Ir para conteúdo
Faça parte da equipe! (2024) ×

c++ Introdução


NadaMal-
 Compartilhar

Posts Recomendados

História

O C++ foi inicialmente desenvolvido por Bjarne Stroustrup dos Bell Labs durante a década de 1980 com o objectivo de melhorar a linguagem de programação C ainda que mantendo máxima compatibilidade. Stroustrup percebeu que a linguagem Simula possuía características bastante úteis para o desenvolvimento de software, mas era muito lenta para uso prático. Por outro lado, a linguagem BCPL era rápida, mas possuía demasiado baixo nível, dificultando sua utilização em desenvolvimento de aplicações. Durante seu período na Bell Labs, ele enfrentou o problema de analisar o kernel UNIX com respeito à computação distribuída. A partir de sua experiência de doutorado, começou a acrescentar elementos do Simula no C. O C foi escolhido como base de desenvolvimento da nova linguagem pois possuía uma proposta de uso genérico, era rápido e também portável para diversas plataformas. Algumas outras linguagens que também serviram de inspiração para o cientista da computação foram ALGOL 68, Ada, CLU e ML.

 

Ainda em 1983 o nome da linguagem foi alterado de C with Classes para C++. Novas características foram adicionadas, como funções virtuais, sobrecarga de operadores e funções, referências, constantes, gerenciamento manual de memória, melhorias na verificação de tipo de dado e estilo de comentário de código de uma linha (//). Em 1985 foi lançada a primeira edição do livro The C++ Programming Language, contendo referências para a utilização da linguagem, já que ainda não era uma norma oficial. A primeira versão comercial foi lançada em outubro do mesmo ano. Em 1989 a segunda versão foi lançada, contendo novas características como herança múltipla, classes abstratas, métodos estáticos, métodos constantes e membros protegidos, incrementando o suporte a orientação a objeto. Em 1990 foi lançado o livro The Annotated C++ Reference Manual, que tornou-se base para o futuro padrão. Outras adições na linguagem incluem templates, tratamento de exceções, espaço de nomes, conversão segura de tipo de dado e o tipo booleano.

 

Assim como a linguagem, sua biblioteca padrão também sofreu melhorias ao longo do tempo. Sua primeira adição foi a biblioteca de E/S, e posteriormente a Standard Template Library (STL); ambas tornaram-se algumas das principais funcionalidades que distanciaram a linguagem em relação a C. Criada primordialmente na HP por Alexander Stepanov no início da década de 1990 para explorar os potenciais da programação genérica, a STL foi apresentada a um comitê unificado ANSI e ISO em 1993 à convite de Andrew Koenig. Após uma proposta formal na reunião do ano seguinte, a biblioteca recebe o aval do comitê.

Depois de anos de trabalho, o mesmo comitê ANSI/ISO padronizou o C++ em 1998 (ISO/IEC 14882:1998). Após alguns anos foram reportados defeitos e imprecisões no documento, e uma correção foi lançada em 2003.

 

Por muito tempo, o C++ foi encarado como um superconjunto do C (uma discussão sobre o tema encontra-se abaixo na seção de incompatibilidades). Entretanto, em 1999 o novo padrão ISO para a linguagem C tornou as duas linguagens ainda mais diferentes entre si. Devido a essas incompatibilidades, muitas empresas que desenvolvem compiladores não oferecem suporte à versão mais recente da linguagem C.

Pode-se dizer que C++ foi a única linguagem entre tantas outras que obteve sucesso como uma sucessora à linguagem C, inclusive servindo de inspiração para outras linguagens como Java, a IDL de CORBA e C#.

BjarneStroustrup.jpg

 

O nome C++

Durante sua fase inicial de desenvolvimento, a linguagem era chamada "novo C" ou ainda "C com classes". O termo "C++" é creditado a Rick Mascitti[6], e foi utilizado pela primeira vez em dezembro de 1983. Ele é uma referência ao operador de incremento ++, significando um acréscimo (uma evolução) à linguagem C. Em tom humorado, desenvolvedores software e especialistas em informática no início da década de 1990 costumavam relacionar o ++ do nome à grande insistência dos programadores em utilizar o C++ da mesma forma que a linguagem C, não usufruindo das novas facilidades que a linguagem poderia fornecer. Assim como o ++ estava sendo aplicado de maneira pós-fixa à letra C, a linguagem C++ era uma evolução do C pós-fixada, que só tornar-se-ia realidade em algum futuro remoto, não naquele momento.

Vantagens e Desvantagens

Vantagens

  • Produção de código o quanto mais eficiente possível.
  • Possibilidade em programação de alto e baixo nível.
  • Alta flexibilidade, portabilidade e consistência.
  • Adequado para grandes projetos.
  • Ampla disponibilidade e suporte, devido principalmente à grande base de desenvolvedores.
  • Não está sob o domínio de uma empresa (em contraste do Java — Sun ou Visual Basic — Microsoft).
  • Padronização pela ISO.
  • Grandes possibilidades para a metaprogramação e programação genérica.
  • Compatilidade com C, resultando em vasta base de códigos.

Desvantagens

  • Compatilidade com o C herdou os problemas de entendimento de sintaxe do mesmo.
  • Os compiladores atuais nem sempre produzem o código mais otimizado, tanto em velocidade quando tamanho do código.
  • Grande período para o aprendizado.
  • A biblioteca padrão não cobre áreas importantes da programação, como threads, conexões TCP/IP, interface gráfica e manipulação de sistemas de arquivos, o que implica na necessidade de criação de bibliotecas próprias para tal, que pecam em portabilidade.
  • Devido à grande flexibilidade no desenvolvimento, é recomendado o uso de padrões de programação mais amplamente que em outras linguagens.

Pessoas Notáveis

O desenvolvimento da linguagem C++ é fruto do trabalho de milhares de pessoas associadas à academia e à indústria de software, e pode consistir na utilização da linguagem, em seu ensino, na construção de bibliotecas de rotinas ou na participação no comitê de padronização, entre outras atividades. Algumas pessoas tiveram participação fundamental durante a história para o desenvolvimento[26]. Primeiramente, o próprio Bjarne Stroustrup, criador da linguagem e de seu primeiro compilador. O cientista ainda participa na padronização e divulga o C++ no meio acadêmico. Andrew Koenig é outro pesquisador notável, bastante atuante na padronização e creditado pela técnica Koenig lookup, demonstrada acima. Já Scott Meyers é um doutor em ciência da computação, e escritor de diversos livros sobre o desenvolvimento de software utilizando a linguagem. Assim como Meyers, Herb Sutter é escritor de diversos livros sobre C++ e centenas de colunas e artigos, e um notável pesquisador sobre programação concorrente e multitarefa. Andrei Alexandrescu é considerado um dos maiores especialistas em programação C++ avançada. Na área de programação genérica destaca-se o programador russo Alexander Stepanov, a figura chave na criação da Standard Template Library.

A vida lhe dar desafios, entre esses uns longos mas nada que tome todo o seu tempo. - Klaus

giphy.gif

 

tgtceqV.png v3hpfp6.png yKSRniq.png f3uQKY9.png behVjSE.png zekazca.png f3uQKY9.png AHFoSmc.png BRzGtem.png behVjSE.png  tkeNAmv.png behVjSE.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este tópico está impedido de receber novos posts.
 Compartilhar

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Nós fazemos uso de cookies no seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies , caso contrário, vamos supor que você está bem para continuar.