Ir para conteúdo
Faça parte da equipe! (2024) ×

tutorial Guia - GTA Vice City


Blame
 Compartilhar

Posts Recomendados

GTA-Vice-City-new-5-icon.png

 

Guia - Grand Theft Auto: Vice City

 

Bom, decidi fazer um guia sobre o GTA Vice City.

 

5VFCNH1.png

 

Sobre

 

Grand Theft Auto: Vice City é um jogo eletrônico de videogame e computador de ação-aventura criado pela Rockstar North e publicado e distribuído pela Rockstar Games. É o segundo jogo em 3D da super premiada e rentável franquia Grand Theft Auto, sendo o quarto da série no total. Foi lançado na América do Norte em 27 de outubro de 2002 para o PlayStation 2 e logo tornou-se o jogo mais vendido daquele ano. Após esse sucesso, o jogo foi lançado na Europa, Austrália e Japão e foi lançado em versão para Windows. A Rockstar Vienna também montou um pacote com o jogo anterior da série, Grand Theft Auto III, e o vendeu como Grand Theft Auto: Double Pack para o Xbox.1

 

A fictícia cidade denominada "Vice City" foi baseada na cidade americana de Miami dos anos 80, com construções em art deco e retratando fielmente a época, na música, vestuário e carros. O clima do jogo é fortemente influenciado pelo filme Scarface e o seriado Miami Vice.

 

5VFCNH1.png

 

Trama

 

GTA Vice City se passa anos antes de GTA 3, em 1986.2 Tommy Vercetti é finalmente liberto da prisão, como um dos bandidos da gangue Forelli; ele havia passado 15 anos em nome da família na prisão.3 Finalmente ele foi liberto e Sonny Forelli (seu antigo chefe) fica sabendo da situação; afinal, foram 15 anos. Mas Sonny sabe que a situação não é muito boa com a volta de Tommy às ruas.

 

Em 1971 Tommy fez os serviços sujos de Sonny por Liberty City, o que desagradou muito às outras famílias e gangues, pois Tommy simplesmente criava o caos em Liberty City. Isso gerou muitos problemas sobre seu respeito perante as outras familas, até que com tanta sujeira, Sonny e a Família Forelli foram incriminados, mas Tommy aceitou levar a culpa de tudo em nome da família e passar 15 anos na prisão.4 Agora com a volta de Tommy à cidade, Sonny sabia que não podia permiti-lo nas ruas de Liberty City.5 Então Sonny e sua família têm uma ideia genial.6 Juntando a fome com a vontade de comer, Sonny sabia que Tommy era esperto e decide mandá-lo para uma negociação na parte Sul da cidade de Vice City. Sonny já havia preparado para a situação dar errado, encrencando Tommy completamente.7 Tommy teria que trocar dinheiro por drogas, e essa negociação teria que dar errado. Assim, Tommy teria de recuperar o dinheiro em Vice City e para isso, tomar algumas propriedades e conseguir respeito nas ruas e assim, Sonny se apossaria dessa situação toda. Em alguns meses, Sonny iria para Vice City fazer uma visitinha a Tommy.

 

O plano de Sonny é perfeito, mas existe um grave erro: ele se esqueceu de quem Tommy Vercetti era.8 Como já planejado na hora da negociação, os homens de um traficante de Vice City dão cabo da negociação, matando todo mundo, mas sobrando apenas Tommy, Ken Rosemberg e Lance (o piloto do helicóptero).9

 

Tommy consegue escapar vivo, mas agora está endividado feio com a máfia do norte.

 

Agora Tommy tem que ir até a festa do Coronel Cortez e conseguir informações de quem lhe roubou, para recuperar o dinheiro; mas a coisa não é tão simples, pois ele está em Vice City e luxo é o que não falta.

 

Agora em Vice City, Tommy estará numa cidade enorme e terá outras ideias em mente.

 

Agora, Tommy tem que recuperar o dinheiro, vingar-se de quem o roubou, descobrir o mistério do erro na sua negociação, envolver-se com os haitianos, com os cubanos, conseguir informações e tomar Vice City.

 

No final do jogo alguns elementos da Máfia do Norte vêm visitar a Mansão Vercetti (antiga mansão de Diaz), e lhe pedem o dinheiro que ele tinha perdido. Tommy manda Ken ir buscar dinheiro falsificado; mas quando Sonny e a Máfia chegam, Tommy (perante uma conversa com Sonny) percebeu que Lance era um traidor, e Lance revelou o local onde estava o dinheiro verdadeiro. Durante essa missão ao início Tommy terá de proteger o cofre até que Lance apareça, e Tommy tem que matá-lo no local do helicóptero, depois terá que matar todos os elementos da Máfia do Norte (que estão roubando o dinheiro) e finalmente Tommy terá de matar Sonny e dois de seus seguranças (também da Máfia). Tommy deixa de ser do norte e passa a ser totalmente do sul.

 

5VFCNH1.png

 

Gráficos e Jogabilidade

 

Gráficos: Os gráficos do jogo sofreram uma melhora realmente assustadora e foram adicionados vários efeitos visuais.10 Incluindo a ambientação realista, o jogo proporciona a ideia de um lugar úmido e quente, uma típica cidade litorânea (No estilo Miami).

 

As construções (casas, lojas, hotéis e etc.) estão detalhadamente iguais à Miami antiga dos anos 80. Outra melhora significativa aconteceu no contraste entre luz e sombra. Os carros refletem o sol nos vidros e na polida lataria, quando passam por trechos com sol. Traz muitos outros detalhes como a chuva (também foi modificada); você pode notar algumas gotas reluzindo na tela da tv.

 

É possível perceber mini detalhes, mesmo a longuíssimas distâncias; as fotos encontradas na mansão Vercetti, por exemplo (ou no hotel mesmo, os objetos).

 

Jogabilidade:O jogo segue um modelo bastante similar de jogabilidade e interface com GTA III, com vários ajustes e melhorias ao longo do seu antecessor. A jogabilidade é muito "aberta", uma característica da franquia Grand Theft Auto; Embora missões devem ser completadas para concluir o enredo e desbloquear novas áreas da cidade, o jogador é capaz de conduzir ao redor e visitar diferentes partes da cidade em seu lazer. Diversos itens como armas escondidas e pacotes secretos também estão espalhados por toda a paisagem da cidade, como tem sido com os anteriores títulos GTA

 

Os jogadores podem roubar veículos (carros, barcos, motos, e até mesmo helicópteros), podem participar também de tiroteios, assaltos e, em geral, criar o caos. No entanto, isso gera a indesejada e potencialmente fatal atenção da polícia (ou, em casos extremos, o FBI e até mesmo o Exército). A Polícia é essencialmente semelhante ao Grand Theft Auto 1, embora as unidades policiais estão agora com trajes diferentes, e usam carpetes de pregos para furarem os pneus do carro do jogador, bem como aparecem equipes da SWAT e policiais voando em helicópteros e as unidades policiais disfarçadas, à la Miami Vice.

 

Uma nova adição no jogo é a habilidade que o jogador tem para comprar casas, distribuídas por toda a cidade. Algumas destas viram esconderijos adicionais (essencialmente locais onde armas podem ser recolhidas e guardadas no jogo). Há também uma variedade de empresas chamados "ativas" que o jogador pode comprar. Estes incluem um estúdio de filmagem, um clube de dança, um clube de Stripe Tease, uma empresa de Táxis, um "negócio de entrega de sorvetes" (atuando como uma sociedade de fachada), uma espécie de porto, uma gráfica de impressão, e um showroom de automóveis. Cada propriedade comercial tem uma série de missões ligadas a ele, tais como a eliminação da concorrência ou roubar equipamentos. Quando todas as missões de uma determinada propriedade forem completadas, o imóvel começara a gerar renda, que periodicamente, à cada vez mais próspera Gangue Vercetti, deve recolher.

 

5VFCNH1.png

 

Armas

 

O sistema utilizado armas em Grand Theft Auto: Vice City é derivado dos provenientes de seus antecessores, mas foi significativamente ampliada. Comparado aos 12 tipos de armas de Grand Theft Auto III, Vice City apresenta um total de 35 armas divididas em 10 classes (classificadas pela portabilidade, fogo ou função), com o jogador autorizado a transportar apenas uma arma de cada classe. Cada turma apresenta um conjunto de armas que cada um apresenta os seus próprios pontos fortes e fracos, tais como peso, dano e eficiência. Por exemplo, quando um jogador tem semi-automáticas de pistola na mão (que inflige danos menores, mas tem uma taxa de disparo mais elevadas e maior capacidade de revista) e de munições para encontrar uma Colt Python (que inflige uma grande quantidade de dano, mas é fraco em Taxa de queima e mais frequente de recarga), ele ou ela só pode optar por substituir o automático com o revólver ou optar por não substituir a automática. Devido a isto, o jogador só é permitido transportar até 10 armas de uma vez durante a sua permissão para buscar armas específicas de cada classe.

 

Lista 1 - Armas Brancas


  • Soco
  • Câmera
  • Soco Inglês
  • Chave de Fenda
  • Martelo
  • Cassetete
  • Taco de Golfe
  • Taco de Basebol
  • Faca
  • Katana
  • Canivete
  • Machete
  • Serra elétrica

 

Lista 2 - Armas de Fogo

  • Pistola Colt
  • Escopeta Ithaca 37
  • Escopeta S.P.A.S. 12
  • Uzi 9MM
  • MP5
  • Colt - 733
  • Lança-Chamas
  • Lança-foguetes
  • Rifle Sniper HK PSG-1
  • Fuzil Ruger
  • M60
  • M134 Minigun
  • Rifle Sniper convencional
  • Ingram MAC-10
  • Tec-9
  • Stubby Shotgun
  • Revólver Calibre 357
  • Granada
  • Coquetel Molotov
  • Bomba Detonadora
  • Granada de Gás

 

5VFCNH1.png

 

Rádios do jogo

 

Possui 9 rádios com sucessos da década de 1980, incluindo vários ritmos como o rock, o new wave, o hip hop e a música latina/caribenha. São elas:11

 

V-Rock - Rock e Heavy Metal

Wave 103 - New Wave

Emotion 98.3 - Musica Romantica

Flash FM - Música pop

Wildstyle - Hip Hop

Fever 105 - R&B e Funk

Espantoso - Jazz, e Musica Latina

K-Chat - Talk-shows

VCPR - Talk-shows

 

Entre os sucessos estão Billie Jean, de Michael Jackson, Broken Wings de Mr. Mister, Waiting for a Girl Like You de Foreigner, África de Toto, Out of Touch Hall & Oates, I Wanna Rock de Twisted Sister, Dark at the Moon de Ozzy Osbourne, e Crocket's Theme de Vangelis e Jam Hammer que é tema da abertura da série Miami Vice, da qual muitas músicas também estão na trilha sonora do jogo.

 

5VFCNH1.png

 

Personagens principais

 

1288.png

Tommy Vercetti

É o personagem principal do game. Italiano e boa pinta, ele se vê numa enrascada quando perde o dinheiro do pagamento de drogas que faria a seu chefe, Sonny Forelli. Numa situação crítica, ele tenta conseguir a grana para pagá-lo, e se envolve em muitos crimes em Vice City.

 

 

 

Sonny Forelli: O chefe de Tommy, mafioso italiano do tráfico de drogas, manda Tommy Vercetti a Vice City para realizar uma transação. Porém, o negócio não dá certo e Tommy perde a grana. Forelli quer o dinheiro, a todo custo, se necessário.

 

Ken Rosemberg: Advogado em Vice City, conhecido de Tommy e Forelli, escapa de uma emboscada com Tommy, onde perdem o dinheiro de Forelli, seu chefe. Agora ele e Tommy tentam recuperar a grana.

 

Lance Vance: Caçula dos irmãos Vance, foi junto com seu irmão Victor Vance (protagonista do GTA Vice City Stories) um dos chefões mais fortes de Vice City, mas foram perdendo espaço para outras gangues, principalmente para Ricardo Diaz, que sabotou uma negociação esquematizada com Sonny Forelli, levando à morte Victor Vance, (o segundo irmão de Pete e Lance). Pete finalmente se curou da asma de que ele sofria em 1984 (GTA vice city stories). Victor então se une a Lance nos negócios. É ele que acaba morrendo na emboscada, logo no início do jogo em Vice City. Lance quer fazer vingança da morte de seu irmão, e resolve juntar-se a Tommy Vercetti (protagonista do GTA Vice City), que depois o trai por dinheiro oferecido por Sonny Forelli, e Tommy acaba matando-o no fim do jogo.

 

Ricardo Diaz: Poderoso chefe do tráfico de drogas em Vice City. Mata o irmão de Lance e tem seu império desmoronado depois que Tommy Vercetti e Lance o matam em sua própria mansão.

 

Coronel Juan Cortez: Ex-marinheiro, Cortez vive viajando com seu iate pelo mundo. Em sua passagem por Vice City, conhece Tommy Vercetti, do qual vira amigo e ajuda em muitas missões.

 

Kent Paul: Empresário de Vice City e frequentador assíduo das boates da cidade. Paul é um cara descontraído, porém muito desastrado e medroso. Ajuda Tommy em várias missões.

 

Mercedes Cortez: Filha do Cor. Juan Cortez, chega em Vice City e fica fascinada com a vida noturna da cidade, se envolvendo até em filmes *****gráficos.

 

Candy Suxxx: Atriz erótica, baseada na atriz real Jenna Jameson, Suxxx é contratada por Vercetti para estrelar o filme erótico financiado por ele. Existem referências dela no GTA San Andreas, mostrando posteriormente que ela se tornaria uma grande atriz.

 

5VFCNH1.png

 

Níveis de procurado

 

A polícia, que está presente em todos os jogos da série, é um dos elementos mais importantes. Quando o personagem comete delitos e é percebido pelas autoridades, fica sujeito a perseguição. A medida que o jogador consegue escapar e permanecer vivo, o nível de procurado aumenta, ou seja, o Estado usa forças mais poderosas contra o mesmo, tornando assim maiores as chances de captura ou morte.

 

O nível de procurado é medido por um mostrador com seis ícones paralelos no formato de estrelas, localizado no canto superior direito da tela, junto com outros dados. Quanto maior o número de ícones de estrela acesos, mais poderosos são os recursos utilizados pelo Estado para capturar o protagonista criminoso. A seguir uma breve definição do que acontece a cada número de estrelas acesas. Tais definições são genéricas, ou seja, não são válidas para todos os jogos da série.

 

Uma estrela ★

Os policiais perseguem o personagem a pé, com cassetete e pistolas, ou com carros à baixa velocidade e com somente um agente. Consegue-se uma estrela matando ou assaltando um pedestre, roubando carros ou assaltando lojas.

 

Duas estrelas ★★

Os policiais usam pistolas ou metralhadoras de baixo poder de fogo na tentativa de deter o personagem. Há dois policiais por veículo, que são um pouco mais agressivos. O personagem também é perseguido por barcos policiais se for para o mar. Consegue-se duas estrelas não obedecendo aos policiais em descer do carro para ser preso ou roubando um carro-forte.

 

Três estrelas ★★★

Os policiais estão em grande número e atiram para matar; alguns usam até rifles. Dirigem em máxima velocidade, criam barreiras nas principais avenidas e começam a aparecer em helicópteros (que podem, inclusive, atirar) e carros da S.W.A.T.. Consegue-se três estrelas provocando uma chacina, destruindo veículos aéreos, invadindo uma delegacia (em Grand Theft Auto V), invadindo um aeroporto comercial ou matando um policial.

 

Quatro estrelas ★★★★

A SWAT passa a usar metralhadoras de médio nível e veículos emergenciais grandes para ajudar a polícia. Agora podem aparecer dois helicópteros, um da polícia, de onde podem descer policiais, e outro de notícias. Caças militares também começam a aparecer para deter o personagem se este estiver em algum veículo aéreo, disparando mísseis. Em Grand Theft Auto IV e Grand Theft Auto V, a polícia é acompanhada pelo FBI e pela S.W.A.T. Consegue-se quatro estrelas invadindo uma base militar ou invadindo a base de segurança da NOOSE (SWAT).

 

Cinco estrelas ★★★★★

O FBI substitui a polícia e a SWAT, com carros mais potentes, com quatro agentes em cada um deles, armados com submetralhadoras (SMGs). Dois helicópteros da polícia aparecem para deter o personagem.

 

Seis estrelas ★★★★★★

Os recursos mais poderosos de captura. Nos jogos da era 3D, o exército americano substitui o FBI e utiliza com fuzis de assalto (M4/M16) de altíssimo nível, além dos caminhões e tanques militares poderosíssimos. Em Grand Theft Auto IV, o exército foi removido para dar mais realismo ao jogo (porque não se utiliza as forças armadas para perseguir apenas um indivíduo), então ao invés do exército começar a atuar, o FBI (no caso do jogo, o FIB) usa recursos mais avançados para deter o personagem. Em Grand Theft Auto V a sexta estrela é extinta, devido à inutilidade da mesma na era HD, já que não há mais um exército.

 

5VFCNH1.png

 

Mods

 

As modificações (ou mods) são alterações do jogos feitas por fãs da série com auxílio de programas de computador para adicionar ou mudar coisas no jogo, como substituir as roupas originais, adicionar carros, aviões, e armas, missões, adicionar modo multiplayer e até mesmo mudar o jogador e o cenário.

 

As modificações são obtidas através de download via internet, e na maioria das vezes são exclusivas para versão para computador, pois as modificações nos jogos para consoles são muito mais difíceis de serem feitas e são consideradas pirataria pois é necessário copiar o jogo.

 

O ponto fraco de se adicionar modificações é que algumas delas podem afetar o desempenho do jogo, provocando diversos bugs, obrigando o jogador a perder o progresso no jogo e até mesmo tirando a sua integridade.

 

5VFCNH1.png

 

Avaliação do Baixaki

 

Após o grande sucesso de Grand Theft Auto III, primeiro da franquia lançado para o PS2, era de se esperar que a Rockstar desenvolvesse uma nova versão para o jogo. Porém, GTA Vice City vai além de uma mera continuação, é um jogo completamente novo. Apesar de manter as melhores características do seu antecessor, GTA Vice City possui novos veículos, novas rádios, novo enredo e novos recursos — como a possibilidade de trocar de roupa e adquirir propriedades, por exemplo.

 

O negócio

 

O jogador é colocado desta vez na pele de Tommy Vercetti, um mafioso de Liberty City enviado por Sonny Forelli à Vice City com o intuito de fazer um grande negócio envolvendo drogas. Mas, durante as negociações, homens encapuzados matam os envolvidos e roubam tanto as drogas quanto o dinheiro. Tommy — o único sobrevivente — é colocado então em uma complicada situação, tendo que recuperá-los a todo custo em uma cidade onde há mais criminosos nas ruas do que na cadeia.

 

Vice City

 

Como de costume nas outras versões da franquia, em Vice City nota-se algumas referências. Contando com extensas praias, palmeiras, pedestres em trages de banho e o modo em particular como a cidade foi desenhada, percebe-se claramente que Vice City faz alusão à Miami dos anos 80. Nota-se ainda, ao se observar os trages, cenários e o enredo como um todo que o jogo bebe da fonte de filmes como Scarface.

 

Em Vice City há muito mais ambientes internos a serem explorados em relação à Liberty City (GTAIII). Agora, além da usual loja de armas, há lojas de ferramentas e roupas. Ao perder energia, o jogador pode recorrer também a farmácias ou lanchonetes para recuperar sua vida.

 

Veículos

 

O fato de a série GTA permitir que o jogador dirija diversos automóveis não é novidade alguma. Porém, em Vice City é possível pilotar motos também, que em sua maioria são perfeitas para a realização dos monstruosos Stunt Jumps. Além disso, Tommy é capaz de empiná-las ou realizar os stoppies (manobras em que o piloto projeta seu corpo para a frente enquanto freia apenas com a roda dianteira, empinando a roda traseira do veículo). Ambas manobras rendem pontos extras ao jogador, e recordes de tais podem ser estabelecidos ou quebrados.

 

A adição de helicópteros e aviões, apesar de terem breve participação no game, é outra importante novidade do jogo. Controlá-los é uma tarefa difícil — porém não impossível — e necessária para se completar algumas missões.

 

A dificuldade nas perseguições em veículos terrestres desta vez são bem maiores, tendo em vista que existe a possibilidade de furar ou ter seu pneu furado por alguém. Há, porém, uma possibilidade que facilita a vida do jogador: a opção de saltar de um veículo em movimento. A novidade deixa o jogo mais dinâmico e ajuda muito em situações nas quais o veículo está em chamas ou prestes a cair em um rio, por exemplo.

 

Dinheiro extra

 

Assim como nas versões anteriores da franquia, em Vice City é possivel realizar missões extras com o objetivo de juntar dinheiro, trabalhando como taxista, entregando pizzas, realizando missões para grupos específicos ou completando os clássicos rampages — missões que consistem em matar determinado número de pessoas em um tempo limitado e utilizando uma arma específica. Outra forma de se obter dinheiro é assaltando lojas. Para tanto, basta apontar uma arma para a cabeça de seu respectivo funcionário. Enquanto o funcionário estiver na mira de Tommy, ele lhe dá dinheiro, porém quanto mais o fizer, maior será a reação da polícia.

 

Há ainda outra forma de se ganhar dinheiro, e, por incrível que pareça, é através de um meio lícito. Desta vez é possível adquirir propriedades que podem lhe render dinheiro diariamente. Além das propriedades, pode-se gastar seu dinheiro comprando armas(tanto de fogo quanto brancas) ou roupas(despistam a polícia).

 

Gráficos e som

 

Não há uma incrível melhora gráfica de Vice City em relação ao seu antecessor, mas nota-se um cuidado maior com o desenho dos personagens, cenário e texturas. Os cenários em geral são mais claros — aspecto positivo tratando-se de uma cidade que faz alusão à Miami —, sendo a iluminação bastante interessante. O design do figurino, dos veículos e dos ambientes em geral é muito bem feito, caracterizando bem os anos 80.

 

A trilha sonora é muito boa, como de costume, e inclui rádios de diversos estilos. Nelas o jogador ouve artistas renomados como Slayer, Ozzy Osbourne, Michael Jackson, Judas Priest, Blondie e Bryan Adams. Um fato curioso é que a banda fictícia Love Fist, além de fazer parte da trilha sonora do jogo, solicita missões a Tommy ao longo do enredo.

 

5VFCNH1.png

 

Vídeo do jogo

 

[video=youtube;U4nDldzcR8Q]

 

5VFCNH1.png

 

Fim

 

 

 

 

 

 

 

 

Créditos: 'Darth, Lanoiregaming, Wikipédia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Velha Guarda

Gostei bastante , tópico ficou bem organizado , super formatado bastante prints . .

Tópico bem útil vai ajudar os novatos e.e

Parabéns continue sempre assim.

 

Aq o bang fica loko euhehueu

Seis estrelas ★★★★★★

Membro - Steel Member - Bronze Member - Silver Member - Gold Member - Banido - Sapphire Member - [E] Estagiário - Combat Arms - Platinum Member - Diamond Member - Elite Member - Velha Guarda

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gostei bastante cara, pena que eu não jogo mais esse GTA, mas tenho certeza que será muito útil para os que jogam.

 

Agradecido, já imagino o trabalho que deu.

''Não confunda jamais conhecimento com sabedoria. Um o ajuda a ganhar a vida; o outro a construir uma vida.''

Sandra Carey

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • 2 meses depois...
Este tópico está impedido de receber novos posts.
 Compartilhar

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Nós fazemos uso de cookies no seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies , caso contrário, vamos supor que você está bem para continuar.