Jump to content

Turbine o seu Perfil

Confira a atualização e participe do clube!
Clique e saiba mais

Junte-se ao Clube de Membros VIP

Tenha destaque e diversos benefícios!
Confira Aqui

Acesse nosso Discord

Conheça nossos canais interativos
Confira Aqui
Notícia
  • Adquira já o seu VIP!
Sign in to follow this  
opandaG

Como Funciona um Servidor Web

Recommended Posts

Como Funciona um Servidor Web

HKKF5us.png

 

19092012120015img_artigo_tecnologia_touch_screen.jpg

 

Os servidores web são responsáveis por armazenar e trocar informações com outras máquinas. Por causa disso, pelo menos dois participantes são envolvidos em cada troca de informações: um cliente, que solicita informações, e um servidor, que atende a esses pedidos.

 

 

 

 

 

Cada lado exige também um programa especializado para negociar a troca de dados. No caso do cliente, é usado um browser, como o Internet Explore ou Firefox. No lado do servidor, porém, as coisas não são tão simples. Existem várias opções de software disponível, mais todos têm uma tarefa semelhante: negociar transferência de dados entre clientes e servidores via http (Protocolo de Transferência de Hipertexto), o protocolo de comunicações da Web. O software depende do sistema operacional escolhido para o servidor, mas iremos estudar um pouco sobre o Apache, uma opção disponível tanto para Linux quanto para Windows.

 

 

 

 

 

Uma comunicação simples entre o cliente e o servidor Web funciona da seguinte forma:

 

 

 

O browser do cliente decompõe a URL (o endereço da página) em várias partes, tais como o nome de domínio, nome da página e protocolo. Por exemplo, para a URL

Hidden Content

    Give reaction or reply to this topic to see the hidden content.
o protocolo é o http, o nome de domínio é

Hidden Content

    Give reaction or reply to this topic to see the hidden content.
e o nome da página é contato.php.

 

 

 

 

 

Um Servidor de nome de Domínio (DNS) traduz o nome de domínio, informado pelo usuário, para seu endereço de IP, que é uma combinação numérica que representa o endereço real do site na internet. Por exemplo, o domínio Exemplo.com.br é traduzido para 200.132.250.42.

 

 

 

 

 

O Browser agora determina qual protocolo deve ser usado. Os exemplos de protocolos incluem FTP (Protocolo de Transferência de Arquivos) e http (Protocolo de Transferência de HiperTexto).

 

 

 

 

 

O Servidor passa então a recuperar os arquivos solicitados na página. Por exemplo, quando um usuário digitar

Hidden Content

    Give reaction or reply to this topic to see the hidden content.
o browser solicita o arquivo handler.php do servidor Webcheats.com.br e aguarda uma resposta. O servidor então responde os pedidos do brawser: verifica se o endereço existe, encontra os arquivos necessários, executa as instruções apropriadas e retorna os resultados. Se não puder localizar o arquivo, o servidor retorna uma mensagem de erro para o cliente.

 

 

O browser recebe os dados do servidor na linguagem HTML, interpreta essas instruções e exibe os resultados para o usuário.

 

 

 

 

 

Esse processo é repetido até que o cliente que utilize o browser deixe o site.

 

 

 

 

 

Considerando que um Web browser simplesmente traduz e exibe os dados alimentados, um servidor Web é responsável por distinguir os vários tipos de erros e dados. Deve, por exemplo, designar o código apropriado para qualquer erro interno e enviar ao browser logo a informação. Deve ainda distinguir vários elementos de uma página Web (como .GIFs, JPEGs, entre outros), de forma que o browser saiba quais arquivos usar na hora de formatar a página.

 

 

 

 

 

Dependendo da função do site, um servidor Web pode também tratar de tarefas adicionais, como registro de estatísticas, segurança de manipulação e criptografia, servir imagens para outros sites, gerenciador de conteúdo dinâmico, ou funções de comércio eletrônico.

 

 
  • Like 5

um pensador...

zmnNkjR.png

 

Share this post


Link to post
Share on other sites
Guest
This topic is now closed to further replies.
Sign in to follow this  

×
×
  • Create New...