Ir para conteúdo
Faça parte da equipe! (2024) ×

OS MECANISMOS BÁSICOS DO DESENHO: LINHAS, ELIPSES E CAIXAS


Ishiyoto
 Compartilhar

Posts Recomendados

OS MECANISMOS BÁSICOS DO DESENHO: LINHAS, ELIPSES E CAIXAS

 

 

Em minha experiência, temos 2 principais habilidades envolvidas no desenho.

 

 

  • As habilidades mecânicas
     

 

A habilidade de comandar seus músculos para fazer marcas específicas em uma página ou canvas, comandado pelo seu cérebro. Por exemplo, sendo capaz de desenhar uma leve, e continua linha reta entre dois pontos em uma página. Seu cérebro comunica aos seus músculos os parâmetros da linha (reta, entre o ponto A e o ponto B), e seus músculos cuidam de desenhar a linha.

 

 

  • As habilidades analíticas e observacionais
     

 

A habilidade de realmente ver e entender o mundo ao seu redor. Humanos evoluiu um instinto natural para simplificar o que eles veem. Nós automaticamente reduzimos objetos complicados em simplificações conhecidas como ícones. Por exemplo, oícone de um olho ou oícone de uma árvore. Quando uma pessoa treina para ser capaz de reproduzir fielmente o que eles veem no papel, eles devem aprender a libertar esse instinto e absorver a vasta quantidade de detalhes antes deles. O que eu ensinei, contudo, leva um passo adiante - nós simplificamos o que nós vemos de novo, mas ao invés de reduzir o que nós vemos para ícones genéricos, nós os reduzimos para combinações formas primitivas e formas.

 

 

Se eu tivesse que atribuir um peso de importância para cada componente, eu diria que essas habilidades mecânicas contribuem apenas para 20%. O maior domínio vem de desfazer o que você vê ao redor nas suas construções. É inegável que você precisa saber como desenhar uma linha ou círculo para que seja capaz de capturar qualquer coisa em uma página, mas se você não entende o que você está tentando desenhar, então o resultado não irá ser muito bom.

 

 

Então, nessa primeira seção - o básico - nós iremos passar essas mecânicas gerais de desenho. As lições de 'Esboçar Dinamicamente', que irão vir depois, irão pertencer a observando e entendendo. Várias pessoas estão limitadas a achar essa primeira dupla de lições tediosas, e isso é o motivo pela qual várias delas são. Ainda sim, independente do que você acha que sabe, e independente da experiência que você teve anteriormente, faça esses exercícios.

 

 

Sobre o tema daqueles com experiência prévia - por agora, deixe o que você sabe na porta. Uma vez que você terminar os exercícios, você pode pegar o que aprendeu e misturar isso com o que você já sabia, deixando o que você acha válido e jogando fora o que não é.

 

 

  • Parte 1: Linhas
     

 

Aqui temos várias formas diferentes de linhas que você vai encontrar a necessidade de desenhar, mas elas tendem a seguir os mesmos princípios. Linhas devem ser leves e consistentes. Várias vezes, você verá iniciantes realizando essa longa linha difícil de desenhar, e eles vão terminar com algo parecido com isso:

 

 

RcRpjvMAR4LqdmucDDnhRhscykxy1axfRB_kzjFXco-av_UT8wlptYNCnhMGnptq3siV9l_8TrYaSQTHvofR718SowX7JK8g65oBQ6o_Jhx5_XH0qqKSqiVss5I4yOU_ZXdAY1A

 

 

A razão para isso é quando nós começamos, é bem provável que nós gastamos mais tempo desenhando do que nós temos desenhando - então, nós desenhando do jeito que nós escrevemos. Ferramentas parecidas, então a técnica deve ser a mesma, certo? Não muito.

 

 

Em termos de desenho, nós podemos mover nosso braço usando os dos três principais pontos como um pivô: o pulso, o cotovelo e o ombro. Nós mantemos focos no pulso e no ombro. Uma vez que nós estamos girando em todos desses pontos, isso significa que a movimentação mais natural é um arco em vez de uma linha reta.

 

 

Ok8W7c7VIrJAjkyK_4qdaR7A_6fA0bvWvu3EEAE09v5bCWJJW5isGjC4LWrSBRV2dQzpeuUPqPbYWhDUNxVNqMPJCbqgS5QNz4X-mUYwu6T0tL3auEVBLHns9KyAmALFBXvHRwU

 

 

O Pulso

 

Tendo um pequeno alcance, a extensão dos movimentos do desenho nós podemos fazer antes de levantar sua mão e move-la é bastante limitado, frequentemente nós conduzindo a desenhar linhas "esboçadas" compostas de pequenas marcas (como na 1º figura). Tendo muito movimento limitado contudo nós permite a fazer marcas finas muito específicas. Isso o faz ideal para aplicar pequenos detalhes, verdadeiramente terrível para quaisquer linhas que precisam ser mais que algumas poucas polegadas em comprimento. Além disso, devido ao pequeno alcance, a "formação dos arcos" das linhas ficam mais evidentes.

 

 

O Ombro

 

Tendo um grande alcance significa que desenhar com o ombro pode produzir traços mais longos e consistentes. Isso tende a funcionar melhor para a maioria dos desenhos, especialmente quando você está lidando com os fundamentais. Isso é ótimo para desenhar linhas que precisam ser retas (como o raio é maior, é mais fácil de neutralizar o movimento de arco). Você vai também ser capaz de desenhar essas linhas longas de uma vez, movimento consistente sem ter que levantar e reposicionar seu braço.

 

 

O problema é que maior parte das pessoas não costumam desenhar a partir de seus ombros, então se sentem terríveis e não natural. Frequentemente pessoas vão voltar a desenhar a partir do pulso sem realizá-lo. Você deve conscientemente "trancar" seu pulso e forçar você mesmo a desenhar a partir do ombro. Uma vez que você estiver acostumado a isso, você vai ganhar um grande conhecimento de seus benefícios e desvantagens através de sua prática, você será capaz de decidir em cada caso qual ponto funciona melhor para a tarefa.

 

 

wq_aHh5szgXLIExhZWC2VkbgeyPNm2TqWuGrMFa6IX3NPcuncdxx0OJz-BRaCPBNl7jhikobKLZFD2EzoAL25LXluTtr5dMZeWaxEtwwB_xNo2zxxNTG4EIyLPF0zgSvZKKC7Ro

 

 

Nos exercícios, você irá encontrar um chamado "Linhas Fantasmas". Ela descreve o uso da técnica fantasma, que deverá ser aplicada para literalmente qualquer e toda linha que você desenhar. Para ser mais sucinto, eu vou descrever os três passos do processo aqui, então você vai ter um contexto quando você encontrá-la abaixo.

 

 

PRESTE ATENÇÃO NISSO. Esses três passos são uma das coisas mais importantes que você você vai aprender aqui. Ela captura a essência de pensar antes de você desenhar.

 

 

1. Identificar - onde sua linha começa e termina? Ela é reta ou faz uma curva? Ela é um elipse?

 

2. Prepare - encontre o ângulo de abordagem mais confortável (girando sua página se necessário) e fantasie através do movimento de desenhá-lo. Não faça isso apenas algumas vezes - o ponto é fazer seu braço e músculo sentirem que o movimento é familiar e confortável. Faça isso quantas vezes for necessário.

 

3. Execute - Agora seu cérebro teve o que dizer, e deu aos seus músculos suas ordens de marcha. Continuando o ritmo do seu efeito fantasma repetido, baixe o caneta para a página e desenhe a marca usando o mesmo movimento. Seu cérebro não deve interferir - seu ritmo deve ser estável e confidente, e rápido o suficiente então seus músculos podem tomar de conta.

 

 

  1. Sobrepondo Linhas
     

Essa é bem direta. Você desenha uma linha para usar como template. Essa é provavelmente a melhor forma de fazer com a linha reta, para ter certeza que é perfeitamente reta. Então, você desenha diretamente em cima dessa linha, mão livre, oito vezes.

 

 

2HVkeqj5S8OM8Rav2ucC9wNrzO7eIpUkSsVqMyHgcEkAYZKRN4DEb46cf_MIhOGNz7YEBKg8MPLK8QwaUlBfid7y1UFb3cMI6UY9KBPigljxVcOi6-cDMapK5cATlc6Ya1Nzmpo

 

Você vai perceber que o exemplo não é perfeito - isto porque isso é um exercícios que deve ser feito regularmente. Provavelmente você não vai perceber como isso tem impacto nos seus desenhos, por causa da forma gradual que ela é. Por agora, tudo que você deve esperar é tentar conseguir o mais perfeito possível.

 

Veja como ela está se desgastando em uma extremidade do exemplo? Isso é porque nos temos a ultrapassar o final do ponto. A extremidade oposta (o ponto inicial) não é desgastado, contudo - porque nós conscientemente pegamos tempo para alinhar a caneta onde ela precisa estar. Se você está vendo desgaste nos dois lados, você está fazendo as pressas e não está fazendo nenhum favor a si mesmo.

 

 

Tente esse exercícios com uma variedade de linhas. Comece com pequenas, linhas retas (2 polegares ou mais), faça até metade de uma página, e depois ela inteira. Tente fazer arcos, ondas, etc.

 

ke4lcGEel6-mDPZT8A6FF9UdL2Mv_1_XBjyXe-EjGcUTZWAOiisHMZ1C-tPu-tmEg0oCjo2GfNZhct2fPPMX9eVzOSPxGfwgs5Kp5MdC5CeY_GoOyiLcUC7R00GHZLmguEKRH-Y

 

Você vai encontrar, por vezes, que quando você está desenhando, sua mão vai encobrir alguma parte da linha, o que provavelmente irá dar-lhe problemas. Cada linha consistente e fluida tem um ritmo especial para ele. Uma vez que você se familiarizar com o ritmo de uma linha, você vai encontrá-lo mais fácil de antecipar onde a linha vai mesmo quando você não pode segui-lo com os olhos.

 

J7wSODZyT0b60bZCOOSdMZtoycyuGu1yh3dCzigpEN0hL_o-wpMw8177GYvLk4PY70bVQWzEeuF9nS0ZTGM8Yu_5SJoqBMnQGkhSiDwDueY6GoMmVkit5jHs_tNZhO6cMmgMX8U

 

 

Ao fazer este exercício, você vai passar algum tempo tentando encontrar o ritmo ideal. É muito fácil ir demasiado rápido, ou muito lento. Se você é muito rápido, a sua precisão será longe. Se você é muito lento, seu cérebro vai começar gestionando os músculos, o que resultará em uma linha vacilante que mantém-se corrigindo. O objetivo aqui é deixar ir e deixar seus músculos assumir.

 

 

Por fim, você não vai estar particularmente perto da perfeição - por isso, se você é um pouco impreciso, isso é bom. Só não deixe que suas linhas vacilarem.

 

http://drawabox.com/lesson/1

 

Desisti de traduzir tudo, então quem quiser ver em inglês.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas atrás...

Nice, é bom ter tutoriais mais conceituais do que práticos..

"Eu queria ter cinco vidas,

Eu queria nascer em cinco cidades diferentes.

Comer cinco vezes a mesma quantidade de comida.

Ter cinco profissões. Mas nessas cinco vidas, eu amaria a mesma pessoa."

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este tópico está impedido de receber novos posts.
 Compartilhar

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Nós fazemos uso de cookies no seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies , caso contrário, vamos supor que você está bem para continuar.