Ir para conteúdo
Faça parte da equipe! (2024) ×

Porque tenho orgulho de ser negro


toddy'
 Compartilhar

Posts Recomendados

A apropriação do discurso de orgulho é uma parte importante do processo de afirmação de uma minoria. Não é para se tomar literalmente, é um desafio, é afirmação de consciência, de presença e de luta. É dizer: estamos aqui, somos quem somos e não precisamos pedir desculpas por isso; merecemos ser vistos como seres humanos completos, com todas as qualidades e direitos de tais. O fato de gerar desconfortos só mostra o quanto a maioria está desacostumada a não ter direito a algum privilégio. Nesse caso um simples direito        de poder dizer algo completamente vazio de sentido para a maioria, exceto a reafirmação da desigualdade.Tenho vergonha dessa organização social que hierarquiza pessoas pela cor da pele, cabelo ou traços faciais, entre outros.O orgulho da minoria é uma reação lógica à opressão ("Eu sofro preconceito, mas tenho orgulho dessa parte de mim que é discriminada", essa é a lógica!).

054MS.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pra quem tem orgulho de ser negro:

 

O fato de você se orgulhar de não fazer presença da raça branca, te torna racista, você e todos os outros que sentem-se orgulhosos por serem negros.

Negros não passaram por nada, a humanidade passou, não existe "cor racial", existe somente "raça", e essa raça é humana, e não branca, negra e variados.

 

Orgulhe-se de suas conquistas pessoais, não da sua cor, isso só te faz racista. Separar a história e denomina-lá "história negra", isenta os brancos de terem sido parte da história negra e exclui os negros de terem sido parte da história do mundo.

 

Somos todos da mesma raça, temos todos a mesma história, não há diferencial racial para se orgulhar ou ter vergonha.

eefC8E1.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É. Você tem orgulho de ser negro? Não entendo esta. Se eu disser que tenho orgulho de ser branco... pronto, sou racista.

 

Cor de pele não é motivo para se orgulhar. Vai se orgulhar porque alguns séculos atrás a sua raça foi feita escrava? Não vejo a conexão.

 

O certo não é ter orgulho, o certo é ser indiferente sobre sua própria cor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É. Você tem orgulho de ser negro? Não entendo esta. Se eu disser que tenho orgulho de ser branco... pronto, sou racista.

 

Cor de pele não é motivo para se orgulhar. Vai se orgulhar porque alguns séculos atrás a sua raça foi feita escrava? Não vejo a conexão.

 

O certo não é ter orgulho, o certo é ser indiferente sobre sua própria cor.

 

Você ta considerando que dizer "eu tenho orgulho da minha etnia" é dito de forma literal, e não é. Eu acabei de falar isso no textinho ai em cima. Quando falamos que temos orgulho de sermos negros, estamos evocando que temos paixão por nosso povo e por sua historia, pelas lutas que ja travamos e tudo mais, e estamos de cabeça erguida e amando quem nós somos.

 

Não é se orgulhar pela cor, é se orgulhar pelo o que somos, nossa historia e mostrar que somos unidos e fortes. O discurso não é para atacar os "não-negros", longe disso, é para mostrar para sociedade que temos uma cultura e beleza próprias e que elas não devem ser corrompidas ou menosprezadas.

054MS.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Pra mim soa racismo do mesmo jeito.

 

Porque?

 

Toddy, você diz "tenho orgulho de nossas conquistas, nossa história..." enfim esta dividindo, querendo ou não acaba dividindo e depois reclamam de racismo sendo que neste caso para mim é dividir negros e brancos, novamente acaba sendo racista da mesma forma.

 

Por isso eu penso que o racismo existe mesmo nesses pensamentos, porque, se não fosse racista de sua parte não teria que falar algo assim.

 

Se este pensamento não fosse racista você diria que tem orgulho de ser um ser humano não por ser negro.

 

Assim como o sistema de cotas é combater o racismo com mais racismo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Orgulho de ser negro não é exatamente pela cor de pele e sim pelo processo histórico horrível que os negros carregam até hoje nas costas, não quer dizer que ele queira se sentir orgulhoso pela sua cor mas pelo tanto que sofreram assim como os judeus, gays e etc. A África carrega sequelas até hoje por causa dessa          de 'homem branco' que invadiram suas terras e roubam suas riquezas até hoje.

Esse povo acima aí é muito irracional pra falar tanta besteira assim,      hipocrisia falar que todos são iguais diante de tanto preconceito... falam isso mas na hora que tá voltando da festa as 3 da manhã caga de medo do neguinho que tá no final da rua. Nem tão ligado do preconceito que esses caras sofrem pra falar isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você ta considerando que dizer "eu tenho orgulho da minha etnia" é dito de forma literal, e não é. Eu acabei de falar isso no textinho ai em cima. Quando falamos que temos orgulhos de sermos negros estamos evocando que temos paixão do nosso povo e por sua historia, pelas lutas que ja travamos e tudo mais quem estamos de cabeça erguida e amando quem nós somos.

 

Não é se orgulhar pela cor, é se orgulhar pelo o que somos, nossa historia e mostrar que somos unidos e fortes. O discurso não é para atacar os "não-negros", longe disso, é para mostrar para sociedade que temos uma cultura e beleza próprias e que elas não devem ser corrompidas ou menosprezadas.

 

"Nosso povo."

 

Não é se orgulhar pela cor, é se orgulhar pelo o que somos

 

Sabe o que vocês são? Homens.

 

mostrar que somos unidos e fortes.

 

Realmente, muito unidos, muito fortes. Parem de tratar a escravidão como exclusividade, não foram os primeiros! Tantos povos já foram escravizados.

 

Unidos? Daí fica a questão: quem vendia escravos africanos? Africanos! E as guerras entre tribos na Africa?

 

Branco, negro, amarelo, azul, rosa, não importa. Vocês são seres humanos como eu sou um ser humano. São tão unidos entre si quanto em um aspecto geral da população mundial: pouco. Fortes são, pelo menos no braço. Agora... fortes no sentido de corajosos, honrados e etc? Tanto quanto a população mundial sem separá-la por tons.

 

hipocrisia falar que todos são iguais diante de tanto preconceito

 

Hipocrisia é sofrer com o preconceito, com a divisão por cores da pele, mas ainda estimular tal divisão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pra mim soa racismo do mesmo jeito.

 

Porque?

 

Toddy, você diz "tenho orgulho de nossas conquistas, nossa história..." enfim esta dividindo, querendo ou não acaba dividindo e depois reclamam de racismo sendo que neste caso para mim é dividir negros e brancos, novamente acaba sendo racista da mesma forma.

 

Não, não é. Na verdade, o que você esta falando ai é miscigenação, e eu já falei ter orgulho de ser negro não é um ato de se dizer superior, é apenas um discurso que igualdade. E sim, ha um esteriótipo formado quanto ao negro, e também ha um esteriótipo de beleza imposto pela sociedade.

 

Por isso eu penso que o racismo existe mesmo nesses pensamentos, porque, se não fosse racista de sua parte não teria que falar algo assim.

 

Se este pensamento não fosse racista você diria que tem orgulho de ser um ser humano não por ser negro.

 

Assim como o sistema de cotas é combater o racismo com mais racismo.

 

Ja imaginou se fosse abolido qualquer manifestação do orgulho de qualquer etnia?

 

Não existiria dia do índio, as festas culturais italianas(algumas) seriam proibidas e algumas tradições judaicas também seriam proibidas.

 

Todas essas manifestações são ato pro-etnia, por acaso elas pregam separação ou superioridade?

 

Um negro dizer "eu tenho orgulho de ser negro" é a mesma coisa de alguém usando roupas tipicas alemãs na oktober fest.

 

E ai, é errado isso?

054MS.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não, não é. Na verdade, o que você esta falando ai é miscigenação, e eu já falei ter orgulho de ser negro não é um ato de se dizer superior, é apenas um discurso de* igualdade

 

Igualdade por proclamar-se diferente?

Parafraseando Morgan Freeman, o racismo só existe porque ignorantes como você se denominam de "negros" ou de "brancos", comecemos a deixar a cor da pele de lado e não haverá racismo.

eefC8E1.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Velha Guarda

Talvez o sentimento esteja correto, mas a expressão não é a adequada.

 

Não existe diferença entre negros e brancos, ou até mesmo índios e pardos (aliás, pardo é alguma cor de envelope?), mas todos somos iguais e não há distinção. Não existe uma linha que separa o orgulho da desonra, mas sim um pensamento que há faz existir por um simples "orgulho". Acredito que todos nós devemos nos orgulhar por termos vida e por conseguir sobreviver em um mundo de tantas catástrofes e des.graças. Talvez o combate ao racismo não seja a saída, assim como tornar os negros orgulhosos, mas sim unir todas as raças e etnias para erradicar a indiferença que existe entre o ser humano e o ser humano. Orgulhar-se por cor de pele é tão fútil quanto ter orgulho por sua capacidade intelectual, ambos não o levam a mudar o mundo que vivemos. Num panorama mundial necessitamos de pessoas transformadoras e que queiram aproximar a raça humana no que ela sempre foi: Ser Humano. Não importando cor, nível social, capacidade intelectual ou qualquer espécie de características que, por um padrão desregulado, possa tornar um superior ao outro.

 

Abraços.

4b0a63ecdfb46d12255752f0fec82014303e7680

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se eu tenho orgulho de ser branco, sou racista contra os negros?

E se eu tenho orgulho de ser negro, estou sendo racista com os negros porque não tem o porque de se orgulhar por ser um, até porque estaria dizendo que negros são inferiores, ou estaria sendo racista com os brancos?

 

Eis a questão.

Creio que como o caffrey disse você deve se orgulhar das suas conquistas pessoais não da sua cor.

R85FZ20.png

Membro - Bronze Member - Silver Member - Gold Member - [E]stagiario - Moderador Point Blank - Sapphire Member - Moderador Crossfire - Moderador Global - Coordenador - Co-Administrador - Administrador - Titanium Member - Administrador - Entretenimento - Coordenador

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

SOU ORGULHOSO DE SEU EU, NÃO DE SER BRANCO.

 

Coisa errada de se perguntar, não se deixe levar por essas abobrinhas de raça e cor, aliás somos todos iguais por dentro. Valeu falou.

OBS: Somos todos iguais, menos o perneta. Que merda, perneta!

bOuRTxk.png

Hagaro-sempai

I'm the pink on the forum.

The g0y in the wall.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Orgulho de ser negro não é exatamente pela cor de pele e sim pelo processo histórico horrível que os negros carregam até hoje nas costas,

 

É a mesma coisa, denominar a história de história negra é racismo, você está separando os humanos pela sua cor, o que aconteceu no passado é história humana, não negra.

eefC8E1.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se eu tenho orgulho de ser branco, sou racista contra os negros?

E se eu tenho orgulho de ser negro, estou sendo racista com os negros porque não tem o porque de se orgulhar por ser um, até porque estaria dizendo que negros são inferiores, ou estaria sendo racista com os brancos?

 

Eis a questão.

Creio que como o caffrey disse você deve se orgulhar das suas conquistas pessoais não da sua cor.

 

Entretanto, existe algo chamado descriminação. O Preconceito contra o negro não se limita aos pobres, mas para todos. Um ricaço negro por ai pode sofrer as mesmas descriminações de um cara que trabalha na portaria.

 

E desde quando dizer "eu tenho orgulho de ser negro" esta desqualificando outras etnias? Ao contrario, apenas esta impondo que é igual a qualquer branco. Isso é uma afronta ao costume de alguns de achar que negro é inferior ou tem problemas em não descriminar negros.

054MS.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Velha Guarda

Falar que brancos e negros são iguais em pleno século XXI é muito fácil. Séculos atrás essa não era uma verdade.

 

As palavras do toddy são totalmente aceitáveis haja vista que não faz muito tempo que negros e brancos, pelo menos em teoria, estão em pé de igualdade na sociedade.

 

Daqui alguns séculos, brancos e negros dirão que se orgulham de pertencerem a raça humana. Até lá, o que está descrito no post do toddy é apenas uma parte do processo cujo final é cada vez mais a igualdade.

 

É muito cômodo achar que atualmente no processo histórico-social brancos e negros são iguais e pronto, viveremos felizes para sempre.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sou negro, me orgulho da pessoa que eu sou. Sim negros são historicamente inferiores, mas e eu com isso? Não tou no passado, vivo o presente e não me sinto inferior, nem tanto superior, sou apenas mas um no meio da multidão. Não nego que exista preconceito nos dias de hoje, mas como não teria se o próprio governo instiga a isso. Sistema de cotas, na minha opinião a maior ação preconceituosa do Brasil, porque cotas? não somos iguais? vsƒ. Um "branco" estuda pra karai pra entrar na faculdade e perde a vaga porque um "negão" entrou pela cota, vergonhoso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É muito fácil, enquanto minoria, colocar a maioria como os "vilões opressores" da história e não reconhecer os próprios erros.

É muito fácil, enquanto maioria, dizer que a culpa da segregação, do preconceito e da discriminação é das minorias, por meio de suas atitudes e julgar o todo por uma parcela.

 

Não há do que se orgulhar. Sério, não há. Você não tem o menor motivo sequer pra esbravejar aos quatro ventos que você sente orgulho de ser branco/negro/mulato/índio/asiático/homem/mulher/heterossexual/homossexual/católico/evangélico/ateu, etc.

 

Sabe por quê? Pois não se deve ter orgulho de ser humano.

Somos a única espécie "racional" do planeta e, mesmo assim, agimos com mais falta de humanidade que as espécies mais "primitivas". Só nós praticamos a discriminação, só nós utilizamos o preconceito como desculpa para nos dividir. Aliás, nós temos uma necessidade imensa de dividir e subtrair, ao invés de somar e multiplicar. Pregamos a diversidade de forma hipócrita, pois é só algo diferente não nos agradar que já abolimos tal coisa.

Agora, pra satisfazer nosso ego e nossa necessidade de sentir orgulho de alguma coisa, nos dividimos em grupos baseados em cor,     , orientação sexual e outras opiniões. E todos aqueles que não fazem parte da nossa "panelinha" merecem o desprezo e a marginalização.

 

Se há algo do qual devemos nos orgulhar, com certeza não é dessa segregação maldita que nós mesmos criamos.

Obrigado pelo print, Mikhail.

8TTXlxJ.png

USZxbWK.png

Saudades de uma época que não volta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bônus!!!

 

Trilha sonora do tópico:

[video=youtube;6l7J1i1OkKs]

 

E a cada argumento, essa música entra:

[video=youtube;HMUDVMiITOU]

 

 

Eu como um negro maravilhoso, já disse que brancos fedem a danone.

Blame it on Jesus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A informar:

 

Dizer que você tem orgulho de ser branco pode não ser racismo, talvez velado, mas é uma bela duma babaquice. Por todo o histórico de privilégios delegados aos brancos.

 

Não queira inverter a situação, pois é diferente. Se quiser inverter, volte na história e coloque os brancos como escravos durante séculos por aqui e os negros xibatando vocês.

Não é uma questão de um simples achar ou autodenominar-se. Parar de falar "racismo" não vai diminuir o número de negros mortos, pobres e presos, muitas vezes injustiçados.

 

Sou branco, não posso dizer que sei como é sentir a opressão por trás de piadas e comentários vistos como inofensivos, pelo menos é isso que dizem ser. A luta contra esse tipo de preconceito ainda perdurará, enquanto houver gente que não consegue abrir a cabeça e utiliza argumentos falaciosos para rebater que o negro é privilegiado por poder se dizer vítima de racismo enquanto o branquinho não.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, eu não ligo se tu disser "orgulho de ser negro", "orgulho de ser alto" "orgulho de ser homem", cada um se orgulha do que quer, blz.

 

O problema é que eu não vejo porque se orgulhar de algo natural, que você não pediu pra existir, apenas veio. São os casos que eu citei.

 

E outra coisa, uma coisa é ter a pigmentação negra, outra é ser negro mesmo de raiz. Eu sou bem branco e 90% da família por parte de pai é negra.

 

O brasil é uma mistura do cacete, então é bom ver isso antes de sair "levantando uma bandeira".

 

Só pra concluir, eu me sentiria meio i.diota dizendo 'tenho orgulho de ser branco', ter a pele branca, e é mais ou menos assim que eu vejo quando alguém vem com essa frase 'orgulho de ser negro'. Sem querer ofender, é claro, mas realmente não consigo entender esse conceito de orgulho ai.

 

Respeito cada um que disser que tem orgulho de a, b, c. Mas minha opinião é essa.

Maior artilheiro da La Liga - Maior artilheiro do Barcelona - Mais vezes artilheiro da Champions League ( 5 ) - 77 gols na Champions League - 4 bolas de ouro - 91 gols em um ano - Maior artilheiro do El Classico

 

Prazer, Lionel Messi.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O negro é fortemente estigmatizado. Tudo bem, eu entendo que só exista "essa coisa" de raça. É muito legal falar isso, mas quando tem um nego maltrapilho (Nem precisa ser maltrapilho. Basta ser negro) andando por aí tarde da noite (por exemplo), já pensa que é ladrão.. Adianta o passo.. Atravessa a rua.. Se ver uma nega em uma loja de grife, segurança vai atrás.. pensa que vai roubar e tal.. Vagabundo.. Serviço de preto e não sei que..

 

Eu entendo tudo isso.. Afinal de contas, são estatísticas. A maioria da população carcerária é negra mesmo. É normal as pessoas sentirem medo. Não as culpo por isso.

 

O problema é que essa estigma está enraizada historicamente. E o negro quase sempre é julgado e associado ao lado negativo da sociedade. (Por mais que existam negros que não ofereçam perigo, tá!? kk)

 

É por isso que eu acho correto tentar quebrar esse estigma social e valorizar a negritude. Associar a imagem do negro a coisas positivas. Reafirmar as conquistas meritocráticas.

 

Existem pessoas que tem vergonhas de ser, por serem negras, gente! É preciso que essas pessoas sintam orgulho pelo que elas são e por toda história que representam.

 

É por isso que eu acredito que o pensamento do todde esteja correto. Não vejo motivos para se orgulhar de uma condição socialmente mais "aceitável". O discurso do Cafrey é muito bonito, mas é falacioso. Afinal de contas, na prática ele (ainda) não funciona. Nem a própria ciência reconhece isso. Reconheceram que só existe uma unica raça, mas criaram um novo conceito. A etnia. No dia que (se porventura) descobrirem que temos todos a mesma etnia, criarão outro conceito. Conceitos esses que sempre segregarão a sociedade .

 

Enfim, isso não é racismo. É apenas orgulhar-se de uma coisa que é motivo de vergonha.

Beleza atrai beleza.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este tópico está impedido de receber novos posts.
 Compartilhar

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Nós fazemos uso de cookies no seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies , caso contrário, vamos supor que você está bem para continuar.