Ir para conteúdo
Faça parte da equipe! (2024) ×

[Tradução] The Secret to Realistic Painting: How to Master Value


Ishiyoto
 Compartilhar

Posts Recomendados

Tutorial original:

http://design.tutsplus.com/tutorials/the-secret-to-realistic-painting-how-to-master-value--cms-23457

 

values-3-14-lesson.jpg

 

Quando artistas iniciantes começam suas aventuras com pintura digital, ou pintura no geral, tudo que eles veem são cores. Assim como desenho é sobre linhas, pinturas é sobre colocar cores e fazê-las parecer consistentes juntas. O problema é, cores é uma questão muito mais complexo do que linha.

 

values-0-example.jpg

 

Essas são as mesmas cores! Qual é a diferença entre elas? Não é o contraste fraco, como você pode pensar, e isso não é fácil de consertar. Se você quiser saber como se livrar dessa confusão com as suas cores, primeiro você deve voltar ao preto e branco.

 

Valor vs. Brilho

 

Quando você aprende sobre pintura, uma das primeiras lições é sobre valor - preto, branco, e todos os cinzas entre eles. Você chega a conclusão de que eles são para pinturas preto e branco, e vai direto para cores que parecem ser bem mais interessante.

 

values-1-1-values-sample.jpg

 

Você aprende que toda Tonalidade pode ser criada a partir de três componentes: Vermelho, Verde e Azul (RGB), e cada um deles pode ter um certo brilho e saturação. Igual ao painel de cores do Photoshop!

 

values-1-2-colors.png

 

Claro, você começa do preto, mas a partir disso não tem uso para os cinzas na cor. Nenhuma opção "Valor" para quaisquer tonalidades! Mas nós podemos usar Brilho ao invés disso, certo? Alguns programas até chamam isso de Value!

 

Vamos testar um pequeno experimento. Eu pintei três esferas: vermelha, verde e azul. Eu fiz um sombreamento nelas diminuindo o Brilho a cada passo - de 100% no topo à 50% na sombra.

 

values-1-3-relative-brightness.png

 

Isso é como a sombra do vermelho muda na esfera; ela parece exatamente a mesma nas outras esferas. Perceba que o Brilho é a única coisa que muda. Isso é nosso Valor, também?

 

values-1-4-relative-brightness.png

 

Para ver valores na pintura, nos podemos criar uma Nova Camada no topo, preencher ela com preto, e então mudar sua "Blend Mode" para Saturação

 

values-1-4-relative-brightness-2.png

 

Mas... o que aconteceu? A esfera vermelha parece mais escura que a verde, e a azul é quase preta! Como isso é possível se nós usamos o mesmo Brilho nelas? O modo de saturação tira apenas, bem, a saturação - não o brilho. Então como nós perdemos isso?

 

values-1-5-value.png

 

Se você prestar atenção para aquela lição sobre três componentes fazerem todas as cores, você deve adivinhar a resposta. 100% branco é feito de um brilho Vermelho, Verde e Azul 100%. Obviamente, cinza claro 100% (branco) é mais claro que um brilho 100% do vermelho, verde e azul. A única solução é que existem dois tipos de brilho, ambos inclusos na mesma linha.

 

values-1-5-value-2.png

 

Por que? Apenas olhe para a representação RGB do branco e vermelho. Um cinza claro 100% (branco) é feito de 255R (Red), 255G (Green) e 255B (Blue), enquanto um vermelho 100% é feito de 255R(Red) apenas. É impossível para 255R ter o mesmo brilho que 255R, 255G e 255B todos juntos!

 

values-1-5-value-3.png

 

Claro, você pode adicionar mais G (Green) e B (Blue) para fazer seu vermelho mais claro, mas adivinha o que acontece.

 

values-1-7-thats-why.png

 

Saturação é a medida de pureza de uma cor. A menor Saturação, menos pura a cor. Se você usa apenas 255R, a Saturação é 100% - porque é o mais puro que ela pode ser. Seu Brilho também é 100% - porque é o quanto R pode ser.

 

Quando você tira a saturação de algo colorido, como nós fizemos com as esferas, a sua Saturação é reiniciada - cores são convertidas para cinza. 255R (sendo 100% o seu brilho) não pode fazer 100% do brilho cinza, porque ele seria branco - e branco precisa 255 de cada componente para ocorrer. Então quando você tira a saturação 100% vermelho, seu brilho reduz em falta do 100% verde e azul - dois terços desse brilho total.

 

Ainda, nós não conseguimos 33% vermelho como resultado. Isso porque Photoshop inclui uma regra a mais aqui - nossos olhos não são igualmente sensíveis a cada cor. Em resumo, Verde parece parece ser o mais claro aos nossos olhos (59% do branco), Vermelho é o segundo (30% do branco) , e Azul parece ser o mais escuro (11% do branco). Isso faz sentido agora?

 

Quando nós tiramos a saturação das esferas 100% do vermelho foi reduzido para 59% (brilho da falta de um brilho 100% verde) e 11% (brilho da falta de um brilho 100% azul). 90% do brilho vermelho foi reduzido em 53% (brilho faltando 90% do verde) e 10% (brilho faltando 90% do azul). E assim vai!

 

Se você somar todo os brilhos das esferas dessaturadas, nossos valores magicamente voltam:

 

values-1-6-why.png

 

Mas... isso é matemática, certo? Artistas não contam enquanto estão criando! Ainda, todos esses números são necessários para explicar como 100% do Brilho fica mais brilhante (!) quando diminuímos a Saturação. 100% do Brilho não pode ficar nem um pouco mais brilhante - é o valor que acrescenta.

 

values-1-8-conclusion.png

 

Então, Brilho = valor apenas para cinzas. Para cada cor (por cada cor eu quero dizer algo com Saturação e Brilho maior do que 0) valor é baseado em ambos Brilho e Saturação - com Saturação adicionando para valor quando diminui.

 

Por que isso é tão importante?

 

Não pode haver uma pintura realista, sem valores apropriados. Mesmo quando você experimentar com a cor, você deve conhecer as regras que você está quebrando para fazer o estilo crível. Quando você não sabe nada sobre o valor, você apenas as usa como vê em sua paleta - tornando-os mais Brilhante em luz e menos Brilhante na sombra. E então algo muito ruim acontece quando você está tentando fazer amarela tão escuro como o azul na sombra!

 

A verdade é que a cor faz uma fração muito pequena de uma imagem. Uma imagem com valores adequados destaca-se por conta própria, mesmo em tons de cinza, e ele vai bater um retrato colorido, mas com valor ignorante de cada vez. Você pode ter um banco de dados visual pobre, você pode não saber nada sobre a anatomia, mas se você dominar valor, suas fotos serão mais atraentes do que esboços refinados!

 

Artistas iniciantes muitas vezes começam a sua imagem em escala de cinza e adicionam cores mais tarde, pois desta forma eles podem se concentrar com segurança em luz e sombra. Este é um ótimo método, mas só quando você entender que a luz e o valor não são os mesmos.

 

values-3-9-practice-4.png

 

Esta é a razão pela qual não temos um controle deslizante de "Valor" ao lado (e não em vez de) Brilho. A intuição nos diz que algo na luz é sempre mais brilhante do que algo na escuridão, mas é muito simples para provar o contrário apenas coloque um cartão branco na sombra e um cartão preto na luz. É ainda onde os valores chegam para ajudar - ele define o brilho de um objeto em condições de luz "neutra". Isso simplesmente significa que algumas cores são mais claras, não porque são mais iluminadas que as outras.

 

O problema é os nossos olhos que não podem dizer o valor de brilho. Nós apenas notamos vários tons de cinza, não importa de onde eles vêm. Além disso, o mesmo objeto pode aparecer claro ou escuro, dependendo da sombra de seu fundo! Portanto, não é realmente sobre que sombras você usa - é sobre como todos eles funcionam juntos.

 

values-2-1-illusion.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nossa essa cara é mitante.

Parabéns pela tradução Ishi, muito obrigado pelo conteúdo que disponibilizou, ajuda demais, principalmente pra mim e pra quem gosta de digital p

Até !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este tópico está impedido de receber novos posts.
 Compartilhar

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Nós fazemos uso de cookies no seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies , caso contrário, vamos supor que você está bem para continuar.