Ir para conteúdo
Faça parte da equipe! (2024) ×

1 - Introdução avançada com Python


Cr4cko
 Compartilhar

Continuo a produzir os tutoriais de Python?  

4 votos

  1. 1. Continuo a produzir os tutoriais de Python?

    • Não
      0
    • Sim
      4


Posts Recomendados

  • Velha Guarda

Boa tarde pessoal. Vou começar uma série de Tutoriais em python. Eu sou ansioso e impaciente. Esse tutorial vai para as pessoas que querem aprender coisas de forma rápida sem muito lero lero e Teoria. Porém para conseguir aprender seguindo meus tutoriais, você terá que mostrar para si mesmo que é capaz de aguentar o tranco. Vou começar do simples até o que eu considero hoje o essencial para um programador Python se encaixar em qualquer vaga no mercado de trabalho. Pelo menos é os que eu contrataria :)

 

Antes de mais nada, você vai precisar do Python em sua maquina. Acredito que na sua maquina já tenha alguma versão de python rodando. Se não tiver eu explico um pouco abaixo como instalar para cada maquina. Vou deixar abaixo algumas palavras chaves que vou usar durante as aulas que você precisa ter sempre em mente para não ficar travando ou se atrapalhando. Lembrando também para ler isso com atenção, pois vou ignorar e reportar posts com dúvidas relacionadas a essa list aqui embaixo.

LEIA COM ATENÇÃO

  • Terminal/CMD: Quando eu falar Terminal, considere o seu CMD se estiver usando Windows. Terminal é para quem usa os sistemas operacionais OSx e Linux. É aquela telinha preta onde você digita os comandos.
  • PIP: "...é um sistema de gerenciamento de pacotes usado para instalar e gerenciar pacotes de software escritos na linguagem de programação Python". Muitos pacotes podem ser encontrados no Python (Fonte). Vamos usar ele para instalar alguns pacotes que vão nos auxiliar no desenvolvimento. Amem o pip, vocês vão precisar dele e ele é o melhor amigo do programador Python.
  • Erros & StackOverflow: Eu estou fazendo os tutoriais em um computador Windows, pois a grande parte dos iniciantes aqui provavelmente usam Windows. Porém eu desenvolvo em OSx. Então qualquer dúvida de lib que não instalou corretamente no seu pc por questão de funcionar em Windows e não em OSX/Linux, pergunte no meu MP e não aqui no tópico. Mas assim como qualquer desenvolvedor, aprenda a primeiro procurar no StackOverflow (Uma comunidade de duvidas para programadores). Joga no google o erro que está dando e provavelmente voce encontrara sua duvida perguntada por alguem nessa comunidade. Ame o Stackoverflow, ele também será seu amigo na tua vida de programador.
  • Explicações Avançadas: Quando digo avançadas é que não vou ficar te contando a historinha de como o Python nasceu, sobre a cegonha e as primeiras palavras dessa linguagem. Eu vou te ensinar o essencial, com exemplos práticos, dar uma breve detalhada no que estou fazendo e ir avançando. Então se você está acostumado com escolinha do Professor Girafales, CORRE DAQUI. Aqui é paulera comigo. Vida de professor é foda, ainda mais aqui na WebCheats q não ganhamos nada kkkkk então aproveite :D
  • Links, Fontes, Downloads: Provavelmente todos os links e downloads vou deixar no final do tópico. Se não deixei, mande mensagem pelo MP. Vamos tentar manter os tópicos o mais limpo possível. Peço que se for duvidas complexas ou que realmente estejam te travando e você não consiga encontrar uma solução, poste aqui que resolveremos juntos. Mas antes de uma pesquisada como falei, e tente resolver por si mesmo. Veja os comentários nesse tópico pois sua duvida pode já ter sido postada.

Lembrando que eu posso atualizar essa lista no decorrer do desenvolvimento/tutoriais.

 

APRESENTAÇÃO

Podem me chamar de Cr4cko mesmo ou Guilherme Iazzetta, tenho 21 anos atualmente (2017), sou desenvolvedor Fullstack e arquiteto de Software. Crio e arquiteto projetos com Django (Python), Mean.io (MongoDB, Express, Angular, Node). Formado na FIAP como Analista e Desenvolvedor de Sistemas e atualmente iniciando MBA em Gestão de Tecnologia da Informação. E dedicando o resto das minhas horas e vida em estudos com Inteligencia Artificial :rolleyes:.

DOWNLOAD DO PYTHON E PIP

Vou deixar o download do Python e PIP para Windows/Linux/OSx. Vocês são bem grandinhos e ja sabem qual é o seu sistema operacional, certo? Obrigado. Estamos usando a versão 3.6.2 para esses tutoriais.

 

Windows

 

 

 

  1. Você vai entrar nesse link: https://www.python.org/downloads/
  2. Clica em Download Python 3.6.2 (ou 3.6.x, sendo x qualquer numero)
  3. Instala ele no teu computador

 

 

 

Ubuntu

 

 

 

É necessário se cadastrar para acessar o conteúdo.

 

 

 

OSx (aqui é instalando o brew antes)

 

 

 

É necessário se cadastrar para acessar o conteúdo.

 

 

 

VALIDANDO A INSTALAÇÃO DO PYTHON

 

Para verificar as versões instaladas, você precisa digitar: --version na frente do python e pip. Se não aparecer a versão 3.6, digite python3 e pip3 em todos os tutoriais inclusive esse para ver versão, pois você está com 2 versões de python no PC. Para entender como remover ou usar uma de cada, leia: (LINUX/OSX) How to Python run Python3

 

É necessário se cadastrar para acessar o conteúdo.

 

CONCLUSÃO

Bom, aqui provavelmente será o unico topico bem detalhadinho e de dúvidas sobre instalação e tudo mais. O resto, o que rodar no meu, se esforcem para rodar no de vocês. Dúvidas no MP e erros absurdos podem postar aqui. Logo abaixo, vou deixar a lista de tutoriais que eu for criando, pois eu QUERO que os novos usuários primeiro entenda como as aulas vão funcionar para ajudar a manter as aulas produtivas e limpas.

Não sou ignorante nem FD*, fiquem tranquilos que faço oq amo e ajudar/ensinar faz parte disso. Só que como disse, sou ansioso e rápido, e gosto de ensinar dessa forma. Foi assim que aprendi. Desejo uma ótima aula para vocês, espero que gostem, e se tornem ótimos desenvolvedores (para quem quiser). É nois!

Lista dos Tutoriais

Quer aprender a programar Python?

https://youtube.com/@ProgramadorPython

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este tópico está impedido de receber novos posts.
 Compartilhar

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Nós fazemos uso de cookies no seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies , caso contrário, vamos supor que você está bem para continuar.