Bem-vindo ao Fórum!

Registre-se agora mesmo e fique por dentro da maior comunidade de Cheats do Brasil!

Sign in to follow this  
FioDuMaLL

O que é malware?

Recommended Posts

O que é MALWARE?

 

É cada vez mais comum se falar em malware, mas são poucos os que sabem realmente o que é um malware, normalmente ele é substituído pelo termo vírus, mas aqui veremos que são termos diferentes.

 

Malware vem do inglês "malicious software" ou seja, um malware é qualquer software que tenha algum tipo de código malicioso.

Todos os termos que você já ouviu falar sobre arquivos maliciosos, estão dentro da categoria de malware, aqui irei listar os tipos existentes de malwares e a definição de cada um.

 

VÍRUS

O termo vírus, vem justamente do termo usado na área da saúde, ele se instala em softwares da maquina da vítima sem o consentimento do mesmo, e se auto-replica com o objetivo de atacar algum tipo de software ou alguma função do próprio sistema operacional, isso é estabelecido pelo programador do vírus.

 

WORMS

O worm é uma "subclasse" de vírus, também são programas auto-replicáveis, porém eles não infectam softwares como os vírus, eles se instalam na máquina, e ficam no aguardo para infectar outros computadores, seja por rede ou até mesmo por pendrive.

 

TROJANS

Esse acredito que seja o mais conhecido, o famoso cavalo de tróia possui esse nome por causa da historia la da Grécia antiga, se você não conhece a história, de uma pesquisada no google.

Eles se passam por outros arquivos como audio,imagem,video entre outros tipos.

Exemplo: Você envía um trojan para a vítima se passando por uma imagem, quando a vítima executar essa imagem, a imagem abrirá normalmente porém o trojan se instalará junto e provavelmente a vítima não irá perceber.

Os trojans possuem diversas funções, podem muito bem conter todas as funções dos malwares citados nesse artigo.

 

KEYLOGGERS

Keyloggers são usados para capturarem teclas digitadas pela vítima, muito usado para capturar dados bancários, senhas de email ou qualquer outra informação que a vítima possa digitar.

Com os keyloggers ganhando fama, foi onde começou surgir os teclados virtuais.

 

BOTNETS

É usado para efetuar ataques ddos, se você não sabe o que é ddos, recomendo dar uma pesquisada no google.

Objetivo é infectar o máximo de máquinas possíveis, desse modo criando uma rede zumbi, através dessa rede, o cracker consegue fazer toda a rede enviar pacotes a um determinado endereço ip, podendo realizar a sobrecarga do sistema.

 

BACKDOORS

Backdoors é o malware simples que irá abrir uma vulnerabilidade, possibilitando você se conectar à vítima através dessa vulnerabilidade, muito usado em pentest.

 

ROOTKITS

Rootkits é um malware que não causa dano à maquina, ele apenas faz o serviço para outros tipos de malwares, o trabalho dele é não deixar que a vítima saiba que a máquina está infectada.

Ele normalmente está junto de outros malwares, e utiliza muito das próprias api do sistema operacinal para realizar tais operações.

 

RANSOMWARES

Já existe um tópico aqui no forum falando especificamente desse tipo de malwares, mas darei uma breve resumida.

Ransomwares é um malware que deixa o sistema, ou algum ficheiro/software inutilizável, através de uma criptografia, e com isso solicita uma quantia em dinheiro para a vítima para entregar a chave de acesso.

  • Like 2

Share this post


Link to post
Share on other sites
Guest
This topic is now closed to further replies.
Sign in to follow this