo C crer na asneira.

 

 

Gerúndio...gerúndio...gerúndio... Gerundismo.

 

Isso, habitualmente, é coisa de quem não tem e quer, ou tenta, ter domínio sobre esse código secreto chamado Português do Brasil. Vulgo Pt-Br (coisinha complicada!)

 

Gerundismo não apenas é um vício como também um erro comum.

 

http://www.webcheats.com.br/forum/bate-papo/2346204-explique-enquanto-isso.html

Assinatura-Goldens-novas-asas_zps7f1ca424.png

"Rerum cognoscere causas."

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este tópico está impedido de receber novos posts.
 Compartilhar

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Nós fazemos uso de cookies no seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies , caso contrário, vamos supor que você está bem para continuar.