Ir para conteúdo
Faça parte da equipe! (2024) ×

Funções - Seus tipos e como cria-las!


Inoxybel
 Compartilhar

Posts Recomendados

Vou recriar esse tópico, mas de forma resumida. O outro foi excluído no bug da DB da WC uns meses atrás e não foi recuperado.

 

 

 

Abordaremos o seguinte:

- Tipos de funções (Com retorno e sem retorno de valores)

- Parâmetros

 

 

Desejável conhecimentos básicos de programação, como:

- Variáveis

- Regras da linguagem Delphi

 

Bom, existem dois tipos de funções, as que retornam algum valor e as que não retornam.

Veja esse exemplo abaixo que mostra a estrutura básica de uma função sem retorno de valores:

 

kOVw00v.png

PS: Não se atente aos parâmetros agora, veremos ele mais a frente.

 

Funções sem retorno de valores, se inicia com a palavra reservada procedure.

Esse tipo de função só executa o que está em seu bloco de código (begin/end) quando a função é chamada.

 

Após especificar o tipo de função, damos um nome para ela. Esse nome é o que você usará no decorrer do código para chamar sua função.

 

Veja o exemplo abaixo:

É necessário se cadastrar para acessar o conteúdo.

 

Abaixo uma ilustração com legenda de como funciona:

6iQXfWZ.png

 

 

 

Para funções com retorno de valores, se utiliza a estrutura demonstrada na imagem abaixo:

zbVO7px.png

 

Para esse tipo de função, se utiliza a palavra reservada function e após os parâmetros, se especifica qual o tipo do valor que irá ser retornado.

Por exemplo, se a função for retornar um valor do tipo Boolean (Verdadeiro ou Falso) então se coloca Boolean no 'TipoDeRetorno'.

 

Outro detalhe importante para este tipo de função, é que se utiliza uma variável padrão denominada Result para especificar qual o valor a ser retornado pela função. Veremos isso junto com parâmetros e exemplificarei tudo junto.

 

 

Os parâmetros são utilizados como variáveis temporárias, onde sua utilidade é inserir valores para ser trabalhadas dentro da função. Quando chegar no final da função (end;) essas variáveis são apagadas da memória.

 

Agora sim, olhe o exemplo abaixo:

 

RIoL6TU.png

 

 

Embora já esteja legendado, irei reforçar o exemplo.

 

Primeiro temos uma função denominada Exemplo() com dois parâmetros de entrada do tipo inteiro. Essa simples função faz a soma dos valores desses dois parâmetros e retorna o resultado.

Em seguida, criamos uma variável do tipo inteiro denominada soma, dizemos que o valor dela é igual ao valor retornado da função Exemplo, que como citado acima, soma os dois valores inseridos nos parâmetros, são eles os números 10 e 15. Logo a variável soma recebe o valor 25.

Por ultimo esse resultado é mostrado na propriedade Caption do Button1.

 

 

Bom, este é um resumo do tópico já existente que foi apagado, desculpe-me se ficou vago em alguma parte.

Caso haja dúvidas, poste no tópico que eu responderei.

Meus brinquedos em WinAPI:

Calculador

MemoryScanner

Faça parte também da DarkProgramming Team!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Legal o tutorial, as imagens ficaram meio complicadas (podiam ter uma numeração), mais se você prestar atenção entende.

E pra completar, existem parametros opcionais, ex:

É necessário se cadastrar para acessar o conteúdo.

 

Você pode chamar "ScanArchive('virus.exe');" ou "ScanArchive('virus.apk', 8);"

Super!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Humm... Vlew!

 

Deixa eu ver se entendi:(corrija se eu estiver errado)

 

Já q trabalho em linguagem C, o exemplo expressado será de forma tal:

 

 

Exemplo:

É necessário se cadastrar para acessar o conteúdo.

 

É isso msm?

 

 

 

 

 

 

===========================================

OBS: Caso algum crítico comente a esta postagem desconsiderarei a msg. Se eu posto algo trata-se de relevância ao assunto abordado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se não me engano funções do tipo "void" não se usa return (Pois ele só executa o bloco de código, não retorna nenhum valor).

 

Exemplos corretos:

 

É necessário se cadastrar para acessar o conteúdo.

 

 

Eu acho que postei aqui na WC um tópico mostrando o mesmo tema para a linguagem C, dê uma olhada lá!

Meus brinquedos em WinAPI:

Calculador

MemoryScanner

Faça parte também da DarkProgramming Team!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

parabens otimo comentario BaixarHack ,vou dar um exemplo em C

 

void Mensagem (void);

int main ()

{

Mensagem();

printf ("\tDiga de novo:\n");

Mensagem();

return 0;

}

void Mensagem (void)

{

printf ("Ola! WebCheats.\n");

}

 

Qual a necessidade de usar um protótipo de função em um exemplo simples desses? :sarcastico:

:slow:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este tópico está impedido de receber novos posts.
 Compartilhar

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Nós fazemos uso de cookies no seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies , caso contrário, vamos supor que você está bem para continuar.