Ir para conteúdo
Faça parte da equipe! (2024) ×

Escolhendo o mundo


$upreme
 Compartilhar

Posts Recomendados

Tibia1.png

 

Assim como na vida real, onde podemos observar diversos tipos de pessoas, no mundo virtual existe vários tipos de jogadores, cada um buscando um objetivo diferente. O Tibia permite escolher a forma que iremos nos divertir dentro do jogo. Um exemplo, enquanto parte dos jogadores preferem o sistema PvP, com muitos atritos, confusões, guerras e muitas mortes, outra parte pode preferir jogar na tranquilidade, sem combates "jogador versus jogador", apenas enfrentando os desafios comuns, como bosses e quests.

Para uma experiência agradável, deve fazer uma escolha muito difícil no momento que for criar o personagem: escolher o mundo (servidor) que seja compatível com sua forma de jogar. Não é raro ver, em servidores PvP, pessoas que ficam revoltadas depois de morrer para um PK, que acabam por abandonar o jogo, afinal, se não se divertem jogando, não existe motivos para continuar. Nestes casos, entra a importância de fazer a escolha correta, se não gosta de morrer e perder o que demorou algum tempo para conseguir, então PvP não é a escolha certa, deve optar por um mundo Optional PvP, onde vai morrer menos e apenas para criaturas, com exceção do sistema de War entre guilds (apenas se aceitar a declaração de guerra).

Com este guia, vai conhecer mais sobre as diferenças entre os mundos e alguns pontos que devem ser levados em consideração antes da escolha.

 

Localização do Mundo

 

2015-03-13-192330-artigo-server.png

 

Atualmente, os mundos do Tibia estão localizados em servidores na America do Norte e na Europa. Levando em consideração apenas a parte técnica, quanto mais perto estiver do servidor, menor será o lag, ou seja, seguindo esta lógica, os brasileiros devem optar pelos servidores norte americanos para ter uma resposta do jogo mais rápida. Caso escolha um servidor europeu, vai enfrentar os efeitos do lag, podendo até precisar pagar serviços de proxy para conseguir jogar. O que não quer dizer que não haverá lags em servidores norte americanos, pois eles também estão longe do Brasil, porém a distância até a Europa é maior, fazendo com que haja mais lag em servidores europeus do que em servidores na América do Norte.

A dúvida vai além desta questão, então deve responder uma pergunta: Prefere interagir com outros brasileiros e usar o próprio idioma português ou gosta de se comunicar usando o inglês (bom para treinar a linguagem) e conhecer pessoas de várias partes do mundo?

Nos servidores americanos (quase todos), existe uma predominância de brasileiros muito grande. Então se não sabe ou não quer se comunicar usando o inglês, deve optar por mundos localizados na América do Norte.

Nos servidores localizados na Europa, irá encontrar muitos poloneses e também jogadores de outras nacionalidades, então o comum é se comunicar usando o inglês. Caso goste de ter contado com pessoas de vários lugares do mundo, deve levar em consideração os servidores europeus, mesmo sabendo que vai jogar com mais lag e talvez até precisar de um serviço de proxy.

 

Tipos de PvP

Chegamos em um ponto crucial no momento da escolha que já causou até mudanças no sistema de PvP e até mesmo brigas debates entre quem gostou das mudanças e quem não gostou. Caso faça a escolha errada e no futuro se arrependa, pode ser obrigado a gastar dinheiro com uma transferência de mundo ou até pior: dependendo do caso, só restará a opção de começar um personagem do zero em outro mundo.

Existe, atualmente, quatro tipos de PvP: Optional, Open, Retrô e Hardcore. Cada um com uma característica especifica.

 

2015-03-16-233436-guia_pvp.png

 

Optional PvP
:
em mundos Optional PvP, não é possível o combate entre jogadores da forma convencional e também não é possível bloquear o caminho (pode passar por dentro dos outros jogadores, chamado de
ghosting)
, porém existe um sistema de guerras entre guilds que depende da aceitação dos dois lados envolvidos. Para quem não gosta de morrer para outros jogadores, está é a opção correta, porém, se um dia mudar de ideia, só será possível transferir para Calva ou Calvera, mundos Retrô PvP sem restrição de transferências. Deve saber que apesar de não ser possível que alguém te mate usando o sistema PvP, ainda podem matar lurando. Também, se alguém invadir sua área de caça ou qualquer coisa parecida, não vai ter muito o que fazer sem o PvP habilitado.

 

Open PvP
:
desde que não esteja em uma área protegida (templos, depots, etc.), pode matar e/ou morrer em qualquer momento. Em alguns aspectos, é um pouco semelhante aos Optional PvP, desde que não estejam em um uma situação de PvP, pode passar por dentro dos outros jogadores. Porém, caso estejam em situação de combate, um pode bloquear o outro. A principal característica deste tipo de mundo é o sistema de caveiras (Skull System), que é uma forma de penalizar os matadores. Outra característica é a redução da penalidade de morte para lutas injustas, exemplo: se um lvl 40 morrer para um lvl 100, vai ter redução na penalidade e perder pouca experiência e skills. A redução pode atingir até 80%. Outro fator importante é a existência da bless Twist of Fate, que protege as demais bless em caso de morte em PvP.

Open PvP é adequado para quem gosta de enfrentar outros jogadores em combates de PvP, porém sem enfrentar uma penalidade muito alta caso morra.

 

 

 

skull_system.gif

 

 

Retrô PvP
:
Possui as características do PvP antigo, ou seja, não tem redução na penalidade por luta injusta, além de não ser possível passar por dentro de outros jogadores (só é possível em protection zones) e sem modos de combate, podendo errar uma magia e pegar skull sem querer. Não há Twist of Fate. Recomendado para jogadores antigos que gostavam deste sistema, principalmente para aqueles que resolveram abandonar o jogo depois das mudanças no PvP.

 

Hardcore PvP
:
sem sistema de skull, pode matar a quantia que quiser, única penalidade é ficar 15 minutos sem poder entrar nas protection zones. Possui redução na penalidade de morte por luta injusta e também a proteção do Twist of Fate (bless para PvP) igual nos servidores Open.

Jogadores iniciantes devem evitar esse tipo de servidor, do contrário pode morrer várias vezes e não ter oportunidade de aprender os mecanismos do jogo. Recomendado para jogadores que adoram PvP e não gostam de ficar limitados no sistema de skull, principalmente os que jogam em time.

 

Concluindo sobre tipos de PvP: se não gosta de PvP, deve escolher Optional. Caso goste de participar de alguns combates mas sem sofrer penalidades de morte muito rígidas, deve escolher Open. Para quem gostava do sistema PvP antigo, Retrô é o lugar certo. Por último, para quem adora sair matando sem ter um limite, devem escolher Hardcore.

 

Vale lembrar as regras de transferências entre mundos:

2015-03-16-233519-guia_transfer.png

 

Os mundos Retrô PvP são bloqueados, não é possível transferir de outro server e nem sair. Calva e Calvera são Retrô PvP, porém em uma situação especial: possui baixa restrição para transferências, ou seja, é possível transferir para eles, partindo de qualquer outro servidor (menos os bloqueados), porém só pode voltar para servidores com sistema PvP igual ou inferior de quando transferiu. Um exemplo para esclarecer: caso transferi de um Optional qualquer para Calva ou Calvera, só será possível voltar para um Optional.

 

Comunidade

Até aqui foi possível escolher a localização do servidor e o tipo de PvP. Entretanto, ainda falta verificar algo importante: a comunidade reunida no mundo. Existem mundos com uma quantidade grande de jogadores tóxicos, aqueles que querem dominar o servidor e, para isto, tentam atrapalhar de todas formas possíveis. Antes de fazer a decisão definitiva, deve abrir o world board do mundo (no Tibia.com) e fazer uma análise dos tópicos mais recentes. Veja se tem alguém reclamando de alguma coisa do servidor por lá. Também é válido observar qual guild que oferece a maior partes dos serviços de quest para que você possa fazer uma pesquisa sobre ela. Caso encontre muitas reclamações contra uma única guild, desconfie e, se possível, tente escolher outro mundo com situação melhor.

Observe quantos jogadores estão online no servidor. Caso tenha preferencia por mundos menos agitados e com várias áreas de caça livres, então deve escolher aqueles com menos jogadores online. Vale lembrar também que nenhum servidor é vazio sem motivo algum. Geralmente, os já citados jogadores tóxicos são a causa dos servidores serem mais vazios. Também vale lembrar que os servidores mais vazios podem ser alvos de fusão de servidores no futuro. Para quem gosta de participar e sair vitorioso das world quests, um servidor lotado pode ser bem mais atrativo neste ponto, pois encontrará mais jogadores dispostos a participar.

 

Informações Adicionais

E para finalizar, existe outras características em apenas alguns servidores (informações adicionais), que podem influenciar na sua escolha, observe:

 

Preview game world
:
existe dois mundos preview, Aurera e Aurora. São mundos de testes, porém diferentes do Test Server que abre por pouco tempo antes dos updates. A principal função deles são testes de longa duração. No período dos testes, os dois mundos podem ficar com experiência e skills dobrados (Double Exp/Skill), porém existe chances de acontecer bugs graves e até mesmo o server ter que ser resetado. A vantagem de jogar nesses mundos é ter a possibilidade de testar futuras atualizações e ainda dar feedback para possíveis mudanças ou correções.

 

Condições menos restritas para transferência
:
Os dois mundos deste tipo são Calva e Calvera, ambos retrô PvP. Pode transferir para estes dois servidores de qualquer outro mundo. Caso tenha criado em Optional PvP e depois se arrependeu, pode pagar uma transferência e ir para Calva ou Calvera.

 

titulo.jpg

 

Transferência bloqueada (blocked)
:
ideal para jogadores que buscam ser top em algum Highscore (skills, level, magic level e achievements). Enquanto for bloqueado, não tem chances de alguém vir de outro servidor e tomar seu lugar no rank.

 

premium_scroll.gif

 

Premium
:
Premia é o único mundo exclusivo para jogadores premium. Caso fique free por algum tempo, você não irá perder o personagem, porém só irá conseguir logar em Premia quando renovar a PA. Interessante para quem pretende ficar premium por muito tempo e gosta de mundos mais calmos.

 

Pronto, com as informações contidas neste guia, está pronto para tomar a decisão e escolher o mundo que se encaixa melhor com sua forma de jogar.

Thwnty/Tibia

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este tópico está impedido de receber novos posts.
 Compartilhar

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Nós fazemos uso de cookies no seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies , caso contrário, vamos supor que você está bem para continuar.