Ir para conteúdo
Faça parte da equipe! (2024) ×

Kraster
 Compartilhar

Posts Recomendados

Essa é uma pequena introdução a Tibia. Lhe proverá de instruções de como configurar o jogo e começar a jogar. Se você tem uma dúvida ou quiser instruções detalhadas, por favor consulte a área de dúvidas ou leia o manual (em inglês).

 

1 - Como começar

Para jogar Tibia você precisa criar uma conta primeiro. Simplesmente clique em Criar Conta (Create Account) e siga as instruções. Tenha certeza de colocar uma senha segura e um nome de conta que não seja esquecível facilmente. Coloque o nome do seu personagem, gênero e o mundo de jogo que você quer jogar.

Por favor tenha certeza de que o nome que selecionar para seu personagem não viole as Regras de Tibia (Tibia Rules). Claro, você tem que seguir o código de conduta enquanto joga ou usa o nosso website a qualquer hora. Se não, você será excluído do serviço de jogo.

 

Usando o client Flash

Para jogar usando o client flash, entre na página de sua conta. Na lista de personagens, você irá achar um botão largo escrito "Play" próximo a um de seus personagens. Agora tudo o que você precisa é selecionar o personagem que você quer e clicar no botão próximo a ele. Irá começar o processo de login.

 

Usando um client Stand-alone

Para prosseguir por favor baixe o launcher do Tibia e instale-o no seu computador.

Agora você está pronto para jogar. Na sua área de trabalho, dê um duplo-clique no ícone Tibia para iniciar o client do jogo. Uma vez que você tiver baixado o client do Tibia com o launcher, você será levado para a tela principal. É simples, entre na sua conta e seu personagem irá ser mostrado. Dê um duplo-clique no nome do personagem que você criou. O client irá agora conectar para o servidor do jogo e sua aventura poderá começar.

 

Por favor note que se muitos jogadores estão online no mundo selecionado, você terá que esperar um pouco antes de entrar. O client irá mostrar sua posição atual na fila de login e automaticamente tentará entrar com o personagem depois de mostrar de mostrado o periodo de espera.

 

Por favor tenha certeza de confirmar sua conta assim você pode usar todos os conteúdos padrão da conta grátis de Tibia. Para fazer isso clique no link no email que você recebeu após criar sua conta. Por razões de segurança, você também irá registrar sua conta.

 

2 - Layout do client

Uma vez que você logou no jogo, você irá ver a tela de aventura:

startscreen.jpg

 

bullet_1.gif Janela do Jogo

A janela do jogo é onde a maior parte da ação da lugar. Mostra uma parte do mundo de Tibia, com seu personagem no meio.

blank.gif

bullet_2.gif Minimapa

Algo como um radar, o minimapa irá mostrar a você uma análise do seu arredor. No início uma grande parte do mapa irá estar escuro pois precisas explorar a área primeiro. Os botões do mapa a direita irá permitir que você distancie aproxime as proximidades do minimapa.

blank.gif

bullet_3.gif Barras de Status

As barras de status mostram seu índice de saúde (red) e de pontos de magia (blue). Note que no início você não terá pontos de magia (mana).

blank.gif

bullet_4.gif Inventário

Embaixo das barras você pode ver seu inventário. Ele é dividido em alguns slots para diferentes partes do corpo. Por favor note que você só pode por item em determinado slot, se for apropriado para ele, ex: você pode por o escudo em uma das mãos do seu personagem mas, não pode colocar na cabeça. O slot no topo à direita é reservado para mochilas e baús carregáveis.

blank.gif

bullet_5.gif Controle de Combate

O controle de combate determina as ações do personagem em batalha.

blank.gif

bullet_6.gif Botões

Alguns botões arranjados próximos ou abaixo do inventário. Selecionando "Options" abrirá um menu, a maior parte dos outros irão abrir sub-janelas. Clicando em "Stop" irá resultar em seu personagem parando qualquer ação que ele esteja atualmente fazendo enquanto, o botão "Logout" irá fechar o jogo.

blank.gifbullet_7.gif Terminal

Na parte de baixo do client você encontrará o terminal, onde poderá conversar com outros jogadores. Comunicação é organizada em diferentes canais onde pode ser visto clicando no pequeno botão com o ficheiro no topo direito do terminal.

blank.gifbullet_8.gif Barra de Tempo de Recarga

Na barra de tempo de recarga, pode ver quanto tempo falta para um feitiço ou feitiço de um grupo específico estará disponível de novo. Você pode esconder a barra no menu "Options" abaixo de General.

blank.gifbullet_9.gif Barra de Ação

Barra de Ação é usada para atalhar objetos, feitiços, textos ou hotkeys. Para criar um atalho de objetos, simplesmente arraste e solte com o mouse em um dos atalhos. Você pode também arrastar feitiços da sua lista de feitiços para um dos atalhos. Para criar atalho de textos e hotkeys ou para editar atalhos já existentes, clique com o botão direito no atalho e escolha a opção desejada. No menu "Options" em "Action Bars" você irá ver um monte de opções que podes ajustar para sua barra de ação.

 

3 - Primeiros Passos

Movendo Seu Personagem

Se você estiver usando o client Flash, você irá começar sua aventura com um tutorial em uma caverna misteriosa. Jogadores que criaram um novo personagem pode pular esse tutorial. Simplesmente deixe a caixa "Do you want to play the tutorial?" na criação de personagem desselecionada.

Use o ponteiro do mouse para achar o próximo espaço para o qual você deve mover o personagem. O ponteiro do mouse irá se tornar um simbolo proibido em alguns lugares.blank.gif

:Uma vez que você terminar o tutorial, você irá é claro ser capaz de andar em volta livremente clicando em algum lugar na tela de jogo, usando as setas direcionais ou clicando com o botão esquerdo no minimapa. Alguns NPCs irão marcar pontos importantes em seu minimapa se você os pedir por isso. E também, você pode adicionar suas próprios pontos no minimapa, ex: para lembrar a entrada da sua dungeon favorita, para achar um NPC específico ou para marcar o caminho para sua casa.

 

Arrastar e Soltar

E então você acha uma adaga brilhante que é certamente um bom item para ter em um lugar como esse. Arraste a adaga para o seu inventário segurando com o botão esquerdo do mouse e mova o objeto. Solte o botão do mouse para soltar a adaga dentro do slot da mão do seu inventário.

 

Seu Primeiro Abate, Pontos de Experiencia e Habilidades

No seu caminho, você encontra um draptor da caverna ferido. É sabido que jovens aventureiros devem ficar longe de draptors mas, este está quase morto. Para finalizá-lo, clique com o botão direito nele para atacá-lo. Alternativamente, você pode clicar com o botão esquerdo na lista de batalha. É também de conhecimento que draptors não simplesmente se rendem, eles atacam, algumas facadas bem miradas com sua adaga devem ser o suficiente para enviá-lo para seus ancestrais. Parabéns, você ganhou seus primeiros pontos de experiencia e alcançou o nível 2! Normalmente, pontos de experiencia são obtidos lutando contra monstros agressivos mas, existem algumas missões que dão pontos de experiencia como recompensa. Se você conseguir pontos de experiencia o bastante, seu personagem irá avançar um nível, o que o deixa rápido e poderoso em várias ocasiões.

Em adição da experiencia seu personagem também tem habilidades que determinam quão bem seu personagem pode lutar, pescar, etc. Você irá melhorar essas habilidades simplesmente por usá-las ou treinando-as. Para ver seu atual numero de experiencia e suas habilidades clique no botão "Skills" abaixo do seu inventário ou pressione as teclas combinadas Ctrl + S.

 

Saqueando Monstros

Uma vez que você tiver matado o draptor, você deve clicar com o botão esquerdo no cadáver putrefato. Com um pouco de sorte você irá achar algum dinheiro nele. Abra sua mochila clicando com o botão direito. Agora clique com o botão esquerdo nos itens que aparecerem no sub menu do draptor e arraste para sua mochila.

Por favor note que se mais de um personagem ajudou a matar a criatura, apenas aquele que tiver dado maior quantidade de dano irá ser capaz de saquear primeiro 10 segundos depois do abate. Durante esse tempo é também impossível mover o corpo. Se um personagem se junto ao grupo, cada membro desse drupo irá capaz de saquear a criatura morta. Porém, se o personagem, não importa se está em um grupo ou não, deu a maior quantidade de dano a um monstro tem apenas 14 ou menos energia restante, o monstro derrotado não conterá nada.

 

Conversando com Habitantes

Mas é claro, não há somente criaturas agressivas em Tibia. Muitos habitantes são pacíficos como Menesto. Você pode reconhecer facilmente quando o pequeno balão de fala que é claro indica que você pode falar com essas pessoas. Clique com o botão esquerdo em Menesto para começar a conversa com "Hi". Um canal NPC irá abrir e Menesto irá conversar com você. NPCs em Tibia reagem a algumas falas. Simplesmente resposta as perguntas deles ou use o balão azul para iniciar a conversa.

 

Comendo

Menesto diz para você que ele perdeu uma adaga de manhã lutando contra um draptor. Em troca dessa adaga, ele lhe da alguma comida. Seu estomago já está roncando. Então clique com o botão esquerdo no pedaço delicioso de carne para consumir. Comer é essencial em Tibia e é o meio mais fácil de recuperar seu índice de vida e pontos de magia. Há comida em abundancia em Tibia. Você pode adquirir de monstros, comprar em shops, ou coletar de campos e arbustos. Você também pode usar certos ingredientes para fazer pão, biscoito ou cozinhar comidas especiais.

 

Subindo Escadas e Usando Cordas

Uma vez que terminou de comer, você deve continuar conversando com Menesto. Ele irá equipar você com uma corda e uma tocha e o envia para seu próximo objetivo, que é uma escada. É claro, ninguém quer ficar em uma caverna escura para sempre. Então você deve agarrar essa oportunidade e escalar acima a escada clicando com o botão esquerdo na parte de baixo da escada. A escada lhe levará para um nível acima, você ainda estará na caverna. Lá envolta de uma pequena sombra no chão indica que há um buraco acima. Dê um clique esquerdo em sua corda e clique com o botão esquerdo na sombra para se puxar para cima. Parabéns você achou o caminho para sair da caverna e concluir o tutorial.

 

4 - Se Aventurando em Dawnport

Agora que você concluiu o tutorial, seu personagem pode andar livremente. Clique com o botão esquerdo no local na janela do jogo que você quer mover seu personagem ou use as setas direcionais. Embora primeiro você precise é claro subir a escada para entrar no posto avançado de Dawnport. Fale com Inigo primeiro para aprender mais sobre essa pequena ilha e seus primeiros passos como um aventureiro.

 

contextmenu.gif blank.gif Menu de Contexto

Jogadores podem pular entre diferentes controles de mouse. Particularmente jogadores que usa client stand-alone não pode usar o controle "left smartclick". Para esses jogadores, Tibia funciona principalmente via menu de contexto. Se você clicar com o botão direito em um item, um menu de contexto irá abrir onde você pode ler vários comandos. Dependendo das características de um item, o menu de contexto irá variar, ex: você pode "Open" caixas, "Use" escadas, "Rotate" uma cadeira ou, "Look" para ler o que está escrito em uma assinatura. Um menu de contexto também irá aparecer quando clica em um personagem ou em um NPC. Clique com o botão direito em Inigo e um menu de contexto irá abrir onde você pode selecionar diversas opções como olhar, usar, seguir e até atacar.

 

Vocação

Aqui há quatro exitantes vocações para escolher: Seja um valoroso cavaleiro, um rápido paladino, um poderoso druida ou um forte bruxo! Em Dawnport você terá a oportunidade de testar todas. Para pegar uma vocação, simplesmente ande até uma das 4 saídas. Elas estão marcadas com largas estátuas corpóreas representando a vocação. Você pode mudar sua vocação em Dawnport quando quiser. Sempre que você passa pelos portões, você ganhará equipamento apropriado, roupa, habilidades e feitiços para a vocação selecionada. Note que poções e runas somente são dadas quando você passa pelos portões pela primeira vez. Também, uma vez que você saia de Dawnport, você perderá todo seu equipamento que recebeu quando passou por um dos portões.

 

Missões

Procure por Mr Morris em Dawnport para que ele o envie para sua primeira missão. Quest ou missões são trabalhos ou tarefas que habitantes de Tibia o darão. É claro, Mr Morris irá lhe enviar para fáceis e básicas missões. Quando seu personagem ficar forte, irá também receber missões mais difíceis e desafiadoras.

Você deve realmente dedicar um tempo para falar com habitantes de Tibia. Você aprenderá muito sobre o mundo fascinante que você está jogando dessa forma. Simplesmente cumprimente eles e pergunte-os sobre coisas do cotidiano como o nome ou trabalho. Com um pouco de sorte, eles também terão trabalhos para você - basta pergunta-los por uma missão ou quest. Se você concluir a quest, eles irão lhe recompensar com itens úteis, algumas vezes pontos de experiencia ou, informações valiosas.

 

npctrade.jpg Negociando com NPCs

Uma vez que você tiver matado os primeiros trolls e coletado pelo menos 10 moedas de ouro, você deve comprar uma pá para explorar as misteriosas pilhas de pedras. Vá até Richard, clique com o botão esquerdo nele para cumprimentá-lo. Alternativamente, você também pode escrever "Hi" ou "Hello" no terminal e dar "Enter". Agora pergunte a ele por troca. Seleciona a "shovel" na aba "Buy" e clique em "Buy" para confirmar o acordo. Note que você não será capaz de selecionar um item caso não tenha ouro o suficiente ou espaço para isso.

 

Morte

Não tenha medo de sair e explorar! Lembre-se que o pior que pode acontecer a você é a morte - e morrer, ainda bem, não é o fim em Tibia como é na vida real. Se seu personagem ser morto, irá reaparecer no templo local seguro. Porém, há uma penalidade por morrer - seu personagem irá perder experiencia e habilidades. Quando seu personagem atingir o nível 8, há uma chance de você perder items ao morrer também.

 

Player Killing e Benção do Aventureiro skull_white.gif

Uma vez que você alcançou o nível 8, é também possível tomar partido em lutas JvJ. A menos que você esteja jogando em um mundo de JvJ opcional, outros jogadores podem atacar e até matar seu personagem agora! É uma boa ideia ficar fora de problemas, então você deve ser amigável e não cair em insultos e provocações. Se você ver um personagem que está marcado com uma pequena caveira ao lado do nome, você tem que tomar cuidado porque esse personagem recentemente se envolveu em violencia. Se você resolver correr do problema, lembre-se das zonas seguras como templos ou depósitos, que lhe serão um refúgio até a tempestade se for.

Mais pra frente, quando personagens vão para o JvJ aberto acima do nível 20 são automaticamente protegidos pela Benção do Aventureiro. Você pode ver facilmente se o personagem está protegido por essa benção por ver uma pequena ancora no inventário. Também o inventário será mostrado em amarelo.

Se seu personagem morrer em uma luta JvJ enquanto protegido pela Benção do Aventureiro, não perderá nenhum item, pontos de experiencia e habilidades. Mas cuidado, quando você decidir atacar outros personagens primeiro ou alcançar o nível 21 pela primeira vez, a benção será perdida.

 

Energia

O contador de sua energia indica o tempo até o personagem ficar cansado de ganhar experiencia enquanto caça. Personagens pode caçar por até 42 horas antes de não ganhar mais pontos de experiencia. Nas primeiras duas horas, então até você alcançar 40 horas, jogadores premium irão ganhar 50% mais pontos de experiencia. Porém, durantes as últimas 14 horas derrotando criaturas só irão recompensar uma parte da experiencia. Além disso, se o personagem der a maior parte do dano a um monstro e só tiver 14 ou menos horas de energia restante, o monstro derrotado não conterá nada ao dropar.

Energia é recuperada quando personagens estão deslogados. Para cada 3 minutos deslogado, seu personagem ganha 1 energia até 40 horas. Para as primeiras duas horas, seu personagem necessita estar deslogado por mais de 10 minutos para ganhar 1 energia.

 

Enviando Mensagens para Outros Jogadores

É claro, você também pode perguntas a outros jogadores a sua volta por uma aviso ou informação. Talvez você apenas queira começar uma conversa amigável ou perguntar a alguém se quer caçar junto. Também, você não tem que comprar de Richard ou de outros habitantes de Dawnport. Você irá achar ali muitos outros jogadores envolta, e com certeza alguém ficará satisfeito em negociar com você! Para falar com outros jogadores próximo, escreva alguma coisa no chat do canal local e pressione enter. Você também pode mandar mensagens diretas para jogadores clicando com o botão direito neles e selecionando "Message to" e escrevendo o nome do personagem. Isso abrirá uma canal onde você pode conversar com o outro jogador em privado.

 

Negociando com Outros Jogadores

Se outro jogador aceitar negociar com você, pode fazer isso usando um modo especial de troca. Simplesmente deixe o seu personagem proximo do jogador que você quer negociar. Dê o clique direito em um item que você quer negociar e selecione "Trade with...". O cursor irá até crosshair. Agora tudo o que você precisa é clicar no outro jogador. O outro jogador verã a sua oferta e se ele aceitar, ele irá oferecer outro item em troca. Se você estiver sastifeito com a oferta dele, clique em "Accept" para completar o negócio. Se você quer trocar vários itens de uma vez, coloque eles em um container e ofereça ao outro jogador.blank.gif safetrade.jpg

 

Bloqueio de Logout condition_logoutblock.gif

Por favor note que você deve sempre usar o botão de logout para sair de Tibia. Se você não está conseguindo deslogar imediatamente, isso significa que você se envolveu recentemente em uma briga. O chamado logout block significa que você não pode escapar do desafio de maneira injusta. Lembre-se que se você simplesmente fechar o client, seu personagem ainda ficará no jogo mesmo se o computador for desligado. Isso pode ser bem perigoso então sempre saia em um lugar seguro.

 

Conseguindo Ajuda

Se você estiver com dúvidas sobre o controle do client, sobre gameplay normal, o uso de contas ou o site oficial, há bastantes meios para conseguir ajuda. Por exemplo, as dicas do tutorial irá suplir você com dicas úteis conforme for avançando. Isso significa que uma nova janela irá abrir explicando a função ou uma certa parte da tela de aventura irá ser marcada. Também, você pode ativar a ajuda do client usando a combinação de teclas Ctrl + H. A ajuda de client irá lhe dar informações detalhadas sobre as partes do client e items especiais na janela do jogo.

Se você tiver dúvidas específicas, você deve dar uma olhada no FAQ e ver o manual no site. Se você não achar a resposta la, você pode usar o canal de ajuda no jogo. Simplesmente pressione as combinações de teclas Ctrl + T e faça a pergunta. Nossos tutores e outros jogadores experientes terão o prazer de te ajudar. Finalmente, se você achou algo que viole as Regras de Tibia, você pode reportar. Todos os jogadores tem a possibilidade de reportar outros personagens que usam softwares não oficiais como bots, nomes de personagens ilegais e, atos que afetam diretamente o consumidor. Para fazer isso, clique com o botão direito em um personagem e selecione a correspondente razão do report ou, clique no botão correspondente na página de personagem ou no fórum se você quiser reportar um nome ilegal, publicação, assinatura ou comentário no site de Tibia.

 

Selecionando Sua Vocação Definitiva e Saindo de Dawnport

Você pode sair de Dawnport a qualquer momento entre o nível 8 e nível 20. Note que sua conta do Tibia deve estar confirmada. Uma vez que você decidiu que está pronto para sair do continente principal, você também precisa selecionar sua vocação definitiva. Você deve considerar a vocação do seu personagem bem porque uma vez que você tiver escolhido, não poderá voltar atras. Se você precisa de mais informação sobre vocações, fale com Oressa no andar de baixo.

Uma vez que você decidiu a melhor vocação para você, você precisa falar com Oressa e dizer a ela a sua decisão. Quando ela ficar sabendo da escolha que você fez, você pode entrar na sala correspondente. Note que uma vez que você entrou na sala, não há meio de voltar e você terá que prosseguir com a vocação que você escolheu. Em cada sala, você irá achar uma caixa com novos equipamentos adequados a sua vocação.

Uma vez que você se equipou, agora resta só um caminho que leva até a embarcação. Capitão Dreadnought irá partir alegremente para o destino que você escolheu. Mas saiba que, a cidade necessita de um porto acessível então, é impossível para viajar para Kazordoon ou Svargrond. Se você não sabe qual decisão de cidade fazer para começar, Capitão Dreadnought é capaz de lhe prover com algumas informações básicas sobre cada cidade Tibiana.

Por favor note que há um limite para certos items que você pode levar de Dawnport para o continente principal:

  • Personagens acima do nível 8: pode no máximo ter 1000 ouros no banco da conta, 500 ouros na mochila e não mais que 20 peças de certos itens coletados, ex: maximo de 20 ovos de inseto + 20 peças de lenha, etc.
  • Personagens acima do nível 9-20: pode no máximo ter 1500 ouros no banco da conta, 500 ouros na mochila e não mais que 20 peças de itens coletados, ex: maximo de 20 ovos de inseto + 20 peças de lenha, etc.
  • E também runas, qualquer poção de mana e vida e o equipamento que você conseguiu será deletado antes de você passar para o continente principal.

Em Dawnport, os pontos de habilidade para a magia do personagem é limitado é magia nível 20 para druidas e bruxos.

 

Rookgaard

Jogadores que já tem pelo menos um personagem no continente principal, pode escolher jogar inicialmente em Dawnport ou na antiga ilha para iniciantes Rookgaard. Simplesmente fale com Inigo sobre Rookgaard se você preferir jogar la. Note que seu personagem não pode estar acima do nível 10 se ele quiser ir para Rookgaard e é impossível retornar para Dawnport de Rookgaard.

 

5 - O Continente Principal

Novos Conteúdos no Continente Principal

Quando você chegar no porto da sua cidade natal, você deve falar com o guia da cidade esperando la por todos os aventureiros recém-chegados. Ele tem informações interessantes sobre a cidade, e também pode marcar lugares de interesse no minimapa do seu personagem. Se seu personagem tem nível abaixo de 10, ele irá escoltá-lo até o depósito.

O gameplay no continente principal de Tibia é similar ao de Dawnport. Você pode explorar lugares secretos, fazer quests, e, é claro, você pode upar seu personagem. E mais, há muitas novas e exitantes conteúdos para descobrir, como os depósitos da cidade onde você pode depositar seus itens, o Royal Tibian Mail do qual permite que você envie encomendas e cartas envolta do continente e, é claro, magias poderosas! Pelo menos seu personagem vai ser capaz de gastar a mana em feitiços mágicos que irão ajudar em várias maneiras.

E ainda há mais! Você pode dar a seus personagens uma família e até uma casa própria. Junte-se com seus amigos a uma guilda - como um jogador premium você pode fundar a sua própria. E também, se você tiver uma conta premium, você pode alugar uma das amáveis casas que estão disponíveis em vários pontos das cidades em Tibia.

 

Fazendo o Melhor da Sua Vocação

Tente fazer o melhor do seu personagem. Tenha em mente que cada vocação tem forças e fraquezas individuais. Se você escolher ser um bruxo ou um druida, seu primeiro passo é visitar um shop mágico local da sua cidade natal. Você deve começar comprando mais feitiços o mais breve possível. Tenha em mente, portanto, que não é sempre que tem vendendo nos shops. Em algumas cidades você terá que dar uma boa olhada envolta para achar o vendedor de feitiços local. Cavaleiros e paladinos devem também comprar feitiços cedo, assim eles podem usar algumas magias, também. Porém equipamento e boas habilidades são mais importantes para essas vocações, então talvez seja uma melhor ideia gastar dinheiro em armas e armadura e olhar por monstros dando bola para você melhorar suas habilidades.

O que quer que você faça, deve sempre tentar fazer o melhor para a vocação do seu personagem. Há inimigos no continente principal que você nunca viu em Dawnport, então você deve ter certeza que seu personagem será forte o suficiente para encarar o desafio!

 

Explorando o Continente Principal

É uma boa ideia ficar perto e em segurança na sua cidade natal por um tempo mas, você não pode fazer isso para sempre. Lembre-se que há um grande continente esperando para ser explorado e conquistado por você! Das tropas montadas trolls de Venore aos apavorantes horrores de Ghostlands, do temeroso forte orc de Ulderek's Rock aos poderosos lordes dragão nas terríveis dungeos de Fibula, Tibia é um mundo apavorante cheio de mistério e aventura. Você está pronto para aceitar o desafio de Tibia?

YJQnPbV.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este tópico está impedido de receber novos posts.
 Compartilhar

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Nós fazemos uso de cookies no seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies , caso contrário, vamos supor que você está bem para continuar.