Ir para conteúdo
Faça parte da equipe! (2024) ×

Qual sua opinião a respeito das cotas?


niskom
 Compartilhar

Você é a favor das cotas?  

  1. 1. Você é a favor das cotas?

    • SIM
      0
    • NÃO
      0


Posts Recomendados

Nas universidades tem as chamadas cotas raciais, que da uma certa ajuda.

Muitas pessoas falam que cota é esmola, que não tem que aceitar, por que são capaz e blá blá blá...

Mas não levam em consideração o histórico, queria saber qual sua opinião sobre esse assunto.

 

 

Eu sou a favor das cotas, e acho que deveria ser muito maior para o povo da periferia.

Porque o intruso na universidade é o playboy. Nós não competimos em pé de igualdade.

Se o playboy tivesse todo o estudo feito numa escola equivalente a de um favelado, tudo bem, ai você não teria o mérito da cota.

Só que não, nós estamos sendo sabotados o tempo todo. Por isso não podemos intender como esmola,

é justamente isso que o opressor quer que a gente pense.

E precisamos de cota nas universidades existentes, porque o governo não faz mais.

Se em cada periferia o governo fizesse uma universidade não precisaria de cotas, resolveria o problema rapidinho.

 

 

Votem na enquete se é a favor ou contra as cotas.

ib0n4tCgPaXTkp.png

Isaque'

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente, cota é bem legal. Você faz 27 pontos no IF, perde a vaga pra alguém que fez 8 pontos.

 

Baseado em fatos reais.

 

Negros e brancos são iguais, se um branco tem capacidade de fazer 40 pontos no IF o negro também tem a mesma capacidade. Tem muito neguinho por ae que não faz nada, chega na prova, faz 12 pontos, alguém faz 25 e o negro entra, toma bomba e não arruma nada... Cotas são ridículas, não deveriam existir. Já que somos todos iguais, e temos que ter direitos iguais porque existem cotas?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rapaz, eu pensava que nem você, era extremamente contra e meus argumentos eram indesatáveis e irrefutáveis, mas tentei me imaginar pobre, em um bairro distante e perigoso, e não necessariamente, pois as coisas ditas anteriormente já são o suficiente para isso, mas digamos que negro também.

 

Não tenho pai(na vida real), digamos que meu pai nessa anedota esteja preso.

Minha mãe tem umas treta(na vida real), digamos que ela trabalhasse o dia inteiro.

Somos 6 filhos, 4 meninas e 2 meninos, ou seja, tenho 5 irmãos(na vida real), imaginemos que eu também tivesse 5 irmãos.

 

 

Ok, meu pai está preso, cresci sem nenhuma figura paterna e minha mãe trabalhava 14h por dia para sustentar 6 filhos, infelizmente, para ajudá-la, eu, o filho mais velho, virei homem cedo, comecei a trabalhar com 9 anos, mas até os 8 eu só ficava na rua brincando, era rua e escola minha rotina. Ela nunca me cobrou nada pois não tinha tempo, mal nos víamos de tanto que ela trabalhava, e a escola que eu estudava... Rapaz, o conteúdo era péssimo, os professores pouco capacitados(muitos escreviam errado e erravam contas), viviam faltando, a diretoria da escola tava nem ai pra nada... E quando as coisas ficavam fod.a no meu bairro, eu não tinha uma mãe pra chamar, as vezes tive que chamar a polícia, mas como moro em um bairro onde há muitos trombadinhas os policiais já me consideram um trombadinha.

 

Ok, não tive um estudo descente mas tive muita força de vontade para não entrar na bandidagem, terminei meu ensino médio com 19 anos, (trabalhando desde os 9 fica difícil de estudar), sei menos que você(não porque sou burro, mas porque não me foi ensinado), e agora, o que eu devo fazer com a minha vida? Ser pobre para sempre? Ser bandido?

 

As cotas estão ai para isso, dar uma chance a pessoas com vidas assim.

eefC8E1.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sou contra.

 

O certo era esses tais "favelados" irem exigir uma educação melhor, se tivesse isso não teria cotas.

Mas não, ficam beijando a bunda do governo e da nisso.

 

As cotas prejudicam os brancos, o certo era não prejudicar ninguém.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sou contra.

 

O certo era esses tais "favelados" irem exigir uma educação melhor, se tivesse isso não teria cotas.

Mas não, ficam beijando a bunda do governo e da nisso.

 

As cotas prejudicam os brancos, o certo era não prejudicar ninguém.

 

 

Nem toda cota é racial, e é fácil dizer isso pra quem estuda e estudou a vida inteira numa escola particular, rs.

 

"Eles deveriam exigir uma educação melhor"

 

E não exigem? E não protestam? E não falham?

 

Oras Léo, vós sois um gajo esperto, sabe muito bem que protestos raramente dão em algo, e mesmo que desse, quantos anos demorariam para que fosse feita uma reforma na rede pública nacional? MUITOS, provavelmente essa geração já estaria vendo seus filhos se formarem.

 

Então eles não tem direito a cotas, se querem uma educação melhor, que tenham garra para serem os revolucionários que vão mudar o país, que tenham garra para aguentar uma vida de baixa renda, para que quando seus netos e bisnetos forem estudar tenham uma educação de qualidade, meanwhile eles que fiquem burros, passem necessidades, e morem e bairros merda :yes:

eefC8E1.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rapaz, eu pensava que nem você, era extremamente contra e meus argumentos eram indesatáveis e irrefutáveis, mas tentei me imaginar pobre, em um bairro distante e perigoso, e não necessariamente, pois as coisas ditas anteriormente já são o suficiente para isso, mas digamos que negro também.

 

Não tenho pai(na vida real), digamos que meu pai nessa anedota esteja preso.

Minha mãe tem umas treta(na vida real), digamos que ela trabalhasse o dia inteiro.

Somos 6 filhos, 4 meninas e 2 meninos, ou seja, tenho 5 irmãos(na vida real), imaginemos que eu também tivesse 5 irmãos.

 

 

Ok, meu pai está preso, cresci sem nenhuma figura paterna e minha mãe trabalhava 14h por dia para sustentar 6 filhos, infelizmente, para ajudá-la, eu, o filho mais velho, virei homem cedo, comecei a trabalhar com 9 anos, mas até os 8 eu só ficava na rua brincando, era rua e escola minha rotina. Ela nunca me cobrou nada pois não tinha tempo, mal nos víamos de tanto que ela trabalhava, e a escola que eu estudava... Rapaz, o conteúdo era péssimo, os professores pouco capacitados(muitos escreviam errado e erravam contas), viviam faltando, a diretoria da escola tava nem ai pra nada... E quando as coisas ficavam fod.a no meu bairro, eu não tinha uma mãe pra chamar, as vezes tive que chamar a polícia, mas como moro em um bairro onde há muitos trombadinhas os policiais já me consideram um trombadinha.

 

Ok, não tive um estudo descente mas tive muita força de vontade para não entrar na bandidagem, terminei meu ensino médio com 19 anos, (trabalhando desde os 9 fica difícil de estudar), sei menos que você(não porque sou burro, mas porque não me foi ensinado), e agora, o que eu devo fazer com a minha vida? Ser pobre para sempre? Ser bandido?

 

As cotas estão ai para isso, dar uma chance a pessoas com vidas assim.

Você não vai passar numa faculdade boa sem ter um estudo decente, mesmo com cota. Engenharia em federal de qualidade com cota geralmente fica 650+ e medicina 750+, na UnB chega a passar de 800. Acha que alguém nas condições que você citou tem chance de entrar pra isso? Ainda vai acabar se limitando a faculdades ruins ou ficar sem ensino superior.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não vai passar numa faculdade boa sem ter um estudo decente, mesmo com cota. Engenharia em federal de qualidade com cota geralmente fica 650+ e medicina 750+, na UnB chega a passar de 800. Acha que alguém nas condições que você citou tem chance de entrar pra isso? Ainda vai acabar se limitando a faculdades ruins ou ficar sem ensino superior.

 

 

Muitas pessoas enfrentam realidades parecidas, mas mesmo pegando livros e se esforçando para conseguir, sem cotas, muitas que conseguem não conseguiriam, por isso cotas são importantes, aumentar as chances.

eefC8E1.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muitas pessoas enfrentam realidades parecidas, mas mesmo pegando livros e se esforçando para conseguir, sem cotas, muitas que conseguem não conseguiriam, por isso cotas são importantes, aumentar as chances.

http://www.espaiabrasa.com.br/acoes-afirmativas/politica-de-cotas-da-dilma-que-tal-uma-pilula-vermelha/

Leia o "2. Tiro pela culatra: quem se beneficia?"

Se tiver com preguiça de ler tudo...

 

Algumas pessoas tentam de tudo, procurando se tornar elegíveis aos benefícios, como entrar na faculdade com notas menores. [...] O que acontece em muitos países é que pessoas com ascendência diversificada – ou seja, quase todo mundo - passam a se designar como membros de minorias. Alguns rastreiam ancestrais de centenas de anos atrás, para tentar provar seu status. Isso é um caso comum. [...] O perverso resultado é que os benefícios se diluem, especialmente quando quase toda a população se torna elegível, como aconteceu nos Estados Unidos e na Índia – e provavelmente acontecerá no Brasil. O pior é que, em alguns casos, quem deveria receber a ajuda não recebe nenhum ganho, nem mesmo diluído.

 

[,,,] Esses estudantes roubarão vagas de quem precisa e, provavelmente, estudarão em um cursinho particular no final do dia ou até mesmo durante as aulas que, supostamente, deveriam assistir na rede pública. [...] Assim, todas as intenções das políticas de cota vão por água abaixo. Por sinal, é o que aconteceu ao redor do mundo. Os benefícios criados são utilizados desproporcionalmente por pessoas que têm mais recursos, poder econômico e influência social, ao contrário dos objetivos iniciais: ajudar os desafortunados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou ciente disso, e por isso por muito tempo fui contra cotas, mas como diferenciar quem realmente precisa de pessoas que fazem isso? E aqui no Brasil, nunca ouvi falar de um caso de uma pessoa visivelmente branca que fez isso. Anyway, não sou a favor de cotas racial, mas sim econômica(mesmo tendo como burlar, se o seu pai ganha bem e sua mãe é desempregada, basta entrar com um pedido para sua mãe ter exclusivamente sua guarda, pronto, você é considerado carente, mas temos que pensar nos que realmente precisam, e temos que considerar o quanto vamos afetar a vida deles e de seus filhos tirando deles oportunidades).

 

Eu tenho dinheiro, guardei o que trabalhei, pensão alimentícia, e minha vó já disse que se eu quiser ela paga qualquer faculdade para mim, não preciso de cotas, me posiciono a favor pensando nos outros.

eefC8E1.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pra mim o certo seria uma porcentagem das vagas nas universidades públicas estarem reservadas para aqueles que estudaram em colégios públicos, pois como essas pessoas são mais humildes elas não teriam condições de pagar uma faculdade particular, e logo o futuro delas seria muito limitado sem um curso superior ou uma especialização.

 

Não acho que esse benefício deveria ser pela cor, e sim pelo fato de terem estudado em um colégio público.

tumblr_nh3x0vS7pE1s8gsn8o1_500.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pra mim o certo seria uma porcentagem das vagas nas universidades públicas estarem reservadas para aqueles que estudaram em colégios públicos, pois como essas pessoas são mais humildes elas não teriam condições de pagar uma faculdade particular, e logo o futuro delas seria muito limitado sem um curso superior ou uma especialização.

 

Não acho que esse benefício deveria ser pela cor, e sim pelo fato de terem estudado em um colégio público.

 

Penso o mesmo...

 

Se serve de consolo, já existem cotas percentuais para alunos de escolas públicas

eefC8E1.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não sou contra nem a favor, mas o que tenho sobre as cotas é que elas são reflexo de uma educação ruim nas escolas públicas, portanto é bem complicado você conseguir competir com alguém que tenha estudado em uma escola que tenha dado um bom preparo para o vestibular.

Sou contra a uma cota para Negros, eu imagino que a existência dela seja baseada em algum dado que diga que os negros são maioria em favelas, em escolas públicas e etc, só que existe muito branco morador de favela e estudante de escola pública O-o', eu não moro na favela mas estudei quase metade da vida em escola pública caramba kkk', aí eu por exemplo não podia me aproveitar de cota para negro e nem de cota pra estudante de escola pública porque estudei uma parte do fundamental e depois o ensino médio AUHSHUSU'.

Uma coisa que é errada é a existência das cotas , que são uma medida rápida para meio que...amenizar o problema na educação pública só que o governo usa como uma medida definitiva, a educação não tem mudança alguma e os alunos continuam vendo a escola como um lugar para serem aprisionados.

 

MAS, o vestibular é apenas uma prova        , o que tinha que ser mudado mesmo é o método de se entrar numa faculdade, utilizando-se do seu histórico escolar e não da porr a de uma prova.

zeDXOHb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou ciente disso, e por isso por muito tempo fui contra cotas, mas como diferenciar quem realmente precisa de pessoas que fazem isso? E aqui no Brasil, nunca ouvi falar de um caso de uma pessoa visivelmente branca que fez isso. Anyway, não sou a favor de cotas racial, mas sim econômica(mesmo tendo como burlar, se o seu pai ganha bem e sua mãe é desempregada, basta entrar com um pedido para sua mãe ter exclusivamente sua guarda, pronto, você é considerado carente, mas temos que pensar nos que realmente precisam, e temos que considerar o quanto vamos afetar a vida deles e de seus filhos tirando deles oportunidades).

 

Eu tenho dinheiro, guardei o que trabalhei, pensão alimentícia, e minha vó já disse que se eu quiser ela paga qualquer faculdade para mim, não preciso de cotas, me posiciono a favor pensando nos outros.

O problema é que cota ajuda pouco quem realmente precisa e a tendência é ajudar cada vez menos já que tem cada vez mais gente privilegiada sabendo como tirar vantagem de cota. Mesmo se conseguissem fazer com que as cotas atingisse exclusivamente o público alvo ainda teria problemas, o link que postei desenvolve bem isso.

 

Passei sem cota e já estou onde eu quero, não sou contra porque está me atrapalhando e sim porque acho que da forma que estão fazendo não vai dar certo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O problema é que cota ajuda pouco quem realmente precisa e a tendência é ajudar cada vez menos já que tem cada vez mais gente privilegiada sabendo como tirar vantagem de cota. Mesmo se conseguissem fazer com que as cotas atingisse exclusivamente o público alvo ainda teria problemas, o link que postei desenvolve bem isso.

 

 

Pois é, só li o quote que você postou, mas ainda sim terão pessoas que realmente tem as cotas como uma ultima chance, um ultimo tiro, não podemos tirar isso delas. Independente de quantas pessoas não-cotistas serão prejudicadas, pois se um curso tem 70 vagas, o nº 70 era branco de escola particular, mas o 71º era negro de escola pública e tomou sua vaga, o nº 70 terá mais oportunidades para tentar de novo do que se o 71º falhasse, não teria tantas oportunidades para tentar de novo ou tentar algo melhor.

 

 

E po, não tem outro caminho, esse é o único.

eefC8E1.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sou ah favor TLG F4V3LADO TEM QUER ESTUDA EM FACULDADE MERMO U.U PORQUE NOIS É V4DA LOKA :3 KKK

 

Oks Paro

 

Bem , sou de acordo pois Tem pessoa que ñ tem condição,ate no ensino fundamental tem isso... Nas gincanas, Quando tem arraial e tls, por isso sou de acordo !

''Antes de começar a criticar os defeitos dos outros, enumere ao menos dez dos teus.''

-Phelipe Pacheco

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem, colega niskom, começar um tópico assim aqui na Bate-papo sem colocar um material para a análise do leitor fica meio difícil puxar críticas construtivas e imparciais sobre o referido assunto...

 

Primeiramente deve-se considerar que não existe apenas UMA cota e sim vários tipos de cotas possíveis e imagináveis...A cota racial, que provavelmente é a que está em questão, é só uma dentre elas.

 

Sim, de fato cotas raciais não provam nada à ninguém, a não ser a bandeira branca de desistência que o governo levantou para o país: "não conseguimos fazer nosso trabalho na educação do país, agora estamos buscando caminhos alternativos para fazer com que "todos" tenham acesso à universidades públicas e de boa qualidade."

 

Acontece que o déficit do país não está em jovens de 17~18 anos que vão fazer a prova do ENEM. Nosso problema é lá atrás, na educação básica pública de nosso país, que é deficiente. Na verdade chamá-la de deficiente, é ofender os próprios deficientes; nossa educação básica é uma vergonha e não segue padrões no país inteiro. Alunos desinteressados e professores mais ainda, mas também, quem não estaria desanimado em trabalhar com um bando adolescentes e crianças que mais parecem selvagens, e ainda receber um salário pífio?

Isso, claro, é só a ponta de um iceberg gigante chamado "Escândalos do Brasil". Poderia passar a noite toda citando defeitos. Mas a realidade é: nosso sistema de educação pública é suficientemente bom? Não.Logo, como facilitar a entrada de jovens ao 3º grau? Claro que a opção mais correta, ética (da maneira social de ver ética)e saudável, seria corrigir o problema da educação brasileira no ensino básico para que possamos chegar ao ensino médio com alunos bem formados, cognitiva e intelectualmente, que estejam aptos a fazerem uma prova à nível ENEM.

 

Agora, colocar alunos que não sabem uma regra básica de português, na verdade quase nada sobre muito pouco, em universidades públicas, onde o nível é altíssimo,(os que estão em IFs e UFs da vida que o digam), só vai frustá-los ainda mais. E é o que tem acontecido frequentemente nas universidades de nosso país. Minha madrinha é professora e diz que 99% dos alunos cotistas que aparecem na universidade são totalmente mal vistos, não se dão bem nas matérias, rodam quase todas as cadeiras e ainda por cima, quando não entendem alguma pergunta feita pelo professor e vão perguntar, já vem os comentários: "esse aí tinha que ser cotista"; "olha o cotista aí".

Agora aqui fica a minha pergunta para você,niskom e qualquer outro que interessar possa:

O sistema de cotas para escolas públicas é justo? Sim.Mas de fato, eles são eficientes?

lAIYyNu.gif fuck ya all

Sed quis custodiet ipsos custodes?

Luvenalis

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O sistema de cotas para escolas públicas é justo? Sim.Mas de fato, eles são eficientes?

 

Depende muito da pessoa, se ela estiver realmente interessada sim, será eficiente.

Como tu mesmo disse, a educação no país é uma porcaria, (tu não disse porcaria, mas é a realidade KK)

O que não acho justo é uma pessoa desde criança estudar em escolas particulares de bom ensino, e na universidade querer entrar com os mesmos direitos de quem

ao menos teve uma boa escola... Mas é isso, sempre vai ter os casos que tu citou, de desistências e tudo mais... Mas também haverá os que vão vencer na vida.

Valeu por deixar sua opinião ^^

ib0n4tCgPaXTkp.png

Isaque'

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cotas são a perfeita admissão da incompetência do estado em prover uma educação no mesmo nível do ensino privado, tá querendo curar uma ferida letal com um band-aid, não seria melhor ir na causa do problema? Fora que, vamos utilizar uma lógica básica aqui:

 

Quero entrar numa faculdade, sou branco e de classe média, quero entrar em uma faculdade que tem 500 vagas, mas perco para algum aluno que entra por cotas e que tirou uma nota menor que eu. Isso faz sentido? não, não faz, por um simples motivo: cotas prejudicam os brancos para beneficiar os pretos e pardos, o governo pega 20% das 500 vagas e dedicam a pretos, pardos e outras variantes de cotas. Mas, veja bem, não seria mais lógico ADICIONAR mais 20% de vagas pra essas categorias e beneficiar os cotistas sem prejudicar os brancos que não tem culpa alguma de terem nascido desta forma?

Só sei que nada sei.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sinceramente? Quanto ao quesito do nível do aluno formado nas universidade com cotas, acho que a cota não interfere em nada e falo isso por experiencia própria. Instituições de ensino superior(Publicas, não ousem colocar uniesquinas no mesmo patamar) não são para qualquer um. Não basta passar no vestibular, tem que estar disposto a fazer sacrifícios, tem que ter alguém te sustentando durante seu tempo de formação e acima de tudo, ter uma determinação enorme para se manter no curso. Não é todo mundo que consegue, se duvidam do que falo, vão nas universidades federais ai e procurem pelas placas de formandos e contem quantas pessoas se formaram em cada ano. Aqui por exemplo(UFPE), no ano de 1990 se formaram em torno de 15 pessoas no curso de engenharia mecânica e o curso, na época, oferecia 60 vagas no vestibular.

 

A faculdade publica continuara com seu prestigio, o próprio sistema da universidade vai eliminando os fracos, então não se preocupem, se a pessoa não é boa, ela não se forma.

 

Quanto à cota social, essa eu sou contra, miséria não é um problema resolvido com diploma de ensino superior. "Miséria não é uma condição financeira, é uma condição social", primeira coisa, pobreza não é um problema, é só ver em países como Inglaterra ou frança, vocês vêm pessoas pobres sofrendo como as pessoas daqui? Acho que não, né? Então, cotas sociais não são solução para nada. É apenas uma forma estupida para o governo fazer propaganda eleitoral dizendo que pobre ta entrando mais na faculdade.

 

Mas como já falei em outro tópico, não sou contra a cota racial e nem a favor por justamente não saber se ela realmente dará certo. Tanto quem defende como ataca não retêm de dados significativos quanto a eficacia das cotas, o que resta a nós é apenas estipular quanto sua eficacia. Com tudo, aprecio muito seu significado e sua proposta.

 

Senhores, acredito que entendi o porquê das cotas raciais. Por favor, leia o testo antes de sair gritando que cota é preconceito. Entenda,primeiro, meu argumento e depois retruque, obrigado?

 

Eu era contra as cotas raciais, sendo a favor apenas das cotas sociais. Eu não entendia quando o negro dizia que as cotas corrigiriam uma distorção histórica, isso sempre me soou revanchismo, mas descobri que eles também não sabiam explicar que justiça esperavam que fosse feita.

Para entendermos isso, precisamos de empatia,nos colocarmos no lugar deles. Imagine-se perdendo uma oportunidade de emprego apenas pela cor da sua pele. Um branco pobre e arrumadinho pode ter mais chances de conseguir um emprego do que um negro comum. Por mais que imaginemos a situação de uma disputa por uma vaga de emprego entre um branco e um negro, sempre esquecemos de considerar o elemento humano, o preconceito do empregador. Cotas vão forçar a pessoa a não ser preconceituosa? Não. Mas vão dar mais autonomia e autossuficiência ao negro.

Sempre vimos o negro como alguém de menor valor (não sejamos hipócritas, fomos educados assim), alguém sempre associado à pobreza e à falta de instrução, principalmente à inabilidade ou incompetência ("serviço de preto", alguém reconhece a expressão?). Talvez essa imagem não seja deletada em nossa geração, ou na próxima, ou na próxima da próxima, mas um dia, nossos bisnetos verão negros doutores, cientistas, engenheiros, advogados, professores etc. como algo que sempre existiu.

Veja bem, não estou defendendo as cotas, pois ainda careço de dados para saber o quão economicamente viável isso é, e se os impactos na sociedade no longo prazo realmente se realizarão como previsto. Para isso, seria necessário fazer um estudo científico sobre o tema, e não gerar um debate entre a sociedade leiga, usando de informações incompletas vistas em jornais e revistas, cada um com seus interesses.

 

Resumindo, existe, sim, um sentido para as cotas raciais, mas quando o negro nos explica, sempre parece revanchismo.

 

só para terminar:

 

COTAS SOCIAIS É DIFERENTE DE COTAS RACIAIS!

054MS.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este tópico está impedido de receber novos posts.
 Compartilhar

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Nós fazemos uso de cookies no seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies , caso contrário, vamos supor que você está bem para continuar.