Ir para conteúdo
Faça parte da equipe! (2024) ×

outros AFTER EFFECTS - Texto 3D em partículas


Airy
 Compartilhar

Posts Recomendados

Fala guys, mais um tutorial desse programa que provavelmente ninguém usa, mas eu ainda gosto de compartilhar essas paradas com vocês.

Nesse tutorial vocês vão precisar de:

 

Exemplo do que estaremos criando:

Clique aqui para ver pois é uma imagem grande e_e

 

Vamos começar.

MAS ANTES DISSO, JÁ AVISO QUE ESSE TRECO É PESADO PRA C***LHO E SE ALGUM PC EXPLODIR AI A RESPONSABILIDADE NÃO É MINHA

 

Primeiro passo é criar 3 composições e renomear elas para "Principal" e "Texto"

Para criar uma composição é só apertar CTRL+N

 

MF4N0z9.png

 

Vamos fazer uma coisa simples na composição Texto, que é digitar o que você quiser para aparecer em 3D.

No caso, eu vou digitar Toxic, pois é o nome que eu uso nos jogos e tal (que nerd)

 

N1vVJXQ.png

 

Agora, na aba de Project do After Effects, arraste a composição "Texto" para o ícone de filme. Isso criará uma nova composição, que você deve renomear para "Texto Colorido"

 

R5q1yXF.png

 

Agora, na comp. Texto Colorido, adicione o efeito "Simple Choker" e mude o Choke Matte para 10.

 

GRUPmoS.png

 

Após isso, aplique o efeito "Invert" e mude o Channel para Alpha

 

BBf36Dx.png

 

Agora adicione um "Set Matte" e desmarque a opção "Strech Matte to Fit"

 

35I2hMu.png

 

Depois disso, duplique a camada do texto apertando CTRL+D e na camada de baixo, delete todos os efeitos que você acabou de colocar.

Ainda na camada de baixo, aplique o efeito "Fractal Noise"

No Fractal Noise, mude o Contrast para 200, o Brightness para -40 e o Complexity para 2.

 

oF1EUCD.png

 

Ainda no Fractal Noise, no sub-efeito "Evolution", aperte a tecla ALT e clique no relógio ao lado do efeito.

Isso abrirá uma caixa de código, em que você deve digitar time*200.

 

J3CPQ2E.png

 

Agora, crie uma Adjustment Layer apertando CTRL+ALT+Y e nela, adicione o efeito Tint.

Mude a cor do Map White To para a cor que você quer o efeito. No meu caso eu escolhi um azul claro.

 

CuxCo2S.png

 

E essa foi a parte fácil. Agora, vamos para nossa composição Principal.

Na aba de projetos, arraste a composição "Texto Colorido" para a linha do tempo.

 

o0GWnmN.png

 

Clique no olho do lado esquerdo da tela para fazer essa camada desaparecer.

Aperte CTRL+Y para criar um novo Sólido, e nele, adicione o efeito Trapcode Form, que é parte do Trapcode Suite (se virem pra achar um crack desse treco, ou compre ele caso você se sinta generoso)

 

nKFpgNg.png

 

Acredite ou não, esse treco ai vai virar um texto 3D.

No Form, na aba Base Form, mude o Size X e o Size Y para o tamanho da composição (o padrão é 1280x720)

 

ei4e3OV.png

 

Agora, mude o Size Z para 25, e o Particles in Z para 4 ou 5. No caso eu vou usar 4.

 

GZzmYK9.png

 

Crie uma nova Câmera, apertando CTRL+ALT+SHIFT+C.

Depois de ter criado a Camera (não ouse fazer isso antes), volte no Form, e clique na aba Layer Maps e na "sub-aba" (nem sei se essa palavra existe) "Color And Alpha"

Mude 3 coisas: o Layer para "Texto Colorido", o Functionality para RGBA to RGBA e o Map Over para XY.

 

I6BhBft.png

 

Agora já dá pra ver seu texto com uns pontinhos. Tá quaaaaaaaase lá.

Volte no "Base Form" e mude o Particles in X e o Particles in Y para 200 e 185, respectivamente.

 

YUF8kdD.png

 

Agora crie um Null Object apertando CTRL+SHIFT+ALT+Y e mude o formato da camada para 3D.

 

pUwFSe0.png

 

Agora aperte P no Null Object e na Camera, e certifique que os valores são iguais para os dois.

 

IKVEPr9.png

 

Na Camera, na opção que está escrito "None", mude para o Null 1.

 

Awdp7aP.png

 

Agora você pode mudar a posição do Null Object para a posição que você quiser.

Volte no form, e na aba Base Form, mude o X Rotation para -90.

 

aGfyxeG.png

 

Agora brinque com a posição e a rotação do Null Object. Para brincar com a posição aperte P e com a Rotação, aperte R.

Caso você queira, o tutorial já acabou por aqui.

 

JnEFr6G.png

 

Caso você não saiba como fazer um vídeo com isso, veja esse tutorial:

Sempre mexa na rotação e na posição para fazer o vídeo.

 

Caso você queira fazer ficar um pouco mais bonito, continua comigo que não acabou não!

No Form, vá na aba Fractal Field.

Você pode brincar com várias coisas ai, como por exemplo fazer o texto explodir com o "Displacement" (sempre use keyframes para brincar com essas coisas, caso você não saiba usar keyframes veja o vídeo que eu passei ali em cima)

 

sLbRrBd.png

 

Claro que eu não quero isso, então não vou usar :p

Você pode usar o Flow, para fazer o brilho alternado dentro das partículas.

 

BKa8hr0.png

 

Vamos fazer uma sombra para nosso texto.

Duplique a camada apertando CTRL-D e na de baixo, na aba Base Form do Trapcode Form, mude o Center XY (só o Y, no caso) para a o texto ficar abaixo do original, e mude a Opacidade para 30%.

 

upgyJSh.png

 

Na Câmera, aperte A duas vezes para habilitar o Depth Of Field.

Mude-o para como você quiser (mude o DOF para ON, e brinque com o Aperture e com o Focus Distance).

 

FZPA1Fe.png

 

E é isso ai por hoje pessoal. Me perdoem por quaisquer explosões na sua casa.

Vídeo exemplo:

 

[video=youtube;5DxJQ33YaH0]

 

VALEU GUYS TÉ A PROXIMA

 

 

 

 

 

 

 

 

nk11FTO.gif

 

but you didn't have to cut me off

make out like it never happened and that we were nothing

and i don't even need your love

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este tópico está impedido de receber novos posts.
 Compartilhar

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Nós fazemos uso de cookies no seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies , caso contrário, vamos supor que você está bem para continuar.