Ir para conteúdo
Faça parte da equipe! (2024) ×

notícia Moradores do Alemão acusam PMs de invadir residências para montar 'bases'


'Dionísio
 Compartilhar

Posts Recomendados

  • Velha Guarda

Lajes estariam sendo usadas como pontos de observação. Comando da UPP local nega e alega que casas ocupadas estão 'abandonadas'. Defensores visitaram local e afirmam que constataram invasão.

Há duas semanas, moradores do Conjunto de Favelas do Alemão, na Zona Norte do Rio, dizem que PMs da UPP Nova Brasília invadiram suas casas e os acusam de usar as lajes e residências e lajes como pontos de observação de criminosos. Nesta quarta-feira (15), representantes de órgãos de defesa dos Direitos Humanos foram ao Alemão e afirmam que constataram as invasões de cinco domicílios. Eles registraram as denúncias e contam que estudam medidas para garantir que os militares saiam das casas das pessoas.

 

O G1 conversou com um dos moradores que acusam os policiais militares de invasão. Ele pediu para não ser identificado, mas deu detalhes sobre a suposta ocupação dos domicílios.

 

"Eles ficam na minha laje durante a noite. Com esses tiros e bombas que eles jogam, a minha neta estava desmaiando. Então, eu resolvi que ia sair e só voltaria para cuidar do meu cachorro. Um dia, alguém estava segurando o portão para eu não entrar. Há duas semanas eu não durmo mais aqui, não tenho coragem. Dizem que eles têm uma chave que abre tudo", contou o morador, que pediu para não ser identificado.

 

Ao questionar o agente, o morador conta que ouviu ainda uma frase ameaçadora: "Morador do Complexo tem que morrer."

 

Questionado, o comando da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) Nova Brasília garantiu que a "informação não procede". Em nota, a Coordenadoria de Polícia Pacificadora informou que policiais da unidade "estão ocupando algumas casas abandonadas próximas ao local onde está sendo finalizada a construção de uma base".

 

Não é o que afirmam que viram no local, porém, representantes da Defensoria Pública estadual, da Comissão de Direitos Humanos e Assistência Judiciária (CDHAJ) da Ordem de Advogados do Brasil no Rio (OAB-RJ) e da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Rio. Para as equipes dos órgãos que participaram de inspeção na manhã desta quarta, o caso já está à frente da invasão, algo que para eles já está amplamente provado.

 

 

"A PM de forma ilegal e indevida está ocupando as casas sem qualquer autorização ou permissão. Estão fazendo desses locais "bunkers" ou "trincheiras". E não estão autorizados a fazer isso. [Essas pessoas] foram expulsas e noticiam a falta de pertences dentro dessas casas. Elas denunciaram aos advogados que PMs colocaram fogo em uma moto", criticou o presidente da Comissão de Direitos Humanos e Assistência Judiciária da OAB, o advogado Marcelo Chalreo.

 

O advogado também disse que estão sendo estudadas formas de cobrar judicialmente a saída dos policiais das casas dos moradores e afirma que, ciente dos problemas, o comandante da unidade Nova Brasília "não tomou nenhuma providência".

http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/moradores-do-alemao-acusam-pms-de-invadir-residencias-para-montar-bases.ghtml

 

 

'Lembre-se dessa regra

Guarde-a em seu coração:

Talento tem um limite

Trabalho duro, não."

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este tópico está impedido de receber novos posts.
 Compartilhar

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Nós fazemos uso de cookies no seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies , caso contrário, vamos supor que você está bem para continuar.