Ir para conteúdo
Faça parte da equipe! (2024) ×

Posts Recomendados

6jW6Vl_d.jpg

Os avanços tecnológicos tomaram novos rumos no século XX, com a popularização da inteligência artificial no final do século, a população mundial viu novas ferramentas que antes nunca foram imaginadas. Mais do que uma satisfação com o presente, os pioneiros da computação almejavam um futuro glorioso. Hoje, porém, o que se vê é um medo novo e antecipado. Séries como Black Mirror e Westworld mostram, de formas diferentes, como a tecnologia pode nos atingir de forma traumática e como nossas próprias criações podem se voltar contra nós.

westworld-hbo-d-204440.png

Muito mais do que isso, nós estamos próximos de alcançar status divinos, literalmente. Os que no milênio passado temiam seu criador, agora passaram a ser os criadores. A raça humana encontra-se em um papel de dominação tão alto que criamos a inteligência artificial para ter ainda outro algo para se dominar. Se definimos Deus como o criador, a natureza que regula todo nosso universo, seriamos então nós deuses do mundo virtual?

 

Perguntas como essas despertam medo em muitos pois se acreditamos que Deus não possui limites em relação ao nosso universo, possuiríamos nós? A ideia de nosso criador ter poderes ilimitados nos conforta pois acreditamos que Ele está acima de nós, sem os defeitos que possuímos. Entretanto, essa segurança não existe em relação a nós mesmos.

 

Afinal, o que queremos? Facilitar nossas vidas? Termos algum conforto? Criamos nossos próprios robôs, mas isso nunca é o suficiente. Queremos que eles sejam realistas, que seja semelhante a nós mesmos... mas por quê?

 

Guerra Nuclear já parece ultrapassada, ninguém mais acredita na ignorância necessária para que algum país inicie algo desse tipo. Porém, guerra virtual? Essa sim preocupa ultimamente. Qualquer um pode ter controle sobre o mundo virtual, qualquer louco. E qualquer um pode ser atingido, até mesmo você.

 

Há tantas perguntas as quais as respostas são preocupantes que até mesmo não levamos a sério. Mas aos poucos a I.A vai crescendo e nós buscamos por autoconsciência para aumentar o nosso conforto. Nossas próprias criações realmente podem se virar contra nós, como nós podemos nos virar contra nós mesmos usando as criações como armas.

 

Mas talvez o maior problema de todo esse assunto é que... é inevitável. A tecnologia tem tendência a seguir em frente, nós não podemos entrar na frente do caminho da ciência porque não estaríamos apenas parando-a, e sim retrocedendo-a.

 

Tal debate já foi "papo de louco" e teoria de conspiração, hoje é um assunto altamente debatido e de interesse das grandes mentes, como Stephen Hawking. É também um dos grandes nichos de entretenimento, gerando altas receitas com séries como Black Mirror e Westworld, ou filmes como Matrix. O que se pode notar neste setor é que conforme o tempo passa, sentimos que as histórias criadas para entretenimento começam a ficar mais realistas, mais próximas de nós.

A reflexão fica: devemos temer a tecnologia?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

devemos temer a tecnologia?

 

Devemos sim, nossa brilhante capacidade é também nosso pior inimigo. A tecnologia nas últimas décadas foi transformada monstruosamente... Não faz muito tempo, em tempos universais, é como se o homem tivesse pisado na Lua ontem mesmo e hoje já temos robôs de inteligência artificial em passos iniciais...

 

Acredito que será como nos filmes futurísticos, uma sociedade que vive em carros voadores, prédios gigantescos e monumentais. Os filhos de hoje já nascem com o smartphone nas mãos, o videogame avançado portátil... O conhecimento à um clique de distância. Sabe o que tudo isso tem de maligno?

 

A tecnologia mata a força vital, nos torna burros em relação à funcionalidades brutas. Relacionamentos que antes começavam na coragem de um nobre cavalheiro em chegar na mulher, envio de cartas, flores... Hoje começam à base de conversas virtuais que talvez nunca venham a se encontrar... O medo toma conta da maior parte das pessoas, não há adrenalina, não há a força de vontade pois tudo está se acomodando.

 

Há sim uma grande possibilidade de uma máquina acabar tomando consciência própria e detectando nossos próprios pontos fracos. É por isto que devem existir limites na criação tecnológica. Quanto à menção de Deus, acho inválido...

 

No meu conceito de Divindade, a força maior da qual desconhecemos porém podemos de fato pressentir, não é tal como imaginam ( o velhinho barbudo feito à imagem humana). A divindade não pode ser compreendida, e ela não interfere no curso das coisas é por isto que tudo é possível, no universo existem infinitas possibilidades, os materiais estão aí e eles por si mesmos foram capazes de nos criar, nós somos até agora a maior criação do universo, somos a evolução dele... E não para por aí, nós dominamos os materiais e reinventamos nossas vidas.

 

Em comparação com outras espécies de vida que viveram em milhares de anos, nós humanos não chegamos nem à 1 milhão de anos ainda, somos um bando de crianças para o universo e pode ser que nossa espécie se extingua daqui alguns milênios... Numa evolução de vida celular para uma vida artificial, pode ser assim, por que não? rsrs

 

Devemos sim ter cautela com a tecnologia, se quisermos viver mais e desfrutar da natureza. Não deixem as sucatas dominarem seus instintos, é triste ver as crianças desta geração sendo leigas em muitas coisas e não sabendo sentir a energia vital de uma brincadeira física... Não saberem aproveitar a vida de fato, estão se tornando escravos da tecnologia.

~~

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, não li seu texto todo, peço desculpas pois estou pelo celular e com preguiça.

Mas, em um mundo onde já matam com drones e um controle remoto devemos temer sim, peço desculpas se não for esse o contexto da discussão.

Take care.

‏‏‎ ‏‏‎‏‏‎ ‏‏‎‏‏‎ ‏‏‎‏‏‎ ‏‏‎‏‏‎ ‏‏‎‏‏‎ ‏‏‎‏‏‎

ddm45pu-9d57952b-f20c-4869-bacc-5fa6dd59
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Claro que devemos, do mesmo jeito que existem pessoas de boa fé que utiliza a tecnologia para coisas boas, existem as pessoas de má fé que utiliza a tecnologia para coisas ruins.

R85FZ20.png

Membro - Bronze Member - Silver Member - Gold Member - [E]stagiario - Moderador Point Blank - Sapphire Member - Moderador Crossfire - Moderador Global - Coordenador - Co-Administrador - Administrador - Titanium Member - Administrador - Entretenimento - Coordenador

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Claro que devemos temer a tecnologia, por isso eu não tenho celular, não tenho computador, não tenho internet...

Não devemos temer a tecnologia, e sim quem as usa de maneira maligna. É uma faca de dois gumes, tem o lado bom e o lado ruim.

Se for pra temer algo pois usam de má fé, devemos parar de comer com talheres, pois podem furar alguém com a faca, garfo, etc. Devemos parar de simplesmente viver, pois tudo tem seu lado ruim.

5dcEjyi.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este tópico está impedido de receber novos posts.
 Compartilhar

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Nós fazemos uso de cookies no seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies , caso contrário, vamos supor que você está bem para continuar.