Ir para conteúdo
Faça parte da equipe! (2024) ×

discussão O passado forma o caráter?


Hagaro
 Compartilhar

Posts Recomendados

Acho que influencia sim, mas a pessoa pode mudar também... Eu me tornei mais frio em relação a sentimentos e relacionamentos depois de uma desilusão ... Então acho que influencia

Então, como vc afirma ter se tornado frio com experiencias passadas, vc acha que pode ser que vc volte a ficar "quente"?

‏‏‎ ‏‏‎‏‏‎ ‏‏‎‏‏‎ ‏‏‎‏‏‎ ‏‏‎‏‏‎ ‏‏‎‏‏‎ ‏‏‎‏‏‎

ddm45pu-9d57952b-f20c-4869-bacc-5fa6dd59
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, como vc afirma ter se tornado frio com experiencias passadas, vc acha que pode ser que vc volte a ficar "quente"?

kkkkkk Cara eu realmente não sei, a vida que vai dizer mas não consigo viver uma situação sem lemb=brar a do passado, não sei se você consegue entender :S

kirito-gif-kirito-sword-art-online-34958

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ninguém muda de repente, mas estamos todos em mudanças constantes, eu, você, a put1inha da esquina e o psicopata na cadeia. Quanto mais tempo dedicamos a reflexão filosófica melhores escolhas fazemos para nós mesmos, por isso alguns de nós amadurecemos enquanto outros ficam mais estúpidos e auto-destrutivos.

 

Respondendo sua pergunta de maneira direta, todos podemos mudar independente de quantos anos temos ou o que tenhamos feitos, mudanças são fundamentalmente questão de escolha. Porém há sim um ponto de não retorno, onde não importa mais o quão a pessoa queira ser diferente, não vai mais conseguir. Temos que nos cuidar para ser um 'eu' melhor e nunca chegar a esse ponto de não retorno(ex.: serias killers convictos, dependentes quimicos, esquizofrênicos, pessoas muito manipuladoras etc).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não, o caráter é atribuído em valores importantes para a pessoa. Esses valores podem mudar com o tempo, perspectivas de vivencia mudam conforme as ações.

 

Um passado sombrio na vida de uma pessoa poderá influenciar ela ao mau caráter, há chances maiores, porém, com base no que a pessoa atribuí valores em perspectiva, por mais que ela tenha tido um passado horroroso, ela consegue reajustar valores do bom caráter. É questão de escolha e do exercício de mudança.

 

Hábitos mudam, o caráter também. O individuo só tem que primeiro amadurecer para aprender a tomar decisões importantes para que tenha bons resultados daquilo que almejará.

~~

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desde que você já possua a capacidade de pensar e não esteja mais agindo por impulso, não, o passado não muda seu caráter.

 

Antes de tomar qualquer decisão nos ponderamos sobre o impacto que ela terá, mesmo que não sabemos perfeitamente qual resultado será, ainda fazemos estimativas e previsões e é com base nisso que tomamos decisões. E é ai, toda vez que tomamos uma decisão, que o nosso caráter é provado.

 

Desculpe as afirmações, mas é como funciona para min e como eu acredito que funciona para os outros, por isso fico pistola quando alguém sacaneia outra pessoa, só de pensar que a pessoa tinha ciencia de que aquilo iria acontecer e ainda assim o fez me da vontade de matar.

zjx6qUP.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desde que você já possua a capacidade de pensar e não esteja mais agindo por impulso, não, o passado não muda seu caráter.

 

Antes de tomar qualquer decisão nos ponderamos sobre o impacto que ela terá, mesmo que não sabemos perfeitamente qual resultado será, ainda fazemos estimativas e previsões e é com base nisso que tomamos decisões. E é ai, toda vez que tomamos uma decisão, que o nosso caráter é provado.

 

Desculpe as afirmações, mas é como funciona para min e como eu acredito que funciona para os outros, por isso fico pistola quando alguém sacaneia outra pessoa, só de pensar que a pessoa tinha ciencia de que aquilo iria acontecer e ainda assim o fez me da vontade de matar.

 

 

Tu só anda falando groselha xD

 

Imagine o seguinte:

 

Um rapaz, amigo seu, vocês se dão muito bem, ele já fez muito por você. Na sua concepção, ele possui um bom caráter. Em um dado dia, você fica sabendo que seu amigo roubou alguém (assalto), ou sacaneou uma pessoa, aí você começa a se questionar "mas nossa, eu não sabia que ele era assim". Então o caráter dele mudou? Ele é um bost4? Quais motivos levaram ele a cometer tal ato? Foi para comprar drog4 ? Ou foi para comprar comida por necessidade? Qualquer seja o motivo, não justifica o ato, isso é verdade. Mas, não significa que ele seja um mau caráter ou má influência, foi a constância do momento, as escolhas que ele fez que tornou a atitude mau caráter. É reajustável, há conscientização e alteração de caminhos, se ele deve pagar pelo que fez? Com certeza. Mas isso a vida ensina.

 

Portanto o passado não forma caráter, e é algo que está sempre em mudanças. Alguns possuem retardamento, e outros escolhem firmemente uma decisão de atitudes de mau caráter, como se estivesse desejando um fim trágico de sua vida. Não dá pra generalizar...

~~

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tu só anda falando groselha xD

 

Imagine o seguinte:

 

Um rapaz, amigo seu, vocês se dão muito bem, ele já fez muito por você. Na sua concepção, ele possui um bom caráter. Em um dado dia, você fica sabendo que seu amigo roubou alguém (assalto), ou sacaneou uma pessoa, aí você começa a se questionar "mas nossa, eu não sabia que ele era assim". Então o caráter dele mudou? Ele é um bost4? Quais motivos levaram ele a cometer tal ato? Foi para comprar drog4 ? Ou foi para comprar comida por necessidade? Qualquer seja o motivo, não justifica o ato, isso é verdade. Mas, não significa que ele seja um mau caráter ou má influência, foi a constância do momento, as escolhas que ele fez que tornou a atitude mau caráter. É reajustável, há conscientização e alteração de caminhos, se ele deve pagar pelo que fez? Com certeza. Mas isso a vida ensina.

 

Portanto o passado não forma caráter, e é algo que está sempre em mudanças. Alguns possuem retardamento, e outros escolhem firmemente uma decisão de atitudes de mau caráter, como se estivesse desejando um fim trágico de sua vida. Não dá pra generalizar...

 

 

sempre que achar que eu estiver falando marula, sinta-se livre para contestar. faz bem.

 

"E é ai, toda vez que tomamos uma decisão, que o nosso caráter é provado."

"[...]as escolhas que ele fez que tornou a atitude mau caráter."

 

é normal escolher errado uma vez ou outra devido a constância do momento

não é normal escolher errado repetidamente

 

no final tu disse a mesma coisa que eu

lul

zjx6qUP.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa é uma pergunta que deve ter uma reforma muito pormenorizada. Não é tão simples, não posso responder sim ou não; terei de abordar duma outra maneira.

"Na opinião de vocês, o passado forma o caráter ou a pessoa pode mudar de repente?"

 

Ora, o passado é exatamente a somatória das experiências vivenciadas até dado momento de nossas vidas. São nossas experiências que fomentam a nossa vida moral. Sendo assim, é lógico que o passado forma o caráter. Há, todavia, um pequeno porém: estamos num processo de contínua mudança. As experiências que nos fundamentam estão em constante acúmulo. Outro imprevisto: não mudamos repentinamente. A mudança é algo que vai se projetando parcimoniosamente, oriunda de reflexões pequenas, médias ou grandes, reflexões que surgem intermitentemente e que exigem um grande embasamento lógico.

 

É como se, por exemplo, um jovem que se apaixonou pela cultura japonesa e decidiu estudar letras - japonês. Na faculdade, ele encontra-se com uma estudante de letras - russo. Com o tempo, ele interessa-se pelo russo e passa a gostar mais da Rússia que do Japão. Isso se deveu não por uma mudança repentina, mas por um ato de averiguação contínua que se estendeu por, vamos supor, três anos. Ele termina a faculdade e sabe português, japonês e russo. Logo ele decidi fazer pós-graduação em letras - russo e também se casa com a garota da faculdade. Existiram aí vários processsos: (I) aquele no qual ele passou a se interessar por japonês no ensino fundamental e médio; (II) a descoberta da pessoa amada, a conquista da pessoa amada e o casamento com a pessoa amada; (III) o estudo da literatura russa e da língua russa, além do estuda da história da Rússia.

 

O mesmo é possível num entendimento moral. Nossa moralidade pode se afrouxar ou mudar conforme os hábitos que criamos, os agrupamentos sociais que ficamos e de nossa leitura, estrutura familiar, trabalho e assim por diante. Até pouco tempo atrás, por exemplo, eu achava perfeitamente moral comer carne no dia de sexta-feira. Hoje, não acho mais. Em minha religião, o catolicismo, tal ação é desaconselhável. Do mesmo modo não posso ir a baladas, pois estaria atentando a minha castidade -- nunca fui, para ser exato. É-me, por exemplo, vergonhoso não fazer a liturgia diária, o terço, as leituras meditativas e frequentar à missa. Coisa que não me era estranha antes, pois eu era ateu.

 

O que quero dizer é o seguinte: nosso passado é, sim, condenável; mas pode ser usado para um entendimento histórico-pessoal, podemos modificar nosso "eu presente" -- não nosso "eu existencial" -- com um bom revisionismo de nossa história.

 

Esses são os meus apontamentos. Não sei se fui claro, não sei se fui preciso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Me recuso a aceitar que pensem que o passado forma caráter, visto que antigamente eu era um bosta e hoje sou uma pessoa muito de boas.

eh isto.

Virei estagiário só com 10k de posts, virei browser zone, depois games zone, fui convidado pra global, mas recusei e quitei da staff, sai do fórum pois não me alegrava mais e agora de vez em quando volto aqui para dar um oi.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caráter é o modo como você apresenta sua personalidade.

Personalidade é o modo de ser, pensar e agir de cada pessoa.

-----

 

A sua atitude em relação ao seu passado é o que importa. Como você o trata dentro de você? Mas é algo controverso, pois eu nunca perdoaria um estuprador/pedófilo, por exemplo.

 

Por último, Hagaro para moderar a EeD.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não falo apenas do passado em sim, mas o ser humano está moldado para que aprende com a experiências de vida, a lógica é bem simples, pois quando você era criança só aprendeu a falar porque tinha alguém te ensinando, só descobriu o que era o amor depois que alguém te mostrou, só descobriu a tristeza quando alguém te decepcionou/machucou, os sentimentos é uma construção que vem com o passar dos anos, e claro que você muda com o tempo, afinal a maturidade de uma pessoa de 40-50 anos é diferente de quando tinha 15-20.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este tópico está impedido de receber novos posts.
 Compartilhar

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Nós fazemos uso de cookies no seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies , caso contrário, vamos supor que você está bem para continuar.