Ir para conteúdo
Faça parte da equipe! (2024) ×

De quem é a culpa? A decadência do Point Blank Brasil


Newt Scamander
 Compartilhar

Posts Recomendados

110.jpg

 

Como todos sabemos Point Blank é um Free to Play (Você pode baixa-lo e joga-lo de graça), First Personal Shooter (FPS - Jogo de Tiro em Primeira Pessoa), Massively Multiplayer Online Games (MMO - Jogo Online Multijogador Massivo), ou seja capaz de suportar uma grande quantidade de pessoas simultâneas jogando. O jogo desenvolvido em 2009, pela Zeppeto, empresa coreana, trazido ao Brasil em 2010 pela Ongame, e que está ativo até hoje(2016). São 6 anos, cercados de altos de baixos. Atualmente, muito contestado pela comunidade, e neste tópico analisaremos o motivo de tamanha insatisfação.

 

Logo em seu inicio, o jogo foi bem divulgado, sites grandes anunciaram o jogo, apontando muitos prós e diferencias do jogo em relação aos concorrentes : http://games.tecmundo.com.br/noticias/fps-point-blank-chega-ao-brasil-com-teaser-site_164560.htm

 

O tempo foi passando, e em 2013 a UOL, um dos portais mais influentes da internet, publicou um artigo sobre FPS Gratuitos: http://jogos.uol.com.br/ultimas-noticias/2013/07/29/uol-jogos-avalia-os-10-principais-fps-gratuitos-do-brasil.htm . Nele, o PB é muito mal avaliado, depois de 3 anos de idade no Brasil, foi reprovado e muito criticado. Dentre as críticas cita-se instabilidade nos servidores, quantidade de hackers, vantagem para quem compra armas com Cash e gráficos ultrapassados.

 

Se compararmos, observa-se um discrepância enorme dentre as matérias, nota-se que todo o "HYPE" no jogo não foi respondido a altura. Mesmo, criticado, o jogo manteve bons percentuais de jogadores online (em 2013 alcançou a marca de 50.000 usuários simultâneos).

 

3 anos se passaram desde as críticas, e será que algo mudou? Os números continuam bons, independente de todos os contras, o jogo tem uma característica essencial, ele é viciante, é um ótimo jogo na teoria, difícil de quem já jogo, simplesmente parar de jogar. Todavia também não tem um aumento, uma evolução tão boa. Manteve-se parado, isto já pode ser considerado um grande problema, me parece que entrou numa zona de conforto na qual o jogo não quer sair. A empresa continua lucrando (grande parte dos jogadores compram "cash" regularmente), mas a insatisfação é notável, e isso mancha a imagem do jogo. Analisaremos abaixo, alguns dos motivos, do porque o jogo se encontrar numa situação incomoda, sendo que não deveria estar.

 

1.0 - "OS HACKERs"

xlx8nn.png

 

Pouco depois do lançamento do jogo, já existiam cheats. Quem lembra do RPE? Surgiu depois de pouco mais de 1 mês do jogo no Brasil. A responsabilidade desse problema não é bem atribuída. Afinal, "hacks" é culpa da Ongame, da Zepetto , do usuário, ou quaisquer outros fatores. As opiniões se dividem ao surgir esse tema. Na minha opinião, é que cada fator tem uma parcela de culpa. A empresa por não tomar mais atitudes, tanto de extinção, como de prevenção ao uso de programas ilegais, o jogador por ser injusto com os demais, usando programas que lhe garante vantagens, um problema social, onde a "malandragem" é visto como coisa legal, uma falta de ética tremenda, pensando em si próprio, onde o objetivo deveria ser a diversão como um todo. Ter muitos usuários de ferramentas abusivas, torna o jogo chato, ninguém gosta de ser taxado como otário. Um argumento totalmente errôneo é feito por usuários de "hacks", " Eu uso porque o jogo tem x problema" - E daí? Um erro não justifica o outro!! Você usando "hack" não solucionará nenhum problema. Além de comprovar sua total incapacidade de conseguir usar um mouse e teclado para jogar um jogo. Uma analogia básico, se um prédio pega fogo, oque você vai fazer? Tacar mais fogo, ou tentar ajudar de alguma forma? Pois é . A resposta é simples, assim como não usar "hack" no jogo! Enfim, isto não se trata de uma conscientização, somente apontar o problema. A empresa também precisa ser mais eficaz, banimentos precisam ser mais frequentes e pesados.

 

2.0 - A Empresa : Ongame

ongame.jpg

Estão de parabéns por manter o jogo ativo até hoje, passaram por inúmeros problemas, já teve épocas, onde eram 4 "hackers" por sala, verdadeiras crises, fora problemas com conexões de jogadores, e outras circunstâncias prejudicais. Independente disso, mantiveram o jogo online, superando estas crises. Mas, ficaram por isso mesmo. Superam uma, e deixam outra acontecer. Não adianta nada bloquear um "cheat", se no outro dia terá outro funcionando novamente. E sim, é possível manter não funcional (vide RPE), porque não é aplicado para os "cheats" atuais? Ou pelo menos porque não fazem campanhas contra o uso, algo do tipo. O Marketing da empresa é ótimo, isso não existe dúvidas, mas falta um pensamento adiante, são muito limitados. Tem aproximadamente 305 mil seguidores do Facebook, por que não aproveitam disso? Evento com bônus de XP, gold, arma por um dia, não são boas ações, não solucionam nada, não abrem portas. É preciso atividade na empresa. Ações funcionais. Sair da zona de conforto que já comentamos. E travar disputas judiciais contra empresas privadas de "hack" não ajuda muito. O problema não são os "hacks" pagos, embora esses são bem mais "tunados". Mas isso soluciona 10% do problema, resta muita coisa, não pode parar nisso. Uma outra coisa, é que a empresa precisa de mais "visibilidade" com os usuários. Muito pouco é dito, isto irrita muito. Não saber o que se passa. A "Staff" da Ongame também é muito mal preparada, são muito perdidos, precisa de um pessoal que realmente entende da área.

 

3.0 - Anti-Cheat - XIGNCODE3!

P5oPhLL.png

É muito fácil detectar que "Anti-Cheat" é de fato um problema. Já foi mudado 3 vezes. Três tentativas de controlar o uso de "hack". Como uma empresa paga, profissional, com recursos, é vencida, por um menino de meia idade, que faz por hobbie um programa pra editar a memória de um jogo? Incompetência total, um mercado fragilizado. Tentou o X-Trap, que praticamente não servia para nada, passava qualquer coisa, fácil de desativar, burlado por qualquer um. Depois em 2013, veio o HackShield, no inicio, chegou quebrando tudo, banindo todo mundo, com um sistema de detecção de logs, monitorando o computador a procura de programas ilegais e banimento "automático", porém com o tempo, foi sendo previsível, e formas de burla-lo foram geradas, o software não conseguiu, manter o ritmo e foi trocado novamente. Dessa vez pelo XIGNCODE3 (2015), vem com a mesma proposta de detecção de LOGS, porém de forma melhorada. Ainda com pouco tempo no jogo, não foi possivel tirar conclusões, os "hacks" continuam, resta saber se o software de proteção será capaz de conter os "cheats".

 

4.0 - Competitivo

CV5EwN0.jpg

 

Todo FPS tem potencial enorme ao se tratar de competitivo, vemos ai o Cross Fire, Counter Strike, lucrando rios de dinheiro com o e-Sport. Por que no Point Blank é diferente? A empresa não investe, os jogadores não são profissionais. Dinheiro não falta rs. Comunidade é forte nesse sentido, eles pedem, mas infelizmente as organizações, ligas são péssimas. Não existe estrutura, organização suficiente para ter um competitivo forte. Vemos ai os campeonatos com premiação baixíssimas, vários atrasos, problemas em stream. Isso reflete no jogo. Se eu vejo um campeonato legal, eu vou querer jogar o jogo, o oposto também, se o que eu vejo é ruim, não vou querer jogar. O jogador Fox, atualmente postou um vídeo, dizendo que não havia recebido premiação de um campeonato.. Cadê a responsabilidade? Isso é muito falta de profissionalismo.. Reflexo do jogo. Era pro PB estar próximos aos patamares dos jogos mais badalados do momentos. O Brasil participa do mundial, tem bons jogadores, mas não vai pra frente mesmo assim. O sistema de competição é péssimo. Precisa de uma reformulação geral.

 

5.0 - Youtubers/Produtores de Conteúdo

maxresdefault.jpg

É lastimável a qualidade da produção de conteúdo para o jogo. Uma coisa que já foi muito bom, caiu muito, muito mesmo. Hoje em dia, só tem gente falando bem do jogo para ganhar o "patrocínio" do mês. Eu vejo raras exceções com vídeos realmente bons. Prova disso é a quantidade de visualizações nos vídeos dos youtubers que produzem ou produziam vídeos de PB. Alguns caíram de 100 mil visualização para 5 mil. Alguns novos são extremamente chatos... Isso afeta a comunidade. Gente falando besteira, gameplays só por jogar, etc... Ninguém merece. Vale o mesmo que dito acima: Se eu vejo um vídeo legal, vou querer jogar, se o vídeo é ruim, não vou querer jogar. Fora as páginas de Facebook, que possuem uma quantidade de alcance razoavel, e que só postam besteiras, não existe uma produção de conteúdo de fato, e sim, imagens jogadas. O Entretenimento, diversão, informação, que são algumas das propostas das páginas, não chega nem perto de ser alcançada. A Ongame também, parece que não da valor as verdadeiros youtubers que fazem vídeos do seu jogo. A imagem neste tópico representa bem isso, são os "garotos de marketing" só aparecem pela visibilidade, já que estes não tem nenhuma relação com o jogo a não ser comercial. Fizeram um ou dois vídeos só pra garantir o dinheiro e pronto... Ongame não pensa muito nisso. Outro exemplo é o Cauê Moura, o que ele tem haver com o jogo? Pois é, ele foi enviado em 2013 para acompanhar o time brasileira no mundial na Tailândia. Depois disso nunca mais falou do jogo. Mudou alguma coisa? É complicado, falta foco.

 

6.0 - Comunicação - Ongame e Zepetto

b8f248d1b2d96ee2f393ccb84742c163.png

Brasil - Coréia!!! A Ongame não tem muita autoridade dentro do jogo em questão de programação. Até mesmo porque os mesmo não tem preparo suficiente, além de questões contratuais. O intermédio da Ongame é muito lento. Um jogador reporta um Bug, a ongame precisa passar pra Zepetto, estudar, corrigir, devolver pra Ongame pra testar, colocar a solução em prática, é muito lento esse sistema. Fora outras questões de armas e mapas novos, que precisam de autorização, conversa, buracracia. É uma demora exorbitante. Fora o que é reprovado, sugestões boas são deixadas de lado, que poderiam ser facilmente colocadas em prática. O IDEAL seria ou a Zepetto com uma equipe aqui no Brasil, para agilizar as coisas ou a ongame como mais liberdade dentro do jogo para mexer no código e tals, mas pra isso é necessário uma equipe especifica para isso, muito preparo, além de mudanças no contrato, para adicionar novas cláusulas e permissões, o que eu acho muito difícil de acontecer. Se uma atualização demora pra ser lançada, o que acontece? Jogo vai ficar mais tempo "bugado", um, dois, três dias fazem muita diferença. E adivinha, afeta diretamente no jogador, ninguém gosta de jogar "lagado", ficando tomando "DC", por problemas no jogo. Fora a questão do "hack" que também entra na questão de mudança de codificação do jogo, pelo visto é péssimo a proteção ao sistema.

 

Todos esses 6 fatores citados, representam o porque do jogo ter decaído tanto. É uma junção de fatores distintos que se unem num elo muito concreto. Agora é preciso, controlar parte por parte, para desunificar esse elo que se tornou tão forte. Não vai adiantar bloquear um "cheat", se os eventos não forem atrativos, não vai adiantar dar cash pro youtuber se ele não produzir um conteúdo de qualidade, não vai adiantar colocar vários GMs se eles não podem fazer nada em relação ao jogo em si. Entendem do porque é necessário corrigir parte a parte?

 

Esse tópico, se baseia na minha opinião. Qualquer comentário aqui é de minha responsabilidade, obviamente, colocado em fatos.

 

Agora, quero saber de você.

  • Concorda/Discorda com o que foi dito aqui? Porque?
  • Quer adicionar mais fatores relevantes?
  • Disse alguma besteira?

 

Vamos debater rs.

Esse tópico só tem sentido se vocês participarem !!

 

'Moriarty

Ex Moderator PB & Global

bXbEjwF.png

Em meio a tantas guerras, feras, eras de rancor

Quem vai dizer de amor?

E num mundo onde muita coisa é cara e sem valor

Quem vai dizer de amor?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse hacker da imagem é antigo em nando \z adivinha que o criou...

 

Bom, minha opinião se baseia na sua, porem na parte de hacker não creio que a culpa seja da ongame. Talvez um pouco, porem a maior parte vem dos usuários. Se um ou dois jogadores usavam hack na partida, isso já desequilibrava o jogo, e o que estava perdendo não ia aceitar; sendo assim, logicamente ele iria passar a usar hacker também. Isso praticamente em todos jogos, não só no Point Blank. Aqui é por que o compartilhamento do hacker era mais fácil e rápido, assim em questão de dias todos já tinha o mesmo hacker.

 

E realmente faltou um pouco mais de investimento. Faltou investir mais na comunidade gamer. Naquela galera que já tinha uma certa reputação nas redes sociais, principalmente no youtube.

D a r k s w a m p/ D a r k s w a m p / D a r k s w a m p

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha, eu não jogo PB, mas só de ouvir o nome XIGNCODE3, já diz que não vai melhorar em nada quanto a hack. o Dungeon Fighter, Maplestory 2 e CSO2 usam esse xigncode, e todos os 3 jogos tem bastante hack.

Por mim processo na justiça dá certo. A menos que o servidor seja BR né, porque justiça brasileira é tardia E falha. Demora pelomenos de 3 a 4 anos (com despachante do mais bem pago!) e nem sempre dá certo.

A prova foi terem fechado o pointbad e logo depois ter voltado. Até o advogado da Ongame entrar com outra ação notificando a justiça de que o hack voltou a funcionar, ele ja vendeu o suficiente pra conseguir pagar a multa e ficar de boas com seus hack, se é que vai ter que pagar alguma multa. porque Brasil é brasil né jovem. Se a justiça derrubar outro site de hack vai virar Hackfobia e os direito dos manos vão vir em cima.

 

Criador de hack na Coréia do Sul: São encontrados pela polícia, o site é fechado e o megamente é preso (fiançável, mas fica com ficha suja), ah, o seu computador é apreendido e a sua internet é cancelada em casos de crimes cibernéticos. e vai precisar de outra pessoa para colocar internet na sua casa, pois quem tem ficha criminal ativa só consegue comprar no máximo comida e pagar contas na coréia do sul até que se expire.

 

Criador de hack no Brasil: Faz os hacks, vende, Ganha mais dinheiro vendendo hack do que a Dilma com os impostos, O maximo que acontece é tomar ban na conta do jogo, quando alguém perde o tempo querendo processar tem que esperar no minimo de 3 a 4 anos, até lá eu já troquei o dominio do meu site de hack pra outro país e saí do país há muito tempo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
Este tópico está impedido de receber novos posts.
 Compartilhar

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Nós fazemos uso de cookies no seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies , caso contrário, vamos supor que você está bem para continuar.