Ir para conteúdo
Faça parte da equipe! (2024) ×

javascript Diferença entre JavaScript e jQuery


Arkanun1000
 Compartilhar

Posts Recomendados

  • Velha Guarda

Diferença entre JavaScript e jQuery

 

Este artigo é principalmente para aqueles desenvolvedores que são novos para desenvolvimento web.As pessoas que iniciam sua carreira geralmente questionam - por que jQuery enquanto há JavaScript;ou a diferença entre JavaScript e jQuery; o que é melhor usar - JavaScript ou jQuery; jQuery é uma alternativa para JavaScript; ou jQuery substituir JavaScript etc.

 

Vejamos primeiro o que é o JavaScript e o que é jQuery.

 

JavaScript

 

JavaScript (JS) é uma linguagem de programação dinâmica. É uma linguagem interpretada. Além da semelhança infeliz em nome, não tem nada a ver com a linguagem de programação Java. Como o nome sugere, o JavaScript é uma linguagem de script.

 

É mais comumente usado para atrair UI (como objetos em movimento, elementos chamativos na tela), interações do usuário (validação do lado do cliente, mostrando pop-up etc.) e para controlar o conteúdo do documento exibido para o usuário.

 

Não há nada que você precise incluir no navegador para suportar JavaScript. Isso ocorre porque foi considerado como o idioma da web desde o seu nascimento. Ele é executado em todos os navegadores modernos sem plugins adicionais.

 

O que você quer dizer com JavaScript é dinâmico

 

A maioria das linguagens de programação tem comportamentos dinâmicos. Mas no caso do JavaScript, praticamente tudo é dinâmico.

 

Todas as variáveis são dinâmicas no tipo e na existência. Você declara uma variável como,

 

É necessário se cadastrar para acessar o conteúdo.

 

O código escrito em JavaScript é dinâmico, você pode criar uma variável no tempo de execução e o tipo é determinado no tempo de execução.

 

Você pode criar novas funções ou substituir funções existentes em tempo de execução.

 

Novos códigos são adicionados ao navegador quando mais arquivos de script são carregados e você pode adicionar qualquer número de arquivos a qualquer momento.

 

jQuery

 

O site jQuery define jQuery (jQ) como "jQuery é uma biblioteca de JavaScript rápida e concisa que simplifica as interações do documento HTML, o gerenciamento de eventos, a animação e o Ajax para o desenvolvimento rápido da web".

 

jQuery não é uma linguagem de programação em vez disso é uma biblioteca de JavaScript multiplataforma. Existem muitas outras bibliotecas de JavaScript disponíveis como MooTools, Knockout ou até Angular (Embora Angular usa TypeScript, compila para JavaScript no final) e jQuery é um dos mais populares entre eles.

 

jQuery é uma biblioteca rápida de JavaScript rica em recursos. Ele é criado para ajudar os programadores a criar UI comum e cuidar dos problemas de compatibilidade do navegador com mais facilidade.

 

jQuery, de fato, não é senão JavaScript. Todo o código que você escreve no jQuery é convertido em JavaScript internamente. Uma linha de código escrito usando jQuery pode ser igual a muitas linhas de código escritas usando o JavaScript, o que significa que os programadores terão que escrever somente linhas menores de código.

 

Para começar a usar jQuery em sua página, você precisa incluir uma linha de código no cabeçalho da sua página como,

 

É necessário se cadastrar para acessar o conteúdo.

 

A linha acima inclui uma biblioteca jQuery em sua página usando o Microsoft CDN (Content Delivery Network). A biblioteca jQuery é um único arquivo JavaScript.

 

Você também pode incluir a biblioteca jQuery como um recurso local da pasta do projeto.

 

Mas há benefícios usando o CDN. Se você usa a versão minificada da biblioteca, você terá a vantagem de conexões simultâneas e vários servidores.

 

JavaScript vs jQuery

 

Agora, podemos discutir as questões mencionadas no início deste artigo. A maioria dessas questões pode surgir devido à falta de compreensão clara de JavaScript e jQuery.

 

Como jQuery não é mais que uma biblioteca de JavaScript, não pode substituir o JavaScript. Todo o código jQuery é JavaScript, mas jQuery não inclui todo o código JavaScript.

 

Uma coisa que você deve entender é que não são duas linguagens de programação; Em vez disso, ambos são JavaScript. jQuery é apenas otimizado para fazer as funções comuns de script com menos linhas de código.

 

Linhas de código

 

Muitas ações como Animate, Delay, Fade-In podem ser feitas usando jQuery com poucas linhas de código. Por outro lado, o JavaScript terá muitas linhas de código para o mesmo.

 

Podemos considerar um exemplo mais simples,

 

Suponha que eu quero selecionar todos os elementos que tenham classe-simples-li,

 

Se eu usar JavaScript,

 

É necessário se cadastrar para acessar o conteúdo.

 

Por outro lado, se eu usar jQuery,

 

É necessário se cadastrar para acessar o conteúdo.

 

atuação

Se você verificar o desempenho dos dois, você pode achar que o JavaScript simples é mais rápido do que jQuery para acessar o DOM. Mas o JavaScript pode ser mais lento quando você escreve alguma lógica complexa, dado que podemos cometer grandes erros ou usar códigos ruins que podem levar a um sucesso de desempenho. Por outro lado, o jQuery foi testado há anos para usar códigos de JavaScript rápidos e melhores.

 

Na minha opinião, não é correto comparar os dois ou não pode dizer que é melhor do que o outro.Precisamos usar o que for mais adequado à nossa exigência.

 

Alguns pontos para lembrar

 

tzSUMAZmQkqCZlK95N7PWQ.png

 

Algumas vantagens de usar jQuery

 

  • Você pode codificar ações JS mais comuns usando jQuery com menos linhas de código.
  • Compatibilidade do navegador - você pode escrever o código que é executado em navegadores sem ter que conhecer os vários complexos do navegador e não vai quebrar.
  • Permite que você escreva JavaScript mais rápido e mais fácil.
  • Evita erros comuns do navegador
  • Simplificação de operações geralmente complicadas - operações complexas como interações do Ajax, animação, manipulação de eventos etc. são tratadas pelo jQ com as melhores linhas de código.
  • jQ é testado em batalha e usa as melhores e rápidas linhas de código para realizar a maioria das tarefas.

Conclusão

O jQuery é adequado para a maioria das aplicações, especialmente aquelas que precisam de um rápido desenvolvimento. jQuery cuida dos erros comuns do navegador, passando as correções diretamente na biblioteca. jQuery também cuida do problema de compatibilidade do navegador que é um pesadelo do desenvolvedor durante a implantação.

 

Usar JavaScript ou jQuery realmente depende da sua necessidade e de outros fatores. A maioria dos projetos de desenvolvimento web funcionará perfeitamente usando jQuery. Mas haverá uma pequena porcentagem que requer JavaScript.

 

Uma vez que o JavaScript puro é o método de melhor desempenho do lado do cliente, há uma razão para usá-lo. Mas uma biblioteca como jQuery irá ajudá-lo a chegar ao mercado mais rápido e mais barato. Portanto, é melhor depender fortemente do jQuery para as versões iniciais do seu produto.Uma vez que seu produto é estabelecido no marcado e você obteve as receitas para voltar e refatorar o código, você pode prosseguir e codificar o código personalizado.

 

 

Fonte:

http://www.c-sharpcorner.com/article/javascript-vs-jquery-difference-between-javascript-and-jquery/

qRXaV1L.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este tópico está impedido de receber novos posts.
 Compartilhar

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Nós fazemos uso de cookies no seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies , caso contrário, vamos supor que você está bem para continuar.