Ir para conteúdo
Faça parte da equipe! (2024) ×

notícia Bomba: igreja de Edir Macedo acusada de tráfico internacional de crianças em Portugal


Hagaro
 Compartilhar

Posts Recomendados

Denúncia lançada por série de 10 reportagens de jornalistas do canal TVI é investigada pelo Ministério Público do país

Começou a ser transmitida em Portugal na semana passada uma série de dez reportagens chamada “O Segredo dos Deuses“, dentro do telejornal de horário nobre do canal TVI, o “Jornal das 8“. A primeira reportagem obteve o pico de audiência do dia no país, dando à emissora uma larga vantagem em relação a canais portugueses tradicionais como a RTP e a SIC.

 

Mas que reportagens são essas?

 

Trata-se de um escândalo que envolve acusações gravíssimas contra a Igreja Universal do Reino de Deus, fundada no Brasil por Edir Macedo.

 

Após sete meses de intensa investigação conduzida pelas jornalistas Alexandra Borges e Judite França, a emissora apresentou a denúncia de que várias crianças teriam sido roubadas de suas mães na década de 1990 por meio de um lar ilegal pertencente à Igreja Universal do Reino de Deus. Em outras palavras: a organização é acusada de ter atuado como uma rede internacional de tráfico de crianças.

 

De acordo com a investigação jornalística, os menores eram entregues no Lar Universal por famílias em dificuldades financeiras, sem o conhecimento nem a aprovação da Justiça portuguesa. As crianças eram então levadas para fora de Portugal e adotadas por bispos e pastores da denominação, desvinculadas de suas famílias biológicas e transferidas principalmente para o Brasil e os Estados Unidos.

 

As reportagens informaram que até mesmo os netos adotivos de Edir Macedo foram retirados do Lar Universal e vivem agora como filhos de suas duas filhas. A TVI entrevistou a suposta mãe dos jovens, que diz ter sido vítima de um complô.

 

Somente hoje, vinte anos depois dos fatos, é que muitas mães foram identificadas pelas repórteres e finalmente puderam ser ouvidas. Para elas, os seus filhos foram roubados.

 

O Lar Universal foi aberto em 1994 e funcionou de forma ilegal até 2001. Dez anos depois, fechou as portas devido à crise econômica em Portugal.

 

Mais informações sobre a série “O Segredo dos Deuses” podem ser consultadas diretamente no site da TVI: acesse aqui.

 

O primeiro episódio da série de reportagens pode ser assistido no canal oficial da TVI no YouTube. Eis o vídeo:

 

 

Resposta

De acordo com a rede francesa RFI, que é um dos principais veículos informativos de abrangência internacional, a Igreja Universal negou as acusações e declarou que a denúncia seria fruto de “campanha difamatória”. A entidade alega que as reportagens se basearam no falso depoimento do ex-bispo Alfredo Paulo, que teria sido expulso da Igreja Universal. Em vídeo divulgado no canal oficial da organização no YouTube, os netos de Edir Macedo, Louis Carlos de Andrade e Vera de Andrade, hoje adultos, negam ter sido raptados e afirmam que a Santa Casa de Misericórdia e a justiça portuguesa autorizaram a sua adoção.

Mais polêmicas

Enquanto isso, no Brasil, a Record TV, emissora pertencente a Edir Macedo, está preocupada com o fracasso da sua telenovela “Apocalipse“, focada em atacar a Igreja Católica e em associá-la ostensivamente ao Anticristo.

 

fonte: https://pt.aleteia.org/2017/12/19/bomba-igreja-de-edir-macedo-acusada-de-trafico-internacional-de-criancas-em-portugal/

‏‏‎ ‏‏‎‏‏‎ ‏‏‎‏‏‎ ‏‏‎‏‏‎ ‏‏‎‏‏‎ ‏‏‎‏‏‎ ‏‏‎‏‏‎

ddm45pu-9d57952b-f20c-4869-bacc-5fa6dd59
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Todas as igrejas são uma forma de manipular os fieis para que ele torre todo o seu salário na igreja e tenha sempre a sua mente fechada.

 

Em alguns casos pessoas conseguem abrir seus olhos diante desse grande câncer que vem nos atingindo desda a antiguidade.

Servir e proteger.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

vi isso há alguns meses atrás, detalhe: isso não é de hoje

o próprio Edir Macedo construiu seu império com o dinheiro do narco (basta pesquisar)

o ser humano é sujo, o ser humano poderoso é nefasto

a religião talvez seja o maior vírus que possa existir atualmente

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

[I]"A religião talvez seja o maior vírus que possa existir atualmente" @Reet-Sombrio [/I] Não fala besteira, meu querido! Me refiro ao cristianismo quando falo que o único objetivo do mesmo é levar as pessoas a viverem vidas mais conscientes e com mais amor por si e pelo próximo através de estudo, piedade e ação. Quem distorce isso são as pessoas, imperfeitas e mal intencionadas por natureza. Justificar a corrupção da religião através dos atos de um homem mal intencionado é errado. Exceção não faz regra. Em relação ao tópico, eu dei uma lida em um artigo sobre isso há alguns dias atrás e confesso que apesar de tudo fiquei surpreso. Pessoas como este homem mancham e afastam cada vez mais as pessoas da verdade de Deus! Lamentável.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

[quote name='Ieyasu'][I]"A religião talvez seja o maior vírus que possa existir atualmente" @Reet-Sombrio [/I] Não fala besteira, meu querido! Me refiro ao cristianismo quando falo que o único objetivo do mesmo é levar as pessoas a viverem vidas mais conscientes e com mais amor por si e pelo próximo através de estudo, piedade e ação. Quem distorce isso são as pessoas, imperfeitas e mal intencionadas por natureza. Justificar a corrupção da religião através dos atos de um homem mal intencionado é errado. Exceção não faz regra. Em relação ao tópico, eu dei uma lida em um artigo sobre isso há alguns dias atrás e confesso que apesar de tudo fiquei surpreso. Pessoas como este homem mancham e afastam cada vez mais as pessoas da verdade de Deus! Lamentável.[/QUOTE] a religião é o maior vírus que existe atualmente! deus não é religião jesus não é religião a religião só é boa para os negócios!
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

a religião é o maior vírus que existe atualmente!

deus não é religião

jesus não é religião

a religião só é boa para os negócios!

É muito fácil fazer essas afirmações quando você não está inserido em nenhuma religião. A verdadeira religião se trata apenas de valores, esses mesmos valores que são considerados morais na nossa sociedade, se não existisse religião você poderia estuprar uma pessoa na rua e isso não seria nenhum pouco imoral porque NÃO EXISTIRIA MORAL. Você entende que você querendo ou não, a religião desenvolveu e desenvolve um papel importantíssimo na sociedade de forma geral? Você me lembra aqueles neo-ateus que acham que estão a frente do seu tempo por não acreditar em religiões ou em Deus, quando na verdade estão tão cegos quanto imaginam.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É muito fácil fazer essas afirmações quando você não está inserido em nenhuma religião. A verdadeira religião se trata apenas de valores, esses mesmos valores que são considerados morais na nossa sociedade, se não existisse religião você poderia estuprar uma pessoa na rua e isso não seria nenhum pouco imoral porque NÃO EXISTIRIA MORAL. Você entende que você querendo ou não, a religião desenvolveu e desenvolve um papel importantíssimo na sociedade de forma geral? Você me lembra aqueles neo-ateus que acham que estão a frente do seu tempo por não acreditar em religiões ou em Deus, quando na verdade estão tão cegos quanto imaginam.

mas eu não acho isso

meu nicho é religioso (TODA família acredita e serve à deus)

mas a religião sim é um vírus e deus é um volante, você mesmo explicou no post

o deus é bom

a religião é ruim

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

mas eu não acho isso

meu nicho é religioso (TODA família acredita e serve à deus)

mas a religião sim é um vírus e deus é um volante, você mesmo explicou no post

o deus é bom

a religião é ruim

 

Não foi isso que eu expliquei no tópico. Sei que você consegue interpretar o que eu escrevi.

Deus é bom, e a função da religião é promover essa bondade e amplificá-la para que pessoas que não conhecem essa verdade possam conhecer. Nós como seres humanos, erramos. O fato de conhecer Jesus e a verdade não nos torna perfeitos. O problema é que muitas vezes as pessoas olham apenas para as ações das pessoas e tomam aquilo como verdade e regra. Já me encontrei na mesma situação que você, principalmente porque olhava muito para as pessoas. Tive que partir na minha própria jornada para entender quem é Deus e o que é a religião. Ainda tenho muito para aprender, mas vale a pena viver essa jornada. Você descobrirá que Deus só quer o bem de todos e o seu também! Se abrir a isso não te fará mal algum.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sou protestante, nem concordo pessoalmente com a maneira como conduzem suas igrejas, no entanto é necessário respeitar. Até porque toda generalização é idioota!

E quem não leu a matéria, até o momento são apenas acusações, não gosto da universal, mas torço para que sejam acusações falsas, pois, mancharia não só o nome da igreja universal, mas do Cristianismo em geral... E também porque isso é muito cruel, não desejaria á ninguém.

Abraço.

‏‏‎ ‏‏‎‏‏‎ ‏‏‎‏‏‎ ‏‏‎‏‏‎ ‏‏‎‏‏‎ ‏‏‎‏‏‎ ‏‏‎‏‏‎

ddm45pu-9d57952b-f20c-4869-bacc-5fa6dd59
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Todas as igrejas são uma forma de manipular os fieis para que ele torre todo o seu salário na igreja e tenha sempre a sua mente fechada.

 

Um dos principais atos de ignorância é a generalização. Você colocar dentro de um grupo sujo um número absurdamente grande de igrejas. É meio sem noção não acha?

Você usa na sua assinatura uma foto da PMERJ, e se eu falar que todos os policiais militares do RJ são corruptos? Não inclua na mesma bolha de sujeira pessoas e/ou templos que não fazem parte de tal esquema.

Pelo visto não é só os "fieis" que tem a mente fechada, você também.

 

a religião é o maior vírus que existe atualmente!

 

Discordo em partes. Entendi seu ponto de vista, mas diria que a religiosidade é um vírus. Religião e religiosidade são coisas distintas, da mesma forma que ciência e cientificismo também são.

 

Sobre a matéria, espero que seja comprovado que isso é mentira, pois como o Hagaro falou, não mancharia só a imagem da igreja universal, mas do cristianismo, que já tem a imagem bem distorcida.

 

 

4EvoB2N.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Discordo em partes. Entendi seu ponto de vista, mas diria que a religiosidade é um vírus. Religião e religiosidade são coisas distintas, da mesma forma que ciência e cientificismo também são.

 

Sobre a matéria, espero que seja comprovado que isso é mentira, pois como o Hagaro falou, não mancharia só a imagem da igreja universal, mas do cristianismo, que já tem a imagem bem distorcida.

 

te entendo, a imagem da mesma já é manchada, não só a da igreja universal

 

Não foi isso que eu expliquei no tópico. Sei que você consegue interpretar o que eu escrevi.

Deus é bom, e a função da religião é promover essa bondade e amplificá-la para que pessoas que não conhecem essa verdade possam conhecer. Nós como seres humanos, erramos. O fato de conhecer Jesus e a verdade não nos torna perfeitos. O problema é que muitas vezes as pessoas olham apenas para as ações das pessoas e tomam aquilo como verdade e regra. Já me encontrei na mesma situação que você, principalmente porque olhava muito para as pessoas. Tive que partir na minha própria jornada para entender quem é Deus e o que é a religião. Ainda tenho muito para aprender, mas vale a pena viver essa jornada. Você descobrirá que Deus só quer o bem de todos e o seu também! Se abrir a isso não te fará mal algum.

Abraços

 

obrigado pelo ponto de vista, sou bastante aberto pra esse tipo de assunto apesar de não acreditar bastante

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As pessoas tendem a formar convicções imutáveis baseadas em poucas informações.

A acusação da emissora é muito mal fundamentada, entretanto, a galera aqui sai emitindo juízo contra deus e o mundo sem o mínimo de informação sobre o ocorrido.

Eu sou luterano e tenho completa aversão a igreja universal, mas não é por isso que vou concordar com qualquer critica mal elaborada feita contra a instituição. Da mesma forma como, anticomunista que sou, não iria replicar mentiras sobre o regime norte coreano apenas por discordar, à exemplo daquela história de que todo cidadão é obrigado a ter o mesmo corte de cabelo que seu líder.

É preciso, antes de tudo, ter em mente que Portugal é um dos países mais católicos do mundo e o crescimento de outras denominações assusta seus cidadãos, ainda mais no momento delicado que estão passando com a integração dos refugiados sírios. Portanto, há razões que justificam uma possível campanha difamatória contra outras religiões, como é alegado pela igreja. Não que isso realmente esteja acontecendo, é apenas uma hipótese, bem como, a de que a igreja estaria servindo como intermediária para adoções ilícitas.

O problema não é formar hipóteses, é aceitá-las como se fossem fatos emitindo juízo a respeito antes mesmo que se tenha alguma comprovação.

PsgGg.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cristão nem é gente

Aff assim você me ofende kairs.

R85FZ20.png

Membro - Bronze Member - Silver Member - Gold Member - [E]stagiario - Moderador Point Blank - Sapphire Member - Moderador Crossfire - Moderador Global - Coordenador - Co-Administrador - Administrador - Titanium Member - Administrador - Entretenimento - Coordenador

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas atrás...

Continuação da treta...

 

Novo capítulo-bomba da série de denúncias contra a entidade chefiada por Edir Macedo - e mais silêncio no Brasil sobre o escândalo internacional

Márcia Barbosa Panceiro é a mulher do assim chamado bispo Romualdo, um dos mais importantes parceiros de Edir Macedo em Portugal, país em que está à frente da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD).

 

Em uma carta de 11 páginas, divulgada pelo canal televisivo português TVI, Márcia confirmaria as adoções ilegais denunciadas pela mesma emissora no passado mês de dezembro, através da série de reportagens “O Segredo dos Deuses”.

 

De acordo com as informações da TVI, Márcia Panceiro escreveu na carta:

 

“Fábio Miguel Tavares foi-me entregue no dia 8 de abril de 1997 para ser meu filho”.

 

Ela se refere ao mais novo de três irmãos adotados ilegalmente. Fábio viveu até os 5 anos longe dos outros irmãos, Vera e Luís.

 

Na época, sempre segundo as denúncias feitas pela emissora, Edir Macedo pediu à sua secretária pessoal, a portuguesa Alice Andrade, que entrasse com um pedido de guarda para retirar as crianças do Lar Universal, o orfanato da IURD que funcionava irregularmente em Portugal.

 

De acordo com as jornalistas responsáveis pela reportagem, cujas gravíssimas denúncias estão sendo investigadas pelas autoridades portuguesas, os irmãos Vera, Luís e Fábio foram levados por Alice para os Estados Unidos e entregues a Viviane, filha de Edir Macedo. No entanto, Viviane e seu marido, o também “bispo” Júlio Freitas, rejeitaram Fábio e decidiram ficar somente com Vera e Luís. Ilegalmente, “enviaram” Fábio para o Brasil, a fim de que fosse adotado por outro “bispo” — Romualdo, o marido de Márcia.

 

Em seus 10 episódios, a série investigativa “O Segredo dos Deuses” desmonta o esquema de tráfico de crianças portuguesas que era praticado sob a fachada do Lar Universal. O orfanato, que funcionou de forma ilegal entre 1994 e 2001, acolhia crianças entregues diretamente por famílias em dificuldades, driblando os trâmites legais. Alguns dos menores eram adotados ilegalmente por bispos e pastores da IURD e levados para fora de Portugal mediante fraudes.

 

Com as informações que vieram a público graças à série de reportagens da TVI, o Ministério Público português abriu um inquérito sobre a alegada rede de adoções ilegais de crianças. Por sua vez, a IURD emitiu um comunicado em que afirma ser vítima de uma “campanha difamatória”. A entidade brasileira afirmou que a investigação realizada pelos repórteres da rede portuguesa de televisão TVI se baseia no depoimento falso do ex-bispo Alfredo Paulo, que teria sido expulso da IURD por conduta imprópria.

 

Com a grande repercussão das denúncias em Portugal, a TVI está fomentando e solicitando a reação da Segurança Social, da Santa Casa da Misericórdia e da classe política em geral às conclusões do trabalho jornalístico.

 

Além disso, as novas revelações trazidas pela carta de Márcia Barbosa Panceiro dão origem, agora, a mais uma reportagem da emissora: “A Confissão“, que, nesta semana, mostrará documentos exclusivos de pessoas vinculadas à própria IURD que corroboram as denúncias.

 

A investigação jornalística sobre o caso chocante originou ainda o movimento #NãoAdotoEsteSilêncio, apoiado por várias figuras públicas de Portugal.

 

No Brasil, estranhamente ou muito significativamente, a grande mídia não tem repercutido o caso.

 

Com informações de Observador e TVI24

‏‏‎ ‏‏‎‏‏‎ ‏‏‎‏‏‎ ‏‏‎‏‏‎ ‏‏‎‏‏‎ ‏‏‎‏‏‎ ‏‏‎‏‏‎

ddm45pu-9d57952b-f20c-4869-bacc-5fa6dd59
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este tópico está impedido de receber novos posts.
 Compartilhar

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Nós fazemos uso de cookies no seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies , caso contrário, vamos supor que você está bem para continuar.